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Fapuga forma Órgãos Colegiados dos cursos e Núcleo Docente Estruturante

No final do mês de setembro, os Órgãos Colegiados para os cursos de Administração e Gestão Hospitalar foram formados na Fapuga. De acordo com uma instância exigida pelo MEC, esse órgão é fundamental para a instituição, uma vez que ele é responsável pela execução das políticas de ensino, pesquisa e extensão.

Os Órgãos são formados por dois docentes, dois discentes e o coordenador de cada curso. Esses alunos são representantes de todos os outros estudantes da IES, e esse projeto funciona como uma forma de envolvê-los nas decisões e mudanças do curso.

Veja a formação dos Órgãos Colegiados

Colegiado do Curso de Administração

Discentes: Reinaldo Francisco Mariano Junior e Elisângela Minhano

Docentes: Zulmira Ferreira Silva, Candice Ermel e Rogério de Alencar Costa

Colegiado do Curso de Gestão Hospitalar

Discentes: Simone Pontes da Silva e Regiane Minhano

Docentes: Zulmira Ferreira Silva, Candice Ermel e Thais do Carmo. 

Reinaldo, um dos discentes integrantes do Colegiado de ADM, fala sobre a importância de fazer parte desse órgão e contribuir para a evolução do seu curso.

“Dentro de uma faculdade existem diferentes órgãos colegiados e são de extrema importância para seus respectivos cursos. Ele permite a participação de alunos uma vez que é um órgão deliberativo, além disso, é no colegiado de curso que conseguimos auxiliar a gestão da instituição de ensino, poder rever o que não está dando certo e aprimorar o que já funciona e identificar os pontos de fragilidade e propor melhorias e correções que contribuam para a evolução contínua da faculdade”, comenta o estudante do segundo ano do curso de administração. 

Núcleo Docente Estruturante 

Núcleo Docente Estruturante 

O NDE é um órgão consultivo que acompanha o desenvolvimento do curso e funciona como um suporte para os alunos dos Órgãos Colegiados, além de estruturar o Projeto Pedagógico de cada curso. Inclusive, os professores que compõem o Núcleo são indicados pelos alunos dos Colegiados.

Os professores indicados e que formam o NDE são: Zulmira Ferreira Silva, Rogério de Alencar Costa, Thais Adriana do Carmo, Fabio Pegorari e Candice Ermel. 

Tanto os Órgãos Colegiados como o NDE realizam reuniões mensais para discutir melhorias e mudanças para os cursos. 

Programação da 5ª Semana do Workshop Gestão e Negócio para alunos FAPUGA/Nepuga

O Workshop Gestão e Negócio está indo para sua 5ª semana trazendo palestras diárias com conteúdos relevantes e já atingiu mais de 250 pessoas. O evento online tem como objetivo principal ensinar os alunos a gerirem seu próprio negócio da maneira correta e com mentalidade empreendedora, buscando seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O projeto, fomentado pela Prof.ª Ma. Dra. Ana Carolina Puga envolvendo todo o corpo docente da Fapuga, é online e você pode assistir às palestras através do portal de eventos da IES, basta clicar na aula que deseja assistir e fazer um rápido cadastro (caso ainda não tenha). 

Semana passada, os temas abordados foram acerca das dificuldades em administração, importância de realizar um orçamento, estratégias para um espaço de estética e também sobre as chaves de um líder. Se você não conseguiu assistir alguma, não se preocupe, todos os seminários estão disponíveis na aba de eventos do portal do aluno. 

Para essa semana, as palestras estão imperdíveis. Veja na programação abaixo o que te espera e já marque na sua agenda!

Workshop Gestão e Negócio: cronograma da semana 19 a 25/11

19/11 | 16h às 17h – Como fazer o seu produto ou serviço ser encontrado na internet? 

22/11 | 09h às 10h – Principais aspectos da liderança 

23/11 | 19h às 20h – Normativas legais para estrutura física de estabelecimentos de saúde

24/11 | 14h às 15h – Quais os passos para abertura de um espaço de estética? 

25/11 | 17h às 18h – Desenho de Modelo de Negócio 

Administração: aos 42 anos, Elisângela realiza sonho de ingressar na faculdade

Elisângela Minhano é uma das alunas do curso de Administração da Fapuga. Casada há 16 anos e mãe de duas filhas, aos 42 anos decidiu ingressar na faculdade e investir em seu desenvolvimento pessoal.

Ela conta que desde adolescente sempre teve vontade de cursar o ensino superior, mas sentia dificuldade para entender sua verdadeira vocação. “Cheguei a entrar na faculdade duas vezes, mas não me encontrei nos cursos de pedagogia e desenho industrial, então tranquei”, comenta. 

Conforme os anos foram se passando, ela relembra que a vida seguiu ‘seu curso natural’ e nesse meio tempo casou, teve suas filhas e começou a trabalhar na área de administração, e então se deu conta de que nessa área era feliz. 

“Fui ganhando experiência, mas sempre achava que em um determinado ponto da evolução do meu trabalho faltava algo a mais, e esse ‘algo’ era a minha faculdade”, explica. 

Entretanto, para começar esse sonho ainda precisou esperar mais um pouquinho. Conheça a história da Elisângela no ‘Sou Fapuga’ de hoje.

Administração: o sonho continua

A decisão já estava tomada: cursar administração. No entanto, o ingresso na faculdade precisou ser adiado, pois suas filhas precisaram da mãe em tempo integral. “Então parei de trabalhar para ficar com elas. Foi uma escolha muito acertada no que diz respeito à criação delas, mas eu sofri muito, pois sentia que tinha posto fim na minha carreira”, relembra. 

Ano passado, quando a irmã conseguiu uma bolsa de estudos na Fapuga e estava satisfeita com os estudos, os olhos de Elisângela voltaram a brilhar. “Pensei em como estudar me abriria novos caminhos e em como eu precisava investir no meu desenvolvimento pessoal”, diz.

Ela afirma que está adquirindo muito conhecimento nesta fase. Inclusive, de início conseguiu um emprego que a ajudou a colocar em prática os conceitos que estava aprendendo na faculdade e, atualmente, conseguiu outro trabalho num hospital grande onde deseja construir uma longa carreira na área administrativa. 

‘Ensino híbrido é fantástico’

Não há mais dúvidas que o ensino híbrido veio para ficar. Introduzido às pressas devido à pandemia da Covid-19, esse modelo foi uma forma de continuar entregando os conteúdos ao mesmo tempo que preservava a saúde e segurança tanto dos alunos quanto dos professores.

Essa nova forma de estudar foi bem aceita por todo corpo universitário devido à sua comodidade e facilidade, e ainda mais para Elisângela, que teve tempo para os estudos e para sua família.

“O ensino híbrido é fantástico para alguém como eu, que precisa estar em casa, mas que também quer estudar. Toda essa fase de estudos que estou vivendo não me afastou das minhas filhas, mas sim pude estar próxima e ainda dar exemplo para elas da importância de ser empenhada nos estudos”, reflete. 

Desafios e mercado de trabalho

Elisângela conta que, após conseguir retornar ao mercado de trabalho, precisa reorganizar sua rotina para se dedicar corretamente aos estudos, e esse é o seu maior desafio no momento.

“Tudo na minha vida está milimetricamente dividido e até essa organização eu aprendi na Fapuga. A disciplina de Gestão do Tempo me ajudou com isso e não tenho como mensurar o quanto as coisas que aprendi são importantes para mim”, finaliza a estudante.

5 livros que todo estudante de Administração precisa ler

O que você está lendo hoje que contribuiu para o profissional que quer se tornar amanhã? As escolhas dos livros que consome estão de acordo com o futuro que almeja? Escolher sabiamente suas leituras não só contribui para seu crescimento profissional na carreira de Administração, mas também em seu desenvolvimento pessoal. 

Pensando nisso, separamos cinco livros fundamentais para você ler no decorrer do seu curso. Essas dicas vão enriquecer sua bagagem cultural, proporcionar uma mentalidade de administrador e te preparar para o mercado de trabalho. 

Aproveite e leia sem moderação! 

livros que todo estudante de Administração
Reading a book

Inteligência Emocional 

Autor: Daniel Goleman e Marcos Santarrita 

Trabalhar a parte emocional é essencial para saber lidar com vários tipos de situações e pessoas, seja na vida pessoal ou profissional, e este livro é um dos mais lidos dentro do gênero de desenvolvimento pessoal. 

De forma prática, trazendo exemplos de fracassos e sucessos, o autor mostra como esses aspectos influenciam a mente humana e ensina a importância em dominar essas emoções através da psicologia e da neurociência. Essa leitura pode ser o primeiro passo para você desenvolver o seu controle emocional e aprender a lidar com as situações mais difíceis dentro de meios corporativos. 

A estratégia do Oceano Azul  

Autores: W. Chan Kim e Renée Maugorgne

Ensinar a trabalhar de forma criativa e explorar conceitos e ideias nunca usados pelos antes é o foco dessa leitura. Talvez você já tenha ouvido sobre a estratégia de benchmarking, não? É sobre analisar as empresas concorrentes e utilizar as informações nas próprias estratégias de mercado.

E neste livro você vai aprender completamente o contrário. Ao invés de se limitar ao que já foi feito, o intuito dos autores é mostrar que há sempre um ‘oceano azul’, infinitas possibilidades inovadoras para trazer ao seu negócio.

Para aqueles que querem sair da zona de conforto e trabalhar com a administração de forma criativa e inovadora, a leitura vale super a pena!

Administração da Produção

Autores: Nigel Slack, Alistair Brandon-Jones e Robert Johnston 

Os produtos e serviços são criados dentro de uma linha de produção, por isso a importância em você dar uma chance para esse livro. Saber o que acontece nesse processo é essencial para a administração dessa área e da empresa como um todo. 

Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação 

Autor: Maurício Tavares

Traçar estratégias de comunicação faz toda a diferença dentro da administração de uma empresa. Neste livro você vai aprender os conceitos sobre como aplicar os conceitos de comunicação interna, comunicação institucional e comunicação de marketing no dia a dia da corporação.

De forma a agregar valor para aqueles que desejam ser bons profissionais na carreira que escolheram, este livro é fundamental para saber como ficar por dentro de toda a comunicação de uma empresa. Aliás, comunicação sempre será a alma de um negócio.

O Príncipe 

Nicolau Maquiavel 

O clássico da filosofia que não poderia ficar de fora de um top 5. O autor italiano, conhecido por difundir a ideia dos ‘fins justificam os meios’ e seu pensamento ‘maquiavélico’, trouxe nessa obra direcionamentos sobre como ser um bom príncipe, líder e conduzir um governo ou sistema sob ordem e autoritarismo. 

A leitura é de extrema importância para compreender melhor sobre governar de forma racional, sem se deixar levar por emoções. Recomendada não apenas para estudantes de Administração, mas também para todos que desejam entender sobre liderança. 

livros que todo estudante de Administração

Já tinha lido alguns desses livros? Nos conte sua experiência de leitura e indique alguns para seus colegas aqui nos comentários.

Programação da 4ª Semana do Workshop Gestão e Negócio para alunos FAPUGA/Nepuga

E dando sequência ao Workshop Gestão e Negócio, idealizado para alunos e ex-alunos da IES FAPUGA/Nepuga, esta semana os professores preparam mais temas interessantes para cada palestra.

Semana passada, os assuntos abordados foram voltados para a legislação sanitária, reestruturação para melhorar o atendimento e aumentar as vendas, os passos para abertura de um espaço de estética e também abordaram sobre fatores essenciais para alcançar a excelência e liderança pessoal.

Para quem perdeu as palestras das últimas semanas, não se preocupe, você pode acessá-las através do portal do aluno, na área de eventos. 

O Workshop é fomentado pela Prof.º Ma. Dra. Ana Carolina Puga e envolve todos os docentes da Fapuga. Para assistir as palestras ao vivo, acesse o portal de eventos. 

Para esta semana, os professores preparam temas acerca das dificuldades em administração, importância de realizar um orçamento, estratégias para um espaço de estética e também sobre as funções chaves de um líder. Veja abaixo!

Workshop Gestão e Negócio: cronograma da semana

11/11 – 17h às 18h: Os gestores enfrentam dificuldades na implantação de vida digital nas empresas, por quê?

12/11 – 19h às 20h: Planejamento: Elaborando um plano de ação para o crescimento pessoal, profissional e do seu espaço de estética

16/11 – 09h às 10h: Funções Chaves dos Líderes

17/11 – 14h às 15h: Administração, estratégia e gestão de materiais num espaço de estética

18/11 – 19h às 20h: Importância do orçamento e elaboração de orçamento X realizado 

Workshop Gestão e Negócio: Ms. Profa. Zulmira Silva fala sobre ferramentas de controle financeiro

Na palestra de quarta-feira (10/11), do Workshop Gestão e Negócio, a Ms. Profa. Zulmira Silva, professora do curso de Administração e Gestão Hospitalar na FAPUGA, abordou as principais ferramentas de controle financeiro para quem deseja iniciar seu próprio negócio.

A palestrante possui graduação em Ciências Econômicas na Universidade São Judas Tadeu, possui MBA em Contabilidade Empresarial na PUC-SP, e é  Mestre em Administração pela UNIP. Todo conhecimento adquirido ao longo de sua trajetória acadêmica, respondeu às dúvidas dos presentes no evento.

Contando com a presença dos pós-graduandos do Nepuga/FAPUGA, muitas dúvidas surgiram a respeito de empreendimentos na área estética. Assim, Ms. Profa. Zulmira Silva explica sobre a importância de formular um plano de negócios.

“Antes de abrir uma empresa, seja qual for o segmento, você precisa saber sobre o local, os concorrentes, e os fornecedores. Uma boa empresa é bem planejada, por isso você precisa saber o que está ofertando para o cliente, se for preciso entre em contato com o fabricante dos produtos que você vai utilizar. O plano de negócio exige uma ação de pesquisa mesmo, porque isso vai fazer toda a diferença”.

Contabilidade X Finanças

Para entender sobre a formulação de um plano de negócios, é necessário compreender a diferença entre dois conceitos: Contabilidade e Finanças.

Contabilidade: Consiste na coleta de dados, realiza os registros do patrimônio e movimentações financeiras, cálculo dos tributos devidos em determinado período de tempo, apuração de lucros ou prejuízos e produção de relatórios. Tem como objetivo, prover os usuários com informações através de análises dos dados para futuras tomadas de decisões de natureza econômico-financeira.

Finanças: Usa ferramentas, como o fluxo de caixa, relatórios contábeis para analisar e acompanhar o desempenho do negócio, baseando se em suas finanças. 

Nesse sentido, a gestão financeira atua como uma análise estratégica sobre essas movimentações e resultados, de modo a permitir que a empresa atinja seus objetivos previamente definidos.

Ferramentas de Controle Financeiro: Benefícios da Gestão Orçamentária

A especialista alerta que detalhar os objetivos anuais do negócio, bem como um histórico de ações, é importante para saber o que não errar ano após ano. Apesar do primeiro ano ser o mais complicado, pois tudo será formulado do zero, os registros facilitam esse processo para os próximos anos.

Assim, a definição de um orçamento corretamente permite que você conduza o seu negócio com mais segurança. Entre as funções de um orçamento, a que mais ajuda o empreendedor é o fato de ser uma métrica que compara o realizado com o planejado.

Para implementar a gestão orçamentária, é essencial considerar alguns fatores que impactam diretamente no seu negócio, veja quais são:

Variáveis de Mercado: Avaliar as variáveis de mercado que impactam diretamente no seu negócio, revise dados e projeções sobre o PIB do país, histórico de alta do dólar, e cenário econômico.

Cálculo de receita: Defina um valor exato que corresponda ao seu objetivo de faturamento mensal, se pergunte “Quanto eu preciso para manter o meu negócio?”, e estipule uma margem de lucro em cima deste valor.

Administração de estoque: Ter um estoque significa ter capital parado, no entanto, se você precisar manter estoque de algum produto ou suprimento, se planeje, em alguns casos a demora para chegada o produto pode gerar prejuízo devido a perda de clientes ou pacientes por exemplo.

Gastos Previstos:  Como no caso dos profissionais de Saúde Estética, alguns orçamentos já devem prever gastos com viagens para aperfeiçoamento, já que 1 ou 2 vezes por ano esse é um investimento necessário para quem trabalha na área.

Comissionamento variável: Para os profissionais que possuem equipes ou parceria com outros profissionais, um dado importante para incluir na gestão orçamentária, é o comissionamento variável, definir essa porcentagem facilitará a administração de recursos.

Desse modo, a  Ms. Profa. Zulmira Silva, autoridade no mercado, explicou de forma personalizada, como os profissionais estetas podem aplicar as ferramentas de controle financeiro em seus próprios empreendimentos.

E como saldo positivo da palestra, diversos espectadores manifestaram sua satisfação: “Primeiro contato com área orçamentária, grandes ideias!

Abriu minha mente. Excelente palestra!!! Muitíssimo obrigada por tudo”, disse Katia Mara R.

5 livros que todo estudante de Gestão Hospitalar precisa ler

Em qualquer profissão, ler é essencial para a construção de um excelente profissional. No caso do estudante que almeja trabalhar com Gestão Hospitalar não é diferente. Criar uma bagagem literária, com boas referências e conteúdos relevantes, farão de você um gestor hospitalar impecável.

Por isso, trouxemos neste post dicas de cinco livros que farão toda a diferença em sua trajetória acadêmica e profissional. Afinal, atuar na Gestão Hospitalar vai muito além de números e organização, mas sim lidar com pessoas, liderar equipes e um hospital. 

Continue lendo e veja os livros que separamos para você começar a se preparar para a carreira que escolheu para seu futuro!

Se a Disney administrasse seu hospital 

Autor: Fred Lee

Se a Disney administrasse seu hospital 

Muito bem avaliado pelas pessoas que compraram e leram, neste livro Fred Lee conseguiu trazer uma narrativa especial sobre a importância de encantar os pacientes por meio de um atendimento humanizado e diferenciado unindo os universos Disney e um hospital. 

O autor tem bagagem e autoridade para assimilar esses dois ambientes em questão, uma vez que ele já assumiu o cargo de vice-presidente do Florida Hospital, em Orlando e trabalha na Disney University, um programa de treinamento para funcionários da Disney.

Dessa forma, uma leitura fundamental para aqueles que trabalham com pessoas, atendendo pessoas e de maneira humanizada, ainda mais lidar com elas em um momento complicado que é quando alguém está no hospital. 

Manual de Gestão Hospitalar  

Autor: Haino Burmester 

Manual de Gestão Hospitalar  

Neste livro de pouco mais de 200 páginas, você poderá adentrar nos processos administrativos de clínicas e hospitais de forma coerente, sistêmica e integrada. Isso porque a obra traz uma base teórica sobre o modelo de gestão e depois os apresenta de forma objetiva, mostrando como construir um roteiro de avaliação e implementação do sistema. 

Para aqueles que já querem entender “na prática” como gerir um hospital, esse livro adiantará muitas situações que, futuramente, você passará. 

A Saúde do Brasil em 2030  

Autor: Fundação Oswaldo Cruz

Leitura essencial para todos que desejam atuar na área da saúde, inclusive, estudantes de Gestão Hospitalar. Seja em hospitais privados ou públicos, é de suma importância questionar e entender sobre o setor da saúde do Brasil como um todo. 

Por isso, neste livro, a Fundação Oswaldo Cruz elaborou uma série de ensaios acerca do futuro sistema de saúde no País em 2030. Além de trazer um olhar sobre o cenário em 2012, a leitura apresenta possíveis panoramas para a saúde do Brasil, entre eles um otimista e possível, um pessimista e plausível e um inercial e provável. 

Como fazer amigos e influenciar pessoas 

Autor: Dale Carnegie 

Para todos que desejam se relacionar bem com pessoas, em qualquer ambiente, este é o livro ideal para ensinar sobre isso. 

E para você, futuro profissional de Gestão Hospitalar, que irá trabalhar diretamente com grandes equipes e terá o dever de organizá-las da melhor maneira para o bom funcionamento e produtividade de um hospital, é essencial que você saiba lidar com todos os tipos de pessoas.

Neste livro, você vai aprender a transmitir seus conhecimentos da melhor forma, exercer uma boa liderança e ainda cativar as pessoas ao seu redor. 

Marketing estratégico para a área da saúde 

Autor: Philip Kotler

Já muito conhecido dentro da área do marketing, Kotler volta sua atenção e seus métodos estratégicos de comunicação para a área da saúde neste livro. 

De acordo com ele, um marketing bem executado dentro de um hospital é capaz de promover mais confiança e fidelização, melhorando o relacionamento com o paciente a fim de proporcionar a melhor experiência possível dentro do cenário que se encontra.

E aí, já leu algum livro que tem a ver com Gestão Hospitalar dessa lista? Ou indicaria mais alguma obra para seus colegas? 

Conte para nós aqui nos comentários sobre o melhor livro de Gestão Hospitalar da sua estente! Vamos crescer juntos. 😉

Excelência e liderança pessoal – Workshop Gestão e Negócio – Profª Candice Ermel fala sobre a área

Na palestra de segunda-feira (08), do Workshop Gestão e Negócio, a Prof.ª Candice Ermel, professora de desenvolvimento pessoal e profissional nos cursos de Administração e Gestão Hospitalar da FAPUGA, abordou sobre os fatores de excelência e liderança pessoal, que resultam nos aspectos de um líder.

Considerando que cada pessoa tem talentos e habilidades especiais, em pouco menos de uma hora, Candice falou sobre a importância em identificá-los o quanto antes, pois afinal, eles podem ajudar a alcançar os objetivos estabelecidos para a vida.

“Eu vejo muitas linhas (de raciocínio) que trabalham muito com pontos que precisam melhorar, e até com um processo interno de julgamento, sempre buscando o que precisa fazer a mais com uma cobrança muito forte. E é importante vermos que se a gente utiliza nossas habilidades até pra fazer algo mais desafiador, tudo fica mais fluido. Por isso, trouxe cinco dicas que ajudarão no processo de autodescoberta”, explica a professora.

5 dicas para desenvolver a excelência e liderança pessoal

Antes de entrar nos cinco fatores essenciais na autodescoberta, a professora comentou que é necessário descobrir no que você é realmente bom e se garante 100% naquilo. Pode ser uma área em que você passa segurança ao falar ou ao fazer.

Após entender isso, você pode aperfeiçoá-los e começar seu processo de autodescoberta, evoluindo em sua área de excelência e trabalhando a liderança pessoal.

excelência e liderança pessoal

1 – Você é excelente nessa área

E isso você entende após identificar no que você tem segurança em fazer ou falar. Você não é meramente bom, mas é algo que você faz melhor do que qualquer outra coisa que faz na vida. Então, excelência e liderança pessoal é um dos seus diferenciais.

2 – Você se encontra em um estado alegre, aproveitando a experiência

Não é algo que você precisa se esforçar pra fazer ou lembrar de algum detalhe, mas sim é natural, alegre e prazeroso de fazer. Inclusive, este estado de bom-humor é um super diferencial na profissão.

3 – Está energizado, mesmo que, alguns minutos antes, você estivesse extenuado, estressado e exausto

É como se sua profissão fosse uma fonte de energia e felicidade para você. Você pode estar triste, estressado, ter passado por situações difíceis, mas mesmo assim, quando é o momento de exercer o que gosta, você se transforma.

4 – Aqueles que estão ao seu redor também ficam energizados

É como se uma carga de adrenalina fosse contagiante no ambiente em que você está fazendo o que gosta e no que é bom. Ou seja, mais possibilidades de buscar excelência e liderança pessoal na profissão.

5 – Você tem desejo de melhorar continuamente esses talentos e habilidades

Como gosta e sente prazer no que faz, você não se contenta com nada menos que tornar-se verdadeiramente extraordinário naquilo e trabalha para chegar a esse ponto. Não por ser um senso de dever ou obrigação, mas por conhecimento interior, que é um passo essencial para atingir os seus objetivos mais preciosos.

Veja o que ela diz sobre excelência e liderança pessoal:

“Independente do que está fazendo, mesmo que não esteja no lugar que gostaria de estar, é importante você se dedicar com todo seu coração e aproveitar todas as suas habilidades naquilo que você se propôs a fazer naquele momento. Dessa forma, a partir do momento que você está fazendo isso se entregando por inteiro, é como se as portas dos próximos caminhos fossem abertas. Mas se você cria resistência naquilo, está difícil e você faz de má vontade ou com mau humor, você não consegue nem que o presente seja bom e nem o futuro”, comenta.

excelência e liderança pessoal

A palestra de excelência e liderança pessoal

A palestra de excelência e liderança pessoal teve um conteúdo dinâmico e prático, questionando os alunos sobre suas habilidades, o que eles precisam desenvolver para alcançar os objetivos e qual a primeira ação concreta que farão para atingi-los.

Perdeu o horário dessa palestra e não conseguiu assistir? Fique tranquilo, essa e todas as outras estão disponíveis no portal do aluno na aba de Eventos.

Administração: principais áreas de atuação

O Bacharelado em Administração pode ser muito versátil, isso porque o diploma em ADM é requisitado para ocupação de diversos cargos em empresas de grande, médio e pequeno porte.

Não há dúvidas de que o segmento administrativo é um dos domínios profissionais mais importantes, Afinal, essa é uma das áreas que contribui para o funcionamento e manutenção do mercado. 

Os administradores são essenciais, e encontram um mercado de trabalho bastante promissor, tanto no âmbito público quanto no privado. Portanto, um diferencial dessa carreira são as diversas áreas de atuação. Você conhece quais são elas? Veja as principais áreas de atuação dos profissionais da administração!

Por que cursar administração?

  • Versatilidade: Com perfil generalista, o administrador tem uma série de opções de carreira e trabalho à frente, o que lhe permite grande flexibilidade ao longo de sua trajetória profissional.
  • Remuneração: Quem faz administração também costuma ter acesso a uma remuneração interessante – em média, entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês, ainda no início da carreira.
  • Empreendedorismo: Os administradores tem a qualificação necessária para gerir o próprio negócio. De acordo com o levantamento Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2019, os empreendedores brasileiros já somavam 52 milhões.

Conheça as principais áreas de atuação

Gestão financeira

Essa é uma das áreas de atuação mais tradicionais na administração, e consiste na aplicação de técnicas e conhecimentos para gerenciar a receita de uma organização.

Lidando diretamente com os recursos financeiros da empresa, esse é o campo em que o profissional fica responsável por gerir os custos, gastos e lucros. Além disso, o administrador fica responsável pela aplicação estratégica da receita da organização.

Logística

O setor de logística geralmente possui alta demanda, tanto na indústria quanto no comércio. Isso acontece porque o trabalho é direcionado para a eficiência nos processos de armazenagem, transporte e distribuição de produtos. É, portanto, uma engrenagem que deve funcionar sem erros para não comprometer os resultados do negócio.

Nesse caso, o administrador possui funções ligadas ao estoques, controle de entrada e saída de mercadorias, negociação de valores de fretes, e até mesmo na área importação e exportação dos produtos.

Controladoria

O administrador que trabalha com controladoria, é o responsável por acompanhar diversas atividades de uma empresa e trabalhar para garantir sua organização e eficiência. Pode se voltar para o controle de custos, para a análise de balanços,mas a principal função é avaliar os resultados e buscar meios de aperfeiçoar os processos.

Consultoria Empresarial

Os profissionais que optam por trabalhar com consultoria empresarial costumam ter mais liberdade, até mesmo porque muitos administradores pegam trabalhos como freelancer nessa área. Assim, ele pode fornecer suporte para outras empresas que precisam de soluções estratégicas ou medidas para a redução de custos, por exemplo.

Gestão de marketing

Na área de gestão de marketing, o administrador foca em reunir dados e formular estratégias para que a performance da empresa melhore através do marketing. No dia a dia, esse profissional se ocupa da realização de pesquisas de mercado, definição do perfil dos consumidores, proposição de melhorias nos processos e produtos oferecidos pela empresa, e também a criação de estratégias de interação.

Vendas

O setor comercial costuma ser o carro chefe de muitas empresas. Assim, cabe ao administrador estudar as variáveis que interferem na decisão de compra de seu público-alvo, efetuar as vendas de forma positiva, acompanhar, avaliar e trabalhar pela melhoria dos resultados a cada período.

Agora que você já conhece as principais possibilidades de atuação na administração, é possível perceber que a área é muito versátil e abre espaço para diferentes perfis. Para quem está pensando ou já ingressou no curso de administração, é interessante saber quais oportunidades você terá em sua carreira, e poder escolher qual se encaixa melhor nos seus objetivos.

Gestão Hospitalar: entenda melhor sobre essa carreira

Quando pensamos na estrutura de um Hospital lembramos de vários profissionais: enfermeiros, técnicos, recepcionistas…Mas, você sabe quem é o responsável por administrar toda essa estrutura?

Para conseguir fazer com que um hospital funcione de maneira eficiente, o profissional da gestão deve ser devidamente instruído e preparado para tal cargo. Por isso, o curso de Gestão Hospitalar vêm ganhando destaque nos últimos anos.

Assim, se a área de saúde te agrada, mas você não gosta de ter contato com sangue ou quer fazer parte do time das papeladas e resoluções, leia esse texto e veja se esse curso superior se encaixa no seu perfil profissional.

O que é Gestão Hospitalar?

A gestão hospitalar (também chamada de administração hospitalar) é o gerenciamento de sistemas de saúde: seus processos, pessoas, materiais e equipamentos, entre outras atribuições de um administrador. No entanto, muito além de um administrador, na área da saúde o profissional de gestão possui inúmeras possibilidades, e lida diretamente com questões dessa área.

A capacitação de um Gestor Hospitalar pode acontecer através de um curso superior, que pode ser uma graduação ou pós-graduação. Assim, durante a formação, os profissionais aprendem a gerir hospitais, clínicas, laboratórios, redes de farmácia ou até mesmo consultórios.

O conhecimento prévio ou interesse na área da saúde agregam à vivência destes profissionais, no entanto, uma formação anterior não é pré-requisito para quem deseja cursar Gestão Hospitalar.

A  junção de habilidades da experiência do profissional com a saúde e o gerenciamento de uma empresa do porte de um hospital, faz dessa pessoa um caso perfeito de sucesso no trabalho: um profissional completo para exercer as funções necessárias. 

No cenário em que, muitas organizações são geridas por médicos, dentistas e outros profissionais que nunca estudaram ou trabalharam com administração de empresas, um especialista em Gestão Hospitalar pode agregar valor ao negócio, devido ao seu preparo para essa função.

Qual o perfil profissional de quem faz Gestão Hospitalar?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as funções do profissional de Gestão Hospitalar, confira quais competências são necessárias no perfil profissional de quem tem interesse em seguir nessa carreira.

Habilidades de liderança

Para estar à frente de decisões tanto estratégicas quanto cotidianas, o gestor precisa ser um bom líder. Isso significa que ele deverá saber como se relacionar com todos à sua volta,

demonstrando sempre empatia e confiança para que a equipe se sinta motivada e se mantenha engajada em suas atividades.

Interesse por atividades gerenciais

Essa característica é primordial para garantir a conquista de bons resultados na gestão. Por isso, é comum que alguns profissionais que atuavam de maneira técnica na área da saúde, tenham dificuldade ao se deparar com a burocracia desse tipo de trabalho.  Quando a pessoa já possui interesse por atividades gerenciais, a adaptação se torna mais fácil, e o profissional garante mais qualidade de vida ao exercer uma atividade que atenda aos seus objetivos pessoais e profissionais.

Pensamento estratégico

A visão estratégica é essencial para quem deseja estar à frente de qualquer setor ou organização. Portanto, raciocínio lógico, postura ética e conhecimento em estratégia de negócios, são grandes diferenciais na elaboração de alternativas criativas diante de situações desafiadoras.

Bom relacionamento interpessoal

Como você já deve ter percebido, o Gestor Hospitalar lida diretamente com pessoas. Assim, lidar diretamente com outros profissionais e liderar equipes de setores diferentes, exige que além de liderança o gestor possua um bom relacionamento interpessoal. Dessa maneira, é possível garantir a harmonia no ambiente de trabalho e uma relação de transparência entre a gestão e os colaboradores.

Capacidade para trabalhar sob pressão

O dia a dia em uma instituição, principalmente na área da saúde, conta com momentos de grande tensão. Essa realidade também exige que o profissional seja dinâmico e aprenda a lidar com agilidade e destreza em questões delicadas como  orçamentos apertados, a necessidade de mão de obra qualificada, ausência de materiais e equipamentos.

Inteligência Emocional 

Reunindo algumas das habilidades citadas acima, a inteligência emocional é importante para que o profissional se mantenha equilibrado e avalie as situações de

forma estratégica, tomando decisões eficientes em tempo hábil, sem perder a

objetividade e segurança.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a carreira em Gestão Hospitalar, conta pra gente aqui nos comentários se você se interessou pelo curso e se possui as habilidades necessárias para ingressar nessa profissão.

Programação da 3ª Semana do Workshop Gestão e Negócio para alunos FAPUGA/Nepuga

O Workshop Gestão e Negócio, fomentado pela diretora geral e pedagógica, Prof.ª Ma. Dra. Ana Carolina Puga, reúne alunos e ex-alunos da IES Fapuga/Nepuga há 15 dias para falar de assuntos relacionados ao empreendedorismo. As palestras estão acontecendo de forma virtual através do portal de Eventos da instituição e vão até a segunda semana de dezembro.

Semana passada, foram abordados temas técnicos sobre gestão financeira, normatização legal para produtos e serviços de saúde e sobre formatos de administração em clínicas de estética. Passando para o lado de divulgação de um negócio, o Workshop também contou com uma aula especial sobre como se posicionar e produzir conteúdos para redes sociais. 

“Estamos muito felizes em poder realizar e trazer esses conteúdos para nossos alunos. Eles têm acesso durante o curso à conhecimentos teóricos e práticos sobre a área de formação de cada um, mas sobre empreendedorismo é essencial que tenha esse ‘intensivão’ para que possam começar seus negócios e, até mesmo, evoluir na postura profissional dentro de uma grande empresa”, comenta a Dra. Ana Carolina. 

Nesta semana, os temas vão desde a legislação para abertura de uma clínica de estética até sobre desenvolvimento pessoal, trabalhando a liderança. Veja abaixo o cronograma desta semana e já se inscreva no portal! 

Workshop Gestão e Negócio: cronograma da semana

04/11 – 19h às 20h – Legislação sanitária para um espaço de estética

05/11 – 18h às 19h – Como (Re) Estruturar o atendimento para aumentar as vendas

08/11 – 09h às 10h – Área de Excelência e Liderança Pessoal

09/11 – 14h às 15h – Quais os passos para abertura de um espaço de estética?  

Governança Corporativa: o segredo para o crescimento do seu negócio de forma estruturada

Por Rogério Matofino, estrategista de negócios e professor na Fapuga

O desenvolvimento do seu negócio é, sem dúvidas, um dos assuntos que não saem da cabeça de qualquer empresário ou gestor. Vendas, faturamento, marketing, clientes. Muitos fatores são determinantes para o crescimento na participação de mercado, seja ele qual for.

Entretanto, muitos empreendedores esquecem de investir em um dos aspectos mais fundamentais para uma expansão estruturada, sólida e sustentável: a Governança Empresarial.


A importância da Governança Empresarial

Embora seja um conceito cada vez mais difundido, a Governança Empresarial ainda suscita algumas dúvidas e confusões. Trata-se de um formato sistematizado de gestão, monitoramento e incentivo entre os diversos agentes envolvidos na administração do empreendimento.

Por meio dele, sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle têm suas relações pautadas por boas práticas – são guiados por princípios básicos, alinhados à cultura organizacional e focados na preservação e expansão da empresa.

Muitas pessoas ainda demonstram insegurança em relação ao tema, pois acreditam que a Governança Corporativa aumenta a burocratização dos processos gerenciais. Entretanto, quando aplicada da forma correta, traz uma série de benefícios que veremos a seguir.

Contribui para a qualidade da gestão da organização, aumenta seu valor de mercado e facilita o acesso a importantes recursos. Entre suas principais funções, podemos citar a garantia de um processo permanentemente transparente e a sensível redução de riscos para investidores.


Os quatro pontos básicos

A Governança Empresarial é apoiada em quatro pontos que, coordenados, garantem o aperfeiçoamento da rotina administrativa e nos resultados dos negócios. São eles:

  • Equidade 

A isonomia entre toda a cadeia de decisão e demais stakeholders devem ser levados a sério. Direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas são peças fundamentais no sistema de controle interno.

  • Accountability 

A Prestação de Contas deve ser desenvolvida de maneira clara e compreensível. Assim, as responsabilidades são distribuídas em uma matriz para que cada agente possa cumprir suas tarefas e responder por eventuais falhas no processo.

  • Responsabilidade Corporativa 

A viabilidade econômico-financeira – levando sempre em consideração as particularidades de cada corporação – necessita ser, além de um objetivo, um caminho trilhado no dia a dia.

  • Transparência 

A Governança Empresarial oferece ferramentas para que, de forma ampla, todos os interessados tenham acesso às variadas informações que compõem a vida do negócio.


Governança Corporativa e suas vantagens

Com as condições básicas para uma boa sistematização, a empresa passa a usufruir de uma série de vantagens que podem fazer a diferença para seu crescimento estruturado. 

Entre elas estão:

Competitividade

O processo de Governança Empresarial garante o cumprimento de procedimentos básicos e norteia o processo de tomada de decisões. Além disso, costuma reunir de forma sistematizada agentes de diferentes capacidades e setores – garantindo um processo mais completo e heterogêneo no desenho das estratégias.

Profissionalização

Nem todos os empreendedores possuem a capacitação técnica necessária para gestão dos diversos processos empresariais. A sistematização dos processos gerenciais pode ser uma grande aliada no momento de avaliar as melhores estratégias nos diversos âmbitos necessários à saúde da empresa.

Evita erros e fraudes

Quando seguidos os princípios básicos vistos acima, a gestão é caracterizada pela transparência e pela responsabilidade dos colaboradores. A constante prestação de contas junto ao conselho de administração garante a tranquilidade de acionistas e investidores.

Aliada dos processos de sucessão

Um dos momentos mais delicados na trajetória de uma empresa pode ser amplamente beneficiado pela Governança Corporativa. A garantia de que os novos responsáveis terão apoio e direcionamento para um caminho de expansão pré-definido é também um fator de segurança para investidores, colaboradores e clientes. 


Mas como aplicar um sistema de controle de gestão na minha empresa?

As vantagens obtidas por empresas que optam por um sistema de Governança  Empresarial costumam ser visíveis. Porém, nem sempre é simples a mudança de paradigmas administrativos já estabelecidos. Seja por conta da cultura organizacional, seja pela dificuldade de olhar para a própria organização de forma pragmática.

A busca por profissionais de consultoria pode ser a melhor opção para obter os resultados esperados. Quando somos orientados por uma pessoa ou grupo interessado em desenvolver o negócio, temos as condições necessárias para olhar e analisar a empresa como um todo. 

É imprescindível para os resultados, ainda, que se faça uma análise 360º detalhada de todas as áreas: marketing, vendas, jurídico, diretoria e atendimento. Somente assim, com a empresa bem estruturada, é possível ver resultados excelentes em termos de lucratividade.