Skip to main content

Prof. Bruno Gomes ministra workshop sobre como elaborar um bom currículo – saiba também como montar o seu

Professor das disciplinas Linguagem e Argumentação, Bruno Gomes pôde ter uma interação muito enriquecedora com os alunos presentes.

No último sábado (17), o Prof. Dr Bruno Gomes ministrou um workshop sobre como elaborar um bom currículo, de encontro às necessidades de quem está à procura por novas oportunidades de trabalho, auxiliando os alunos da Fapuga em suas maiores dificuldades.

O curso foi realizado principalmente em formato de conversa, de forma a trazer dicas de como fazer, o que deve ter o currículo, o que deve ser evitado, além de tratar das mídias sociais que auxiliam na divulgação das próprias habilidades e experiências.

Com a utilização de diversos modelos de currículos prontos, o Prof. Bruno pôde exemplificar de diferentes formas o que é certo e errado na elaboração deste, que é um documento tão importante.

O docente comenta um pouco sobre uma das principais dificuldades encontradas na hora de elaborar um bom currículo:

“Antes de produzir, eles fazem uma pesquisa prévia para saber como é, só que eles sempre pecam pelo acesso, sempre gostam de currículos muito extensos, gostam de coisas bem detalhadas porque eles acham que o tamanho vai impressionar a empresa, e aí a gente trabalhou justamente nesses mitos.”

Prof. Bruno Gomes ministra workshop sobre como elaborar um bom currículo - saiba também como montar o seu

O fortalecimento de laços através de experiências presenciais

A disciplina que o Bruno ministra, de Linguagem e Argumentação, é a única dos cursos de Administração e Gestão Hospitalar que é acontece com aulas gravadas, e há grandes diferenças em uma oportunidade de workshop presencial como este.

Nas aulas gravadas, o docente conta que as aulas são planejadas a partir das dificuldades mais comuns. Se falando em currículo, por exemplo, aulas gravadas tratariam do erro comum de exagerar nas informações colocadas, tanto em volume, como pertinência e veracidade.

Já durante uma oportunidade de troca presencial, é possível perceber na prática as nuances de dificuldades e a realidade de cada um em experiências e buscas por oportunidades.

E Bruno comenta também sobre essa diferença de proximidade: “Eu acho importante  esses momentos que a gente tem, importante para fortalecer os laços, e também para conhecer o nosso aluno como indivíduo.”

Conta também que a recepção dos alunos foi muito boa, e gerou inclusive ideias para os próximos encontros. Ainda não há data, mas a principal ideia foi para realizar um próximo workshop abordando entrevistas de emprego.

E, enquanto este workshop não acontece, você pode conferir o último episódio do Podcast Fapuga, em que o foco da conversa foi, justamente, mercado de trabalho e busca  por oportunidades de crescimento profissional.

#2 Podcast FAPUGA – Crescer na mesma empresa ou buscar novas oportunidades fora dela?

As principais dicas para elaborar um bom currículo

As dicas abaixo são baseadas justamente na experiência do workshop realizado pelo Prof. Bruno, e outras dicas que você pode encontrar também nas redes da Fapuga.

1 – Conheça a empresa

Caso você vá se candidatar para uma vaga específica, vale muito a pena pesquisar sobre a empresa que está oferecendo a vaga, até para avaliar seus valores, além de destacar os próprios atributos em formação e experiência da forma mais relevante para a vaga pretendida.

2 – Objetividade sempre

Assim como comentado, exagerar no volume de informações não é uma vantagem. O ideal é selecionar as informações mais relevantes para despertar o interesse da empresa. Até porque, as instituições recebem um volume muito grande de currículos, e não é um documento de várias páginas com informações soltas que vão fazer o seu currículo se destacar.

3 – Não esqueça os dados pessoais

É imprescindível acrescentar dados pessoais de contato e de formação acadêmica. O primeiro, para que a empresa consiga entrar em contato com facilidade; o segundo, para certificar de que, enquanto candidato, você tem os principais requisitos para realizar determinada função.

4 – Sem fake news

Não adianta inserir habilidades que ficam bonitas no currículo, mas que na prática não fazem parte de suas aptidões.

Uma vez que ocorrer a contratação, essas habilidades serão exigidas, e é importante ter segurança para realizá-las e tornar a melhor experiência profissional, muito além de uma nova linha no currículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *