Skip to main content

Dr Eduardo Maróstica fala sobre como se autopromover | #4 Podcast Fapuga

O Dr Eduardo Maróstica fez uma participação especial na edição mais recente do Podcast Fapuga, tratando sobre como se autopromover e trazendo muita inspiração para desenvolvimento de carreira.

Na última semana, ocorreram as gravações de mais um episódio do Podcast Fapuga, em sua edição #4. Diferente das edições anteriores, dessa vez tivemos a participação de um ilustre convidado, o mestre, empresário e palestrante Dr. Eduardo Maróstica, presente para falar principalmente sobre como se autopromover no mercado de trabalho.

O tema foi escolhido pelos alunos da Fapuga como principal interesse para uma palestra que aconteceria na instituição e já contava então com participação confirmada de pessoas para lotar uma das salas da faculdade.

Dr Eduardo Maróstica é sócio fundador da Core Business, PHD  em Estratégia e Gestão Empresarial  e mestre  junto a diferentes instituições de ensino superior em disciplinas como Gestão, Estratégia, Vendas, Marketing, Transformação Digital e Relacionamento com Clientes.

Na ocasião definida para a palestra, porém, uma greve de metroviários na cidade de São Paulo mudou um pouco o planejamento, e preferimos aproveitar a presença do professor Maróstica na gravação de um podcast, deixando a palestra para uma nova oportunidade, em que todos os inscritos possam estar presentes.

#4 Podcast Fapuga: Autopromoção não basta – Dr. Eduardo Maróstica

Como se autopromover não basta

Para começar, o professor fez questão de falar sobre como se promover não basta em si, é preciso fazer acontecer, ter ambição e demonstrar esses atributos.

“Nós temos que ter equilíbrio e encontrar a justa medida entre se autopromover e exagerar, entre ter conteúdo e passar uma posição de soberba ou arrogância. Então, a autopromoção é dar visibilidade para o público, para quem você quer conversar, para que eles possam enxergar em você seus valores, seus diferenciais competitivos e mostrar que, ao atrair esse público, você tem consistência para manter e honrar tudo isso.”

A conversa partiu então de como se autopromover, tema mais votado entre os inscritos na palestra, e se desdobrou para outros sentidos do desenvolvimento profissional, como a valorização dos estudos e o esforço para alcançar os próprios objetivos.

Falando assim, pode parecer que não há nada de novo para se tirar deste episódio, mas o panorama desses lembretes tem muito a ensinar. Maróstica fala um pouco sobre momentos de sua experiência, de forma que o papo não se estabelece apenas no discurso, mas se torna um respiro de inspirações para redefinir a rota da carreira, buscando entender o que realmente importa nela.

Os 3Cs essenciais na ação em busca do desenvolvimento

Nesse sentido, o palestrante oferece um guia que chama de 3 Cs. Para ele, é preciso estar atento ao que devemos Começar, Cessar e Continuar, como uma análise orientadora das próprias ações e como entender se elas estão ou não voltadas para a realização dos próprios objetivos.

Ou seja, uma reflexão honesta sobre o que precisa ser feito para alcançarmos um objetivo traçado, o que precisamos parar o quanto antes, e em que sentido estamos no caminho certo. A ideia é se aproximar dos objetivos que parecem distantes devido a descuidos ou maus hábitos. 

Alexandre Fiacadore e Gládis Linhares conduziram esta edição do Podcast Fapuga

São as pessoas que fazem acontecer

Aliado a isso, Maróstica se volta bastante para os relacionamentos interpessoais, assumindo que são os interesses das pessoas que movem o mundo, sendo assim crucial a atenção para com quem nos relacionamos e porque mantemos essas relações, se elas fazem sentido para quem somos e mesmo para quem buscamos ser.

Junto às pessoas certas é possível chegar mais longe, lembra o professor. Essa noção serve tanto ao contexto de autodesenvolvimento profissional quanto à visão de gestores e administradores que lideram pessoas.

No segundo caso, é abordada também a necessidade de estabelecer objetivos claros dentro da própria equipe. Afinal, as pessoas precisam ter objetivos claros, tanto no campo pessoal como nas noções organizacionais, são esses objetivos que as movem.

Esses são apenas alguns dos pontos desenvolvidos ao longo desta hora muito inspiradora de conversa. Partindo de como se autopromover e de vários dos aspectos que fazem com que a autopromoção não seja vazia, mas seja um vislumbre de toda a capacidade e competência construída, esse é mais um episódio imperdível do Podcast Fapuga.

Leda Trevizoni
Editorial
Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *