Skip to main content

Descubra como fazer uma mentoria de carreira na faculdade de gestão hospitalar em SP [passo a passo]

Você acabou de se inscrever no curso de graduação de gestão hospitalar em São Paulo e agora quer aproveitar todos os diferenciais que a instituição de ensino ofereceu. Uma dúvida é: como fazer uma mentoria de carreira nessa faculdade? Neste conteúdo, temos um passo a passo que explica tudo! Aliás, o que é a mentoria […]

Você acabou de se inscrever no curso de graduação de gestão hospitalar em São Paulo e agora quer aproveitar todos os diferenciais que a instituição de ensino ofereceu. Uma dúvida é: como fazer uma mentoria de carreira nessa faculdade? Neste conteúdo, temos um passo a passo que explica tudo!

Aliás, o que é a mentoria de carreira? A FAPUGA, que fica na Zona Leste de São Paulo, explica:

Um programa destinado aos estudantes para promoção do contato com profissionais de autoridade do mercado de trabalho que, com base nas experiências, orientam o mentorado no início da trajetória profissional”.

Inclusive, uma sessão dessa pode custar mais do que R$ 1 mil em outros lugares. Por isso, vale a pena esse diferencial incluso a partir do valor da mensalidade, que é totalmente acessível. Até porque com esse atendimento é possível acelerar os resultados de quem busca o sucesso na carreira.

Descubra como fazer uma mentoria de carreira na sua faculdade

Passo a passo de como fazer uma mentoria de carreira a faculdade de gestão hospitalar em SP

A partir dos próximos tópicos, você vai ver como dá para iniciar a mentoria de carreira na FAPUGA, considerando um diferencial para quem quer estar preparado para o mercado.

Agende o horário de atendimento

A primeira coisa é entrar em contato para agendar essa mentoria de carreira, caso esse seja um serviço disponibilizado no seu curso. É importante observar que como se trata de uma ferramenta focada no mercado de trabalho, há concorrência.

Logo, busque conciliar as atividades com esse dia da semana que será dedicado aos aprendizados e as estratégias direcionadas por quem tem experiência no mundo profissional. Uma mentoria é um estudo, um alinhamento e a organização de ideias e tem tudo a ver com como fazer uma mentoria de carreira.

Compareça no dia e local escolhido

Na sequência, você deve comparecer no local, no dia e na hora escolhidos no agendamento. É importante saber que alguns cursos possuem tipos diferentes de mentorias, que podem ser em grupo ou no formato online, através da conexão na internet.

Logo, a recomendação é a de que você esteja preparado para esse momento. Se for uma conversa online, por exemplo, certifique a sua conexão com a internet, o uso das câmeras (smartphone ou computador), além de outros fatores importantes.

Alinhe as expectativas de trabalho

Para saber como fazer uma mentoria de carreira na sua faculdade, a próxima etapa acontece durante o bate-papo profissional. Agora, lembre-se de que você está sendo orientado e é imprescindível deixar claro a intenção e o que espera da conversa.

O mais comum é que esse tipo de atividade aconteça em várias sessões. Logo, na primeira, o ideal é fazer uma apresentação da expectativa, revelando as demandas, a rotina, os objetivos e o que tem sido feito para chegar até os resultados. Assim, o mentor poderá auxiliar mais.

Descubra como fazer uma mentoria de carreira na sua faculdade

Tire as dúvidas sobre as carreiras

Ainda na primeira sessão, mas já pensando nas próximas, considere a chance de tirar dúvidas. Isso porque aqui está um dos maiores diferenciais da mentoria de carreira e responde sobre como fazer uma mentoria de carreira. É um passo central e muito importante!

Nesse momento, o que mais vai acontecer é a geração de reflexões e pensamentos que, em um primeiro momento, podem parecer confusos. No entanto, é essencial para que se faça surgir as melhores soluções para o seu futuro no mercado de trabalho. Respire e reflita!

Faça as lições solicitadas

Colocamos a expressão “lições solicitadas”, só que considere que cada profissional que for dar a mentoria vai poder atuar de uma forma. Alguns usam apenas a ideia de reflexão e outros gostam de exercícios mais lúdicos. Há ainda aqueles que aplicam a metodologia gamificada.

Independente disso, o que vale é você se atentar as oportunidades de aprender algo novo em cada nova ação – seja no pensamento ou na ação. E aqui se faz valer, inclusive, aquela ideia de falar com o mentor para que ele indique o melhor caminho, entre livros, vídeos e desenhos.

Aplique as estratégias no trabalho

O último passo de como fazer uma mentoria de carreira tem a ver com aplicar a teoria, na prática. É o que se chama de “experiência”. O mentor tem a experiência teórica e você terá a chance de aplicar a experiência prática no trabalho.

É legal saber que lidar com erros será natural, assim como aproveitar dos acertos para tornar o seu ambiente mais próspero e produtivo. O objetivo deve ser o de sempre aprender, o que envolve riscos. A mentoria também ensina como se comportar em todos os casos.

Descubra como fazer uma mentoria de carreira na sua faculdade

Mentoria ou Consultoria?

Na FAPUGA, os estudantes dos cursos de administração e gestão hospitalar podem encontrar os dois formatos de serviços que auxiliam os estudantes no ingresso e no aperfeiçoamento de habilidades para o mercado de trabalho: a mentoria e a consultoria. Mas, elas diferem!

A mentoria tem um mentor que orienta o estudante, que geralmente tem menos experiência profissional, sobre os desafios do mercado de trabalho. A mentoria pode gerar ótimos efeitos para quem visa cargos mais altos, como de gerência e diretoria. Aliás, agora você sabe como fazer uma mentoria de carreira!

Por outro lado, a consultoria tem um consultor que vai falar sobre as suas experiências profissionais, a fim de trazer ensinamentos para as pessoas menos experientes. Logo, não tem um objetivo central de preparar esse estudante, mas sim de trazer histórias reais que aconteceram.

Por serem complementares, é bem interessante contar com os dois serviços disponíveis em todos os momentos da graduação. Ao passo que a mentoria e a consultoria ainda contam com as estratégias de coaching, isto é, dicas efetivas para alcançar objetivos e metas.

Irving Malaguti
Editorial
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *