Skip to main content

Soft skills e tipos de games

A relação entre os tipos de games e as soft skills Cada vez mais os meios acadêmicos e empresariais se esforçam para entender como que os praticantes de jogos eletrônicos de videogames desenvolvem intuitivamente inúmeras Soft Skills (habilidades comportamentais que um indivíduo possui na condução de suas atividades diárias). Elas são aquelas qualidades ou habilidades […]

A relação entre os tipos de games e as soft skills

Cada vez mais os meios acadêmicos e empresariais se esforçam para entender como que os praticantes de jogos eletrônicos de videogames desenvolvem intuitivamente inúmeras Soft Skills (habilidades comportamentais que um indivíduo possui na condução de suas atividades diárias).

Elas são aquelas qualidades ou habilidades tão desejáveis ​​nos currículos e nos profissionais. Por exemplo,

  • Flexibilidade cognitiva,
  • Comunicação e
  • Gerenciamento de estresse, entre muitas outras.

Uma das hipóteses mais aceitas hoje em dia é que existe uma relação entre os diferentes tipos de games versus tipos de soft-skills.

Ou seja, para cada tipo de jogo eletrônico, um determinado grupo de qualidades é mais ou menos desenvolvido.

tipos de Games

Os melhores tipos de games

O desenvolvimento das habilidades comportamentais depende a grosso modo do tipo de interação que geralmente os jogadores têm nesses videogames.

Além do mais, é razoável admitir que quando alguém está jogando Counter Strike (jogo de tiro) desenvolve um grupo de qualidades diferentes daquele que está jogando Candy Crush (jogo de puzzle).

Por exemplo, as ações de liderança juntas aos membros de uma equipe são bem diferentes das ações necessárias para a resolução de um quebra-cabeças.

É notório que as ações realizadas durante as partidas de variados tipos de Games podem ser bem diferentes.

As conquistas

Neste artigo procura-se analisar algumas das ações de videojogos mais recorrentes de acordo com o seu tipo, explicando de forma geral as suas diferenças. E, por fim, tentando estabelecer uma hipótese entre os tipos de games e as habilidades comportamentais (soft skills) que são praticadas.

Tal hipótese já foi anteriormente estudada em Barr (2017), revelando que jogar videogames podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades como comunicação, adaptabilidade e iniciativa.

Para testar o quanto que a prática de um determinado tipo de videogame contribui no desenvolvimento de softs skill utilizamos as “Conquistas”.

tipos de Games

Os treinamentos

Considerando que para jogar um videogame é necessário desempenhar um conjunto de ações sob regras, diretrizes e objetivos.

Logo, a necessidade de utilizar competências para o correto desempenho de uma série de ações ‘empacotadas’ em um Achievement e também dermos alguns valores quantitativos dependendo do grau de complexidade de aquisição podemos medir o treinamento de cada habilidade.

Graças ao projeto xBadges mencionado, desenvolvemos uma metodologia que nos permite estabelecer uma relação direta entre as Conquistas do videogame e o treinamento de Soft Skills. É necessário realizar uma série de ações que exigem o uso de uma ou mais Soft Skills para obter uma conquista.

A comunicação

Por exemplo, para obter a conquista “Regra da Misericórdia” (mate toda a equipe adversária sem baixas em sua equipe) no CS:GO você precisa estabelecer uma boa comunicação com seus companheiros de equipe.

Ela serve para saber onde estão os inimigos e como defender seu lugar trabalhando juntos, achamos que você estará treinando habilidades de trabalho em equipe e coordenação, entre muitas outras.

Soft Skills em gêneros para os variados tipos de Games

Para melhorar nossa técnica de atribuição de Habilidades a Conquistas, pensamos que usar a divisão de videogames por gênero pode nos ajudar muito.

Por quê? Como os videogames são divididos em gêneros e como esses grupos compartilham uma série de modos e características de jogabilidade, estes podem ser traduzidos em ações realizadas de maneira muito semelhante.

Game based learning: 3 motivos para incentivar jogos online no trabalho

Neste caso, teríamos interações muito semelhantes e, provavelmente, também, realizações semelhantes conforme os tipos de Games.

Por exemplo, um jogador que joga futebol está desenvolvendo habilidades quase idênticas a outro jogador que joga um IP alternativo (ou seja, um jogador usando FIFA e o outro jogando PES).

Talvez as únicas diferenças notáveis ​​estejam no fato de terem suas próprias Conquistas, mas jogar uma quantidade de horas vai treinar essas habilidades de forma bem parecida independente de qual seja jogada.

Rodrigo Nunes
Administrador
Atualmente presidente e mantenedor da Faculdade FAPUGA (2018-atual), é idealizador e palestrante da metodologia de ensino Game-to-Work (G2W) no Brasil. Defensor e precursor da tese que os GAMES desenvolvem habilidades de negócios altamente valorizadas e procuradas no mercado de trabalho.Tudo isso, faz com que ele crie uma empatia pelo público, desenvolvendo métodos próprios de ensino para quem joga, assiste séries e é viciado em streaming e séries. Acredita que potencialidades e habilidades exigidas pelo mercado podem ser melhor aprendidas e desenvolvidas por quem prática essas ações. Hoje seu brilho nos olhos vem através da mudança de vida proporcionada por suas instituições de ensino, que, trazem novos horizontes a seus alunos.Também aplica em sua vida pessoal os conceitos da administração: dedica seu tempo livre entre a família e seus hobbys. Viciado em endorfina, pratica triathlon (TOP 10 tri-atleta, modalidade Sprint, categoria 40-44, Troféu Brasil 2023) e joga diversos games: Warcraft III, StarCraft 2 e World of WarCraft, são seus preferidos. Também aprecia séries como Star Wars, Harry Potter e a série Stranger Things, que assiste com suas sobrinhas.O MBA de Administração Acadêmica Universitária (2017-2018) o ajudou a solidificar e fundar a IES Fapuga que atualmente é credenciada no MEC.Fez mestrado stricto-sensu em Gestão de Negócios (2004-2006), foi delegado de educação; presidente de comissão administrativa (XXXI CONAP – 2005 e XIX CNPG – 2005), diretor de cultura e eventos (ANPG 2005), além de professor universitário de Administração em diversas IES.Nunes iniciou sua vida acadêmica durante sua graduação em Administração pela PUC/SP (1999) e coordenador de comércio eletrônico (PUC-JR/SP – 2000); Ele reúne inúmeros prêmios em sua passagem como  graduando: vencedor do Campeonato Nacional de Universidades, em Embu das Artes – SP, Students in Free Enterprise – SIFE/Brasil (1999) e prêmio Hookie of the Year – time revelação do ano, no campeonato internacional Students in Free Enterprise – SIFE (atual Enactus) em Kansas City – Missouri – USA, Students in Free Enterprise – SIFE – USA (2000); melhor trabalho de conclusão de curso na área de Administração pela FEA-PUC/SP (2003); E melhor trabalho de Iniciação Científica em Administração pela FEA-PUC/SP (2003). Além disso, aos 17 anos de idade, também foi pioneiro do e-commerce e criou a segunda loja virtual no Brasil (1997 – 2001), dos lendários Krugans Kimonos (inventores e pioneiros no Jiu-Jitsu mundial), onde fornecia kimonos para o mundo todo e lutadores famosos dos primeiros UFCs eram clientes de seu negócio.
Veja mais Noticias
Escrito por Ricardo Saltarelli

Como aplicar a gamificação no marketing

07 junho, 2024
Escrito por Ricardo Saltarelli

Mad skills: como seus hobbies podem impactar sua vida profissional

04 junho, 2024
Escrito por Ricardo Saltarelli

Gamificação no espaço de trabalho: conheça 5 cases de sucesso

31 maio, 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *