Skip to main content

Gamificação no espaço de trabalho: conheça 5 cases de sucesso

Conheça 5 grandes empresas que conquistaram ótimos resultados aplicando a gamificação no espaço de trabalho.

De todos os desafios que o mundo dos negócios enfrenta dia após dia, um dos mais preocupantes atualmente é, sem dúvida, a falta de engajamento dos trabalhadores. Afinal, esse é um problema que não afeta somente a produtividade das empresas, como o bolso também: de acordo com uma pesquisa feita pelo instituto americano Gallup, os Estados Unidos perdem quase 370 bilhões de dólares anualmente devido a funcionários desmotivados.

Em um cenário como esse, a falta de atitude não é uma opção. E uma que vem sendo cada vez mais tomada para contornar essa situação é a adoção da gamificação no espaço de trabalho.

No artigo de hoje, selecionamos 5 cases de sucesso que mostram como as técnicas da gamificação ajudam a impulsionar a produtividade e a motivação dos trabalhadores ao redor do mundo.

1) Salesforce

A plataforma Trailhead, da Salesforce, é um ótimo exemplo da eficiência da gamificação no espaço de trabalho.

Trabalhar com vendas é como andar em uma grande montanha russa todos os dias. Há momentos de extremo entusiasmo, em que tudo parece próspero e constante, e outros de total desmotivação.

Garantir o brilho no olhar pode ser uma missão quase impossível dependendo do contexto e do momento, e é aí que os elementos da gamificação podem ser de extrema ajuda. Rankings, competições e recompensas são, comprovadamente, grandes motivadores de vendas.

Além disso, a área de vendas sofre com uma grande escassez de bons profissionais. O dom da persuasão é algo difícil de encontrar e mais difícil ainda de ensinar. 

Pensando em todos esses desafios, a Salesforce criou Trailhead, uma plataforma de aprendizagem on-line totalmente gamificada que oferece módulos de treinamento interativos sobre os produtos da empresa. Utilizando elementos típicos da gamificação, como pontos, selos e rankings, o Trailhead já impulsionou mais de 2 milhões de profissionais a querem aprender mais sobre o próprio ofício e alavancar suas carreiras.

2) McDonald’s

A relação da gigante do fast-food McDonald’s com o mundo dos games não é recente. No passado, os personagens que ilustravam os comerciais e restaurantes da rede já chegaram a estrelar os seus próprios jogos.

Porém, nada se compara ao projeto Till Training Game, um programa de treinamento gamificado utilizado para capacitar os funcionários da lanchonete. 

Em um ambiente que simula o processo de pedidos e pagamentos de um restaurante do McDonalds, o Till Training Game utiliza elementos como pontos e o “passar de fase” para motivar os empregados a melhorar sua performance e engajamento no trabalho. 

E os números mostram que a iniciativa deu certo certo, já que o game registrou mais de 500.000 downloads apenas no seu mês de lançamento. Além disso, a plataforma também tem ajudado a aumentar a satisfação dos clientes e a retenção de funcionários.

3) Microsoft

O Microsoft Office é uma figura onipresente em todo o mundo corporativo. Poucas são as empresas que não utilizam pelo menos um de seus recursos. Nas descrições de vagas de emprego, o tópico “conhecimentos em Pacote Office” quase sempre está presente.

Dado este cenário, não é preciso pensar muito para concluir que aprender a utilizar o Office é um requisito básico para qualquer profissional. E há uma forma muito mais estimulante de se fazer isso do que os cursos e tutoriais tradicionais.

O programa de treinamento Ribbon Hero é uma plataforma que utiliza a gamificação para ensinar os principais recursos e funcionalidades do Microsoft Office. Por meio de uma série de desafios, o usuário aprende ao mesmo tempo em que é impulsionado por recompensas e pelo próprio senso de satisfação pessoal que a linguagem dos jogos proporciona. Não à toa, o Ribbon Hero já foi baixado mais de 1 milhão de vezes.

4) Google

A preparação para o mercado de trabalho deve começar muito antes do ingresso nele. Pensando nisso, a Google desenvolveu o Code-In, uma competição de programação para estudantes de 12 a 17 anos que ocorreu anualmente entre 2010 e 2019. 

Nesses quase 10 anos em que a iniciativa foi realizada, mais de 10.000 estudantes oriundos de mais de 100 países participaram de um torneio gamificado cheio de desafios que visavam desenvolver suas habilidades de programação. O incentivo extra ficava por conta do acúmulo de pontos e da possibilidade de subir no ranking geral. O resultado disso tudo? O mundo da programação foi desmistificado para um sem número de jovens e novos talentos do mundo da computação puderam ser identificados.

5) Deloitte

Formar novos e bons líderes é uma iniciativa fundamental para garantir o futuro do mundo dos negócios. E a gamificação também pode ser uma aliada eficiente deste processo.

Um exemplo muito bem-sucedido é a Leadership Academy criada pela empresa de auditoria Deloitte. Trata-se de um programa gamificado de desenvolvimento de líderes que oferece simulações, avaliações e mentorias para os seus participantes.

Todo o processo de capacitação ocorre dentro de um ambiente gamificado repleto de gatilhos que despertam a motivação do participante. Desde que foi lançada, a Leadership Academy atraiu mais de 100.000 participantes em mais de 160 países, pessoas que saíram da experiência com uma bagagem ampliada em skills como liderança, colaboração e inovação, rumo a uma carreira de sucesso como líderes de alta performance.

Superando desafios com a gamificação no espaço de trabalho

Como você pôde ver, a gamificação é uma ferramenta poderosa para o ambiente profissional. Por meio dela, é possível combater um dos desafios mais urgentes e prejudiciais para as empresas, que é a falta de motivação da força de trabalho.

As grandes empresas que mencionamos aqui são só o topo deste grande iceberg. O universo da gamificação é amplo como um jogo de mundo aberto. E como bons jogadores, é nossa missão explorá-lo e encontrarmos nosso próprio caminho e sucesso dentro dele.

Adaptado de: Level Up Your Workplace: 5 Inspiring Examples Of Gamification In Action

Graduado em Publicidade e Propaganda, atua desde 2018 como redator de marketing, conteúdo, mídias sociais e publicidade. Possui em sua bagagem passagens por importantes agências e empresas, onde pôde ter contato com diferentes mercados e temas. Atualmente, cria conteúdos sobre gamificação para o blog Fapuga News.
Veja mais Noticias
Escrito por Ricardo Saltarelli

Como aplicar a gamificação no marketing

07 junho, 2024
Escrito por Ricardo Saltarelli

Mad skills: como seus hobbies podem impactar sua vida profissional

04 junho, 2024
Escrito por Ricardo Saltarelli

Saiba o que é Game-Based Learning

23 maio, 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *