Soft skills e tipos de games
A relação entre os tipos de games e as soft skills
Cada vez mais os meios acadêmicos e empresariais se esforçam para entender como que os praticantes de jogos eletrônicos de videogames desenvolvem intuitivamente inúmeras Soft Skills (habilidades comportamentais que um indivíduo possui na condução de suas atividades diárias).
Elas são aquelas qualidades ou habilidades tão desejáveis nos currículos e nos profissionais. Por exemplo,
- Flexibilidade cognitiva,
- Comunicação e
- Gerenciamento de estresse, entre muitas outras.
Uma das hipóteses mais aceitas hoje em dia é que existe uma relação entre os diferentes tipos de games versus tipos de soft-skills.
Ou seja, para cada tipo de jogo eletrônico, um determinado grupo de qualidades é mais ou menos desenvolvido.
Os melhores tipos de games
O desenvolvimento das habilidades comportamentais depende a grosso modo do tipo de interação que geralmente os jogadores têm nesses videogames.
Além do mais, é razoável admitir que quando alguém está jogando Counter Strike (jogo de tiro) desenvolve um grupo de qualidades diferentes daquele que está jogando Candy Crush (jogo de puzzle).
Por exemplo, as ações de liderança juntas aos membros de uma equipe são bem diferentes das ações necessárias para a resolução de um quebra-cabeças.
É notório que as ações realizadas durante as partidas de variados tipos de Games podem ser bem diferentes.
As conquistas
Neste artigo procura-se analisar algumas das ações de videojogos mais recorrentes de acordo com o seu tipo, explicando de forma geral as suas diferenças. E, por fim, tentando estabelecer uma hipótese entre os tipos de games e as habilidades comportamentais (soft skills) que são praticadas.
Tal hipótese já foi anteriormente estudada em Barr (2017), revelando que jogar videogames podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades como comunicação, adaptabilidade e iniciativa.
Para testar o quanto que a prática de um determinado tipo de videogame contribui no desenvolvimento de softs skill utilizamos as “Conquistas”.
Os treinamentos
Considerando que para jogar um videogame é necessário desempenhar um conjunto de ações sob regras, diretrizes e objetivos.
Logo, a necessidade de utilizar competências para o correto desempenho de uma série de ações ‘empacotadas’ em um Achievement e também dermos alguns valores quantitativos dependendo do grau de complexidade de aquisição podemos medir o treinamento de cada habilidade.
Graças ao projeto xBadges mencionado, desenvolvemos uma metodologia que nos permite estabelecer uma relação direta entre as Conquistas do videogame e o treinamento de Soft Skills. É necessário realizar uma série de ações que exigem o uso de uma ou mais Soft Skills para obter uma conquista.
A comunicação
Por exemplo, para obter a conquista “Regra da Misericórdia” (mate toda a equipe adversária sem baixas em sua equipe) no CS:GO você precisa estabelecer uma boa comunicação com seus companheiros de equipe.
Ela serve para saber onde estão os inimigos e como defender seu lugar trabalhando juntos, achamos que você estará treinando habilidades de trabalho em equipe e coordenação, entre muitas outras.
Soft Skills em gêneros para os variados tipos de Games
Para melhorar nossa técnica de atribuição de Habilidades a Conquistas, pensamos que usar a divisão de videogames por gênero pode nos ajudar muito.
Por quê? Como os videogames são divididos em gêneros e como esses grupos compartilham uma série de modos e características de jogabilidade, estes podem ser traduzidos em ações realizadas de maneira muito semelhante.
Game based learning: 3 motivos para incentivar jogos online no trabalho
Neste caso, teríamos interações muito semelhantes e, provavelmente, também, realizações semelhantes conforme os tipos de Games.
Por exemplo, um jogador que joga futebol está desenvolvendo habilidades quase idênticas a outro jogador que joga um IP alternativo (ou seja, um jogador usando FIFA e o outro jogando PES).
Talvez as únicas diferenças notáveis estejam no fato de terem suas próprias Conquistas, mas jogar uma quantidade de horas vai treinar essas habilidades de forma bem parecida independente de qual seja jogada.
Deixe um comentário