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Edital 001-2022 – Processo Seletivo

A Faculdade Ana Carolina Puga – FAPUGA, credenciada pela Portaria nº. 086, de 06 de fevereiro de 2018, mantida pela PUGA & NUNES EDUCACIONAL LTDA, por meio da Comissão do Processo Seletivo, abrirá inscrições através do Edital 001-2022 para os seguintes Cursos Superiores: 

1) Gestão Hospitalar (Grau Tecnológico), autorizado pela portaria nº 131, de 27 de fevereiro de 2018. No turno noturno, 40 vagas anuais; 

2) Administração (Grau Bacharelado), autorizado pela portaria nº 131, de 27 de fevereiro de 2018. No turno noturno, 80 vagas totais anuais;

3) Administração EAD (Grau Bacharelado), autorizado pela portaria nº1010, de 20 de maio de 2019, 99 vagas anuais.

A Faculdade Ana Carolina Puga – FAPUGA, reserva-se o direito de cancelar o ingresso em qualquer um dos cursos ofertados caso o número de candidatos seja inferior ao número de vagas ofertadas. Neste caso, os alunos poderão optar por outro curso oferecido pela IES, respeitando o número de vagas autorizadas e remanescentes, ou poderão ser ressarcidos da taxa de inscrição. Havendo excedente de vagas no processo seletivo, a IES oferecerá um novo processo seletivo para preenchimento das vagas remanescentes.

A bolsa Mérito no Edital 001-2022

A FAPUGA, excepcionalmente, pode oferecer para alunos com ótimo desempenho acadêmico, bolsa Mérito de 100%(cem por cento) de desconto nas mensalidades. Para a manutenção da bolsa Mérito, o aluno deve manter aproveitamento igual ou superior a 90% na média semestral, obtendo média igual ou superior a 9,0 entre as notas das disciplinas cursadas no semestre, referentes tanto as notas de N1  quanto as notas de N2. A média semestral também deve ser igual ou superior a 9,0.

O Programa Institucional Aluno Indica Amigo, tem por objetivo incentivar os alunos da Faculdade Fapuga a realizarem indicações de pessoas amigas do seu relacionamento para também se tornarem alunos da Instituição.

Será concedido desconto de até 50% (cinquenta por cento) sobre a parcela da semestralidade para o aluno que indicar um amigo para a Faculdade Fapuga, e esse amigo se tornar também aluno da Instituição, no semestre 2022/1 (graduação presencial).

Diz o Edital 001-2022 que quem receberá o desconto será o aluno favorecido (aquele que indicar). O amigo será o aluno novo que foi indicado. Para ter direito ao desconto, o aluno favorecido deverá estar regularmente matriculado no semestre letivo.

O processo de seleção será classificatório, constando de prova que versará sobre as disciplinas de Redação, Língua Portuguesa/Literatura, Língua Estrangeira, História e Geografia, Biologia, Física, Química, Matemática, Filosofia, Sociologia e Artes, totalizando no máximo 100 pontos.

Poderá participar do processo seletivo candidatos que optarem por utilizar a nota de  desempenho no ENEM (de uma das edições – de 2013 a 2021 – indicada pelo candidato no Formulário de Inscrição), consideradas as Provas Objetivas e a Redação. Serão desclassificados do Processo Seletivo os candidatos que obtiveram nota zero na Redação do ENEM.

As inscrições e provas agendadas individualmente ocorrerão no período de 01 de dezembro de 2021 a 04 março de 2022.

Todos os processos deste edital serão realizados virtualmente, sendo assim, inscrições,
realização das provas do processo seletivo e a divulgação dos candidatos aprovados serão pelo
próprio sítio de internet da IES, www.fapuga.edu.br .

Os aprovados devem fazer a matrícula presencialmente na secretaria da IES, com os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • certidão de nascimento ou de casamento;
  • título de eleitor;
  • carteira de reservista para alunos do sexo masculino;
  • certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • histórico escolar;
  • foto 3×4;
  • comprovante de residência.

A IES reserva-se o direito de não realizar o curso, caso o número de matriculados seja inferior ao quórum mínimo de 25 alunos por curso. Nesse caso, após a última fase do Processo Seletivo 2022/1, o candidato poderá solicitar sua transferência para um curso com vagas, conforme o Edital 001-2022.

A inscrição para o processo seletivo é gratuita e restrita a todos que concluíram o Ensino Médio. O regulamento para o Processo Seletivo encontra-se publicado no Manual do Candidato que estará disponível no ato da matrícula in-loco.

Publique-se neste processo seletivo do Edital 001-2022.

Edital 001-2022

São Paulo/SP, 01 de novembro de 2021.  

Ana Carolina Puga

Diretor Geral

Como se posicionar e produzir conteúdo para Redes Sociais?

Cada vez mais se torna mais importante estar presente nas redes sociais. Seja como pessoa física ou com o seu próprio negócio, o Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras, são ferramentas essenciais para se destacar no mercado de trabalho. 

Pensando nisso, o professor de Marketing e TI Aplicada a Negócios na FAPUGA, Rogério Matofino, trouxe em uma de suas palestras no Workshop Gestão e Negócio o tema “Como se posicionar e produzir conteúdo para rede social”. 

Refletindo na frase de Don Schultz “As pessoas querem ouvir histórias, mas as marcas não contam mais histórias. Elas estão muito ocupadas com gimmicks, gizmos, aplicativos, celebridades, ofertas, preços e promoções”, o profº Rogério inicia sua palestra falando da importância sobre contar uma boa história.

“No geral, vemos muita preocupação com likes, aplicativos, no produto e no serviço, e o que as pessoas querem não é saber sobre isso, mas sim histórias. E para contarmos uma boa história envolve mostrar emoções e o que é real. As pessoas precisam te acompanhar nas redes sociais e se sentirem sua amiga”, explica. 

Professor Rogério Matofino

A rede social precisa ser uma extensão do mundo real, com a finalidade de contar o contexto do dia a dia e fazer com que seus clientes te conheçam melhor através da tela do celular e, quando te encontrarem pessoalmente, veja que é igual ao que você posta. 

Mas para você entender melhor sobre como se posicionar e produzir conteúdo para as redes sociais, é necessário que você entenda a transformação que essa era do marketing passou. 

Transformação do marketing: o novo formato de produzir conteúdo

Há muito tempo o marketing começou uma transformação em seu formato para divulgar um produto, ou uma empresa, ou uma ideia, ou um negócio. E realizar uma transformação envolve pessoas, processos, estratégias e tomadas de decisão.

A primeira era do marketing, conhecido como MKT 1.0, o objetivo principal de uma empresa era vender o seu produto. Após isso, a estratégia do MKT 2.0 girava em torno do cliente e em uma estratégia de divulgação para satisfazer o cliente. Já na fase do MKT 3.0, a preocupação era o valor de um ideal, sobre como fazer do mundo um lugar melhor. E na fase 4.0, onde nós estamos, é priorizada a colaboração, de forma que o cliente é envolvido e participa da tomada de decisão.

“Quando você está na rede social, você não está falando para um volume de pessoas, para uma massa, é para uma única relação, um para um. Por exemplo, todas as vezes que entrei no perfil da Juliette [ex-BBB e grande celebridade nos últimos tempos, com alto engajamento] para observar como ela se comunica e se posiciona, e ela sempre está falando de ‘um para um’, exceto quando ela fala ‘meus cactos, mas neste momento ela abraça o seu público. Mas a todo momento, ela mantém a personalidade e a humanização”, exemplifica o professor. 

Além disso, quando falamos de valor, é preciso mostrar funcionalidade, empatia, colaboração em cada publicação, para que seu público sinta-se parte do seu negócio. E tudo isso é através das histórias. 

Após entender essas fases da comunicação, você pode compreender melhor sobre como posicionar e produzir conteúdo para redes sociais. 

Como aplicar essa comunicação para seus clientes? 

Para que você envolva e engaje seus clientes, é preciso atender as necessidades e expectativas do seu público. “Colocar conteúdo numa rede social é uma prestação de serviço, um acompanhamento”, aponta o professor. 

Por isso é mais do que necessário realizar uma jornada do paciente ou cliente, e oferecer conteúdo de acordo com o que o seu seguidor necessita naquele momento. Faça um planejamento de acordo com o contexto que a sua persona está inserida. 

Posicionamento: qual o melhor canal para o meu negócio?

Certamente, todos já se perguntaram sobre qual era o melhor canal ou ferramenta para estar presente na internet e se posicionar, não é mesmo? E para esclarecer da melhor forma possível, o professor Rogério exemplificou alguns casos comuns dos canais ideais para cada serviço. Veja:

Sobre carreira: LinkedIn, conteúdo mais técnico e network

Sobre empreendedorismo feminino: Facebook, Instagram, onde tem grupos

Sobre Educação: Youtube, você como fonte de pesquisa

Sobre Lavanderia: Google Meu Negócio, por conta de localização

Sobre beleza: Instagram, pelo apelo visual, de mostrar um antes e depois, por exemplo

Falando sobre produtos, o professor aconselha:

Sobre Auto peças: Youtube, fonte de conteúdo e informação

Laser (médico/dermatologia): Instagram, a fim de mostrar os resultados

E o professor ressalta que “dá para gerar um conteúdo refletindo o mundo real dentro do digital”. E isso é essencial para seu sucesso no universo das redes sociais.

Quais são os tipos de conteúdo que devo colocar na internet?

É muito mais comum do que você imagina as pessoas também terem dúvidas acerca do formato e tipo de conteúdo que vão postar. Vídeos de dancinha? Imagens? Como são as fotos? Para encontrar a resposta, é preciso analisar alguns fatores.

“O seu trabalho é mais racional ou emocional? Está ligado a reconhecimento ou tomada de decisão? Você, como profissional que se mostrará na rede social através de um conteúdo, quer educar, inspirar, entreter ou convencer as pessoas? Eu como professor, costumo postar conteúdos com um aspecto de inspiração, por exemplo, acabo de dar uma aula, ou workshop, ou evento e posto uma foto deste momento”, conta o professor.

Ao compreender o seu propósito dentro da rede social e qual é o melhor canal para você estar presente, o professor explica uma maneira de criar o conteúdo de forma organizada e com antecedência.

  • Data: é importante definir as datas dos seus posts
  • Território: que seria o tema do seu post
  • Jornada: lembra sobre as jornadas que comentamos lá em cima? É necessário identificar para qual fase do público será direcionado seu post
  • Pilar: qual é a categoria que você está gerando a informação
  • Persona: qual a pessoa ideal que vai receber seu conteúdo? Paciente, empreendedor, colega de trabalho?
  • Canal: onde será publicado? Instagram, Facebook…
  • Formato: o assunto cabe melhor em um texto ou um vídeo explicativo? De repente um carrossel de imagens supre a necessidade de passar a informação que quero? É aqui que você decide.
  • Headline: o modelo do conteúdo que você vai produzir, por exemplo, dicas, informativo, reflexivo. Qual é a linha editorial do seu conteúdo?
  • Legenda: o texto que vai em sua publicação. 

“Saiba que você gera conteúdo o dia inteiro, seja respondendo e-mail, mandando uma mensagem, respondendo a pergunta de alguém, então se aproprie deste conteúdo que você está gerando, organize em uma planilha e publique na rede social”, ensina.

Depois que você trabalha no conteúdo e publica, é preciso ver o resultado dele. Afinal, você precisa saber se as pessoas estão gostando do que você está produzindo e, assim, continuar no mesmo caminho. Ou, senão, mudar de estratégia. 

Para isso, é preciso se atentar na interação que o seu conteúdo gerou, através de visualizações, likes, comentários e compartilhamentos. 

“O que é sucesso nas redes sociais? Likes, seguidores, venda, reputação? Você vai descobrir o que é o sucesso no seu caso. Para mim, o meu grande valor e sucesso na internet, são as conversas e reputação que é construída de pouco em pouco”, conta. 

Tripé essencial para sustentação nos canais digitais

O professor ressalta a importância de estar presente nas redes sociais em sua palestra, mas mais do que isso, ele afirma que é importante começar, você sentindo-se preparado ou não. 

E para que tenha sucesso em sua jornada digital, Rogério finaliza separando três conselhos, resumidamente, para você seguir e se dar bem nas redes sociais:

  1. Posicionamento

Escolha o melhor formato, canal e o que colocar em cada plataforma de maneira estratégica.

  1.  Cadência/Frequência

Tenha um cronograma de publicações, não abandone as redes sociais, tenha frequência. Publique, ao menos, três vezes ao dia, principalmente para quem é da área da saúde. 

  1. Relacionamento

Estabeleça uma conversa através de um conteúdo autêntico, original, humano, real. As pessoas vão responder e você vai interagir produzindo o conteúdo que elas querem ver e consumir. 

Quer ver mais detalhes sobre este assunto? Assista essa palestra que foi gravada e está no seu portal. 😉


2ª Semana: ‘Workshop Gestão e Negócio’ para alunos FAPUGA/Nepuga

Semana passada iniciamos nosso ‘Workshop Gestão e Negócio’ para os alunos FAPUGA/Nepuga, Os temas são voltados para empreendedorismo e gestão empresarial aplicados à clínicas de estética. O evento é online, basta acessar Eventos FAPUGA/Nepuga e se inscrever!

Nas primeiras palestras foram abordados temas sobre comportamento empreendedor, psicologia positiva e ferramentas para gestão dentro do cenário de clínicas de estética. 

Dando continuidade ao evento, veja abaixo os conteúdos que serão ministrados essa semana, de 26 de outubro a 03 de novembro:

Workshop Gestão e Negócio: cronograma da semana

26/10 – 19h às 20h – Apresentação do Workshop: objetivos, conteúdos e cronograma. Competências e habilidades do empreendedor

27/10 – 19h às 20h – Controle financeiro da Clínica de Estética: Finanças X Contabilidade

28/10 – 19h às 20h – Normatização legal para produtos e serviços de saúde

29/10 – 11h às 12h – Como se posicionar e produzir conteúdo para rede social

03/11 – 14h às 15h – O que é administração e aplicação da ferramenta para um espaço de estética 

Não fique de fora! O Workshop acontecerá até a segunda semana de dezembro. 

FAPUGA/Nepuga promove “Workshop Gestão e Negócio” para alunos da IES

A diretora geral da FAPUGA/Nepuga, Ma. Dra. Ana Carolina Puga, junto a equipe pedagógica e corpo docente da IES, promovem a primeira semana do Workshop Gestão e Negócio. O evento é online e aberto para todos os alunos e ex-alunos da instituição. 

Os seminários acontecerão diariamente até a segunda semana de dezembro, e para participar basta você ser aluno ativo ou egresso e acessar Eventos FAPUGA/Nepuga e se inscrever na aula que desejar. 

Os temas são voltados para empreendedorismo e gestão empresarial aplicados em clínicas de Estética. O conteúdo é útil para aqueles que desejam ter o seu próprio negócio no setor ou, até mesmo, se desenvolverem profissionalmente para atuarem em clínicas, spas e em outras grandes corporações com uma mentalidade empreendedora. 

Workshop Gestão e Negócio: programação

19/10, 19h às 20h: Desenvolvendo um comportamento empreendedor

20/10, 19h às 20h: Como administrar uma Clínica de Estética de forma eficiente 

21/10, 9h às 10h: Psicologia Positiva na Estética 

22/10, 16h às 17h: Inovação na Saúde e Negócios

25/10, 14h às 15h: As ferramentas de Gestão: 5W2H, GUT e SWOT 

Gestão Hospitalar: tudo que você precisa saber sobre a profissão

Você gosta da área da saúde, porém deseja trabalhar de maneira administrativa no setor? Então, o curso de Gestão Hospitalar pode ser para você.

Sabemos que o momento de escolher a graduação é difícil e confuso para alguns, então é preciso levar em consideração as áreas que você tem mais afinidade. E, neste caso, o curso de Gestão Hospitalar encanta aqueles que desejam estar envolvidos no cuidado humano, mas também com a organização corporativa. 

Seja em hospitais ou laboratórios, a função do Gestor Hospitalar é manter o equilíbrio financeiro da empresa e as informações de cada setor relacionadas, para assim tomar as melhores e mais viáveis decisões e aprimorar os processos internos.

Quer saber mais sobre o curso e essa profissão? Continue lendo esse artigo e veja se a Gestão Hospitalar é para você.

O que é Gestão Hospitalar? 

Como qualquer empresa, uma instituição de saúde, seja privada ou pública, não se movimenta ou se organiza sozinha. Enfermeiros, médicos, farmacêuticos e todos os outros colaboradores já têm as suas devidas funções a serem cumpridas. 

Por isso, é necessário que uma (ou mais) pessoa saiba o que acontece em todos os setores da corporação e faça acontecer uma comunicação entre eles. 

Para que tudo se mantenha organizado, evidenciado, desde os processos mais simples de cada departamento e até os mais complexos, é preciso que tenha um profissional de Gestão Hospitalar por dentro de cada etapa. 

Uma vez que o gestor entende de cada fluxo dentro da instituição, ele pode pensar em estratégias e soluções para os devidos problemas identificados. 

O que faz o profissional de Gestão Hospitalar? 

Após o profissional de Gestão Hospitalar entender todos os processos da instituição, ele terá respaldo para criar novas estratégias a fim de minimizar gastos do local, organizar o número de funcionários em cada setor, melhorar o desempenho dos departamentos e manter o lugar em pleno funcionamento e ordem. 

Ele verá a empresa como um todo e poderá identificar mudanças necessárias para melhorar o desempenho do hospital. Mas como assim? 

Veja bem, se no setor de atendimento pediátrico tem muitos enfermeiros, mas a situação está bem, enquanto isso, na CTI, aumentou o índice de internações e é preciso de mais agentes para cuidar dos pacientes. Neste cenário, o profissional de Gestão Hospitalar identifica a defasagem e ajusta os colaboradores naquele momento para que os atendimentos fluam.

São muitas as funções do profissional que trabalha com Gestão Hospitalar. Seu objetivo é manter toda a infraestrutura do local organizada e produtiva. Planejar, gerenciar e solucionar os procedimentos de conexão entre todo o hospital. 

Mercado de trabalho e Salário de Gestão Hospitalar

Vale lembrar, usamos de exemplo um hospital, mas um Gestor Hospitalar pode atuar em muitas instituições de saúde, como:

  • clínicas médicas; 
  • consultórios; 
  • laboratórios de análises clínicas; 
  • clínicas de estética e spas; 
  • serviços públicos de saúde;
  • prontos-socorros;
  • maternidades;
  • Unidades Básicas de Atenção à Saúde
  • entre muitos outros. 

Um bom profissional, altamente qualificado e com expertise natural é sempre procurado por instituições de saúde. Seu salário varia de acordo com uma série de fatores como o nível de qualificação, a instituição, a região do País, entre outros. Veja mais sobre quanto ganha um Gestor Hospitalar

Um estudo recente realizado pelo Vagas.com, aponta que a média salarial para um profissional de Gestão Hospitalar no Brasil é de R$ 5 mil. 

Como me formar em Gestão Hospitalar? 

Na Fapuga, é possível realizar uma graduação em Gestão Hospitalar de maneira híbrida e ainda aprender com uma metodologia dinâmica, prática e diferenciada. 

Os professores trabalham os alunos de maneira a desenvolvê-los da melhor forma para o mercado de trabalho, estimulando a criatividade de cada um e seu desenvolvimento pessoal, profissional e interpessoal. 

Dra. Thais Carmo – Conheça a Coordenadora das graduações da FAPUGA

Com uma vasta experiência em docência, a Dra. Thais Carmo assume o cargo de coordenadora das graduações da instituição FAPUGA. Ela é graduada em Farmácia, Mestre em Educação, tem doutorado em Saúde Pública e diversas especializações que alimentam seu currículo que a tornam uma referência.

Inclusive, sua tese de doutorado “Prescrições de medicamentos para gestantes: um estudo farmacoepidemiológico” já conta com 32 citações em artigos científicos publicados no Brasil e em outros países, como Suriname, Portugal, EUA, Palestina, Turquia, Arábia Saudita, Nigéria e outros. 

Ela iniciou sua carreira como docente em 1987, e nesses mais de 30 anos já deu aulas nos cursos de Farmácia, Biomedicina, Medicina, foi professora na USP e na Universidade Metodista de Piracicaba, onde ficou por 20 anos e foi coordenadora do curso de Farmácia. 

Além disso, a Dra. Thais Carmo sempre conciliou a carreira acadêmica com seu trabalho na área de Saúde Pública, quando foi coordenadora do serviço de Assistência Farmacêutica de Piracicaba e diretora do Diretório Regional de Saúde da Região de Piracicaba. Também foi eleita conselheira e diretora do Conselho Regional de Farmácia (CRF), onde ficou como voluntária durante oito anos.

Mas chegar até a docência e construir essa extensa bagagem, envolveu uma série de fatores e propósitos, como querer se tornar uma agente de transformação da saúde e ir além do que estar atrás do balcão de uma farmácia. 

Propósito, Motivação e Valores

Por mais que tenha entrado na graduação de Farmácia e seu objetivo inicial era trabalhar em um laboratório de análises clínicas, durante o curso a Dra. Thais Carmo percebeu que precisava estar mais próxima ao paciente.

“Eu queria atuar como profissional de saúde, intervindo diretamente na saúde das pessoas, junto ao paciente. E eu sentia que a farmácia me limitava quanto a isso”, explica a Dra. Thais Carmo.

Então, fez a sua primeira pós em Saúde Pública e nesse momento decidiu reorientar sua carreira rumo à docência. Nesse período, ela conta que mais do que nunca percebeu que a área da saúde não é para qualquer um, é necessário ter vocação, empatia, se colocar no lugar do outro, ter compromisso com o paciente.

“Resolvi: se eu quisesse interferir, de fato, na saúde de muitas pessoas, eu deveria ir para a área acadêmica, onde eu poderia formar profissionais, ou contribuir para a formação deles, para que tivessem essa mentalidade e esse perfil mais humanístico”, revela.

Para conseguir ter um melhor desempenho na formação dessas pessoas, ela optou por fazer um mestrado em Educação para aprender a trabalhar com metodologias de ensino e aprendizagem e fazer isso acontecer. 

“A educação, para mim, é tocar no coração das pessoas. Quando elas são tocadas, compreendem o quão o conhecimento é importante, desperta-se a curiosidade para que queiram aprender mais e se tornarem, realmente, um agente de transformação social”, conta a Dra. Thais Carmo.

Diante da vontade de participar de forma efetiva da vida das pessoas, a atual coordenadora geral sempre procurou novos desafios que a motivasse e fizesse a diferença no mundo. E foi assim que chegou à FAPUGA.

Essa necessidade de interferir diretamente no bem-estar e qualidade de vida das pessoas, como um agente de transformação social efetivo a fim de tornar o mundo melhor, fez com que ela se identificasse com a filosofia da FAPUGA e se candidatasse à vaga de coordenadora dos cursos instituição. 

Chegada da Dra. Thais Carmo à FAPUGA

Sua chegada à instituição traz novos ares, metas e reestruturações, como aumentar o número de alunos, consolidar os cursos, revisar as matrizes curriculares, uma vez que precisam ser mais dinâmicas e flexíveis.

“Precisamos atender as necessidades tanto do aluno quanto do mercado de trabalho e os aspectos educacionais. Ter uma matriz que garanta os conhecimentos técnicos necessários, mas que tenha uma característica de flexibilidade para atender os alunos dentro da área que escolheram”, ressalta. 

Além disso, a professora também destaca que estão planejando projetos de extensão, uma capacitação para pequenos gestores, com professores e alunos da FAPUGA, uma oficina para jovens que procuram o primeiro emprego, realizar palestras, entre muitos outros projetos.

“O objetivo é colaborar para que a FAPUGA cresça cada vez mais, que a gente agregue novos cursos, que ela se coloque de forma diferente no cenário educacional”, conta a Dra. Thais Carmo.

Conselhos da Dra. Thais Carmo sobre o Mercado de Trabalho

Com vasta experiência no mercado de trabalho, a Dra. Thais Carmo deixa dois conselhos importantes para aqueles que desejam se destacar no mercado de trabalho. E mais do que isso, que pretendem trabalhar com propósito e alcançar o sucesso. 

“Em primeiro lugar, eu acredito que devemos conhecer os nossos talentos, todos têm e eu os chamo de vocação. Só somos felizes quando trabalhamos com aquilo que gostamos. Após ter consciência disso, é necessário que se prepare e alimente um sólido conhecimento técnico científico”, pontua a Dra. Thais Carmo.

“E o segundo conselho é sobre aprender a trabalhar em equipe e a se relacionar, ser tolerante perante as diferenças e saber trabalhar os nossos pontos positivos e negativos. Isso se aprende desde a época da faculdade, e é de suma importância para o mercado de trabalho”, afirma. 

E por fim, como um conselho extra, a nova coordenadora geral da FAPUGA fala sobre aprender a respeitar o próprio tempo. “Não podemos ser imediatistas, quando as coisas não dão certo, temos que parar e avaliar o que aconteceu, assumir a responsabilidade no fracasso e procurar melhorar e se colocar novamente, enfim, não desistir nunca, correr atrás dos objetivos e estar preparado para isso”, conclui.

Coordenadora de gestão fala sobre mudanças na FAPUGA

Em setembro de 2021, a Dra. Thais Carmo assumiu o posto de Coordenadora das graduações da Faculdade Ana Carolina Puga (FAPUGA). Com um histórico de boas qualificações em diversas faculdades de São Paulo-SP, ela se mostra otimista com as mudanças para o próximo semestre.

Graduada em Farmácia e pós-graduada em Gestão Hospitalar pela USP, Mestre em Educação pela UNIMEP e Doutora em Saúde Pública pela USP, a nova Coord. de cursos da FAPUGA comenta sobre sua experiência:

“Estou no meu primeiro mês de trabalho, conhecendo a instituição e elaborando estratégias e processos de trabalho. Está sendo muito desafiador e ao mesmo tempo estimulante. Começar praticamente junto com uma nova instituição, ajudar a estruturar os cursos, participar da definição de projetos é muito instigante”, declara a Dra. Thais.

Metodologia EAD facilita acesso aos discentes

Como fator central da instituição, cada vez mais se faz necessário entender o perfil dos discentes da FAPUGA e suas necessidades como graduandos. Por isso, uma das primeiras ações da Dra. Thais como Coordenadora foi realizar uma reunião para que pudesse ter um panorama geral das demandas.

“Atualmente, os alunos da FAPUGA são na grande maioria trabalhadores, que estão há algum tempo fora da escola e que moram distantes de outras faculdades. Já realizei uma reunião com eles e o retorno foi muito positivo. Avaliaram muito bem os cursos, os professores e a estrutura da instituição”, conta ela.

A questão da distância se faz presente nos tópicos de discussão interna e fóruns estudantis. Justamente por ficar localizada na grande São Paulo, a IES notou que o ensino EAD facilitou o acesso dos alunos à graduação. “O ensino na modalidade à distância permite uma flexibilidade ao aluno, que no presencial é muito difícil de acontecer. Ele pode programar seus horários e dividir o seu tempo para a realização das atividades pedagógicas. Isso facilita muito a organização do aluno que trabalha”, explica a Dra. Thais.

Apesar da flexibilidade proporcionada pelo ensino à distância, a coordenadora ainda salienta que essa metodologia exige um comprometimento maior do aluno, visto que ele se torna o elemento central de sua educação. “A maioria das pessoas não têm essa compreensão. Acha que o ensino à distância é mais fácil, que tem menos cobrança. Mas, sem a presença física do professor, quem é o responsável pelo processo de aprendizagem é o aluno. Ele é o protagonista, e neste sentido, tem que saber organizar seu tempo e seus compromissos.” 

Mudanças na FAPUGA para o próximo semestre 

Com planos promissores, a Coordenadora afirma que pretende adequar os processos acadêmico-administrativos para atender as diretrizes do MEC, bem como atualizar as matrizes curriculares dos cursos frente às demandas do mercado de trabalho e, principalmente, implementar os estágios para o Curso de Administração.

Além disso, a Dra. Thais afirma que deseja integrar cada vez mais a FAPUGA com o Núcleo de Estudos Ana Carolina Puga (Nepuga). 

“Um olhar especial será dado para o desenvolvimento de projetos de extensão, envolvendo professores e alunos. Em um primeiro momento, a intenção é oferecer mentorias e consultorias para os alunos dos cursos de pós-graduação do NEPUGA. Vamos aproveitar a expertise dos nossos professores para contribuir com a gestão das clínicas e consultórios de estética.”

A intenção é identificar as principais dificuldades e problemas dos alunos e buscar estratégias de resolução. 

A médio prazo, a proposta é ampliar a mentoria para os alunos da graduação e contribuir, principalmente, para o estímulo e o desenvolvimento de um comportamento empreendedor. Desta forma, a FAPUGA visa oferecer ferramentas para formar profissionais que tenham um conhecimento teórico sólido e, ao mesmo tempo, habilidades práticas.

Evolução dos alunos na pandemia: Profª Candice Ermel fala sobre adaptação dos estudantes

Após quase dois anos vivendo em uma pandemia causada pela Covid-19, os desafios promovidos pela situação ainda estão presentes na vida de muitas pessoas, em especial dos estudantes universitários e dos docentes. 

O momento para o setor educacional foi de reprogramar a forma de passar o ensino e pensar em como entregar os conteúdos para os alunos. Mas o objetivo principal da Fapuga não era apenas fazer com que os materiais chegassem aos estudantes, mas sim conseguir que as aulas fossem, de fato, efetivas.

Foi um período desafiador, mas com empenho e dedicação de todo o corpo universitário, os obstáculos foram ultrapassados e a evolução dos alunos na pandemia e dos docentes foi nítida na instituição.

Candice Ermel, professora de desenvolvimento pessoal e profissional dos cursos de Administração e Gestão Hospitalar, foi coordenadora do curso de ADM nos últimos dois anos e comentou sobre a experiência nesse período. 

evolução dos alunos na pandemia

Processos de mudança 

Um momento totalmente novo necessitava de uma abordagem diferenciada e inovadora. A pandemia trouxe o cenário do EAD para a realidade de alunos que já eram adaptados ao formato presencial de ensino, com a proximidade diária.

Diante disso, foi necessário reprogramar o modelo de aulas para que os alunos pudessem absorver os conteúdos, e não apenas entregar os materiais de qualquer jeito. 

Além disso, Candice conta que percebia que haviam alunos que chegavam cansados do trabalho ao final do dia, e ficar online assistindo uma aula requer mais atenção que numa sala de aula.

“Entre as adaptações, tivemos que fazer um formato de aula mais curto, fomos tentando fazer atividades mais participativas e, no final, percebemos que quanto mais interativa e em grupos (conseguimos dividir as salas do zoom entre pequenos grupos) trazia mais dinamicidade e melhorava muito o formato de aula”, explica Candice.

Descentralizar o conteúdo da professora para o aluno foi uma alternativa de fazer com que os estudantes participassem mais das aulas também. 

“Agora eles trazem os conteúdos, apresentam, compartilham os aprendizados. E, no começo, quando colocava eles para desenvolverem os conteúdos, trazia um pouco de insegurança, porque muda o formato inicial de que só o professor oferece o conteúdo. E o retorno e o crescimento deles foi muito superior trabalhando desse jeito.”

Desafios

Foram muitos desafios a serem vencidos, mas a professora destaca que, em relação aos alunos, ela percebeu que o maior enfrentado foi lidar com a realidade dentro da casa deles. 

“Normalmente é um ambiente onde eles não conseguem se concentrar tanto, pois sempre tem o movimento da família ao redor, e isso ajuda a dispersar. Além disso, tem a questão da própria instabilidade da internet, que muitas vezes atrapalha”, explica. 

E para o professor, o desafio era justamente esse: conseguir segurar os alunos concentrados, presentes e engajados. 

Evolução dos alunos na pandemia

Foram muitos alunos que chegaram perdidos, sem saber como seria no sistema online, outros não estudavam há muitos anos e não tinham contato com o universo escolar. Diante disso, foi preciso trabalhar e focar intensamente no desenvolvimento pessoal de cada um. 

Olhando de maneira ímpar para seus talentos, forças, habilidades e pontos que tinham que melhorar para se adaptarem ao novo sistema, foi possível transformar o olhar dos alunos perante o momento. 

“Foi clara a evolução deles em vários aspectos, desde presença, concentração, prontidão na entrega dos trabalhos, e foi muito bonito ver essa transformação de cada um”, conta a professora.  

Lecionar na pandemia

Candice conta que foi desafiador, uma vez que eles vinham de uma proposta de ensino e um ritmo muito próximo do aluno. E junto com a pandemia, vieram aspectos de dúvidas e inseguranças, e isso impactou a retomada no início.

“Eu acho que aos poucos fomos nos adaptando à questão online, além disso, uma coisa importante a ressaltar é que os assuntos que abordamos eram sempre de interesse deles, principalmente na minha matéria de desenvolvimento pessoal e profissional, um tema que engaja bastante mesmo a distância”, relembra. 

Mas a vontade de ter uma graduação e fazer parte desse universo funcionaram como um impulso para entender as diversas atividades propostas pelos professores.

Para o mercado de trabalho

E falando sobre o mercado de trabalho, a professora Candice destaca que cada aluno tem diferentes ambições, projetos pessoais e profissionais, e que todos são batalhadores e têm potencial para alcançarem seus objetivos.

“Eles pegam as oportunidades que têm hoje, mas estão trabalhando e se desenvolvendo para outros caminhos. Cada um têm seus sonhos, e alguns podem ser alcançados num período mais curto. Tenho alunos que querem ter seu próprio negócio, outros querem cargos altos em grandes instituições, mas o importante é que todos estão em movimento e desenvolvimento”, analisa. 

Expectativas para o futuro 

Presencial! Por mais que a adaptação ao formato online tenha sido bem-sucedida e a evolução dos alunos na pandemia nítida, eles ainda sentem falta do convívio uns com os outros.

“Tivemos uma reunião recente com a nova coordenadora e todos falaram que desejam ter mais aulas presenciais, compartilhar ideias e socializar”, conta. 

Inclusive, a professora ressalta que, futuramente e com mais liberdade de atuação, eles consigam estruturar e evoluir a metodologia da Fapuga. O formato é diferenciado  por ter um foco mais prático, ativo, interativo, dinâmico e um olhar mais individualizado para o aluno. 

“A filosofia é voltada para execução mais prática, para atuação no mercado de trabalho e para o desenvolvimento do aluno, e isso é o nosso diferencial. Portanto, almejo que a gente consiga deixar esse ponto mais estruturado, comunicar e atrair cada vez mais alunos para desenvolverem projetos bacanas, partindo do potencial do nosso time.”

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA – 2021/2

A Diretoria Geral da Faculdade Ana Carolina Puga – Fapuga, situada à Rua Padre Estevão Pernet nº 402 – Tatuapé, Zona Leste, São Paulo, no uso de suas atribuições legais, divulga por meio deste Edital as condições, prazos e procedimentos para o Processo de Renovação de Matrículas (Veteranos) para o segundo semestre de 2021 dos Cursos de graduação em Administração e Gestão Hospitalar, da Faculdade Ana Carolina Puga – Fapuga.

Terão direito à Renovação de Matrícula para 2021/2 os alunos regularmente matriculados no semestre anterior (2021/1).

  1. DAS CONDIÇÕES OBRIGATÓRIAS E INDISPENSÁVEIS PARA A VALIDAÇÃO DA REMATRÍCULA

1.1. Para formalizar a renovação de matrícula para o semestre 2021/2, o(a) aluno(a) deverá preencher os seguintes requisitos:

  1. Estar adimplente com a Instituição no ato da renovação de matrícula;
  2. Consideram-se adimplentes aqueles que não estejam com débitos vencidos junto a IES, ou em dia com as parcelas da negociação;
  3. O pagamento (quitação) do boleto da primeira parcela da semestralidade referente às disciplinas requeridas pelo acadêmico;
  4. Conforme Regimento Interno, a matrícula é renovada semestralmente mediante requerimento pessoal do interessado e assinatura do Requerimento de Matrícula entre as partes, de acordo com as Normas aprovadas pelo Conselho Superior, nos prazos estabelecidos no Calendário Geral;
  5. A renovação semestral da matrícula está condicionada ao atendimento das exigências do modelo de avaliação do desempenho acadêmico vigente, que consiste na frequência mínima obrigatória de 75 % (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades programadas. O(a) aluno(a) é considerado(a) aprovado(a) na disciplina, sendo dispensado de prestar exames finais, quando obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete inteiros). Demais normas e critérios estão disponíveis no Regimento Interno;
  6. Estar regular junto à Secretaria Acadêmica, no que se refere à documentação acadêmica.

Obs.: Uma vez sanadas todas as pendências acadêmicas, torna-se apto a realizar a renovação de matrícula. 

2. PERÍODO E DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

2.1. As aulas para o 2º semestre de 2021 iniciarão no dia 02 de agosto de 2021, observado o Calendário Acadêmico da IES. E a renovação de matrícula tem a ver com essas datas.

2.2. O pagamento da primeira parcela da semestralidade representa o aceite expresso do(a) aluno(a) para adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais vigente e seu interesse em manter o vínculo com a IES por mais um semestre letivo. O período de matrícula para o semestre letivo será realizado entre 01/07/2021 a 02/08/2021, e efetivada por meio do Portal do Aluno, desde que atendidos os requisitos deste Edital.

2.3. Poderá a IES, a seu exclusivo critério e a qualquer momento, alterar ou prorrogar o prazo de renovação de matrícula de todos ou de parte dos seus cursos de graduação, sendo que na ocorrência desta hipótese, a IES fará a devida divulgação das novas datas definidas por meio de Aditamento do Edital ou Comunicado Público, que passará a integrar este Edital como seu Anexo, dentro do prazo dos 25% (vinte e cinco por cento) de ausência às aulas legalmente permitido, conforme legislação educacional vigente.

2.4. Após a data de 02/08/2021, as vagas em aberto serão monitoradas e será permitida a renovação de matrícula mediante disponibilidade de vagas. É vedado ao acadêmico o direito de realização da renovação de matrícula, ainda que haja vaga remanescente, caso não lhe seja mais possível obter a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) exigida para aprovação, conforme as normas internas da IES e a legislação aplicável.

2.5. As parcelas das semestralidades escolares subsequentes à rematrícula deverão ser pagas pelo(a) aluno(a) até a data descrita no preâmbulo do presente Edital, na rede bancária por meio de boleto bancário disponível nos setores da IES específicos para atendimento ao aluno, também no seu endereço eletrônico, devendo o(a) aluno(a) providenciar sua obtenção e pagamento no prazo determinado.

2.6. Reajuste. O valor dos serviços educacionais descritos no preâmbulo do  Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (valor da semestralidade, bem como o valor da parcela semestral estão sujeitos a reajustes e revisões anuais, conforme autorizado pela Lei 9.870 de 23.11.99.

2.7. Na hipótese de a IES ter concedido algum desconto ou condição mais benéfica no valor da parcela semestral, em decorrência de alguma premissa/condição alcançada pelo(a) aluno(a), incluindo  e não se limitando a descontos concedidos por convênios, parcerias, dentre outros, e deixando de existir por qualquer motivo a referida premissa/condição, o desconto ou benefício ora concedido poderá, a exclusivo critério da IES, ser cancelado, retornando a prestação ao valor base original a partir do primeiro pagamento subsequente à retirada da premissa/condição do desconto ou benefício.

3. INSTRUÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA ON-LINE

3.1. As matrículas serão realizadas no período de 01/07/2021 a 02/08/2021, ressalvada a disposição do item 2.1. 

3.2. O (a) aluno(a) deverá entrar no Portal do Aluno para escolher e confirmar as disciplinas a cursar em 2021/2, realizar os devidos aceites documentais, emitir o boleto da renovação, e confirmar a sua renovação de matrícula através do pagamento do boleto referente à primeira parcela da semestralidade.

3.3. Não será possível realizar a matrícula em disciplinas com choque de horário e naquelas em que houver pré- requisito, salvo se estiver cursando a disciplina pré-requisito em 2021/2.

3.4. Após o pagamento do boleto e confirmação da baixa bancária, o status do aluno passará a ser MATRICULADO.

3.5. Após estes processos, o aluno poderá acessar seu portal, emitir seu comprovante de matrícula e visualizar as disciplinas em que consta matriculado.

3.6. As disciplinas em Tratamento ou Regime Especial deverão ser matriculadas mediante  autorização expressa  da Coordenação do Curso.

4.  TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

4.1. O trancamento ou o cancelamento de matrícula são os atos eficazes para suspender a cobrança das parcelas da semestralidade escolares vincendas, subsistindo a obrigação em relação às parcelas da semestralidade vencidas e não pagas, nos moldes definidos no contrato de prestação de serviços educacionais.

4.2. Para efetivar o trancamento ou cancelamento de matrícula, o(a) aluno(a) deverá estar em dia com as parcelas da semestralidade devidas até a data da respectiva solicitação ou, alternativamente, mediante prévia e expressa aprovação da Diretoria Administrativa da IES, deverá o mesmo firmar um Instrumento de Confissão de Dívida reconhecendo o seu débito para com a IES e acordando a forma de pagamento.

4.3. Observado o período do calendário acadêmico oficial em que se encontre o(a) aluno(a), o trancamento ou cancelamento de matrícula, que deverão sempre ser solicitados pessoalmente, ocorrerá de acordo com as seguintes normas:

a) O(A) aluno(a), que optar pelo trancamento ou cancelamento de matrícula até o dia anterior à data oficial de início das aulas no calendário acadêmico oficial da IES, receberá em restituição o correspondente a 80% do valor até então pago. Os demais 20% serão revertidos em favor da IES a título de ressarcimento dos custos operacionais havidos com a IES.

b) O(A) aluno(a) que optar pelo trancamento ou cancelamento de matrícula a partir do primeiro dia oficial de aulas e até o dia anterior à data prevista no calendário acadêmico para trancamento ou cancelamento sem cobrança, não terá direito ao ressarcimento de qualquer valor por ele pago, não sendo devidos valores relativos a períodos subsequentes. Os valores pagos até então pelo(a) aluno(a) ficarão retidos pela IES a fim de compensar os investimentos realizados e serviços prestados em favor do(a) aluno(a) até o momento do trancamento ou cancelamento.

c) O(A) aluno(a) que optar pelo trancamento ou cancelamento de matrícula a partir da data prevista no calendário acadêmico para trancamento ou cancelamento de matrícula com cobrança, não terá direito a ressarcimento de qualquer valor por ele pago. Será devido pelo(a) aluno(a) o total de 50% do saldo a vencer do período acadêmico para o qual esteja matriculado, a título de reembolso dos custos e investimentos efetuados em favor do(a) aluno(a) até o momento, bem como pela impossibilidade de ingresso de outro aluno em seu lugar, tendo em vista o momento acadêmico em que se efetua o trancamento ou cancelamento.

d) O(A) aluno(a) que solicitar o trancamento ou cancelamento de matrícula após o início das primeiras avaliações, a aprovação de sua solicitação dependerá de análise prévia da Diretoria da IES.

4.4.
 No ato de trancamento de matrícula de quaisquer cursos, o aluno deverá programar e informar à IES o período em que deseja manter trancada sua matrícula, devendo comparecer semestralmente à sede da IES para renovar o trancamento, sob pena de perda imediata da vaga, limitado esse período de trancamento a dois anos e seis meses, consecutivos ou não, durante o período de duração do referido curso.

4.5. O não comparecimento às aulas e demais atos escolares ora contratados não exime o(a) aluno(a) da obrigação do pagamento das parcelas devidas, tendo em vista a continuidade dos serviços educacionais colocados à sua disposição. O(A) aluno(a) deverá formalizar a sua desistência do curso junto à Secretaria Acadêmica.

4.6. O abandono do Curso por parte do aluno, sem requerimento formal de desistência ou cancelamento de matrícula, realizado junto à Secretaria Acadêmica, ocasionará a cobrança integral do pagamento previsto para o curso. 

5. REABERTURA DE MATRÍCULA, TRANSFERÊNCIAS E ISENÇÃO

5.1. A reabertura de matrícula fica condicionada ao oferecimento do curso na época da solicitação, assim como a existência de vagas, não sendo garantido ao(à) aluno(a) o direito de usufruir dos serviços da grade curricular que se praticava no momento de sua contratação originária.

5.2. Nas transferências internas entre cursos da IES, os valores já pagos no curso de origem serão transferidos para o novo curso, dentro do período letivo corrente, antecedente até 30 (trinta) dias do início das aulas. O aluno(a) ficará sujeito(a) às regras e condições do novo curso e/ou novo turno pretendido, especialmente no que diz respeito aos valores das parcelas da semestralidade fixadas para cada caso.

5.3. 
O(A) aluno(a) fica ciente que é assegurada à IES a possibilidade de encerrar as atividades educacionais do campus de origem do seu curso e/ou turno, sendo certo que são facultados ao(a) aluno (a)os aproveitamentos em outros cursos das disciplinas cursadas e dos valores pagos.

5.4. A transferência do(a) aluno(a) para outra instituição de ensino superior será realizada em prazo suficiente para a efetivação da transferência, por meio de requerimento escrito e/ou on-line do o(a) aluno(a) ou do seu representante legal, entre instituições, conforme legislação federal vigente, ficando convencionado que tal procedimento importa, automaticamente, na rescisão do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais vigente.

5.5. A solicitação de transferência externa não exime o (a) aluno(a) da responsabilidade pelo pagamento das parcelas da semestralidade vencidas e acréscimos moratórios até o dia em que solicitar sua transferência para outra instituição de ensino superior. Caso a solicitação ocorra após a data prevista no calendário acadêmico para trancamento ou cancelamento de matrícula com cobrança, caberá ao (a) aluno(a) o pagamento de quantia equivalente a 50% do saldo a vencer do período acadêmico para o qual esteja matriculado, a título de reembolso da IES dos custos e investimentos efetuados em favor do mesmo até o momento, bem como pela impossibilidade de ingresso de outro aluno em seu lugar, tendo em vista o momento acadêmico em que se efetua a transferência.

5.6. Em casos de isenção de crédito(s)/disciplina(s) matriculada(s), a devolução dos valores já pagos relativos ao(s) crédito(s)/disciplina(s) isenta(s) ficará a critério da IES, de acordo com o curso contratado, a sede e o turno cursado.

5.7. Nos casos de alunos provenientes de outra instituição de ensino, assim como nos casos de transferência interna, o aproveitamento de disciplinas já cursadas no curso de origem estará sujeita à análise da Coordenação do curso de destino.

6. VIGÊNCIA E RESCISÃO

6.1. A vigência do presente contrato inicia-se na data da matrícula (inicial ou renovação) do(a) aluno(a) no semestre letivo a ser cursado, encerrando-se na data de seu término, ressalvadas as hipóteses de rescisão contratual contempladas no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

6.2. A IES poderá rescindir o Contrato vigente na hipótese de não haver a quantidade mínima de alunos, estabelecida no Edital do Vestibular, quando do início das aulas da turma do primeiro período, obrigando-se, desde logo, a restituir integralmente, mediante prévio requerimento por parte do(a) aluno(a), a primeira parcela da semestralidade referente à matrícula, providência esta que se efetivará no prazo de 20 dias úteis após a data determinada para o início das aulas, facultado à IES remanejamento para outro campus, turno, curso ou período acadêmico. Em caso de incorreção dos dados bancários fornecidos pelo(a) aluno(a), o prazo renovar-se-á a partir da data de recebimento das informações corretas.

6.3. Em nenhuma hipótese, estará a IES obrigada a restituir a quantia em dinheiro ou cheque, ou ainda através de depósito em conta bancária de terceiros, ainda que autorizado pelo(a) aluno(a). Sendo assim, a critério da IES, a eventual restituição dar-se-á por meio de depósito ou transferência a ser efetivado(a) em conta bancária, cujo titular seja o (a) aluno(a) ou seu responsável legal/financeiro.

6.4. Será facultado à IES rescindir o Contrato vigente pela prática de atos de indisciplina por parte do (a) aluno(a) ou outros motivos previstos no Regimento Interno da IES e no Código de Conduta do Corpo Discente, sendo devidas as parcelas da semestralidade até a data do efetivo desligamento do (a) aluno(a).

6.5. 
Poderá, ainda, a IES, não proceder à renovação de matrícula na hipótese de inadimplência do (a) aluno(a), com fundamento no art. 5º. da Lei 9.870, de 23 de novembro de 1999.

6.6. O presente Contrato poderá ser rescindido pelo  (a) aluno (a), devendo ser observadas as regras dispostas no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

7. DA PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

7.1. O(A) aluno(a) está ciente e consciente quanto ao tratamento de seus Dados Pessoais, conforme previsão da Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e do Regimento Geral, em atenção à Lei 13.709/2018 (alterada pela Lei 13.853/2019).

7.2. Todavia, considerando que nenhum sistema de segurança é infalível, a IES se exime de qualquer responsabilidade por eventuais danos e/ou prejuízos decorrentes de falhas, vírus ou invasões de seu banco de dados e demais atos ilícitos praticados por terceiros, salvo nos casos em que tiver dolo ou culpa.

7.3. O(A) aluno(a) ou seu responsável legal concede, expressa e gratuitamente, o direito de compartilhamento de seus dados pessoais, para fins de atendimento acadêmico, registro de atividades escolares e/ou de acervo histórico, cumprimento de ordem judicial e/ou de autoridade administrativa, recebimento no endereço eletrônico e/ou telefone cadastrados de mensagens com avisos e conteúdos publicitários de produtos ou serviços da IES e seus parceiros, ou de quaisquer empresas do mesmo grupo econômico. Caso o(a) aluno(a) não esteja de acordo com o compartilhamento aqui previsto, deverá manifestar sua discordância, por escrito, junto à secretaria da IES, a qualquer tempo

PASSO A PASSO PARA A RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

1º passo: Acesse o portal pelo link:  https://nepuga.jacad.com.br/academico/aluno-v2/rematricula/cursos

2º Passo: Clique na opção Secretaria >> Rematrícula

3º Passo: Verifique todas as informações, sobre curso e período.

 Leia cada uma delas e clique em “Próximo”.

4º Passo: Neste momento, será exibido o Edital de Renovação de Matrícula.

5º Passo: Agora irá obter o Contrato de Prestação de Serviço Educacionais, para realizar o aceite digital  e Comprovante de Matrícula.

Contrato de Prestação de Serviço Educacionais

Comprovante de Matrícula >> Secretaria > Requerimentos

Publique-se e faça a renovação de matrícula.

renovação de matrícula

São Paulo/SP, 01 de julho de 2021.

Ana Carolina Puga

Diretor Geral

Edital 002-2021 – Processo Seletivo

Edital 002-2021 – Processo Seletivo

A Faculdade Ana Carolina Puga – FAPUGA, credenciada pela Portaria nº. 086, de 06 de fevereiro de 2018, mantida pela PUGA & NUNES EDUCACIONAL LTDA, por meio da Comissão do Processo Seletivo, abrirá inscrições através do Edital 002-2021 para os seguintes Cursos Superiores: 

1) Gestão Hospitalar (Grau Tecnológico), autorizado pela portaria nº 131, de 27 de fevereiro de 2018. No turno noturno, 40 vagas anuais; 

2) Administração (Grau Bacharelado), autorizado pela portaria nº 131, de 27 de fevereiro de 2018. No turno noturno, 80 vagas totais anuais;

3) Administração EAD (Grau Bacharelado), autorizado pela portaria nº1010, de 20 de maio de 2019, 99 vagas anuais.

A Faculdade Ana Carolina Puga – FAPUGA, reserva-se o direito de cancelar o ingresso em qualquer um dos cursos ofertados caso o número de candidatos seja inferior ao número de vagas ofertadas. Neste caso, os alunos poderão optar por outro curso oferecido pela IES, respeitando o número de vagas autorizadas e remanescentes, ou poderão ser ressarcidos da taxa de inscrição. Havendo excedente de vagas no processo seletivo, a IES oferecerá um novo processo seletivo para preenchimento das vagas remanescentes.

A bolsa Mérito no Edital 002-2021

A FAPUGA, excepcionalmente, pode oferecer para alunos com ótimo desempenho acadêmico, bolsa Mérito de 100%(cem por cento) de desconto nas mensalidades. Para a manutenção da bolsa Mérito, o aluno deve manter aproveitamento igual ou superior a 90% na média semestral, obtendo média igual ou superior a 9,0 entre as notas das disciplinas cursadas no semestre, referentes tanto as notas de N1  quanto as notas de N2. A média semestral também deve ser igual ou superior a 9,0.

O Programa Institucional Aluno Indica Amigo, tem por objetivo incentivar os alunos da Faculdade Fapuga a realizarem indicações de pessoas amigas do seu relacionamento para também se tornarem alunos da Instituição.

Será concedido desconto de até 50% (cinquenta por cento) sobre a parcela da semestralidade para o aluno que indicar um amigo para a Faculdade Fapuga, e esse amigo se tornar também aluno da Instituição, no semestre 2021/2 (graduação presencial).

Quem receberá o desconto será o aluno favorecido (aquele que indicar). O amigo será o aluno novo que foi indicado. Para ter direito ao desconto, o aluno favorecido deverá estar regularmente matriculado no semestre letivo, diz o Edital 002-2021.

O processo de seleção será classificatório, constando de prova que versará sobre as disciplinas de Redação, Língua Portuguesa/Literatura, Língua Estrangeira, História e Geografia, Biologia, Física, Química, Matemática, Filosofia, Sociologia e Artes, totalizando no máximo 100 pontos, conforme o Edital 002-2021.

Poderá participar do processo seletivo candidatos que optarem por utilizar a nota de  desempenho no ENEM (de uma das edições – de 2013 a 2020 – indicada pelo candidato no Formulário de Inscrição), consideradas as Provas Objetivas e a Redação. Serão desclassificados do Processo Seletivo os candidatos que obtiveram nota zero na Redação do ENEM.

As inscrições e provas agendadas individualmente ocorrerão no período de 10 de março de 2021 a 30 de julho de 2021.

Todos os processos deste edital serão realizados virtualmente, sendo assim, inscrições,
realização das provas do processo seletivo e a divulgação dos candidatos aprovados serão pelo
próprio sítio de internet da IES, www.fapuga.edu.br.

Os aprovados devem fazer a matrícula presencialmente na secretaria da IES, com os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • certidão de nascimento ou de casamento;
  • título de eleitor;
  • carteira de reservista para alunos do sexo masculino;
  • certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • histórico escolar;
  • foto 3×4;
  • comprovante de residência.

A IES reserva-se o direito de não realizar o curso, caso o número de matriculados seja inferior ao quórum mínimo de 25 alunos por curso. Nesse caso, após a última fase do Processo Seletivo 2021/2, o candidato poderá solicitar sua transferência para um curso com vagas.

Também conforme o Edital 002-2021, a inscrição para o processo seletivo é gratuita e restrita a todos que concluíram o Ensino Médio. O regulamento para o Processo Seletivo encontra-se publicado no Manual do Candidato que estará disponível no ato da matrícula in-loco.

Publique-se neste processo seletivo do edital 002/2021.

Edital 002-2021

São Paulo/SP, 10 de Março de 2021.  

Ana Carolina Puga

Diretor Geral

EDITAL CONVOCAÇÃO APG-NEPUGA/FAPUGA

EDITAL

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL

DE PÓS-GRADUANDOS e PÓS-GRADUANDAS

NEPUGA/FAPUGA

Ficam convocados os alunos e alunas regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação vinculados à Nepuga/Fapuga para comparecerem à ASSEMBLEIA GERAL que terá curso no dia 01/03/2021, na Av. Braz Olaia Acosta, 1900 Jardim Nova Aliança – Ribeirão Preto/SP, a partir das 18 horas, em primeira chamada, com os seguintes pontos de pauta:
  • INFORMES
  • FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS GRADUANDOS (APG)
  • APROVAÇÃO DE ESTATUTO PARA APG (disponível para consulta no local)
  • ELEIÇÃO DE DIRETORIA
  • OUTROS ASSUNTOS
Este edital ainda diz que a segunda chamada acontecerá 30 minutos depois, quando iniciaremos a Assembleia com qualquer quórum.

São Paulo, 09 de fevereiro de 2021

COMISSÃO PRÓ-APG

EDITAL

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA – 2021/1

A Diretoria Geral da Faculdade Ana Carolina Puga – Fapuga, situada à Rua Padre Estevão Pernet nº 402 – Tatuapé, Zona Leste, São Paulo, no uso de suas atribuições legais, divulga por meio deste Edital as condições, prazos e procedimentos para o Processo de Renovação de Matrículas (Veteranos) para o primeiro semestre de 2021 dos Cursos de graduação em Administração e Gestão Hospitalar, da Faculdade Ana Carolina Puga – Fapuga.

Terão direito à Renovação de Matrícula para 2021/1 os alunos regularmente matriculados no semestre anterior (2020/2).

  1. DAS CONDIÇÕES OBRIGATÓRIAS E INDISPENSÁVEIS PARA A VALIDAÇÃO DA REMATRÍCULA

1.1. Para formalizar a renovação de matrícula para o semestre 2021/1, o(a) aluno(a) deverá preencher os seguintes requisitos:

  1. Estar adimplente com a Instituição no ato da renovação de matrícula;
  2. Consideram-se adimplentes aqueles que não estejam com débitos vencidos junto a IES, ou em dia com as parcelas da negociação;
  3. O pagamento (quitação) do boleto da primeira parcela da semestralidade referente às disciplinas requeridas pelo acadêmico;
  4. Conforme Regimento Interno, a matrícula é renovada semestralmente mediante requerimento pessoal do interessado e assinatura do Requerimento de Matrícula entre as partes, de acordo com as Normas aprovadas pelo Conselho Superior, nos prazos estabelecidos no Calendário Geral;
  5. A renovação semestral da matrícula está condicionada ao atendimento das exigências do modelo de avaliação do desempenho acadêmico vigente, que consiste na frequência mínima obrigatória de 75 % (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades programadas. O(a) aluno(a) é considerado(a) aprovado(a) na disciplina, sendo dispensado de prestar exames finais, quando obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete inteiros). Demais normas e critérios estão disponíveis no Regimento Interno;
  6. Estar regular junto à Secretaria Acadêmica, no que se refere à documentação acadêmica.

Obs.: Uma vez sanadas todas as pendências acadêmicas, torna-se apto a realizar a renovação de matrícula. 

2. PERÍODO E DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

2.1. As aulas para o 1º semestre de 2021 iniciarão no dia 01 de fevereiro de 2021, observado o Calendário Acadêmico da IES.

2.2. O pagamento da primeira parcela da semestralidade representa o aceite expresso do(a) aluno(a) para adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais vigente e seu interesse em manter o vínculo com a IES por mais um semestre letivo. O período de matrícula para o semestre letivo será realizado entre 04/01/2021 a 01/02/2021, e efetivada por meio do Portal do Aluno, desde que atendidos os requisitos deste Edital.

2.3. Poderá a IES, a seu exclusivo critério e a qualquer momento, alterar ou prorrogar o prazo de renovação de matrícula de todos ou de parte dos seus cursos de graduação, sendo que na ocorrência desta hipótese, a IES fará a devida divulgação das novas datas definidas por meio de Aditamento do Edital ou Comunicado Público, que passará a integrar este Edital de renovação de matrícula como seu Anexo, dentro do prazo dos 25% (vinte e cinco por cento) de ausência às aulas legalmente permitido, conforme legislação educacional vigente.

2.4. Após a data de 01/02/2021, as vagas em aberto serão monitoradas e será permitida a renovação de matrícula mediante disponibilidade de vagas. É vedado ao acadêmico o direito de realização da renovação de matrícula, ainda que haja vaga remanescente, caso não lhe seja mais possível obter a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) exigida para aprovação, conforme as normas internas da IES e a legislação aplicável.

2.5. As parcelas das semestralidades escolares subsequentes à rematrícula deverão ser pagas pelo(a) aluno(a) até a data descrita no preâmbulo do presente Edital, na rede bancária por meio de boleto bancário disponível nos setores da IES específicos para atendimento ao aluno, também no seu endereço eletrônico, devendo o(a) aluno(a) providenciar sua obtenção e pagamento no prazo determinado.

2.6. Reajuste. O valor dos serviços educacionais descritos no preâmbulo do  Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (valor da semestralidade, bem como o valor da parcela semestral estão sujeitos a reajustes e revisões anuais, conforme autorizado pela Lei 9.870 de 23.11.99.

2.7. Na hipótese de a IES ter concedido algum desconto ou condição mais benéfica no valor da parcela semestral, em decorrência de alguma premissa/condição alcançada pelo(a) aluno(a), incluindo  e não se limitando a descontos concedidos por convênios, parcerias, dentre outros, e deixando de existir por qualquer motivo a referida premissa/condição, o desconto ou benefício ora concedido poderá, a exclusivo critério da IES, ser cancelado, retornando a prestação ao valor base original a partir do primeiro pagamento subsequente à retirada da premissa/condição do desconto ou benefício.

3. INSTRUÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA ON-LINE

3.1. As matrículas serão realizadas no período de 04/01/2021 a 01/02/2021, ressalvada a disposição do item 2.1. 

3.2. O (a) aluno(a) deverá entrar no Portal do Aluno para escolher e confirmar as disciplinas a cursar em 2021/1, realizar os devidos aceites documentais, emitir o boleto da renovação, e confirmar a sua renovação de matrícula através do pagamento do boleto referente à primeira parcela da semestralidade.

3.3. Não será possível realizar a matrícula em disciplinas com choque de horário e naquelas em que houver pré- requisito, salvo se estiver cursando a disciplina pré-requisito em 2021/1.

3.4. Após o pagamento do boleto e confirmação da baixa bancária na renovação de matrícula, o status do aluno passará a ser MATRICULADO.

3.5. Após estes processos, o aluno poderá acessar seu portal, emitir seu comprovante de matrícula e visualizar as disciplinas em que consta matriculado.

3.6. As disciplinas em Tratamento ou Regime Especial deverão ser matriculadas mediante  autorização expressa   da Coordenação do Curso.

4.  TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

4.1. O trancamento ou o cancelamento de matrícula são os atos eficazes para suspender a cobrança das parcelas da semestralidade escolares vincendas, subsistindo a obrigação em relação às parcelas da semestralidade vencidas e não pagas, nos moldes definidos no contrato de prestação de serviços educacionais.

4.2. Para efetivar o trancamento ou cancelamento de matrícula, o(a) aluno(a) deverá estar em dia com as parcelas da semestralidade devidas até a data da respectiva solicitação ou, alternativamente, mediante prévia e expressa aprovação da Diretoria Administrativa da IES, deverá o mesmo firmar um Instrumento de Confissão de Dívida reconhecendo o seu débito para com a IES e acordando a forma de pagamento.

4.3. Observado o período do calendário acadêmico oficial em que se encontre o(a) aluno(a), o trancamento ou cancelamento de matrícula, que deverão sempre ser solicitados pessoalmente, ocorrerá de acordo com as seguintes normas:

a) O(A) aluno(a), que optar pelo trancamento ou cancelamento de matrícula até o dia anterior à data oficial de início das aulas no calendário acadêmico oficial da IES, receberá em restituição o correspondente a 80% do valor até então pago. Os demais 20% serão revertidos em favor da IES a título de ressarcimento dos custos operacionais havidos com a IES.

b) O(A) aluno(a) que optar pelo trancamento ou cancelamento de matrícula a partir do primeiro dia oficial de aulas e até o dia anterior à data prevista no calendário acadêmico para trancamento ou cancelamento sem cobrança, não terá direito ao ressarcimento de qualquer valor por ele pago, não sendo devidos valores relativos a períodos subsequentes. Os valores pagos até então pelo(a) aluno(a) ficarão retidos pela IES a fim de compensar os investimentos realizados e serviços prestados em favor do(a) aluno(a) até o momento do trancamento ou cancelamento.

c) O(A) aluno(a) que optar pelo trancamento ou cancelamento de matrícula a partir da data prevista no calendário acadêmico para trancamento ou cancelamento de matrícula com cobrança, não terá direito a ressarcimento de qualquer valor por ele pago. Será devido pelo(a) aluno(a) o total de 50% do saldo a vencer do período acadêmico para o qual esteja matriculado, a título de reembolso dos custos e investimentos efetuados em favor do(a) aluno(a) até o momento, bem como pela impossibilidade de ingresso de outro aluno em seu lugar, tendo em vista o momento acadêmico em que se efetua o trancamento ou cancelamento.

d) O(A) aluno(a) que solicitar o trancamento ou cancelamento de matrícula após o início das primeiras avaliações, a aprovação de sua solicitação dependerá de análise prévia da Diretoria da IES.

4.4.
 No ato de trancamento de matrícula de quaisquer cursos, o aluno deverá programar e informar à IES o período em que deseja manter trancada sua matrícula, devendo comparecer semestralmente à sede da IES para renovar o trancamento, sob pena de perda imediata da vaga, limitado esse período de trancamento a dois anos e seis meses, consecutivos ou não, durante o período de duração do referido curso.

4.5. O não comparecimento às aulas e demais atos escolares ora contratados não exime o(a) aluno(a) da obrigação do pagamento das parcelas devidas, tendo em vista a continuidade dos serviços educacionais colocados à sua disposição. O(A) aluno(a) deverá formalizar a sua desistência do curso junto à Secretaria Acadêmica.

4.6. O abandono do Curso por parte do aluno, sem requerimento formal de desistência ou cancelamento de matrícula, realizado junto à Secretaria Acadêmica, ocasionará a cobrança integral do pagamento previsto para o curso. 

5. REABERTURA DE MATRÍCULA, TRANSFERÊNCIAS E ISENÇÃO

5.1. A reabertura de matrícula fica condicionada ao oferecimento do curso na época da solicitação, assim como a existência de vagas, não sendo garantido ao(à) aluno(a) o direito de usufruir dos serviços da grade curricular que se praticava no momento de sua contratação originária.

5.2. Nas transferências internas entre cursos da IES, os valores já pagos no curso de origem serão transferidos para o novo curso, dentro do período letivo corrente, antecedente até 30 (trinta) dias do início das aulas. O aluno(a) ficará sujeito(a) às regras e condições do novo curso e/ou novo turno pretendido, especialmente no que diz respeito aos valores das parcelas da semestralidade fixadas para cada caso.

5.3. 
O(A) aluno(a) fica ciente que é assegurada à IES a possibilidade de encerrar as atividades educacionais do campus de origem do seu curso e/ou turno, sendo certo que são facultados ao(a) aluno (a)os aproveitamentos em outros cursos das disciplinas cursadas e dos valores pagos.

5.4. A transferência do(a) aluno(a) para outra instituição de ensino superior será realizada em prazo suficiente para a efetivação da transferência, por meio de requerimento escrito e/ou on-line do o(a) aluno(a) ou do seu representante legal, entre instituições, conforme legislação federal vigente, ficando convencionado que tal procedimento importa, automaticamente, na rescisão do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais vigente.

5.5. A solicitação de transferência externa não exime o (a) aluno(a) da responsabilidade pelo pagamento das parcelas da semestralidade vencidas e acréscimos moratórios até o dia em que solicitar sua transferência para outra instituição de ensino superior. Caso a solicitação ocorra após a data prevista no calendário acadêmico para trancamento ou cancelamento de matrícula com cobrança, caberá ao (a) aluno(a) o pagamento de quantia equivalente a 50% do saldo a vencer do período acadêmico para o qual esteja matriculado, a título de reembolso da IES dos custos e investimentos efetuados em favor do mesmo até o momento, bem como pela impossibilidade de ingresso de outro aluno em seu lugar, tendo em vista o momento acadêmico em que se efetua a transferência.

5.6. Em casos de isenção de crédito(s)/disciplina(s) matriculada(s), a devolução dos valores já pagos relativos ao(s) crédito(s)/disciplina(s) isenta(s) ficará a critério da IES, de acordo com o curso contratado, a sede e o turno cursado.

5.7. Nos casos de alunos provenientes de outra instituição de ensino, assim como nos casos de transferência interna, o aproveitamento de disciplinas já cursadas no curso de origem estará sujeita à análise da Coordenação do curso de destino.

6. VIGÊNCIA E RESCISÃO E A RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

6.1. A vigência do presente contrato inicia-se na data da matrícula (inicial ou renovação) do(a) aluno(a) no semestre letivo a ser cursado, encerrando-se na data de seu término, ressalvadas as hipóteses de rescisão contratual contempladas no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

6.2. A IES poderá rescindir o Contrato vigente na hipótese de não haver a quantidade mínima de alunos, estabelecida no Edital do Vestibular, quando do início das aulas da turma do primeiro período, obrigando-se, desde logo, a restituir integralmente, mediante prévio requerimento por parte do(a) aluno(a), a primeira parcela da semestralidade referente à matrícula, providência esta que se efetivará no prazo de 20 dias úteis após a data determinada para o início das aulas, facultado à IES remanejamento para outro campus, turno, curso ou período acadêmico. Em caso de incorreção dos dados bancários fornecidos pelo(a) aluno(a), o prazo renovar-se-á a partir da data de recebimento das informações corretas.

6.3. Em nenhuma hipótese, estará a IES obrigada a restituir a quantia em dinheiro ou cheque, ou ainda através de depósito em conta bancária de terceiros, ainda que autorizado pelo(a) aluno(a). Sendo assim, a critério da IES, a eventual restituição dar-se-á por meio de depósito ou transferência a ser efetivado(a) em conta bancária, cujo titular seja o (a) aluno(a) ou seu responsável legal/financeiro.

6.4. Será facultado à IES rescindir o Contrato vigente pela prática de atos de indisciplina por parte do (a) aluno(a) ou outros motivos previstos no Regimento Interno da IES e no Código de Conduta do Corpo Discente, sendo devidas as parcelas da semestralidade até a data do efetivo desligamento do (a) aluno(a).

6.5. 
Poderá, ainda, a IES, não proceder à renovação de matrícula na hipótese de inadimplência do (a) aluno(a), com fundamento no art. 5º. da Lei 9.870, de 23 de novembro de 1999.

6.6. O presente Contrato poderá ser rescindido pelo  (a) aluno (a), devendo ser observadas as regras dispostas no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

7. DA PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

7.1. O(A) aluno(a) está ciente e consciente quanto ao tratamento de seus Dados Pessoais, conforme previsão da Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e do Regimento Geral, em atenção à Lei 13.709/2018 (alterada pela Lei 13.853/2019).

7.2. Todavia, considerando que nenhum sistema de segurança é infalível, a IES se exime de qualquer responsabilidade por eventuais danos e/ou prejuízos decorrentes de falhas, vírus ou invasões de seu banco de dados e demais atos ilícitos praticados por terceiros, salvo nos casos em que tiver dolo ou culpa.

7.3. O(A) aluno(a) ou seu responsável legal concede, expressa e gratuitamente, o direito de compartilhamento de seus dados pessoais, para fins de atendimento acadêmico, registro de atividades escolares e/ou de acervo histórico, cumprimento de ordem judicial e/ou de autoridade administrativa, recebimento no endereço eletrônico e/ou telefone cadastrados de mensagens com avisos e conteúdos publicitários de produtos ou serviços da IES e seus parceiros, ou de quaisquer empresas do mesmo grupo econômico. Caso o(a) aluno(a) não esteja de acordo com o compartilhamento aqui previsto, deverá manifestar sua discordância, por escrito, junto à secretaria da IES, a qualquer tempo

PASSO A PASSO PARA A RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

1º passo: Acesse o portal pelo link:  https://nepuga.jacad.com.br/academico/aluno-v2/rematricula/cursos

2º Passo: Clique na opção Secretaria >> Rematrícula

3º Passo: Verifique todas as informações, sobre curso e período.

 Leia cada uma delas e clique em “Próximo”.

4º Passo: Neste momento, será exibido o Edital de Renovação de Matrícula.

5º Passo: Agora irá obter o Contrato de Prestação de Serviço Educacionais, para realizar o aceite digital  e Comprovante de Matrícula.

Contrato de Prestação de Serviço Educacionais

Comprovante de Matrícula >> Secretaria > Requerimentos

Publique-se na renovação de matrícula.

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

São Paulo/SP, 04 de Janeiro de 2021.

Ana Carolina Puga

Diretor Geral