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Gestor Hospitalar – Competências e Habilidades

Os hospitais estão entre os principais componentes do sistema de saúde em qualquer país. Devido a sua natureza e diferenças com outros setores de serviço, a gestão de hospitais apresenta características muito particulares.

O Gestor Hospitalar tem a responsabilidade de gerir uma empresa que garanta o atendimento individualizado e humanizado dos pacientes e, ao mesmo tempo, seja viável economicamente. E sem esquecer dos aspectos éticos e legais.

Por isso, a preocupação de formar profissionais que tenham um perfil adequado aos desafios colocados. Vale ressaltar que essa preocupação não é exclusiva do Brasil. Podemos citar, por exemplo, artigo publicado por pesquisadores liderados por Farideh Moradi em 2020, que apresenta resultados obtidos em um trabalho realizado no Irã.

Segundo esse artigo, entre as competências e habilidades necessárias ao gestor hospitalar estão: habilidades estratégicas, habilidades perceptivas, habilidade em relações humanas, experiências específicas no setor e características pessoais tais como motivação e interesse, conhecimento em gestão e autoconfiança e coragem na tomada de decisões.

Habilidades estratégicas

Entre as habilidades estratégicas, podemos ressaltar a importância da capacidade do gestor hospitalar em analisar o ambiente externo e de projetar diferentes cenários futuros. Isso se chama pensamento estratégico ou mentalidade estratégica.

Saber analisar o contexto de saúde da comunidade em que está inserido e inferir mudanças futuras, confere ao gestor condições de ser pró-ativo, eficiente no atendimento às demandas e capaz de planejar a evolução do hospital a longo prazo.

Ter uma mentalidade sistêmica também é fundamental na gestão hospitalar. É necessário definir ferramentas de diagnóstico com foco nos problemas que aparecem durante o processo de gerenciamento e que permitam a resolução dos mesmos de forma sistêmica. O hospital é um sistema complexo que envolve diferentes sujeitos, diferentes expectativas e diversos fatores interferentes (tanto externos, quanto internos).

Habilidades perceptivas

Quanto as habilidades perceptivas, é fundamental a capacidade de tomar decisões em situações instáveis. É só analisar a crise sanitária que o mundo todo vive desde 2020 com a pandemia do COVID-19.

Epidemias, surtos, alterações no perfil epidemiológico das populações, adequações na legislação sanitária… tudo isso sempre existiu.

Mas, com a COVID-19 tudo foi muito rápido. Uma doença nova, com um vírus novo e com uma capacidade incrível de disseminação! Tal situação exigiu respostas rápidas do gestor hospitalar.

Além da habilidade de tomar decisões em situações adversas, a capacidade de pensar soluções considerando-se o perfil e a adequação de cada funcionário para determinadas funções faz parte de um processo de gestão eficaz.

Habilidades em relações humanas

A criação de um ambiente colaborativo e produtivo depende da competência do gestor hospitalar de compreender as motivações dos funcionários, de identificar as potencialidades e as fragilidades de cada um, de delegar funções e de coordenar a equipe de forma harmônica e articulada.

A habilidade de relações humanas e a capacidade de interagir com os outros estão entre as mais habilidades mais importantes e básicas dos gestores. De fato, é a chave para o sucesso do gestor hospitalar. Já está devidamente demonstrado que existe uma relação significativa entre as habilidades de relacionamento dos gestores e a motivação dos funcionários.

Características pessoais

Para ser um gestor hospitalar, são necessárias algumas características pessoais específicas. Alguns gestores já possuem características pessoais adequadas ao trabalho em serviços de saúde, tais como: ser motivado e ter autoestima e confiança para tomar decisões.

Mas é possível desenvolver de forma consistente e eficaz novas habilidades e competências através de um aprimoramento contínuo. Por exemplo: ter informações sobre a área de saúde e, particularmente, sobre hospitais, ter experiências diversas de trabalho na área, ter conhecimento sobre gestão e ter habilidades de comunicação e gerenciamento de conflitos.

Para tanto, é importante que as organizações promovam treinamentos para que os gestores desenvolvam suas habilidades, potencializando características inatas e minimizando as fraquezas pessoais e possíveis fragilidades do processo de formação.

Você pode aprofundar essa reflexão assistindo o vídeo a seguir, que mostra os desafios do Gestor Hospitalar:

Na busca de profissionais que já sejam motivados e tenham formação específica para a Gestão Hospitalar, incluindo as habilidades estratégicas, de relações humanas e com características pessoais que favoreçam a atuação na área, hospitais da Zona Leste da cidade de São Paulo estabelecem parcerias para realização de estágio e vivências profissionais dos alunos do curso de Gestão Hospitalar da FAPUGA, bem como para desenvolvimento de treinamento e capacitação de seus funcionários.

Carreira de sucesso: saiba como conciliar trabalho e estudo

A dupla jornada na vida dos jovens entre 19 e 24 anos é mais comum do que imaginamos, fazendo com que muitos tentem entender como conciliar trabalho e estudo diariamente.

Segundo o estudo mais recente do IBGE, em 2019, 48,3% dos universitários tinham rotinas divididas entre trabalho e estudos, o que equivale a 2,6 milhões de pessoas que abdicam de tempo e estão sobrecarregadas de tarefas e com desgaste físico e mental.

Mas além dos jovens, muitos adultos já estabilizados no mercado de trabalho retornaram às salas de aula e estão se desdobrando para conciliar ambas jornadas. Apesar de ser um grande desafio enfrentar isso no dia a dia, entretanto, investir nos estudos é a melhor forma para construir um futuro melhor e com grandes oportunidades.  

Mesmo que seja uma rotina difícil e exaustiva, ainda existem estratégias que podem facilitar a sua vida neste momento e a como conciliar trabalho e estudo. Por isso, neste artigo, separamos algumas dicas para você colocar em prática e tirar o melhor dessa fase e cuidar mais de si mesmo.

Veja 5 dicas sobre como conciliar trabalho e estudo

A decisão de trabalhar e estudar vai além de uma simples escolha, inclusive, na maioria das vezes é uma necessidade. Ser o seu próprio responsável financeiro demanda muito empenho para segurar as contas em casa e as despesas com a faculdade.

Mas essa rotina não precisa ser tão massacrante assim, basta trabalhar alguns pontos e você saberá como conciliar trabalho e estudo. Veja as dicas abaixo.

Cuide da qualidade do seu sono 

Primeiramente, a sua saúde sempre estará em primeiro lugar, tanto mental quanto física. E a quantidade de horas que você dedica ao descanso influencia intensamente em sua  produtividade e em como se comporta no dia. 

Deixar de dormir para cumprir demandas de trabalho ou estudos não é saudável e nem produtivo para você. Inclusive, para que o seu cérebro e corpo funcionem bem é necessário, pelo menos, sete horas diretas de sono. 

Então, não se desespere e nem prejudique sua saúde abdicando do sono, isso não vai te ajudar a entender como conciliar trabalho e estudo, mas sim somente atrapalhar. 

Tecnologia a seu favor: use ferramentas para se organizar

Você sabia que existem diversos aplicativos disponíveis gratuitamente na loja de apps do seu celular que podem contribuir para organizar melhor sua rotina? Separamos três sugestões aqui pra você ficar ciente e já escolher algum, mas existem uma infinidade de plataformas.

  • Trello:  disponível nas versões mobile (Android e IOS) e desktop, o app traz um visão de vários projetos e quadros dentro de cada projeto. Geralmente usado para gerenciar um time, por exemplo, mas pode ser usado para gerenciar as suas tarefas pessoais, sendo possível colocar etiquetas de prioridade e também de temas. 
  • MeisterTask: também disponível nas versões mobile (Android e IOS) e desktop, essa ferramenta também é muito utilizada para gestão de projetos e para otimizar o trabalho em equipe. Assim como o Trello, essa plataforma também pode ser utilizada para organizar melhor sua rotina tanto pessoal quanto profissional. 
  • Google Agenda: o Google oferece inúmeras ferramentas para facilitar a vida de qualquer pessoa, mas queremos destacar o Google Agenda, que pode ser fundamental para sua organização. Uma agenda inteligente e dinâmica, onde você consegue visualizar dias e meses de forma rápida e identificar os dias livres e ocupados. 

Você não precisa necessariamente escolher um, mas pode complementar uma ferramenta a outra, encaixando seus principais compromissos na agenda e utilizar as outras para organizar suas demandas pessoas e de trabalho. 

Para conseguir como conciliar trabalho e estudo, invista um tempo nessa organização e você verá como sua rotina fluirá de forma mais dinâmica. 

Não faça ambos ao mesmo tempo

Mesmo que entre uma demanda e outra tenha um tempo de sobra para terminar aquele trabalho da faculdade ou aquela tarefa do trabalho que ficou pendente, não faça isso. 

Saber separar os momentos de dedicação tanto para estudos como trabalho é essencial para ser mais produtivo em ambas as áreas. A sua mente precisa estar 100% focada no conteúdo para que absorva e faça da melhor forma.

Quando você apenas dá uma “escapadinha” para fazer algo que não é o foco daquela hora, além de poder acontecer falhas no processo, você não aprenderá de fato com o que acabou de fazer. Ou seja, essa é uma grande armadilha para quem quer entender como conciliar trabalho e estudo.

Tenha um tempo livre: divirta-se! 

Nem por um segundo pense que o tempo em que está se divertindo, você está perdendo seu tempo, porque não está! Os momentos de descontração são tão importantes quanto aqueles que você se dedica aos estudos ou trabalho.

E além disso, são de extrema importância para você retomar suas obrigações de onde parou com mais gás do que antes. É nítido que a nossa vida acelerou de forma absurda nos últimos anos e caminhamos para uma realidade onde momentos de diversão trazem uma sensação de culpa. Mas não é bem assim! 

Pessoas workaholics, que traduzido significa ‘viciado em trabalho’, estão cada vez mais em cena e ganhando destaque, e isso não é saudável. Afina, sabemos como conciliar trabalho e estudo. Até mesmo como evitar cair em armadilhas.

Para se ter uma ideia, no último ano a busca pelo termo no Google aumentou mais de 250%, segundo o Google Trends. Ou seja, há muitas pessoas se identificando com a ideologia de trabalhar compulsivamente. 

Dê um tempo para sua mente, descanse, divirta-se, leia um livro, assista um filme ou aquela série que está na sua lista há um bom tempo. Cuide de você primeiro, da sua saúde mental e depois foque em trabalho e estudos.

como conciliar trabalho e estudo

Saiba quando dizer SIM ou NÃO  

Por último, mas não menos importante, saber como conciliar trabalho e estudo também é saber como dizer sim ou não para algumas situações do cotidiano. No trabalho, sempre tem uma demanda no final do expediente que vai te segurar além do horário e te fazer atrasar para a faculdade, por isso, é necessário saber filtrar as emergências e dizer ‘não’ nesses momentos.

O mesmo vale para a faculdade, onde existem muitos trabalhos em grupo e você pode sobrecarregar-se de alguma forma, abraçando muitas tarefas. É preciso ter responsabilidade com seus colegas e com você mesmo, respeitando seus limites e sua capacidade, para isso, pegue demandas que você sabe que dará conta de concluir, sem deixar seu time na mão.

Fazer estratégias para conciliar trabalho e estudo é fundamental para conseguir passar da melhor forma possível por essa fase de dupla jornada. Então não deixe de se organizar e colocar em prática as dicas desse artigo. 

Salve este artigo e envie para seus amigos que passam pela mesma situação! Já aproveita e deixe aqui nos comentários as suas próprias estratégias sobre como conciliar trabalho e estudo. 😉

Aumente sua produtividade: veja 6 dicas para estudar em casa

Apenas gostar da graduação e carreira que escolheu para sua vida não é o suficiente para se tornar um bom profissional no mercado de trabalho. Independentemente da modalidade escolhida para realizar seu curso, seja presencial, online ou híbrido, é preciso complementar seus conhecimentos separando um tempinho para estudar em casa também.

Além disso, sabemos que muitos de vocês estão se preparando para vestibulares, e essa fase da vida, mais do que nunca, demanda muita dedicação e empenho nos estudos. 

E a busca por aumentar a produtividade, manter a disciplina e saber controlar o tempo para tirar o melhor proveito das 24 horas disponíveis no dia pode ser um desafio para muitos na hora de estudar em casa. 

Pensando nisso, separamos 6 dicas para te ajudar a estudar em casa da melhor forma. Já salva esse link no seu lugar preferido e fácil de encontrar, compartilhe com seus amigos e comece a se organizar.

6 dicas para estudar em casa

Para obter o melhor proveito na hora de estudar em casa, existem inúmeras técnicas e estratégias que podem fazer a diferença no seu dia a dia. Abaixo as 6 principais que identificamos para vocês. 😉

Estabeleça horários 

Como é sua rotina hoje? Estuda, trabalha, tem suas tarefas domésticas ou compromissos diários? Entre tudo isso, é importante que você identifique no seu dia a dia o melhor horário para dedicar aos estudos.

Às vezes, de manhã, como a primeira coisa a fazer no dia, ou à noite, antes de dormir, são bons horários para quem tem compromissos durante o dia todo. Mas caso você tenha a tarde livre, separe 1 ou 2 horinhas para se dedicar aos seus estudos, ou até mais, dependendo do objetivo dos seus estudos.

Você, melhor do que ninguém, sabe identificar os horários que se sente mais produtivo e disciplinado para empenhar-se em algo que faz a diferença no seu futuro: os estudos.

Escolha o melhor ambiente

Se você já tiver seu cantinho de estudos no seu quarto ou escritório, ótimo. Essa parte já está concluída. Mas caso você ainda vá começar a estudar em casa e não tenha um espaço só para você, é preciso pensar em um ambiente mais reservado e silencioso para isso.

No seu quarto é sempre a melhor alternativa, mas de repente em sua varanda também é um local mais tranquilo para se dedicar aos estudos. O importante é escolher um lugar calmo onde você possa ficar tranquilo e manter o foco por, pelo menos, as próximas duas horas. 

Seja organizado: faça um cronograma 

Após escolher o melhor ambiente para estudar em casa e definir horários fixos a serem cumpridos, é hora de você criar um cronograma de estudos. Mas o que colocar nele?

Bom, nele você pode inserir os dias em que vai estudar, os horários e o conteúdo que irá estudar nos respectivos dias. Ter um cronograma auxilia no planejamento da semana, a visualizar de forma clara os seus compromissos e a segui-los de forma produtiva.

Evite distrações 

Sabemos que a internet é uma das principais aliadas na hora dos estudos, tendo todos os conteúdos disponíveis a um clique de distância, mas é preciso se policiar nos momentos de estudos.

Isso porque, assim como as informações estão próximas, as redes sociais também estão super acessíveis nos seus diversos aplicativos instalados no celular. Entendemos que nelas você encontra os principais portais de informações, entretanto, elas também são uma grande fonte de distração para seus estudos. 

Portanto, nos momentos de estudos, o ideal é desativar as notificações das redes sociais e focar apenas no conteúdo que você separou para aquele dia. Afinal, distração é apenas perda de tempo, uma vez que você precisará rever o conteúdo perdido. 

Além disso, conversas paralelas com familiares e amigos também podem te atrapalhar na hora de estudar em casa. Então, a regra é: não deixe nada atrapalhar seus estudos. 😉

Concilie os estudos com outras atividades  

Qual é o seu foco para estudar em casa? Se preparando para o vestibular ou complementando os estudos da graduação? De acordo com o seu objetivo e tempo disponível você poderá definir quantas horas por dia quer dedicar aos seus estudos, assim como apontamos na primeira dica. 

Mas independente de quantas horas você dedicar para estudar em casa, é necessário ter pausas, descansos de hora em hora. Até porque, você sabia que o nível de concentração do ser humano dura, em média, 50 minutos? Isso é uma métrica para estabelecer o tempo de duração de aulas, por exemplo. 

Ou seja, de nada adianta beber uma garrafa inteira de café, uma grande quantidade de energético e querer estudar o dia inteiro com foco, porque a sua concentração vai esvair em algum momento, com cafeína ou sem. 

Por isso, sempre que se aproximar de uma hora que está estudando, faça uma pausa de 15 a 30 minutos e vá fazer alguma atividade que goste e que o relaxe. Faça um lanchinho, dê uma volta, tome um ar e volte com todo o gás.

Trabalhe com a automotivação

Tão importante quanto o foco e a organização, automotivar-se é essencial para conseguir aumentar a produtividade na hora de estudar em casa. Por isso, lembre-se sempre de valorizar seus esforços e suas conquistas, de estabelecer metas reais para sua rotina e de lutar diariamente para alcançá-las. 

E então, pronto para começar a estudar em casa? Anote essas dicas e compartilhe com seus amigos!

Já tem suas próprias estratégias para estudar em casa? Conta pra gente aqui nos comentários. 😉

6 dicas para estudar em casa

Ter uma graduação é importante para o mercado de trabalho?

Provavelmente você já ouviu muito a frase “estude para ser alguém na vida”, mas a verdade é que estudar e conquistar o seu diploma de graduação vai te colocar em uma posição privilegiada no mercado de trabalho. 

Com a graduação, você desenvolve competências e habilidades que somente experiências não te proporcionarão. É por isso que o ensino superior te prepara para o mercado de trabalho, pois te capacita e faz com que coloque em prática tudo o que aprendeu.

Mas você ainda não está convencido de que a graduação é realmente boa para o seu futuro e que vai te garantir um bom trabalho?  Então continue lendo esse artigo!

Graduação: os benefícios no mercado de trabalho

Os cursos rápidos vendidos nas redes sociais podem ser tentadores, principalmente quando são seguidos pelos dados bancários e retornos que os supostos alunos conseguiram. Mas a verdade não é bem assim. 

Diferentemente desses cursos, com a graduação você tem mais estabilidade em relação ao mercado de trabalho: tem diploma, experiência e conhecimento na área. 

Além disso, há benefícios que somente a graduação irá te proporcionar: trabalhar com o que gosta e ter um bom salário.

Antes de iniciar no ensino superior, você pode escolher o que tem mais afinidade, conciliar com as suas habilidades, e encontrar um curso que melhor se encaixa nessas atribuições. E, além de atuar fazendo algo que gosta, você terá um retorno financeiro. 

Se o seu foco é ter um bom salário, é importante procurar as profissões que são tendência e as mais bem pagas, porém indicamos sempre optar por carreiras que são essenciais em qualquer empresa e que te permitirão crescer profissionalmente, inclusive, aumentando o seu salário. 

E essas profissões são: gestão e administração. Simplesmente porque, qualquer empresa que se preze, precisa de bons gestores e administradores à frente. E um deles pode ser você!

Por serem altos cargos, muitas vezes até de confiança, gestores e administradores ganham bem! De acordo com o Guia de Carreira, um gestor pode ganhar de R$3.400 a R$7.000. E o salário do administrador é tão interessante quanto. 

Quem fizer a graduação de administração e seguir carreira, pode ganhar até mais de R$17.000,  dependendo do cargo que ocupar. 

Como escolher a sua graduação

Mesmo que as suas habilidades e experiências sejam importantes, a instituição de ensino que você cursar também tem um peso no seu currículo!

Por isso, é necessário escolher uma boa faculdade para fazer a sua graduação. Analise a qualidade do ensino, o corpo docente, a pontuação do curso e da instituição no MEC. 

Outro ponto importante é conhecer a grade do curso. Busque as que trazem inovação, que trabalhem as habilidades mais procuradas do mercado de trabalho e que te oferecerão a melhor experiência dentro da sua área de atuação.

Invista em atualizações

Sim, a graduação é muito importante. Mas, se você quer ter cada vez mais reconhecimento e um salário que acompanhe o seu desempenho, é essencial que continue estudando e se atualizando para o mercado de trabalho. 

Profissões como a de gestores e de administradores, que têm uma ampla área de atuação, além dos cursos atualizados e as novidades sobre gestão, administração e ferramentas para executar melhor o seu trabalho, é interessante investir em atualizações e inovações dentro da área que você está trabalhando. 

Por exemplo, se é um administrador do ramo da saúde, não estude apenas o importante para a administração que você realiza. O mercado de trabalho busca profissionais visionários. Então, quanto mais conhecimento sobre a sua área você tiver, mais destaque poderá ter. 

Outras habilidades para se destacar no mercado de trabalho

A graduação é essencial para você ter um bom destaque no mercado de trabalho. Mas além da sua capacitação profissional, sabia que os recrutadores também ficam de olho em outras atribuições? 

Essas habilidades são conhecidas como hard e soft skills. E o melhor é que você pode desenvolvê-las. Muitas graduações trazem em suas metodologias o desenvolvimento dessas atribuições! 

Você também pode pesquisar as principais e mais desejas habilidades que um profissional da sua área deva ter e procurar desenvolvê-las, por meio de estudos e aplicando em seu trabalho. 

E então, ficou convencido de que a graduação é realmente importante para o mercado de trabalho? Quais foram os pontos que mais te chamaram a atenção? E claro, conta aqui também se vai começar a sua graduação e qual curso escolheu!

Soft Skills e Hard Skills: o que são e para que servem?

Se inserir no mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente, visto que o profissional ou empreendedor precisa estar preparado emocionalmente, bem como atualizado tecnologicamente com as Soft Skills e Hard Skills, que são bastante procuradas e valorizadas por empresas digitais ou que estejam em digitalização. 

Contudo, nem todo mundo sabe o que são as Soft Skills e Hard Skills ou para que servem. E, por isso, preparamos este artigo para você entender melhor cada uma delas e como desenvolvê-las.

Soft Skills

Em geral, as Soft Skills são habilidades relacionadas aos relacionamentos interpessoais. Em outras palavras, são as conhecidas “habilidades sociais”, que incluem a capacidade de comunicar-se claramente, ter empatia, resiliência e respeito. 

Sim, são características subjetivas, porém bastante observadas pelos recrutadores em uma entrevista de emprego. Além da capacidade de comunicação, os atributos pessoais e os traços de personalidade são outras características que podem te destacar durante o processo seletivo. 

Exemplos 

Veja alguns exemplos de Soft Skills, para que possa avaliar como e quanto você tem desenvolvido essas habilidades em si mesmo.

Comunicação

 A categoria é bastante ampla e abrange tanto o diálogo com as pessoas que compõem sua equipe e a forma como atende os clientes quanto a maneira como você se expressa como, por exemplo, suas opiniões e pontos de vista.

Mas não basta ser um bom comunicador. Essa habilidade requer, também, que você seja um bom ouvinte, que demonstre empatia e boas habilidades sociais ao se portar em uma reunião de negócios ou diante de uma multidão. 

Caso, sinta que não tem um bom desenvolvimento dessa habilidade, não precisa se preocupar. Cursos e treinamentos podem te ajudar a resolver seus problemas com relação a falar em público, por exemplo. 

Criatividade

A criatividade a qual estamos nos referindo aqui, é na resolução de problemas. Afinal, momentos de crise ou situações que fujam à rotina e/ou planejamento são as que mais requerem proficiência e proatividade dos colaboradores. 

Usar a criatividade nessas situações te ajuda a se destacar, afinal, o pensamento criativo é essencial para o quadro funcional da empresa que estará repleto de pessoas com pensamento lógico e que impulsionam inovações e melhorias. 

Liderança

Para alguns, essa é a principal Soft Skill, se levar em conta que ela engloba todas as outras (solucionar problemas, gerenciar o tempo, boas habilidades comunicativas, ética de trabalho). 

Em suma, ela é uma combinação de todas as outras habilidades sociais e, se reunidas em um único colaborador, esse indivíduo pode não só trabalhar positivamente com a equipe como também assumir o controle e melhorar os resultados. 

Hard Skills

As Hard Skills, por sua vez, dizem respeito a todas as habilidades práticas e teóricas que você adquire em cursos, como as que você tem nas Faculdades Fapuga. Ou seja, são habilidades que podem ser mensuradas e por isso são facilmente identificáveis por conta da apresentação de algum registro como certificados  ou pela facilidade em falar outros idiomas. 

Como são fáceis de comprovar e mostrar, geralmente essas habilidades estão expostas em um currículo ou portfólio para que sejam analisadas pelos recrutadores durante um processo seletivo.  

Exemplos 

Aqui estão alguns exemplos de Soft Skills, para que você possa examinar como tem se saído com relação a essas habilidades.

Formação 

Como dito anteriormente, essas habilidades estão muito relacionadas ao seu currículo. São as informações iniciais que te ajudarão a passar na fase de triagem e continuar no processo seletivo. 

Essa formação educacional envolve todos os aprendizados adquiridos no decorrer de sua vida. Aqui vão todos os cursos, certificações, diplomas, experiências profissionais, intercâmbios, programas e projetos extracurriculares, graduação, pós-graduação, entre outros. 

Tecnologia

Hoje em dia, é mais do que obrigatório ter pelo menos um pouco de familiaridade com a tecnologia, afinal, com a transformação digital que vem revolucionando os processos nas empresas, ter conhecimentos sólidos em informática é algo muito mais que bem-vindo. 

Assim, quanto mais você melhorar suas habilidades com objetos digitais como celulares, computadores, tablets e outras tecnologias, melhor será para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, busque aprimorar seus conhecimentos nessa área de acordo com a sua área de atuação. 

Gestão

Muito mais do que apenas liderança, a gestão a qual estamos nos referindo abrange o domínio das ferramentas para a gestão de processos, de tempo e de pessoas para melhorar os resultados da produtividade, bem como planejamento estratégico.

Para melhorar essas habilidades, são indicados cursos avançados de gestão como, por exemplo, MBAs. Desse modo, você aprenderá uma série de técnicas, métodos e ferramentas que ajudarão a incrementar e aprimorar suas habilidades gestoras.

Afinal, qual a diferença entre elas?

É bem simples, a principal diferença entre as duas habilidades é a capacidade de comprovar essas competências. 

Enquanto as Soft Skills são compreendidas após um determinado período de tempo convivendo com um indivíduo, as Hard Skills são capacitações técnicas que podem ser comprovadas com certificados, diplomas, cursos, testes, enfim…

Uma coisa que não difere entre elas, no entanto, é que ambas são importantes não só para os profissionais que já estão ou vão ingressar no mercado, quanto para as empresas contratantes. A distinção ficou clara? Restou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! Aproveita e dá uma olhada, também, nas metodologias de estudo aplicadas na Faculdade Fapuga.

Conheça as metodologias utilizadas nos cursos do Fapuga

Sabemos que escolher o curso de graduação já é difícil, afinal, escolher a profissão que vai te ajudar a construir uma carreira é de grande importância.

O que nem todos os vestibulandos sabem, no entanto, é que na hora de decidir a melhor universidade é preciso se atentar a mais do que apenas a matriz curricular, estrutura das salas ou o corpo docente (não que isso não seja igualmente relevante). Contudo, é preciso analisar, também, a metodologia de estudos que será utilizada para passar e fixar o conteúdo das matérias. 

A Faculdade Fapuga, além de oferecer mentoria e tutoria personalizadas, professores qualificados, microcertificados e currículo flexível, utiliza metodologias inovadoras, de modo que você pode trabalhar situações do cotidiano profissional. 

Metodologias

Problem-based learning

Em português essa metodologia é conhecida como “aprendizagem baseada em problemas” ou ABP. Nessa metodologia, o espectador deixa de ser apenas o receptor da informação e participa ativamente do processo de aprendizagem. Isso porque o conteúdo é apresentado na forma de um problema que precisa ser resolvido. 

Em outras palavras, os alunos recebem um problema e devem buscar as informações e os recursos necessários para resolvê-lo apropriadamente. 

Como funciona?

Geralmente, acontece da seguinte forma: são separados grupos com, no máximo, doze pessoas. Assim que os problemas são apresentados, os grupos debatem sobre eles, buscam informações adicionais e formulam hipóteses que possam resolver os desafios propostos. 

Durante esse processo, são realizadas várias sessões de uma a duas horas de duração, em que cada etapa é apresentada. Tudo isso pelo período de, aproximadamente,  uma semana. 

Team-based learning

Outro método adotado pelas Faculdades Fapuga é a “aprendizagem baseada em equipes”. Consiste, basicamente, em favorecer o aprendizado de forma ativa ao construir um ambiente cooperativo. 

Assim, os estudantes são organizados em grupos e passam a aprimorar e exercitar suas habilidades de comunicação, argumentação e debate para que possam se encaminhar em direção a uma personalidade profissional com mais autonomia e maturidade. 

Além da melhora nos trabalhos em equipe, esse processo traz benefícios como o aumento da proatividade, mais colaboração entre os integrantes e mais pensamento crítico. 

Como funciona?

A metodologia envolve algumas etapas que começam logo na formação dos grupos e perduram até o fim da disciplina. 

A primeira etapa é a preparação do estudante para a atividade em grupo que está por vir. Ou seja, ele deve estudar o conteúdo previamente em casa para que possam contribuir com o trabalho em equipe. Isso faz com que surja um incentivo social mais efetivo, já que se o aluno não se comprometer com a sua parte vai acabar prejudicando seus colegas de grupo.

Por sua vez, a segunda etapa é formada pelas avaliações tanto individuais quanto em grupo, sobre os assuntos estudados durante a primeira etapa, debatendo entre si sobre o motivo de escolher cada resposta. 

Já na terceira etapa, os alunos se reúnem com suas equipes para aplicar os conhecimentos que adquiriram nas fases anteriores para resolver um problema que esteja presente no cotidiano. 

Game-based learning

Em português esse método é chamado de “aprendizado baseado em jogos”. Em suma, ele consiste na utilização e na criação de jogos, geralmente digitais, para finalidades didáticas.

Ainda que tenham caráter didático, esses jogos não perdem sua essência desafiadora, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos. A metodologia é benéfica pois estimula a  concentração e a criatividade, além de promover um ambiente com competição saudável.

Como funciona?

Os jogos escolhidos são educacionais e propõem uma ou mais situações problemáticas que precisam ser trabalhadas e resolvidas por seus participantes. Normalmente, são divididos em níveis com diferentes dificuldades que, ao serem terminadas, recompensam os jogadores. 

Alguns exemplos de jogos utilizados nessa modalidade são jogos de perguntas e respostas e jogos de tabuleiro ou cartas, que visam complementar a grade curricular, reforçar um conteúdo trabalhado anteriormente ou ensinar algo novo que faça parte da matéria estudada. 

Gamificação

A primeira vista a gamificação pode ser facilmente confundida com o método game-based learning, contudo, a diferença entre esses dois métodos se encontra no modo como os elementos dos jogos são integrados à experiência de aprendizagem. 

Enquanto o método game-based learning busca dar aos estudantes um tipo de experiência de aprendizagem ativa dentro de uma estrutura de jogo com objetivos de aprendizagem específicos e resultados mensuráveis; a gamificação é o processo de adicionar elementos ou mecanismos do jogo a uma experiência para aumentar o envolvimento ou a diversão.

Resumidamente, a gamificação é uma maneira de usar elementos comuns dos jogos em situações que não se limitam apenas ao entretenimento e a diversão, de modo a trazer características dos jogos para situações reais e rotineiras. 

Dessa forma, a lógica e a metodologia dos games é utilizada para outros propósitos, tornando conteúdos complexos mais acessíveis e, consequentemente, mais fáceis de se aprender. 

Como funciona?

Nessa metodologia, elementos característicos presentes em qualquer jogo como, por exemplo, ranking e/ou sistemas de pontuação, objetivos a serem alcançados e recompensas ao fim de cada missão, são usadas como forma de promover e motivar os alunos a realizar determinadas ações. 

Mentoria de carreira

A mentoria de carreira é exatamente o que parece ser: um processo que tem como objetivo ajudar o aluno a tomar uma direção na sua vida profissional por meio de estratégias, aprendizados e ações para que o mesmo consiga alcançar seus objetivos. 

Esse processo, contudo, é feito com a ajuda de um mentor, com vasta experiência na área, que vai ajudar a guiar os alunos por toda essa jornada. 

Como funciona?

Existem diversas formas de mentoria, contudo, falaremos de duas das principais formas de mentoria: a primeira é realizada por um profissional que orienta e oferece suporte para o desenvolvimento profissional do aluno. Já a segunda forma é por meio de um programa personalizado e individualizado que é discutido entre o mentor e o mentorado em encontros virtuais ou presenciais. 

Práticas supervisionadas para estágio

O estágio supervisionado é aquele momento do curso de graduação que possibilita que o aluno coloque em prática tudo aquilo que aprendeu nas aulas teóricas da graduação. A prática é essencial, visto que ela proporciona uma vivência da profissão, de modo que você adquire experiência e desenvolve suas habilidades.

Como funciona?

Nas Faculdades Fapuga, são estabelecidas parcerias para a realização de atividades práticas e estágio desde o primeiro semestre até o final da sua graduação conosco. O foco é o crescimento pessoal e profissional dos alunos.

E, aí? O que achou das metodologias aplicadas pelas Faculdades Fapuga? Quais delas você já conhecia?

Comunicação Não-Violenta: uma das soft skill mais procurada pelo mercado de trabalho

Muito além de um bom currículo, quem deseja se destacar no mercado de trabalho precisa ter  algumas habilidades, como a Comunicação Não-Violenta, uma soft skill necessária para quem precisa se relacionar com uma ou mais pessoas em sua profissão. 

Essa soft skill também é vantajosa e muito procurada pelos recrutadores por estar ligada ao modo como o profissional irá lidar com as relações intrapessoais.

Conheça mais sobre a Comunicação Não-Violenta e saiba como você pode desenvolver e aplicar essa soft skill.

Comunicação Não-Violenta: um diferencial no mercado de trabalho 

Se  você está em busca de um emprego ou quer se preparar para a grande batalha que é o mercado de trabalho,  é essencial que tenha algumas das habilidades mais desejadas pelos recrutadores. 

Uma delas é a Comunicação Não-Violenta, uma teoria desenvolvida pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg, que busca transmitir ao outro ou a si mesmo, um diálogo claro, empático e sem julgamentos. 

Por meio dessa técnica, você irá se comunicar de forma empática, criando uma conexão com o próximo,  onde conseguirá transmitir as suas informações e necessidades e elas terão mais probabilidade de serem aceitas por quem as recebe.  

Líder criando conexão com colaboradores aplicando a Comunicação Não Violenta

Como exemplo podemos pensar em um colaborador de uma empresa irritado com o seu trabalho. Mesmo sem ser  o líder, gestor ou administrador, é interessante que você saiba lidar com o seu colega, principalmente se o seu serviço também depender dele. 

Nesse caso, o que você faria? Segundo a Comunicação Não-Violenta, o ideal seria que houvesse empatia e então, a comunicação, deixando claro que os sentimentos do outro é compreensível e que está disposta a ouvi-lo. 

Para que isso ocorra, Marshall propõe que sejam seguidos, respectivamente, os pilares da Comunicação Não-Violenta: 

  1. observar a situação: o que é que está acontecendo e onde está acontecendo? Busque observar ao seu redor para tentar entender o que levou aquela ou mais pessoas a sentirem como estão se sentindo. 
  1. sentir o que o outro sente: é aqui que entra a  empatia. Após observar e entender o que pode ter acontecido, é o momento de se conectar com a dor do outro. Pode não fazer sentido para você, mas há fatores que afetam algumas pessoas e não outras, justamente por suas crenças, cultura e entendimento de mundo. 
  1. entender o que o outro necessita: o sentimento pode estar escondendo algo ainda mais importante, que é a necessidade que o outro tem e que a falta, faz com que ele se sinta mal. Há uma necessidade que precisa ser sanada. 
  1. fazer o pedido: aqui você já está pronto para se conectar com o outro e se comunicar, mostrando que tem empatia, que entende e que deseja que algo seja feito a esse respeito.

Voltando ao exemplo anterior, aplicando a Comunicação Não-Violenta, você deveria observar o que estaria afetando o seu colega de trabalho, entendendo o que ele realmente estava sentindo naquela situação, analisando o que ele realmente desejaria e que não conseguia se expressar e então, se comunicar,  falando exatamente sobre o que ele então desejava e também, expressando como você está se sentindo. 

Ao mostrar empatia, que entende a dor do outro, você cria uma conexão com o próximo, sendo mais fácil se comunicar e, em muitos casos, influenciar ou fazer com que o outro aceite com mais facilidade o que é solicitado a ele. 

Agora, conhecendo os pilares da Comunicação Não-Violenta, ficou claro por que que essa soft skill é tão procurada pelos recrutadores? 

Como desenvolver a Comunicação Não-Violenta

No primeiro contato com a Comunicação Não-Violenta, é comum achar que essa técnica seja difícil. Mas com prática, é possível desenvolver essa soft skill e aprimorá-la, a ponto de aplicá-la com muita naturalidade. 

O primeiro passo para desenvolver a Comunicação Não-Violenta é conhecê-la. Quanto mais conhecimento dessa técnica você tiver, será mais fácil dominá-la.

Algumas instituições já trazem em sua grade curricular a Comunicação Não-Violenta ou buscam desenvolvê-la durante a graduação, é o caso da Fapuga. Você aprenderá e aprimorará essa soft skill ao decorrer das aulas

Mas é possível ampliar os seus conhecimentos sobre a Comunicação Não-Violenta e estudar a técnica por outros meios. 

Conhecendo mais a Comunicação Não-Violenta

Marshall B. Rosenberg, o criador da técnica, escreveu um livro sobre as suas experiências com a Comunicação Não-Violenta, os pilares do método e a importância de aplicá-la nas relações pessoais e profissionais. 

Pelo livro, é possível ter uma visão aprofundada, técnica e entender os princípios da Comunicação Não-Violenta: comunicar sem julgar. 

De acordo com Marshall, o até de julgar ou expressar erroneamente os seus sentimentos já cria um ruído e afasta o outro de você, complicando a relação. 

“Quando usamos tal linguagem, pensamos e nos comunicamos em termos do que há de errado com os outros para se comportarem desta ou daquela maneira […] Nossa atenção se concentra em classificar, analisar e determinar níveis de erro, em vez de fazê-lo no que nós e os outros necessitamos e não estamos obtendo”, escreveu em sua obra. 

Livro A Comunicação Não-Violenta

Os primeiros capítulos do livro trazem explicações sobre os quatro pilares da Comunicação Não-Violenta, já os outros nove irão mostrar como aplicar e se aprofundar na técnica. 

Além dessa leitura, que é essencial se você quer se desenvolver essa soft skill, é possível assistir vídeos e ouvir podcasts que falem sobre a Comunicação Não-Violenta para completar os seus estudos. 

Como é uma habilidade muito buscada no mercado de trabalho, há muitos conteúdos sobre essa técnica. 

Aplicando a Comunicação Não-Violenta 

Como foi possível ver, a Comunicação Não-Violenta é uma habilidade essencial para se relacionar com pessoas, mas principalmente, no campo profissional. 

Se você é ou está estudando para se tornar um gestor ou administrador, será um diferencial ter conhecimento e domínio da Comunicação Não-Violenta. 

Essa técnica pode ser essencial para:

  • resolver conflitos internos da empresa;
  • resolver conflitos relacionados aos colaboradores;
  • transmitir uma informação ruim/difícil;
  • se conectar com a equipe;
  • fazer com que as suas ordens sejam mais aceitas

Com tantas vantagens, não é de se espantar que a Comunicação Não-Violenta é uma técnica muito utilizada por políticos, porta- vozes de instituições, líderes, gestores e administradores. 

Quanto mais conectado com o outro o comunicador estiver, mais fácil será do receptor aceitar a mensagem. Outro ponto fundamental é que com essa técnica, além da comunicação, precisamos lembrar que o comunicador acaba tendo mais controle da situação que se encontra, o que é essencial para profissionais que devem administrar ou gerir pessoas e empresas. 

E então, você já conhecia a Comunicação Não-Violenta? O que mais dessa soft skill te chamou a atenção? Deixe a sua opinião nos comentários!

Gestão Hospitalar: 3 motivos para escolher o curso

Ocupando o 8º lugar na lista de maiores mercados do mundo, segundo a Hospitalar By Informa Markets, o setor da Gestão Hospitalar cresce exponencialmente. Afinal, hospitais, clínicas e instituições que prestam serviços médicos são essenciais em qualquer lugar do mundo para preservar a qualidade de vida das pessoas.

Por este motivo o mercado está em ascensão e, cada vez mais, necessitando de mais profissionais para suprir essa demanda do mercado. Até porque, por trás de um hospital ou qualquer outra organização da saúde, existe uma pessoa responsável por manter organizado todos os processos.

Será que essa pessoa pode ser você? Bom, se Gestão Hospitalar está entre as suas opções de graduação, trouxemos neste artigo três motivos para você acabar com essa dúvida e já fazer sua inscrição no curso.   

 

3 motivos para cursar Gestão Hospitalar

Vamos lá! Se você ainda tem dúvidas sobre escolher Gestão Hospitalar como carreira, separamos essas dicas para te ajudar a ter certeza. Veja abaixo!

Amplo leque de atuações 

Por mais que o nome remete aos hospitais, existem muitas outras áreas de atuação para o profissional de Gestão Hospitalar. Além dos hospitais, o administrador pode estar presente em clínicas médicas, casas de repouso, laboratórios de análises, farmácias e até SPAs.

Certamente, em algum desses locais você se sentirá bem em administrar e trabalhar.

Une Administração e Área da Saúde

Para aqueles que gostariam de ter uma profissão dois em um, Gestão Hospitalar é uma das únicas graduações que oferecem isso. Porque além de você estar próximo da área da saúde, você também terá contato com o mundo administrativo e com a rotina de organização de uma empresa. 

Então, se você gosta de cuidar das pessoas, de ter contato humano e se preocupa com o bem-estar e qualidade de vida delas, mas também se vê atuando como gestor de algum lugar e cuidando dos processos internos de uma empresa? Gestão Hospitalar é para você! 

Mercado em crescimento

Como dito acima, logo no início do texto, o setor de saúde está em expansão. E consequentemente, a carreira do profissional de Gestão Hospitalar também. De acordo com o Sebrae, esse departamento movimenta, aproximadamente, R$ 300 bilhões por ano.

Esse número representa cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas esse dado expressivo é derivado de uma sociedade que busca, cada vez mais, melhorar sua qualidade de vida e promover um envelhecimento mais saudável. 

Neste mercado que se expande diariamente, é o melhor lugar para começar uma carreira e uma rápida inserção no mercado de trabalho. 

E você, ainda tem dúvida sobre escolher Gestão Hospitalar como sua graduação?

Leia também – 5 livros que todo estudante de Gestão Hospitalar precisa ler

Veja 5 dicas para entrar no mercado de trabalho mais rápido!

Seja a nível de ensino médio, estágio no ensino superior, ou início da sua carreira, o mercado de trabalho pode parecer assustador, principalmente no início. Mesmo que você ainda não tenha experiências formais, muitos outros fatores podem impactar na hora de uma contratação.

O mercado de trabalho tem previsão de melhora em 2022, isso significa que as chances de conseguir uma colocação são maiores. No entanto, você precisa entender em que setores estão as oportunidades e o que você precisa desenvolver para conquistar a sua vaga. 

Com base no entendimento dos nossos especialistas em Gestão e Administração, preparamos 5 dicas para te ajudar a entrar no mercado de trabalho!

Invista na sua formação

O primeiro passo para acessar boas oportunidades profissionais é investir em uma boa qualificação. Habilidades técnicas, assim como um comportamento empreendedor, são extremamente valorizados pelas empresas. Por isso, é importante refletir sobre qual caminho você pretende seguir e avaliar quais formações que vão ajudar você a conquistar a vaga dos sonhos. Ter uma boa f ou cursos livres reconhecidos, aumenta a sua chance de conseguir um emprego.

Pesquise sobre o mercado

Entender como está o mercado em que você deseja se inserir é crucial. Afinal, mercados que estão em baixa possuem menos oportunidades, e consequentemente a sua busca ficará mais difícil. Uma boa dica é começar avaliando o mercado de trabalho sob o olhar das pessoas que já estão atuando. Consuma notícias e demais conteúdos relacionados à profissão que você pretende seguir e se mantenha sempre alerta para aproveitar cada oportunidade.

Construa um bom currículo

O currículo é o primeiro contato que a empresa terá com você, por isso é importante mostrar o melhor que você tem a oferecer para a empresa logo de cara.Isso aumentará as chances de conseguir uma entrevista ou passar para outra fase da seleção.

Procure colocar, no documento, informações que complementam sua formação e experiências. Vale a pena, por exemplo, citar suas soft skills e as ferramentas em que você possui habilidade.

Valorize suas experiências

Se você já fez alguns bicos ou trabalhos temporários, mesmo que não estejam relacionados a sua área final de interesse, reserve um espaço para eles no currículo. Iniciações científicas ou outras atividades acadêmicas, também possuem são valorizadas na hora da avaliação.

Entenda a lógica do recrutamento

A maior parte das oportunidades estão anunciadas na internet, no site oficial da empresa ou em portais de vagas. Em apenas  um clique você pode ter acesso a diversas vagas, em geral, basta avaliar os requisitos de cada anúncio e seguir os passos para se inscrever. Com a facilidade de candidatura, ter um currículo de destaque se torna cada vez mais importante. Envie o documento completo, com todas as qualidades valorizadas pelos recrutadores, para deixar seu nome em evidência.

Gestão Hospitalar: Bianca Santana conta sobre os desafios e seu amor pelo curso

Mãe, dona de casa, estudante e analista de comunicação em home office. Essa é a realidade da Bianca de Souza Santana, aluna da graduação de Gestão Hospitalar da Fapuga. Apesar de ser uma rotina corrida, a estudante de 28 anos nos contou que o desafio de estudar ainda vale a pena.

Com duas filhas pequenas, uma de quatro anos e outra de 10 anos, a analista de comunicação se desdobra para concluir o sonho da graduação em Gestão Hospitalar e ainda ter um tempo para a família. 

Realmente, as coisas não são simples, mas aos poucos elas vão se encaixando. No artigo de hoje, conheça um pouco mais sobre a história da Bianca, que está no último ano do seu curso. 

Gestão Hospitalar: paixão por saúde e administração

A analista de comunicação conta que sempre teve o sonho de cursar Gestão Hospitalar por unir as duas coisas com que ela deseja trabalhar: a área de saúde e a administração. 

“Gestão Hospitalar me encanta porque o ambiente da saúde, o cuidado [com as pessoas], sempre me agradaram. E a parte administrativa, de entender como as coisas funcionam, a dinâmica, me chama muita atenção também. Então meu objetivo, além de concluir o curso, é me especializar na área de logística dentro da área da saúde”, conta Bianca, planejando seu futuro após finalizar sua graduação. 

Ela conta que ainda não está trabalhando na área, mas seu plano é entrar no ambiente hospitalar. “Muito me chama atenção na área administrativa, na parte do almoxarifado, logística, é o que mais me encanta, e o que venho buscando entender e compreender para poder entrar nesse meio”, afirma. 

Oportunidades e Desafios

Antes de começar a graduação na Fapuga, Bianca conta que ingressou em uma outra instituição, mas por questões financeiras precisou trancar a matrícula. Há dois anos ela encontrou a Faculdade Ana Carolina Puga, que abriu as portas e deu a oportunidade para que ela realizasse seu sonho. 

“A Fapuga abriu as portas para pessoas com idealizações, com vontade de realizar seus sonhos e concretizar objetivos. Para mim foi a oportunidade perfeita e realmente abriu portas para mim. E acredito que não só para mim, mas para todos os meus colegas que cursam comigo”, comenta.  

Mas para que esse sonho fosse possível, foi preciso encarar muitos desafios. E no caso da estudante de gestão hospitalar, ela precisou aprender a equilibrar sua rotina agitada.

“Saber equilibrar tudo foi o meu maior desafio! Ter o tempo para estudar, para trabalhar, para mim, para minha casa, para minhas filhas, saber equilibrar tudo isso não é simples. Às vezes as coisas saem fora do eixo, um prazo que não conseguia dar conta de cumprir, mas nada que me deixasse para trás”, diz. 

Bianca com sua família.

Mesmo com o dia a dia corrido, após a pandemia foi necessário implantar o ensino híbrido na faculdade, e isso foi essencial para que a Bianca pudesse continuar estudando e ainda dar conta de tudo.

“Fomos acolhidos e continuamos estudando no conforto do nosso lar, claro que é muito diferente a dinâmica dentro de uma sala de aula, é mais proveitoso, mas é uma facilidade e ao mesmo tempo precisamos do presencial para aprimorar um pouco mais nosso conhecimento”, afirma. 

Bianca ainda relembra de que essa conquista não é só dele, mas também de sua família, seu esposo e seus pais. Que concluir essa graduação é muito mais do que ter um diploma, estudar na Fapuga é fazer parte de algo maior.

“Nada é muito simples, estudar não é simples, demanda muita disciplina, paciência, atenção e eu quero continuar me dedicando ao máximo. Esse ano é o último ano do curso e eu quero estar inteira e pronta para conseguir chegar lá e concluir com excelência, com bom aprendizado e aproveitamento”, finaliza a estudante.

Conheça a história da Elisângela também, estudante de Administração na FAPUGA.

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FAPUGA – 2022/1

Veja como fazer a renovação de matrícula FAPUGA!

  EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA – 2022/1

A Diretoria Geral da Faculdade Fapuga, situada à Rua Padre Estevão Pernet nº 402 – Tatuapé, Zona Leste, São Paulo, no uso de suas atribuições legais, divulga por meio deste Edital as condições, prazos e procedimentos para o Processo de Renovação de Matrículas (Veteranos) para o primeiro semestre de 2022 dos Cursos de graduação em Administração e Gestão Hospitalar, da Faculdade Fapuga.

Terão direito à Renovação de Matrícula para 2022/1 os alunos regularmente matriculados no semestre anterior (2021/2).

  1. DAS CONDIÇÕES OBRIGATÓRIAS E INDISPENSÁVEIS PARA A VALIDAÇÃO DA REMATRÍCULA

1.1. Para formalizar a renovação de matrícula para o semestre 2022/1, o(a) aluno(a) deverá preencher os seguintes requisitos:

  1. Estar adimplente com a Instituição no ato da renovação de matrícula;
  2. Consideram-se adimplentes aqueles que não estejam com débitos vencidos junto a IES, ou em dia com as parcelas da negociação;
  3. O pagamento (quitação) do boleto da primeira parcela da semestralidade referente às disciplinas requeridas pelo acadêmico;
  4. Conforme Regimento Interno, a matrícula é renovada semestralmente mediante requerimento pessoal do interessado e assinatura do Requerimento de Matrícula entre as partes, de acordo com as Normas aprovadas pelo Conselho Superior, nos prazos estabelecidos no Calendário Geral;
  5. A renovação semestral da matrícula está condicionada ao atendimento das exigências do modelo de avaliação do desempenho acadêmico vigente, que consiste na frequência mínima obrigatória de 75 % (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades programadas. O(a) aluno(a) é considerado(a) aprovado(a) na disciplina, sendo dispensado de prestar exames finais, quando obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete inteiros). Demais normas e critérios estão disponíveis no Regimento Interno;
  6. Estar regular junto à Secretaria Acadêmica, no que se refere à documentação acadêmica.

Obs.: Uma vez sanadas todas as pendências acadêmicas, torna-se apto a realizar a renovação de matrícula. 

2. PERÍODO E DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FAPUGA

2.1. As aulas para o 1º semestre de 2022 iniciarão no dia 07 de fevereiro de 2022, observado o Calendário Acadêmico da IES.

2.2. O pagamento da primeira parcela da semestralidade representa o aceite expresso do(a) aluno(a) para adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais vigente e seu interesse em manter o vínculo com a IES por mais um semestre letivo. O período de matrícula para o semestre letivo será realizado entre 03/01/2022 a 07/02/2022, e efetivada por meio do Portal do Aluno, desde que atendidos os requisitos deste Edital.

2.3. Poderá a IES, a seu exclusivo critério e a qualquer momento, alterar ou prorrogar o prazo de renovação de matrícula fapuga de todos ou de parte dos seus cursos de graduação, sendo que na ocorrência desta hipótese, a IES fará a devida divulgação das novas datas definidas por meio de Aditamento do Edital ou Comunicado Público, que passará a integrar este Edital como seu Anexo, dentro do prazo dos 25% (vinte e cinco por cento) de ausência às aulas legalmente permitido, conforme legislação educacional vigente.

2.4. Após a data de 07/02/2022, as vagas em aberto serão monitoradas e será permitida a renovação de matrícula mediante disponibilidade de vagas. É vedado ao acadêmico o direito de realização da renovação de matrícula, ainda que haja vaga remanescente, caso não lhe seja mais possível obter a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) exigida para aprovação, conforme as normas internas da IES e a legislação aplicável.

2.5. As parcelas das semestralidades escolares subsequentes à rematrícula deverão ser pagas pelo(a) aluno(a) até a data descrita no preâmbulo do presente Edital, na rede bancária por meio de boleto bancário disponível nos setores da IES específicos para atendimento ao aluno, também no seu endereço eletrônico, devendo o(a) aluno(a) providenciar sua obtenção e pagamento no prazo determinado.

2.6. Reajuste. O valor dos serviços educacionais descritos no preâmbulo do  Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (valor da semestralidade, bem como o valor da parcela semestral estão sujeitos a reajustes e revisões anuais, conforme autorizado pela Lei 9.870 de 23.11.99.

2.7. Na hipótese de a IES ter concedido algum desconto ou condição mais benéfica no valor da parcela semestral, em decorrência de alguma premissa/condição alcançada pelo(a) aluno(a), incluindo  e não se limitando a descontos concedidos por convênios, parcerias, dentre outros, e deixando de existir por qualquer motivo a referida premissa/condição, o desconto ou benefício ora concedido poderá, a exclusivo critério da IES, ser cancelado, retornando a prestação ao valor base original a partir do primeiro pagamento subsequente à retirada da premissa/condição do desconto ou benefício.

3. INSTRUÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA ON-LINE

3.1. As matrículas serão realizadas no período de 03/01/2022 a 07/02/2022, ressalvada a disposição do item 2.1. 

3.2. O (a) aluno(a) deverá entrar no Portal do Aluno para escolher e confirmar as disciplinas a cursar em 2022/1, realizar os devidos aceites documentais, emitir o boleto da renovação, e confirmar a sua renovação de matrícula através do pagamento do boleto referente à primeira parcela da semestralidade.

3.3. O Anexo I deste Edital traz a orientação, passo a passo, para a renovação da matrícula referente ao primeiro semestre de 2022.

3.4. Não será possível realizar a matrícula em disciplinas com choque de horário e naquelas em que houver pré- requisito, salvo se estiver cursando a disciplina pré-requisito em 2022/1.

3.5. Após o pagamento do boleto e confirmação da baixa bancária, o status do aluno passará a ser MATRICULADO.

3.6. Após estes processos, o aluno poderá acessar seu portal, emitir seu comprovante de matrícula e visualizar as disciplinas em que consta matriculado.

3.7. As disciplinas em Tratamento ou Regime Especial deverão ser matriculadas mediante  autorização expressa   da Coordenação do Curso.

4. DESCONTOS ESPECIAIS NA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FAPUGA

4.1. A Diretoria da Faculdade Fapuga, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, aprova e torna público o presente Edital contendo orientações quanto ao processo da renovação de matrícula para ingresso dos(as)alunos(as) no primeiro semestre de 2022 (período letivo de 2022/1). 

4.2. Conforme política de descontos da IES, o aluno pode obter até 100% (cem por cento) de desconto nas parcelas da semestralidade através do Programa Aluno Indica Amigo, cumulativamente com a nota obtida na prova para obtenção de descontos. Indicando amigos pagantes, será concedido até 50% (cinquenta por cento) de desconto sendo 10% (dez por cento) de cada matrícula para solicitações formalizadas de 03/01/2022 a 07/02/2022. Os descontos incidirão nas parcelas da semestralidade do mês subsequente à matrícula dos indicados;

4.3. A inscrição para a realização da Prova para obtenção de Descontos será até o dia 28/01/2022, sendo que a mesma será realizada através do link https://nepuga.jacad.com.br/academico/eventos/.

4.3.1 O aluno com dependência(s) de semestres anteriores automaticamente perde os descontos já concedidos, e não poderá participar da prova para concessão de descontos para o semestre letivo.

4.4. A prova será corrigida pela banca de professores da Fapuga e o resultado informado ao(a) aluno(a) no mesmo dia.

4.5. A prova será com base nas disciplinas ministradas dos semestres cursados pelos alunos, com 30 (trinta) questões de múltipla escolha. 

4.6 Para a continuidade da bolsa, o aluno deve manter desempenho acadêmico adequado, obtendo média igual ou superior a 8,0 entre as notas das disciplinas cursadas no semestre, referentes tanto às notas de N1  quanto as notas de N2. A média semestral também deve ser igual ou superior a 8,0.

4.7.  Data, horário e local de realização da  prova para obtenção de desconto: 30/01/2022 das 13hs às 17hs,  na Rua Padre Estevão Pernet, 402 – Tatuapé, São Paulo – SP, CEP: 03316-000.

Os alunos serão contemplados com os descontos, conforme o total de acertos obtidos na prova, respeitado o

A classificação se dará da seguinte forma Tabela I:

Total de AcertosDesconto
De 80% a 100%50%
De 79% a 70%40%
De 69% a 60%30%
De 59% a 40%20%
De 49% a 40%10%
De 39% a 0%0%

*Desconto cumulativo, com o programa “Aluno Indica Amigo” Tabela II*: 

Número de Amigos MatriculadosDesconto sobre o valor  da parcela da semestralidade 
110% sobre a parcela da semestralidade a partir do mês subsequente à matrícula do indicado
220% sobre a parcela da semestralidade partir do mês subsequente à matrícula do indicado
330% sobre a parcela da semestralidade a partir do mês subsequente à matrícula do indicado
440% sobre a parcela da semestralidade a partir do mês subsequente à matrícula do indicado
550% sobre a parcela da semestralidade a partir do mês subsequente à matrícula do indicado

4.8. O Programa Institucional Aluno Indica Amigo, tem por objetivo incentivar os alunos da Faculdade Fapuga  a realizarem indicações de pessoas amigas do seu relacionamento para também se tornarem alunos da Instituição.

4.9. Regras Gerais: será concedido desconto de até 50% (cinquenta por cento) sobre a parcela da semestralidade para o aluno que indicar um amigo para a Faculdade Fapuga e esse amigo se tornar também aluno da Instituição, no semestre 2022/1 (graduação presencial).

4.9.1.  Quem receberá o desconto será o aluno favorecido (aquele que indicar). O amigo será o aluno novo que foi indicado.

4.9.2. Para ter direito ao desconto, o aluno favorecido deverá estar regularmente matriculado no semestre letivo de 2022/1 (graduação presencial).

4.9.3. Os descontos incidirão sobre o valor efetivo da 3ª parcela da semestralidade, conforme Tabela de Desconto presente no item 4.6 Tabela II deste Edital. 

4.9.4. A FAPUGA, excepcionalmente, pode oferecer para alunos com ótimo desempenho acadêmico, bolsa Mérito de 100% de desconto nas parcelas da semestralidade. Para a manutenção da bolsa Mérito, o aluno deve manter aproveitamento igual ou acima de 90% na média semestral, obtendo média igual ou superior a 9,0 entre as notas das disciplinas cursadas no semestre, referentes tanto as notas de N1 quanto as notas de N2. A média semestral também deve ser igual ou superior a 9,0. 

4.9.5. Os casos omissos no presente edital quanto à concessão de descontos e bolsas, serão analisados individualmente pela coordenação e/ou Diretoria da IES, que poderão decidir levando em consideração outros critérios relacionados ao aluno além dos estipulados neste edital. 

5. VALOR DAS PARCELAS SEMESTRAIS NO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

5.1. O valor total da semestralidade poderá ser dividido em até 06 (seis) parcelas mensais e consecutivas, sendo que a matrícula do semestre letivo se confirma com a quitação da primeira parcela à vista no ato da matrícula, e o vencimento da última parcela da semestralidade não deverá ultrapassar o 10º dia do mês de julho de 2022, conforme tabela das parcelas da semestralidade afixada em mural do Faculdade Fapuga e transcrita abaixo.

CURSOVALOR
Administração R$1196,00
Gestão HospitalarR$1196,00
TABELA DAS PARCELAS DA SEMESTRALIDADE DE 2022.1
N° de parcelas da semestralidade6
Valor da parcela da semestralidadeR$ 1196,00
Vencimentos das parcelas da semestralidade10/02/2022
10/03/2022
10/04/2022
10/05/2022
10/06/2022
10/07/2022

6.  ALTERAÇÃO DE DISCIPLINAS

6.1. A alteração de disciplinas do semestre 2022/1 deverá ocorrer dentro dos prazos estabelecidos e divulgados no Calendário Acadêmico pelo acesso ao Portal do Aluno e será restrito para acadêmicos com status de “MATRICULADOSnas disciplinas regulares do semestre.

6.2. A alteração de matrícula deverá ser solicitada via Portal do Aluno e está condicionada ao oferecimento da disciplina no semestre vigente. A solicitação seguirá para Secretaria Acadêmica para ser registrada, desde que atendidas as condições de inclusão (existência de vaga, pré-requisitos e outros) ou de exclusão da disciplina.

6.3. O valor da parcela da semestralidade poderá sofrer alteração para o aluno que obtiver parecer favorável à solicitação de alteração de disciplinas, sendo que constará nas parcelas da semestralidade subsequentes à finalização do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico para tal. 

6.4. Para matricular-se na DP é necessário que o aluno realize o pagamento À VISTA no valor referente a uma parcela da semestralidade. Não incide qualquer desconto sobre o valor da DP.  

6.5. As alterações serão permitidas apenas para os casos em que a disciplina escolhida estiver apta, conforme matriz curricular já cursada pelo aluno.

7.  TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

7.1. O trancamento ou o cancelamento de matrícula são os atos eficazes para suspender a cobrança das parcelas da semestralidade escolares vincendas, subsistindo a obrigação em relação às parcelas da semestralidade vencidas e não pagas, nos moldes definidos no contrato de prestação de serviços educacionais.

7.2. Para efetivar o trancamento ou cancelamento de matrícula, o(a) aluno(a) deverá estar em dia com as parcelas da semestralidade devidas até a data da respectiva solicitação ou, alternativamente, mediante prévia e expressa aprovação da Diretoria Administrativa da IES, deverá o mesmo firmar um Instrumento de Confissão de Dívida reconhecendo o seu débito para com a IES e acordando a forma de pagamento.

7.3. Observado o período do calendário acadêmico oficial em que se encontre o(a) aluno(a), o trancamento ou cancelamento de matrícula, que deverão sempre ser solicitados pessoalmente, ocorrerá de acordo com as seguintes normas:

a) O(A) aluno(a), que optar pelo trancamento ou cancelamento de matrícula até o dia anterior à data oficial de início das aulas no calendário acadêmico oficial da IES, receberá em restituição o correspondente a 80% do valor até então pago. Os demais 20% serão revertidos em favor da IES a título de ressarcimento dos custos operacionais havidos com a IES.

b) O(A) aluno(a) que optar pelo trancamento ou cancelamento de matrícula a partir do primeiro dia oficial de aulas e até o dia anterior à data prevista no calendário acadêmico para trancamento ou cancelamento sem cobrança, não terá direito ao ressarcimento de qualquer valor por ele pago, não sendo devidos valores relativos a períodos subsequentes. Os valores pagos até então pelo(a) aluno(a) ficarão retidos pela IES a fim de compensar os investimentos realizados e serviços prestados em favor do(a) aluno(a) até o momento do trancamento ou cancelamento.

c) O(A) aluno(a) que optar pelo trancamento ou cancelamento de matrícula a partir da data prevista no calendário acadêmico para trancamento ou cancelamento de matrícula com cobrança, não terá direito a ressarcimento de qualquer valor por ele pago. Será devido pelo(a) aluno(a) o total de 50% do saldo a vencer do período acadêmico para o qual esteja matriculado, a título de reembolso dos custos e investimentos efetuados em favor do(a) aluno(a) até o momento, bem como pela impossibilidade de ingresso de outro aluno em seu lugar, tendo em vista o momento acadêmico em que se efetua o trancamento ou cancelamento.

d) O(A) aluno(a) que solicitar o trancamento ou cancelamento de matrícula após o início das primeiras avaliações, a aprovação de sua solicitação dependerá de análise prévia da Diretoria da IES.

7.4. No ato de trancamento de matrícula de quaisquer cursos, o aluno deverá programar e informar à IES o período em que deseja manter trancada sua matrícula, devendo comparecer semestralmente à sede da IES para renovar o trancamento, sob pena de perda imediata da vaga, limitado esse período de trancamento a dois anos e seis meses, consecutivos ou não, durante o período de duração do referido curso.

7.5. O não comparecimento às aulas e demais atos escolares ora contratados não exime o(a) aluno(a) da obrigação do pagamento das parcelas devidas, tendo em vista a continuidade dos serviços educacionais colocados à sua disposição. O(A) aluno(a) deverá formalizar a sua desistência do curso junto à Secretaria Acadêmica.

7.6. O abandono do Curso por parte do aluno, sem requerimento formal de desistência ou cancelamento de matrícula, realizado junto à Secretaria Acadêmica, ocasionará a cobrança integral do pagamento previsto para o curso. 

8. REABERTURA DE MATRÍCULA, TRANSFERÊNCIAS E ISENÇÃO

8.1. A reabertura de matrícula fica condicionada ao oferecimento do curso na época da solicitação, assim como a existência de vagas, não sendo garantido ao(à) aluno(a) o direito de usufruir dos serviços da grade curricular que se praticava no momento de sua contratação originária.

8.2. Nas transferências internas entre cursos da IES, os valores já pagos no curso de origem serão transferidos para o novo curso, dentro do período letivo corrente, antecedente até 30 (trinta) dias do início das aulas. O aluno(a) ficará sujeito(a) às regras e condições do novo curso e/ou novo turno pretendido, especialmente no que diz respeito aos valores das parcelas da semestralidade fixadas para cada caso.

8.3. O(A) aluno(a) fica ciente que é assegurada à IES a possibilidade de encerrar as atividades educacionais do campus de origem do seu curso e/ou turno, sendo certo que são facultados ao(a) aluno (a)os aproveitamentos em outros cursos das disciplinas cursadas e dos valores pagos.

8.4. A transferência do(a) aluno(a) para outra instituição de ensino superior será realizada em prazo suficiente para a efetivação da transferência, por meio de requerimento escrito e/ou on-line do o(a) aluno(a) ou do seu representante legal, entre instituições, conforme legislação federal vigente, ficando convencionado que tal procedimento importa, automaticamente, na rescisão do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais vigente.

8.5. A solicitação de transferência externa não exime o (a) aluno(a) da responsabilidade pelo pagamento das parcelas da semestralidade vencidas e acréscimos moratórios até o dia em que solicitar sua transferência para outra instituição de ensino superior. Caso a solicitação ocorra após a data prevista no calendário acadêmico para trancamento ou cancelamento de matrícula com cobrança, caberá ao (a) aluno(a) o pagamento de quantia equivalente a 50% do saldo a vencer do período acadêmico para o qual esteja matriculado, a título de reembolso da IES dos custos e investimentos efetuados em favor do mesmo até o momento, bem como pela impossibilidade de ingresso de outro aluno em seu lugar, tendo em vista o momento acadêmico em que se efetua a transferência.

8.6. Em casos de isenção de crédito(s)/disciplina(s) matriculada(s), a devolução dos valores já pagos relativos ao(s) crédito(s)/disciplina(s) isenta(s) ficará a critério da IES, de acordo com o curso contratado, a sede e o turno cursado.

8.7. Nos casos de alunos provenientes de outra instituição de ensino, assim como nos casos de transferência interna, o aproveitamento de disciplinas já cursadas no curso de origem estará sujeita à análise da Coordenação do curso de destino.

9. VIGÊNCIA E RESCISÃO

9.1. A vigência do presente contrato inicia-se na data da matrícula (inicial ou renovação) do(a) aluno(a) no semestre letivo a ser cursado, encerrando-se na data de seu término, ressalvadas as hipóteses de rescisão contratual contempladas no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

9.2. A IES poderá rescindir o Contrato vigente na hipótese de não haver a quantidade mínima de alunos, estabelecida no Edital do Vestibular, quando do início das aulas da turma do primeiro período, obrigando-se, desde logo, a restituir integralmente, mediante prévio requerimento por parte do(a) aluno(a), a primeira parcela da semestralidade referente à matrícula, providência esta que se efetivará no prazo de 20 dias úteis após a data determinada para o início das aulas, facultado à IES remanejamento para outro campus, turno, curso ou período acadêmico. Em caso de incorreção dos dados bancários fornecidos pelo(a) aluno(a), o prazo renovar-se-á a partir da data de recebimento das informações corretas.

9.3. Em nenhuma hipótese, estará a IES obrigada a restituir a quantia em dinheiro ou cheque, ou ainda através de depósito em conta bancária de terceiros, ainda que autorizado pelo(a) aluno(a). Sendo assim, a critério da IES, a eventual restituição dar-se-á por meio de depósito ou transferência a ser efetivado(a) em conta bancária, cujo titular seja o (a) aluno(a) ou seu responsável legal/financeiro.

9.4. Será facultado à IES rescindir o Contrato vigente pela prática de atos de indisciplina por parte do (a) aluno(a) ou outros motivos previstos no Regimento Interno da IES e no Código de Conduta do Corpo Discente, sendo devidas as parcelas da semestralidade até a data do efetivo desligamento do (a) aluno(a).

9.5.
Poderá, ainda, a IES, não proceder à renovação de matrícula na hipótese de inadimplência do (a) aluno(a), com fundamento no art. 5º. da Lei 9.870, de 23 de novembro de 1999.

9.6. O presente Contrato poderá ser rescindido pelo  (a) aluno (a), devendo ser observadas as regras dispostas no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

10. DA PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

10.1. O(A) aluno(a) está ciente e consciente quanto ao tratamento de seus Dados Pessoais, conforme previsão da Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e do Regimento Geral, em atenção à Lei 13.709/2018 (alterada pela Lei 13.853/2019).

10.2. Todavia, considerando que nenhum sistema de segurança é infalível, a IES se exime de qualquer responsabilidade por eventuais danos e/ou prejuízos decorrentes de falhas, vírus ou invasões de seu banco de dados e demais atos ilícitos praticados por terceiros, salvo nos casos em que tiver dolo ou culpa.

10.3. O(A) aluno(a) ou seu responsável legal concede, expressa e gratuitamente, o direito de compartilhamento de seus dados pessoais, para fins de atendimento acadêmico, registro de atividades escolares e/ou de acervo histórico, cumprimento de ordem judicial e/ou de autoridade administrativa, recebimento no endereço eletrônico e/ou telefone cadastrados de mensagens com avisos e conteúdos publicitários de produtos ou serviços da IES e seus parceiros, ou de quaisquer empresas do mesmo grupo econômico. Caso o(a) aluno(a) não esteja de acordo com o compartilhamento aqui previsto, deverá manifestar sua discordância, por escrito, junto à secretaria da IES, a qualquer tempo

ANEXO I 

1º passo: Acesse o portal pelo link:  https://nepuga.jacad.com.br/academico/aluno-v2/rematricula/cursos

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FAPUGA

2º Passo: Clique na opção Secretaria >> Rematrícula

3º Passo: Essa será sua tela com instruções muito importantes.

 Leia cada uma delas e clique em “Próximo”.

4º Passo: Neste momento, será exibido o Edital de Renovação de Matrícula.

5º Passo: Nessa página você ainda pode obter o Contrato de Prestação de Serviço Educacionais, para realizar o aceite digital  e Comprovante de Matrícula.

Contrato de Prestação de Serviço Educacionais

Comprovante de Matrícula >> Secretaria > Requerimentos

Publique-se.

São Paulo/SP, 03 de janeiro de 2022.  

Ana Carolina Puga

Diretor Geral

Workshop Gestão e Negócio: desenvolvendo um comportamento empreendedor

A Prof.ª Dra. Thais Adriana do Carmo foi uma das primeiras profissionais a ministrar uma palestra para os alunos de graduação da FAPUGA e pós-graduação do Nepuga no Workshop Gestão e Negócio

Com um vasto currículo acadêmico, ela é farmacêutica, tem MBA em Farmácia Estética e é coordenadora do curso de Gestão Hospitalar da Fapuga. 

“E uma coisa que tenho percebido nessa minha trajetória é que o profissional de saúde não é formado para empreender, nem como gestor para administrar qualquer coisa. Na verdade, nossa formação nos direciona para o exercício profissional, com conhecimento técnico para atuar. […] Hoje a gente não tem que se preocupar apenas em ser um bom profissional de saúde, mas precisamos saber nos inserir no mercado de trabalho”, explica a professora.

Pensando nisso, o tema abordado em sua palestra no Workshop foi Desenvolvendo um Comportamento Empreendedor, a fim de impulsionar esse conhecimento tão importante para que o profissional da saúde possa identificar oportunidades para empreender em sua carreira. 

Continue lendo e veja como construir essa mentalidade!

Conceitos diferentes: comportamento empreendedor X empreendedorismo 

Logo no início da palestra, a professora explica a diferença sobre comportamento empreendedor e empreendedorismo, que alguns confundem e falam ser a mesma coisa, mas não são. 

“Comportamento empreendedor é algo mais abrangente, um conceito que a gente traz para a vida profissional. É um comportamento que vai direcionar minha carreira e que o mercado de trabalho espera que a gente tenha. Não cabe mais um profissional que seja acomodado e não saia da sua zona de conforto, alguém que tenha visão de futuro”, diz.

E citando o autor Joseph A. Schumpeter, a professora explicou sobre o empreendedorismo, que tem seu princípio no sistema capitalista, que necessita de novidades e novos produtos para se vender. 

Para isso, é necessário que se desenvolvam novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados. E, consequentemente, para criar a novidade, é preciso refutar o que é velho, e estar sempre atento ao seu redor é o que move o mundo.

Workshop: Comportamento empreendedor na Estética

O profissional esteta, a partir de uma mentalidade empreendedora, pode identificar no mercado de trabalho oportunidades para inovar e oferecer serviços que as pessoas estão procurando no momento.

O ato de empreender é identificar, analisar e implementar oportunidades de negócios com foco na inovação e na criação de valor. Um exemplo que a professora usou, pensando no mercado de estética, é analisar o espaço onde deseja abrir seu negócio, analisar se há mais locais próximos que oferecem os mesmos serviços e se você estará próximo ao seu público-alvo.

Para isso, é fundamental pensar em como se destacar no mercado e observar como está o seu mercado de trabalho, o seu setor. É preciso ser otimista, olhar uma crise sempre como uma oportunidade para evoluir. Além disso, suas ações precisam se basear nas necessidades do seu mercado. 

Características de um empreendedor

Um profissional com a mentalidade empreendedora, que sempre pensa “fora da caixinha”, tem algumas características em comum, como:

  • Otimismo: bem diferente de um sonhador, o otimista sempre espera o melhor de uma situação. 
  • Autoconfiança: ele acredita em si mesmo, sabe que tem talento e os valoriza e defende suas opiniões.
  • Arrisca: mas de forma calculada, racional.
  • Coragem: o empreendedor não teme o fracasso ou rejeição, ele acredita na mudança e em si mesmo.
  • Persistência e resiliência: o profissional que acredita em seus projetos supera seus desafios e segue até o objetivo final.

Competências e habilidades do empreendedor  

As competências e habilidades é possível desenvolver ao longo do processo de desenvolvimento pessoal e profissional e para se tornar um empreendedor.

  • Ter um profundo conhecimento técnico sobre o produto/serviço que pretende oferecer sobre o mercado;
  • formaliza estratégias e faz uso de ferramentas de planejamento e controle;
  • delega e treina seus empregados para lidar com o inesperado.

Tipos de Empreendedores

A professora ainda complementa falando que quando falamos de empreendedores, não nos referimos apenas ao dono de um negócio, mas sim a três tipos de perfil:

  • Empreendedor de negócios: aquele que identifica oportunidades no mercado, planeja e constrói novas empresas;
  • Empreendedor interno: o indivíduo que promove as mudanças dentro da empresa em que trabalha, reinventa a empresa e os negócios;
  • Empreendedor comunitário ou social: aquele que promove mudanças, reúne recursos e constrói em benefício da comunidade – voluntariado; terceiro setor.

E agora, você já sabe se tem mentalidade de empreendedor e o que fazer no ramo da Estética? Deixe seu comentário aqui embaixo! 😉

Quer assistir os detalhes dessa palestra? Acesse a aba de eventos do seu portal do aluno.