Skip to main content

XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo – Prof.ª Dra. Thais Carmo marca presença

A Prof.ª Dra. Thais Adriana do Carmo, coordenadora das graduações da FAPUGA, marcou presença no XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo, evento que discutiu a evolução do mercado e os desafios da profissão farmacêutica no Brasil. A professora apresentou trabalho científico e contribuiu como avaliadora, destacando-se sua participação na história da área.
congresso farmacêutico
Josiele Batista
22 novembro, 2021

No período de 10 a 11 de novembro, a Prof.ª Dra. Thais Adriana do Carmo, Coordenadora das Graduações da FAPUGA, participou do XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo / XII Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas, evento organizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

Neste ano, o tema do Congresso e do Simpósio Internacional foi: O mercado se transforma e os melhores profissionais se reinventam, abordando as áreas relacionadas à profissão farmacêutica e à saúde pública: análises clínicas, práticas integrativas e complementares em saúde, mercado farmacêutico, farmácia magistral e hospitalar, o farmacêutico na Saúde Estética, entre outros. 

A prof.ª Thais já participou de outras edições do evento, e neste ano ela foi uma das avaliadoras científicas do Congresso, apresentou trabalho científico e foi ministrante em duas mesas.

“É muito bom participar desse evento que tem feito reflexões importantes sobre o mercado farmacêutico e sobre os desafios e rumos da profissão farmacêutica no Brasil. E é muito prazeroso participar como ministrante e dar a minha contribuição como avaliadora dos trabalhos científicos. Me sinto parte da história da evolução da profissão”, comenta.

Participações da Dra. Thais do Carmo no Congresso Farmacêutico

Nesta edição do Congresso Farmacêutico, a professora apresentou o trabalho científico: Evidências científicas da ação da metformina por via tópica.

Participações da Dra. Thais do Carmo no Congresso Farmacêutico

“Esse trabalho foi resultado de um projeto de iniciação científica iniciado em 2020. Como trabalho com Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, fico sempre atenta às prescrições médicas e a forma de utilização de medicamentos. E, uma aluna me apresentou uma prescrição de uma médica, indicando o uso de metformina tópica para o controle da glicemia. Como eu nunca tinha visto nada parecido, decidi fazer uma revisão sistemática. E, de fato, não encontramos nenhuma evidência que sustente o uso dessa forma. Isso é muito importante, principalmente nessa época de fake news que estamos vivendo.”

Como ministrante das duas mesas redondas no Congresso Farmacêutico, os assuntos foram sobre Osmologia, Óleos essenciais e Aromaterapia. Na mesa do II Simpósio de Óleos Essenciais, abordou, novamente, o tema das Evidências Científicas, mas desta vez, para subsidiar a prática da Aromaterapia.

“É muito importante que os prescritores tomem as suas decisões terapêuticas baseadas no conhecimento científico. Para tanto, é necessário que saibam procurar informações confiáveis e fidedignas.”

Na mesa redonda do Congresso Farmacêutico que falou sobre o “Uso medicinal dos óleos essenciais”, a professora abordou o conceito e a aplicação dos óleos essenciais, ressaltando a importância da regulamentação legal para o uso terapêutico dos mesmos. Também apresentou o trabalho realizado pelo Grupo Técnico de Trabalho de Osmologia do CRFSP do qual é coordenadora adjunta.

Uso medicinal dos óleos essenciais
lavender oil in a glass bottle on a background of fresh flowers. Horizontal close-up

“Cada vez mais as pessoas têm buscado práticas integrativas e complementares para cuidarem da saúde, inclusive, a Aromaterapia. E cabe a nós, profissionais de saúde, tomar os cuidados necessários e orientar a população sobre o uso correto e os possíveis riscos que podem acontecer com tais práticas”, finaliza.

Josiele Batista
Administrador
Veja mais Noticias

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *