Skip to main content

#3 PODCAST – ORGANIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO DIFERENCIAIS NO MERCADO DE TRABALHO

Para se destacar como profissional, é importante conhecer e dominar as ferramentas disponíveis para desenvolvimento no ambiente de trabalho. Ter organização e comunicação como diferenciais no mercado de trabalho, pode ser uma forma de alavancar a carreira

A terceira edição do Podcast Fapuga conta com a participação de dois alunos dos cursos de Administração e Gestão Hospitalar que trazem para a mesa de bate-papo a reflexão da importância da organização e comunicação como diferenciais no mercado de trabalho e como as vivências do dia-a-dia de aulas tem influenciado no desenvolvimento de cada um no ambiente profissional.

Sob o comando do professor Bruno Gomes, Jacqueline, formanda em Gestão Hospitalar e Matheus Gonçalves, no segundo semestre de Administração revelam os motivos que os fizeram chegar até a área administrativa e como o contato com os conteúdos estão impactando a vida profissional de cada um.

A REFLEXÃO DA IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO DIFERENCIAIS NO MERCADO DE TRABALHO

Diante de tantas mudanças no mercado, estar preparado para novas experiências e oportunidades podem determinar o sucesso pessoal em suas carreiras. Jacqueline e Matheus tiveram as oportunidades e conseguiram aproveitá-las, criando meios para o desenvolvimento dentro de suas áreas e impactando a forma de pensar e de agir.

Jacqueline e Matheus eram de áreas diferentes da administrativa. Jacqueline atuava com o setor automotivo enquanto Matheus seguia carreira militar. Os dois viram na administração, possibilidades de crescimento profissional e decidiram ingressar na graduação.

É claro que cada profissional tem sua trajetória, mas as ferramentas para esse processo são bem semelhantes. Jacque e Matheus não se encontravam no lugar onde estavam e o contato com o setor administrativo foi o start para novos horizontes.

O professor Bruno, que neste semestre leciona Empreendedorismo e Novos Negócios, traz junto aos alunos uma reflexão dos fatores importantes dentro de um ambiente profissional e como se destacar se utilizando dos conteúdos.

TRABALHAR A COMUNICAÇÃO DENTRO DO AMBIENTE DE TRABALHO OFERECE VANTAGENS PARA O DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E DA EQUIPE

É claro que todo ambiente com boa comunicação, tende a se desenvolver com mais facilidade. No ambiente de trabalho, o domínio dessa “ferramenta” pode trazer benefícios a quem a utiliza.

Uma boa comunicação interna se torna responsável por obter e fornecer informações claras de objetivos além de aprimorar os procedimentos e as relações no trabalho.

Quando se fala em comunicação, imaginamos apenas a forma verbal, mas ela não se limita a apenas esta. Devemos lembrar que há também a comunicação não-verbal, escrita e visual.

No caso dos convidados do podcast, a comunicação verbal é um ponto a se destacar no crescimento pessoal de cada um dentro dos seus respectivos ambientes de trabalho.

Jacqueline é do time do “contato humano”. Ela revela que o seu domínio da boa comunicação a fez se destacar na equipe, tornando-a uma líder do setor em que está. Ela destaca que quando se conecta com o outro, a facilidade de compreensão e de ser compreendido aumenta, trazendo vantagens para a relação do grupo. Com a comunicação pode-se resolver conflitos de maneira mais harmoniosa e satisfatória.

ORGANIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO DIFERENCIAIS NO MERCADO

Matheus possui o mesmo raciocínio. A forma de se dialogar tem extrema importância no ambiente corporativo. Os seres humanos estão sempre procurando métodos de contato eficazes. Essas diferentes abordagens e de construção de relações geram uma compreensão e até participação melhor quando se desenvolve uma função em um grupo de trabalho, principalmente quando se tem domínio da ferramenta em meio há tantos avanços tecnológicos.

O Prof. Bruno auxilia essa análise com a questão: “Vocês se veem líder?”. Apesar da Jacque já estar em um cargo de liderança. Matheus tem uma reflexão interessante para alcançar esse objetivo.

Para ele, esta questão está muito ligada a como você lida com as pessoas. A particularidade é fator determinante para se tornar um bom líder. E que essa conquista é gradativa. É importante absorver as experiências para que se possa extrair aprendizados de situações para que elas possam trazer bagagens para si.

Alguns pontos foram levantados para que uma pessoa consiga ser um bom líder. Ser Compreensivo, atencioso e resiliente, segundo nossos participantes, devem fazer parte da personalidade do profissional que pretende alcançar tal posto.

TRANSPORTAR VIVÊNCIAS E COLOCAR EM PRÁTICA NA VIDA FORA DO AMBIENTE ACADÊMICO É ESSENCIAL PARA EVOLUIR

Jacqueline e Matheus citaram um ponto em comum quando o assunto foi como tem sido a aplicação da teoria das aulas com a vida no trabalho. Organização.

O contato com os conteúdos durante as aulas está sendo bem aproveitados pelos formandos em seus ambientes particulares e no trabalho. Jacque disse que o conteúdo tem influenciado diretamente em sua vida. “Em pouco tempo eu já consegui ter um pouco mais de noção no meu local de trabalho, como organização, a forma de lidar com as pessoas e o principal, a ética. No meio público, como é o meu caso hoje trabalhando em uma UPA, é muito importante termos ética”.

Jacqueline ainda comenta sobre a escolha do curso. “Já tentei diversas outras áreas. Enfermagem, serviço social, mas não deu. Eu me vejo como gestora. Agora estou feliz por cursar Gestão Hospitalar”.

Matheus chegou a Administração na Fapuga por ter muita familiaridade com números. Ainda quando cursava um técnico em Administração, através de uma professora veio a indicação da graduação. “A minha chegada até aqui, foi através de uma professora de economia que tive durante o curso técnico. Ela sempre viu muito potencial em mim, ela via que eu estava sempre muito interessado na aula dela. Ao chegar me senti muito acolhido, fui muito bem recebido”.

Confira na íntegra o bate-papo dos nossos entrevistados desta terceira edição do Podcast Fapuga.

#3 PODCAST FAPUGA – Como vim parar nessa profissão? Administração e Gestão Hospitalar
Rafael Alves
Autor, Editor
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *