Skip to main content

Vale a pena fazer gestão hospitalar? 5 Razões para iniciar o curso

Por ser um curso mais direcionado, a dúvida sobre se vale a pena fazer Gestão Hospitalar pode ser bastante frequente. Por isso, trouxemos 5 razões pelas quais esta pode ser uma excelente opção para a sua carreira. Esse, por si só, já deveria ser mais um motivo para ingressar no curso. Mas, apenas como lembrete, […]

Por ser um curso mais direcionado, a dúvida sobre se vale a pena fazer Gestão Hospitalar pode ser bastante frequente. Por isso, trouxemos 5 razões pelas quais esta pode ser uma excelente opção para a sua carreira.

Esse, por si só, já deveria ser mais um motivo para ingressar no curso. Mas, apenas como lembrete, vale a informação de que é possível utilizar a nota do Enem para ingressar no curso de Gestão Hospitalar da Fapuga.

1 – Formação específica para um mercado vasto

Quem é formado em Gestão Hospitalar pode atuar nas mais diversas instituições clínico-hospitalares, que precisam de formação específica, dedicando-se à realidade de uma rotina complexa e que precisa funcionar com harmonia e muita responsabilidade.

As dinâmicas nessas instituições envolvem insumos e dejetos de cuidados específicos, equipes de formação voltada para o cuidado, que precisam de uma gama de equipamentos e EPIs próprios, realizando suas atividades através de escalas e plantões, que também demandam o devido entendimento.

O gestor de um hospital ou clínica precisa ter noções de todas estas especificidades, desde a logística aos recursos humanos, para suprir a coordenação e, junto a sua equipe, conseguir planejar e executar as melhores estratégias e adequações das rotinas.

E o mercado de oportunidades para quem tem essa formação é vasto. É só pensar na quantidade de centros dedicados à saúde em todo o Brasil. Se vale a pena fazer gestão hospitalar? Vale muito a pena para quem se interessa em trabalhar em ambientes como: Hospitais, Clínicas, Laboratórios, Empresas de Logística Hospitalar e Comercialização de Insumos Hospitalares.

2 – Estudo voltado para o mercado

Na Fapuga, o ensino, tanto de Administração quanto de Gestão Hospitalar, tem intenso direcionamento voltado para a realidade de mercado. E é claro que este é um dos direcionamentos de qualquer formação, mas na Fapuga este é o verdadeiro enfoque: ensinar o que realmente importa nas rotinas de trabalho que os profissionais estão se formando para executar.

Os conteúdos do curso são, então, repletos de estudos de caso, palestras com profissionais atuantes e referência no mercado. Além de visitas técnicas e convênio com instituições para ingressar em programas de estágio e contando também com a metodologia gamificada.

Cursando Gestão Hospitalar, os alunos não só encontram uma formação para acrescentar mais uma linha ao próprio currículo, a formação na Fapuga leva a sério a empregabilidade de seus alunos.

3 – Ensino presencial para uma atividade presencial

Apesar de a teleconsulta ser uma realidade que traz muita praticidade na vida das pessoas atualmente, a maior parte dos atendimentos na área de saúde demandam o contato presencial.

E como um profissional que atua em contato constante com outras pessoas como parte da natureza dessa atuação pode se formar de maneira remota? O ensino presencial faz toda a diferença para ter o melhor contato possível com os conteúdos e a partir das trocas de experiências entre alunos e com docentes.

Vale a pena fazer gestão hospitalar? 5 Razões para iniciar o curso

O gestor hospitalar precisa desenvolver soft skills para saber lidar com humanidade e adaptabilidade diante das situações e rotinas intensas de trabalho que podem ocorrer no ambiente que está ajudando a administrar.

4 – Para boa contratação ou evolução de carreira

Uma parte dos alunos de Gestão Hospitalar da Fapuga ocupa cargos em instituições clínico-hospitalares de São Paulo, e estão realizando o curso para obter novas oportunidades, seja no plano de carreira onde já trabalham, seja nas oportunidades de crescimento em outras instituições.

Nesses casos, a visão sobre as possibilidade de melhoria no próprio trabalho ganha um novo panorama, que os líderes notam e, estando abertos para implementarem mudanças, certamente notam os esforços e o interesse de crescimento de quem está correndo atrás e estudando mais.

Além de criar grandes oportunidades na contratação e crescimento profissional, quem está em busca de empreender nas áreas da saúde e bem-estar adquire uma outra visão dos negócios a partir do curso de Gestão Hospitalar.

5 – Profissionalização Rápida

O curso de Gestão Hospitalar na Fapuga é uma formação de grau superior tecnológico com 3 anos de duração e o foco em uma ampla visão do mercado na prática, como já salientamos na segunda razão.

Com todos os atributos mencionados na presente matéria, não dá para dizer que carece de qualidade por ser um curso de menor duração que a maioria das formações, o tempo investido vale cada aula e faz toda a diferença na profissionalização.

E aí, vale a pena fazer Gestão Hospitalar ou não?

A decisão vai depender das pretensões que você tem para a própria carreira. Mas se você está perdido(a) e não sabe direito por onde começar, se tem interesse pela atuação em gestão e nas áreas clínico-hospitalares; para quem está empreendendo na área ou já trabalha no setor e busca pelo crescimento de carreira; enfim, se você se enquadra em uma dessas categorias, a resposta é sim, vale muito a pena.

Leda Trevizoni
Editorial
Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *