Skip to main content

Game based learning: 3 motivos para incentivar jogos online no trabalho

Se antes os jogos online eram sinônimos de distração, hoje podem colaborar para produtividade e bem-estar emocional do colaborador no trabalho.
  • Nome: Rodrigo Nunes
  • Nome: Josiele Batista
jogos online

Os jogos online dominaram a lista de atividades que trazem maior prazer para jovens e adultos de todas as idades. Segundo uma pesquisa da empresa Newzoo, aproximadamente mais de 2.5 bilhões de pessoas no mundo jogam. 

Quando passamos para o cenário brasileiro, estima-se que 66,3% da população jogam em diversos tipos de dispositivos e têm entre 25 e 34 anos. Isso porque jogar é relaxante para muitas pessoas, por isso, só na Fapuga existem metodologias de Aprendizagem Baseada em Jogos, Game Based Learning, por exemplo. 

No universo corporativo, é muito comum que colaboradores joguem em horários de pausa ou até mesmo acompanhem competições de games online ao vivo enquanto trabalham, através de aplicativos como Twitch, Discord e Youtube.

Para muitos gestores, esse hábito poderia ser facilmente entendido como uma distração para afetar a produtividade da equipe. Mas muito pelo contrário, na verdade, dar essa liberdade pode contribuir para a execução de um trabalho de excelente qualidade. 

O que é game based learning? 

No universo do ensino, em escolas e faculdades no exterior, a Aprendizagem Baseada em Jogos é muito bem explorada tanto para passar conteúdos, quanto para praticar o que já foi aprendido, de forma que são estabelecidas relações do mundo real por meio de analogias e simulações no mundo virtual. 

Cada vez mais utilizada em todo o mundo, a metodologia Game Based Learning estimula o desenvolvimento das soft skills necessárias para formular planos e vencer num ambiente de competição e colaboração saudável. 

Utilizar ferramentas já conhecidas pelos jovens faz toda a diferença na hora da aprendizagem, e os jogos online são uma maneira didática muito cativante para desenvolver conhecimento e práticas entre jovens e adultos. 

3 motivos para incentivar jogos online

Mesmo em ambientes de trabalho, permitir que funcionários assistam aos games online pode gerar condições para o rápido cumprimento de tarefas e demandas. Inclusive, já vimos que é comum que colaboradores acompanhem competições de seus games favoritos enquanto estão trabalhando, e isso aumenta a qualidade emocional e bem-estar da pessoa. 

É o caso do designer Gabriel Silvestre, que trabalha no time de marketing de uma empresa. Para realizar suas demandas é necessário trabalhar com duas telas, mas isso também contribui para que ele consiga acompanhar algo que goste enquanto trabalha.

“Sinto que desperta a criatividade em mim, a vontade de permanecer ali fazendo as tarefas do dia. Gosto muito de ver streams de Counter Strike e jogos de futebol, pois são coisas que eu gosto e me transmitem uma boa sensação enquanto trabalho”, conta.

Situações em que os funcionários possam realizar partidas de games entre si, podem também ser mais uma forma atrativa de unir e aumentar a produtividade do trabalho em equipe.

Diante disso, separamos três motivos para incentivar jogos online, seja em ambientes de trabalho, escolas ou em casa. Claro, na quantidade de tempo correta, sem ultrapassar os limites do bom senso. 

1- Alívio do estresse em tempos difíceis 

Sim, os jogos online podem se tornar uma válvula de escape após um dia estressante e crises que abalam o psicológico de qualquer pessoa. Jovens e adultos estão cada vez mais preocupados com a economia, carreiras, famílias e também com doenças. 

Estudos mostram que os jogos online podem ajudar a gerenciar e reduzir o estresse acumulado do dia a dia, isso porque as histórias em jogos online e a necessidade de pensar em estratégias para vencer pode ocupar o espaço na mente de preocupações cotidianas. 

Ou seja, em vez de ficar ansiosos com toda a incerteza ao nosso redor, podemos escapar por meio de um jogo. Inclusive, as melhores empresas não apenas apoiam os objetivos de carreira de seus funcionários, como também apoiam seu bem-estar geral. 

Além disso, é necessário que jogue de forma regular, pois não é apenas um jogo que será capaz de gerenciar o estresse, mas deve ser algo regular. Jogos online onde você cuida de um jardim ou fazenda podem ser uma excelente ferramenta de relaxamento do dia a dia. 

2- Jogos online podem melhorar a produtividade 

O trabalho traz fadiga cognitiva, o que impacta na produtividade. É semelhante a ter um bloqueio criativo de um escritor, por exemplo, mas no local de trabalho. Esse tipo de estresse mental pode impedi-lo de gerar suas melhores ideias e trabalho. 

Em uma empresa norte-americana, após migrar para o formato remoto de trabalho, o diretor percebeu que seus colaboradores estavam lidando não apenas com trabalho regular, mas também precisavam se comunicar mais e lidar com distrações em suas casas.

Por isso, instituiu uma política de encerrar reuniões com cinco ou 10 minutos de antecedência e pedir para que todos jogassem paciência ou outro jogo de sua escolha. 

“Pode parecer uma política estranha, mas nosso objetivo é criar um processo em que nossa equipe seja forçada a se desengajar cognitivamente. Ultimamente, realizamos pesquisas de engajamento de funcionários semanalmente e nossos funcionários disseram que essa política foi uma das melhores que implementamos desde o início da fase”, conta o diretor. 

3- Conectam pessoas e faz equipes socializarem

No escritório ou nas escolas, você pode conversar espontaneamente, brincar e almoçar juntos. Mas as empresas que mudaram para uma configuração remota enfrentam uma nova realidade. 

Não há mais conversas simples, um “Ei, como foi seu fim de semana?”, conversas rápidas no elevador ou até a entrada no escritório. Essa é uma realidade também vista em escolas e faculdades, uma vez que existe o Ensino a Distância.

Felizmente, os jogos online têm um histórico de serem usados ​​como ferramentas de formação de equipes. E nesses momentos, percebemos o quanto a metodologia Game Based Learning pode ser proveitosa em vários sentidos, pois além de ser uma das melhores formas para absorver e entender conteúdos, os jogos online também unem pessoas e criam laços. 

Da socialização, ao bem-estar e à produtividade, os jogos online podem ter um lugar na sua empresa e, claro, em escolas. No entanto, eles têm o potencial de ser uma distração também. Defina expectativas claras sobre quando e por que os funcionários podem jogar e você levará seu negócio para o próximo nível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *