Skip to main content

Prof.º Rogério Matofino promove aula prática sobre Canvas e Marketing Pessoal para alunos Fapuga

Experiência única: aula presencial de Marketing Pessoal e Canvas na FAPUGA. Descubra a empolgação dos alunos e como foi o tão aguardado retorno às salas de aula, mesmo que por um dia. Não perca os próximos encontros presenciais!
aula canvas marketing
Josiele Batista
06 dezembro, 2021

Quem aí estava com saudades das aulas presenciais? Por enquanto, o ensino na FAPUGA ainda continua online e respeitando todas as normas previstas para conter o avanço do Coronavírus. Entretanto, dia  29 de novembro, o professor de Marketing e TI Aplicada a Negócios, Rogério Matofino, convidou os alunos para uma aula presencial sobre Marketing Pessoal e Canvas. 

“A experiência da aula presencial é incomparavelmente superior à qualquer experiência remota. Há muita troca, os alunos participam mais ativamente, posso ver expressões; no online o aluno desliga a câmera e não quer dizer que ele está na frente do computador, e no presencial não tem como fugir. São quatro horas de aula, e no presencial essas horas passaram e nem vimos”, comenta o professor.

Veja como foi a experiência com os alunos e o retorno, mesmo que por um dia, às salas de aula. 

Receptividade nas aulas presenciais 

Todos os alunos dos cursos de Administração e Gestão Hospitalar marcaram presença na aula, e segundo Rogério, a turma estava ansiosa e receptiva para esse momento. 

“A receptividade dos alunos foi absoluta, de 0 a 10, foi 11! Chegaram pontualmente, empolgados com a prática e com a ideia de testarem ferramentas que iriam gerar benefícios diretos para todos, como conseguir uma promoção no trabalho ou até mesmo mudar de emprego, algumas alunas estão pensando em abrir a própria consultoria de RH ou clínica, e todos eles com expectativas para retorno às aulas presenciais”, afirma o professor. 

Inclusive, as expectativas estavam em alta, especialmente, para conhecer a ferramenta que aprenderiam no dia, que vai colaborar de forma efetiva para o crescimento profissional de cada um. 

Além disso, o trabalho realizado em sala de aula concederia um ponto extra na média final de cada aluno, o que motivou ainda mais cada estudante presente na sala.

Canvas e Marketing Pessoal

A tarefa principal designada pelo professor foi montar um Canvas de acordo com a atuação ou desejo de atuação de cada profissional. O Canvas é uma das ferramentas mais importantes e mais utilizadas para realizar um gerenciamento estratégico do seu próprio negócio ou do trabalho que você exerce em uma empresa. Ele pode ser aplicado em diversos setores, como Recursos Humanos, Marketing, Financeiro.

Sobre o marketing pessoal, alguns alunos ainda não sabiam exatamente sobre qual carreira seguir ou como se posicionar para o mercado de trabalho. O professor conta que, para isso, trabalharam na revisão dos currículos e do perfil LinkedIn, e essa abordagem foi essencial clarear as ideias dos estudantes.

“Aconteceu até que uma aluna trabalhou a vida inteira na área administrativa e então resolveu mudar para a área de gestão hospitalar. Então, na aula prática que tivemos foi possível sanar as dúvidas e contribuir para que a aluna decidisse como montar seu currículo e LinkedIn da melhor forma e se apresentasse diretamente para o mercado de trabalho, bem posicionada e decidida”, complementa.

Expectativas para 2022

E, claro, ao sentirem como os estudos em sala de aula é produtivo, tantos os alunos como o professor anseiam pelo retorno presencial. Mas todos entendem que o ensino híbrido ainda é o mais recomendável, tendo em vista as ferramentas digitais que são disponibilizadas, bem como aguardar que a pandemia termine.

Além disso, Rogério conta que é do meio business e, por isso, ele aponta que as aulas práticas presenciais sempre serão necessárias para que o aluno aprenda, de fato, a colocar a ‘mão na massa’ e estar preparado para o mercado de trabalho. Inclusive, cada conteúdo aplicado solicita que o aluno complemente informações com outros professos para preencher cada lacuna, até o estudante se tornar um profissional completo.

Você pode dar uma aula extremamente teórica ou extremamente prática. Essa aula presencial eu comecei com referencial bibliográfico, fizemos um checklist, levei alguns livros da biblioteca da FAPUGA que os alunos já conheciam, coloquei uma problematização no contexto apresentando através do PowerPoint pra dar sentido e significado e, depois, mão na massa. E da mesma forma que foi a atuação ali na sala de aula, seria em uma consultoria, empresas multinacionais, indústrias, enfim, seria a mesma metodologia e abordagem feita em sala de aula. E isso é interessante, pois os alunos vivem a experiência de laboratório”, finaliza o professor.

E você, está com saudades das aulas presenciais? Se estava na aula de Canvas e Marketing Pessoal, nos conte nos comentários o que achou! 😉

Josiele Batista
Administrador
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *