Skip to main content

Férias letivas – confira essas 5 dicas para aproveitar esse período da melhor forma possível

O momento é de férias letivas na Fapuga. E, apesar de destacar aqui tudo o que é realizado nos momentos que não são de férias, a gente sabe que esse período é muito aguardado por todos. Se você está lendo isso, com certeza faz parte de um desses grupos: ou você é aluno e está […]

O momento é de férias letivas na Fapuga. E, apesar de destacar aqui tudo o que é realizado nos momentos que não são de férias, a gente sabe que esse período é muito aguardado por todos.

Se você está lendo isso, com certeza faz parte de um desses grupos: ou você é aluno e está aproveitando este momento de sombra e água fresca, ou então está sonhando com o próximo período de descanso (tanto, que está se planejando ansiosamente para isso – sem falar no professores, um oi especial para vocês.

Seja lá a qual dos grupos pertence, e como essa matéria chegou até você, o momento vai ser oportuno para pegar essas dicas e, quem sabe, aplicar uma delas para aproveitar suas férias.

1 – As férias não são um job (ou pelo menos não deveriam ser)

Se você se identifica com a linha de pensamento “trabalhe enquanto eles dormem” talvez tenha até pulado esta primeira dica, mas não deixa de ser importante ressaltar: férias servem para descansar.

E se você tentar utilizar esse período para ser extremamente produtivo, fazendo várias listas, se inscrevendo em dezenas de cursos, se matriculando (de novo) na academia… Enfim, se você enxergar esse tempo como o de tirar atraso em relação a tudo o que gostaria de ter feito durante o período letivo, e não fez; sinto muito, mas provavelmente o check que vai ser ticado é o da lista de frustrações.

Aproveite o seu tempo para fazer um balanço da sua vida. Se você não conseguiu realizar a maior parte de tudo o que planejou, talvez seja o momento de rever suas prioridades, e não tem problema nenhum em se permitir, dormindo até mais tarde, maratonando uma série. Enfim, tente estabelecer objetivos reais, e possíveis, aproveitando o tempo extra também para descansar.

Porém, caso esteja realmente buscando produtividade até no período de férias letivas, no perfil da Fapuga no Instagram, você encontra outras 5 dicas nesse sentido:

2 – Sabe aquelas anotações de dicas?

Tenho certeza que, durante o período letivo, você anotou ou salvou diversos conteúdos para acessar quando tivesse tempo extra. Bom, esse momento chegou. Abra seu bloco de notas, caderno, redes sociais, seja lá o que você utilizou para anotar dicas, que podem ter vindo de um professor, colega, ou influenciador digital.

Ter referências é muito importante, e se você está dispondo de um tempo para fuçar as dicas de livros, filmes, aplicativos e jogos, ou simplesmente se aprofundar mais em algum tema que você gostou muito durante as aulas e tinha se esquecido. O momento é esse.

3 – Revise pelo menos um conteúdo estudado no último semestre

Na mesma linha da dica anterior, que tal dar uma olhada no seu material de estudos e selecionar pelo menos um conteúdo para revisar?

Revisar algo que já foi estudado ajuda muito a fixar de verdade o aprendizado de um tema específico. Se quiser fazer direito, não fique só na leitura, não.

Por isso: alguns passos que podem tornar mais eficiente a sua revisão são:

  1. Dê uma olhada geral, procurando no material por títulos, imagens e palavras chave sobre aquele tema. Assim, você já vai puxando da memória o que se lembra;
  2. Elabore algumas perguntas em cima dessa primeira olhada, perguntas que você vai tentar responder ao longo da revisão;
  3. Revise o material, tentado buscar as respostas para as perguntas elaboradas anteriormente;
  4. Depois de finalizar a revisão (ou uma parte da matéria, caso seja muito extensa), tente responder suas perguntas em voz alta – de repente, mande um  áudio para alguém, ou então tente explicar para uma pessoa próxima. Se não conseguir responder todas as perguntas, esse pode ser o momento também de uma pesquisa extra;
  5. Faça anotações das suas descobertas mais importantes;
  6. Revise as anotações, se perguntando “será que compreendi o suficiente?”

Esses passos foram baseados nas dicas da cientista Gabriela Bailas sobre como ler artigos ou materiais didáticos de forma eficiente.

Essas dicas foram adaptadas aqui no sentido de incentivar um estudo que não seja passivo, mas engajado e curioso, para aproveitar ao máximo os materiais a que você tem acesso na Faculdade. Assim, o método não serve apenas para revisar, mas para estudos no geral. Se o assunto te interessar, vale a pena explorar outros conteúdos da Gabriela em seu canal,  o Física e Afins no YouTube.

férias letivas

4 – Faça os cursos de extensão da Fapuga

Já falamos aqui no blog sobre todos os cursos de extensão, que estão disponíveis em fapuga.edu.br. Mas vale a pena falar de novo e relembrar, já que é uma excelente alternativa para quem está de férias. É só acessar, no menu, a aba Ensino, em que você encontra a parte de “Extensão Universitária”, com todos os cursos disponíveis.

Assim, você pode estudar assuntos dos mais específicos aos mais abrangentes nas áreas de Administração e Gestão Hospitalar, através de materiais em texto, vídeo-aulas, estudos de casos e atividades para fixação. Tudo isso elaborado pelos mestres e doutores docentes da Fapuga.

Além de se aprofundar nos tópicos abordados, todos os cursos oferecem certificados, que podem ser utilizados para abater horas complementares.

5 – Atualize seu LinkedIn

Esta última dica é um empurrãozinho para você não deixar escondido tudo o que você tem aprendido. No LinkedIn, e em outras plataformas, você tem um meio para mostrar aos recrutadores do que você é capaz, então aproveite.

Você também pode aproveitar para se atualizar sobre as oportunidades de trabalho disponíveis e, mesmo se não for se candidatar, ter uma noção melhor de como está o mercado, quais habilidades estão sendo exigidas – e, com isso, quais cursos e capacitações podem ser os mais importantes para você se dedicar neste momento da sua carreira.

Então é isso. Aproveite o seu tempo de férias letivas. E lembre-se que descansar também é uma forma de aproveitar seu tempo, para recobrar as energias e voltar ao período de aulas com tudo.

Leda Trevizoni
Editorial
Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *