Skip to main content

É melhor fazer faculdade à distância ou presencial? Aluno Fapuga fala sobre sua experiência

Ficar entre a faculdade à distância e a presencial pode ser uma dúvida difícil de resolver, especialmente com a oferta de cursos disponível atualmente. Nessa matéria, você vê como o modelo presencial é a melhor opção.

A faculdade à distância pode funcionar melhor, dependendo da rotina e organização de cada um. Mas, em comparação, além de investir na mensalidade e material da faculdade, também pode ser necessário um investimento em equipamento e comodidades que impeçam (ou ao menos atrapalhem) o aluno de ingressar o quanto antes em um curso superior.

Um dos principais diferenciais contidos no modelo presencial de ensino é o suporte disponível, a infraestrutura para suprir as necessidades quanto a tecnologia, conforto, comodidade e segurança para cada aluno.

Afinal, fica muito difícil se concentrar e se dedicar sem o espaço adequado para tanto – algo especialmente presente durante o período de pandemia, em que muitas pessoas precisaram trabalhar ou estudar na própria casa, por tanto limitadas às condições nem sempre ideais de um escritório domiciliar improvisado.

Tivemos a oportunidade de entrevistar um dos alunos da Fapuga, e na ocasião ele nos contou um pouco sobre como as comodidades disponíveis na faculdade tem facilitado, e muito, seu processo de aprendizado.

Aluno de Administração, o exemplo do Romeo Fernandes carrega uma especificidade: por conviver com um problema sério de visão, ele frequentemente encontra dificuldades para estudar – foi assim nos anos de colégio, quando enxergar a lousa sempre foi um problema.

Sua condição de visão é tamanha que os óculos não resolvem o problema. Mas, na Fapuga, o graduando tem encontrado uma solução bastante eficiente por meio da disponibilidade de notebooks para todos os alunos.

É melhor fazer faculdade à distância ou presencial?

“Aqui, com o notebook, eu não tenho essa preocupação, então facilita muito no meu aprendizado. Às vezes tinha uma dificuldade maior na escola, por não entender o que estava escrito, isso ajudou muito no meu desenvolvimento, evoluí bastante com o apoio e essa ajuda.”

Não é a primeira vez que um aluno Fapuga menciona o quanto os notebooks facilitam o processo de aprendizagem. Por diferentes motivos, o acesso a boas máquinas ao longo da graduação é o tipo de suporte que facilita muito na exploração de diferentes recursos, ou mesmo para  executar tarefas e pesquisar sem dificuldades.

E, falando em explorar recursos, é legal mencionar que a Fapuga incentiva seus alunos a explorar o universo dos jogos, o qual pode auxiliar no desenvolvimento de soft skills importantes no universo do trabalho.

Aqui no blog, tem muito conteúdo sobre Metodologia Gameficada, e no que ela pode contribuir em se falando de formação e visão de negócios.

Na hora de decidir entre faculdade à distância ou presencial, a possibilidade de networking também deve ser levada em consideração

E que ambiente melhor do que a faculdade para desenvolver habilidades, testar com diferentes jogos, softwares e plataformas, estabelecer trocas profundas com colegas de diferentes experiências e até mesmo cometer erros?

Diferente da faculdade à distância, o networking é uma realidade bem mais constante e complexa no modelo presencial, da forma a se tornar um dos maiores componentes da formação profissional neste período.

O desenvolvimento profissional é algo constante, e cada experiência pode ser bem aproveitada, mas a graduação é um período de desenvolvimento fundamental. É o momento para aproveitar ao máximo todas as vantagens e comodidades da graduação presencial.

Como coloca Romeo sobre sua experiência e perspectiva de futuro: “Eu quero evoluir. Não gosto muito de ficar parado e, além do objetivo profissional, também tenho vontade de evoluir pessoalmente, então, os conhecimentos que eu tô aprendendo com a faculdade já estão me ajudando muito no lado pessoal, de olhar certas situações com outros olhos, ter outros tipos de comportamento.”

Leda Trevizoni
Editorial
Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *