Skip to main content

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

Os jogos de simulação para gerenciar hospitais são importantes porque permitem que os gestores hospitalares pratiquem e aprimorem suas habilidades do dia a dia. Por exemplo, na área de finanças, pessoas, máquinas e assim por diante. Os jogos de simulação de gerenciamento de hospitais também permitem que seja possível explorar soluções práticas para os problemas […]

Os jogos de simulação para gerenciar hospitais são importantes porque permitem que os gestores hospitalares pratiquem e aprimorem suas habilidades do dia a dia. Por exemplo, na área de finanças, pessoas, máquinas e assim por diante.

Os jogos de simulação de gerenciamento de hospitais também permitem que seja possível explorar soluções práticas para os problemas cotidianos de um hospital, como a seleção/contratação de colaboradores, alocação de recursos e outras tomadas de decisões.

Confira a lista que fizemos em ordem de ano de lançamento.

  • THEME HOSPITAL (1997)
  • EMERGENCY (1998)
  • HOSPITAL MANAGER (2004)
  • EMERGENCY ROOM (2005)
  • HOSPITAL TYCOON (2007)
  • KLINIKA (2007)
  • HOSPITAL HUSTLE (2008)
  • KAPI HOSPITAL (2011)
  • MY HOSPITAL: BUILD (2014)
  • CLINIC 3D (2015)
  • CLINIC (2016)
  • HOSPITAL SIMULATOR (2017)
  • TWO POINT HOSPITAL (2018)
  • PROJECT HOSPITAL (2018)
  • HOSPITAL RUSH (2020)

1 – THEME HOSPITAL

Na lista dos jogos de simulação para gerenciar hospitais, esse é o mais antigo, tendo surgido em 1997 com a Bullfrog Productions. Ainda que seja visto como um game inicial, ele foi revolucionário e tem jogadores ativos no mundo todo.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

O Theme Hospital tem muitas variedades de doenças, além de permitir que o gestor hospitalar consiga pensar em tudo, inclusive, nos medicamentos, no treinamento dos colaboradores e toda operação hospitalar. É um dos precursores entre os jogos. E teve uma versão nova em 2003, o Theme Hospital II.

2 – EMERGENCY

Essa é uma série de jogos de simulação e estratégia. Para se ter ideia, o primeiro game é de 1998 e, a partir disso, todos os anos vieram as atualizações e novos jogos. Inclusive, o Emergency 20, uma edição de aniversário que comemora os 20 anos da franquia.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

O desenvolvedor é o Sixteen Tons Entertainment. Os jogadores devem assumir papéis em todos os âmbitos emergenciais. Atualmente, é um dos jogos de simulação mais jogados no mundo, sendo que são mais de 1 milhão de downloads feitos apenas na Play Store.

3 – HOSPITAL MANAGER

Desenvolvido pela JoWood Productions e com lançamento da Strategy First em 2004, o Hospital Manager permite que os jogadores construam, gerenciem e operem o hospital também. Ele foi criado com o viés de facilitar a administração de um hospital.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

Entre as suas várias funções, que permitem aos gestores aprender jogando, tem a de controle de estoque, gerenciamento de colaboradores e pacientes, planejamento de pagamentos, informações médicas e as finanças.

4 – EMERGENCY ROOM: CODE RE

O jogo que simula hospitais foi lançado em 2005, com criação da Legacy Interactive e publicação da Activision Value. Ele se baseia em um hospital fictício, o Mercy Hospital, ao passo que o jogador assume um papel de liderança e precisa resolver os problemas locais.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

O que mais aproxima da realidade é o fato de que o jogador tem que lidar com as pressões do dia a dia dentro de um estabelecimento da saúde, desde a limitação de recursos até as novas tecnologias médicas.

5 – HOSPITAL TYCOON

O game para PC que pode ser usado por gestores hospitalares foi desenvolvido pela Deep Red Games e teve publicação no mercado pela Activision Value. A ideia foi a de permitir que os jogadores pudessem gerenciar o hospital em todos os seus ambientes.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

O lançamento dele aconteceu em 2007 para PC. No começo, o jogador é dono de um pequeno hospital e tem recursos limitados. Mais tarde, ele precisa vencer desafios, o que quer dizer expandir o hospital, melhorar o serviço e se tornar uma referência em toda a cidade.

6 – KLINIKA

O Klinika foi desenvolvido pela N-Racing e publicado pela UIG Entertainment. O jogo existe desde 2007, sendo uma referência para quem quer simular a gestão de um hospital. O jogador precisa construir novos quartos e comprar equipamentos, entre outras tarefas.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

Os profissionais da saúde que já passaram longas horas nesse game afirmam que puderam desenvolver a criatividade e aprimorar o uso de novas tecnologias. Assim, eles resumem o Klinika como um jogo divertido e desafiador.

7 – HOSPITAL HUSTLE

Outro jogo de simulação de gerenciamento de hospitais. O Hospital Hustle foi desenvolvido pela Big Fish Games e teve assinatura da Legacy Interactive. Um dos diferenciais é que permite aos jogadores construir e operar o seu próprio hospital.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

Entre as tarefas, ele tem que lidar com doenças, pacientes, funcionários e finanças. A jogabilidade é bem interessante porque ele tem gráficos animados e a possibilidade de personalização do hospital de um jeito exclusivo. O lançamento aconteceu em 2008.

8 – KAPI HOSPITAL

O Kapi Hospital é um pouco diferente dos outros jogos simuladores para gestores de hospitais porque ele tem um foco bem interessante, que é o da gestão de tempo. Assim, o objetivo é cuidar das pessoas, mas a partir das horas do dia, que parecem ser bem curtas.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

Além de pensar em pacientes e funcionários, o jogador tem que decorar salas e construir novos departamentos, por exemplo. E para isso é preciso ter dinheiro disponível em caixa. Ao mesmo tempo em que novas doenças surgem, criando uma grande pandemia. O jogo é da Upjers e de 2011.

9 – MY HOSPITAL: BUILD

Desenvolvido pela Cherry Pick Games e publicado pela Ezjoy em 2014, esse game simulador de hospitais é um dos mais interessantes. Um dos pontos interessantes é que o jogo começa desde a escolha do lugar para a construção do empreendimento.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

E a narrativa é outro ponto forte. Veja só como tudo começa: “em uma bela manhã de primavera, uma pequena vila foi atingida por uma pandemia. Os cidadãos estavam sofrendo de uma estranha doença e não havia hospital na área”.

10 – CLINIC 3D

O Clinic 3D tem um nome parecido com vários outros, mas é único. Ele tem assinatura da Astragon Entertainment e teve lançamento em 2015 para Windows e macOS. Desde as primeiras cenas, incentiva os jogadores a gerirem um hospital de forma eficiente.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

Um dos pontos fortes e mais decisivos é quando esses jogadores precisam controlar o orçamento disponível. O segredo passa a ser o de usar uma ferramenta de análise de desempenho, o que é algo muito valioso também para a realidade dos gestores hospitalares.

11 – CLINIC

O Clinic é um jogo que simula o gerenciamento de clínicas de saúde que merece muito a sua atenção – até porque ele foi criado pela Bossa Studios em 2016 e com lançamento para PC e o PlayStation 4. Foi um sucesso.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

O jogador precisa gerenciar a própria clínica de forma lucrativa para que sobreviva ao mercado. Ao mesmo tempo, tem que manter a saúde dos pacientes e a satisfação dos funcionários. Quem sobrevive à pressão, vence. Mas, a tarefa não é tão simples assim.

12 – HOSPITAL SIMULATOR

O Hospital Simulator foi desenvolvido pela Excalibur Games e publicado pela Iceberg Interactive. O lançamento é de 2017. O principal objetivo é manter o equilíbrio neste estabelecimento de saúde pensando no tratamento de qualidade e nas finanças.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

É um dos poucos jogos de simulação de hospitais que possui o modo multiplayer, ao passo que dá para compartilhar e competir com outros jogadores. Nesse caso, o desafio é descobrir quem será o melhor gestor hospitalar do game.

13 – TWO POINT HOSPITAL

Um dos mais modernos jogos de simulação para gerenciar hospitais que os gestores hospitalares devem conhecer é o Two Point Hospital. Inclusive, ele é usado como metodologia de ensino na FAPUGA.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

O game é da Two Point Studios sendo publicado pela Sega. O lançamento foi em 2018. Um dos diferenciais está no sistema de inteligência artificial usado para simular todas as mudanças e eventos de um hospital, especialmente com relação à pacientes e funcionários.

Leia tambémTwo Point Hospital: A Aprendizagem Baseada em Games para gestores da saúde

14 – PROJECT HOSPITAL

Ele é muito realista, sendo um dos melhores simuladores de gerenciamento de hospitais. Essa é uma das frases que encontramos na internet, de um dos jogadores que se apaixonaram pelo Project Hospital. O jogo é da Oxymoron Games e é de 2018.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

No simulador, os jogadores possuem controle total de tudo o que acontece no hospital. Logo, têm poder de tomar decisões que vão alterar por completo o roteiro dos acontecimentos. Os desafios são muito reais e atuais, como a lotação de pacientes.

15 – HOSPITAL RUSH

Um jogo de estratégia para gestores hospitalares que querem simular a gestão na área da saúde. Assim, o Hospital Rush caiu no gosto de muito profissional e universitário que busca na gamificação maneiras de aprimorar suas habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills).

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

Como garantir que os pacientes recebam os melhores tratamentos? Como garantir a satisfação dos seus colaboradores? Será que é a hora de aumentar o salário? Os insumos e equipamentos são modernos o suficiente para atender a demanda? São desafios comuns nesse game, criado pela Krealit em 2020.

Os jogos de simulação para gerenciar hospitais para smartphones

Além dos jogos de simulação de gerenciamento de hospitais para PC e consoles, também existem aqueles que foram criados com foco mobile, isto é, para smartphones. Conheça alguns, na ordem de lançamento.

  • MEGA HOSPITAL (2009)
  • HOSPITAL STORY (2010)
  • MY CLINIC (2015)
  • OPERATE NOW HOSPITAL (2017)
  • DREAM HOSPITAL: CARE SIMULATOR (2017)

16 – MEGA HOSPITAL

Assim como o Hospital Hustle, que é para PC, essa versão para celulares tem como marcas a Big Fish Games e a Legacy Interactive. O lançamento foi feito em 2009, um ano depois da criação que fez sucesso entre jogadores de PC.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

Logo, eles são bem parecidos, mudando a adaptabilidade e jogabilidade para ambos os tipos de dispositivos. Entre os comentários de quem joga no celular, dá para ver que o game é importante para o gestor pensar em vários setores, da pediatria à geriatria.

17 – HOSPITAL STORY

O jogo foi lançado em 2010. E aqui entra a história curiosa, ele é como uma atualização do Mega Hospital, já que tem as mesmas marcas por trás, Big Fish Games e Legacy Interactive, só que com foco nos jogadores que optam pelos celulares.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

Os gráficos são coloridos, dinâmicos e permitem que a diversão tome conta de cada desafio. Assim, o gestor hospitalar que quer se divertir pode fazer isso a partir de um programa educativo que também traz ensinamentos e aprimoramentos para o seu dia a ida de trabalho.

18 – MY CLINIC

Como você faria a construção de um hospital de alto nível? A resposta vem através das atitudes que toma nesse game mobile. Pensar nas necessidades dos pacientes é um ponto interessante que precisa ser considerado, assim como acontece na realidade. É um jogo de 2015, da Spil Games.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

É um jogo de simulação de hospitais para celular que tem interface intuitiva e ótimas animações, que fazem com o que tempo passe mais rapidamente. Aliás, tempo é o que o jogador não tem na hora de tomar decisões, seja para contratar médicos ou comprar insumos.

19 – OPERATE NOW HOSPITAL

A Spil Games lançou o Operate Now Hospital em 2017. Logo, entra na lista de novos jogos que simulam o gerenciamento de um hospital. Além de ser de simulação, também está no gênero de estratégia porque exige muito dessas habilidades dos seus jogadores.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

Um dos pontos interessantes é que permite que se faça um trabalho completo com as equipes médicas, não apenas de contratação dos novos colaboradores, mas também de treinamento. Isso permite enfrentar os desafios diários de forma mais eficiente.

20 – DREAM HOSPITAL: CARE SIMULATOR

Um jogo de celular de 2018 criado pela Joyseed Gametribe, que é totalmente focada em games mobile. Isso ajuda a entender o sucesso do jogo simulador de hospitais. Ele permite que os jogadores construam e gerenciem esses estabelecimentos em todos os âmbitos.

20 jogos de simulação para gerenciar hospitais

O principal aprendizado está na possibilidade de ter uma visão ampla de como é gerenciar um hospital, já que permite aprender sobre finanças, recursos humanos, tratamentos médicos e muito mais.

Irving Malaguti
Editorial
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *