É melhor fazer faculdade à distância ou presencial? Aluno Fapuga fala sobre sua experiência
A faculdade à distância pode funcionar melhor, dependendo da rotina e organização de cada um. Mas, em comparação, além de investir na mensalidade e material da faculdade, também pode ser necessário um investimento em equipamento e comodidades que impeçam (ou ao menos atrapalhem) o aluno de ingressar o quanto antes em um curso superior.
Um dos principais diferenciais contidos no modelo presencial de ensino é o suporte disponível, a infraestrutura para suprir as necessidades quanto a tecnologia, conforto, comodidade e segurança para cada aluno.
Afinal, fica muito difícil se concentrar e se dedicar sem o espaço adequado para tanto – algo especialmente presente durante o período de pandemia, em que muitas pessoas precisaram trabalhar ou estudar na própria casa, por tanto limitadas às condições nem sempre ideais de um escritório domiciliar improvisado.
Tivemos a oportunidade de entrevistar um dos alunos da Fapuga, e na ocasião ele nos contou um pouco sobre como as comodidades disponíveis na faculdade tem facilitado, e muito, seu processo de aprendizado.
Aluno de Administração, o exemplo do Romeo Fernandes carrega uma especificidade: por conviver com um problema sério de visão, ele frequentemente encontra dificuldades para estudar – foi assim nos anos de colégio, quando enxergar a lousa sempre foi um problema.
Sua condição de visão é tamanha que os óculos não resolvem o problema. Mas, na Fapuga, o graduando tem encontrado uma solução bastante eficiente por meio da disponibilidade de notebooks para todos os alunos.
“Aqui, com o notebook, eu não tenho essa preocupação, então facilita muito no meu aprendizado. Às vezes tinha uma dificuldade maior na escola, por não entender o que estava escrito, isso ajudou muito no meu desenvolvimento, evoluí bastante com o apoio e essa ajuda.”
Não é a primeira vez que um aluno Fapuga menciona o quanto os notebooks facilitam o processo de aprendizagem. Por diferentes motivos, o acesso a boas máquinas ao longo da graduação é o tipo de suporte que facilita muito na exploração de diferentes recursos, ou mesmo para executar tarefas e pesquisar sem dificuldades.
E, falando em explorar recursos, é legal mencionar que a Fapuga incentiva seus alunos a explorar o universo dos jogos, o qual pode auxiliar no desenvolvimento de soft skills importantes no universo do trabalho.
Aqui no blog, tem muito conteúdo sobre Metodologia Gameficada, e no que ela pode contribuir em se falando de formação e visão de negócios.
Na hora de decidir entre faculdade à distância ou presencial, a possibilidade de networking também deve ser levada em consideração
E que ambiente melhor do que a faculdade para desenvolver habilidades, testar com diferentes jogos, softwares e plataformas, estabelecer trocas profundas com colegas de diferentes experiências e até mesmo cometer erros?
Diferente da faculdade à distância, o networking é uma realidade bem mais constante e complexa no modelo presencial, da forma a se tornar um dos maiores componentes da formação profissional neste período.
O desenvolvimento profissional é algo constante, e cada experiência pode ser bem aproveitada, mas a graduação é um período de desenvolvimento fundamental. É o momento para aproveitar ao máximo todas as vantagens e comodidades da graduação presencial.
Como coloca Romeo sobre sua experiência e perspectiva de futuro: “Eu quero evoluir. Não gosto muito de ficar parado e, além do objetivo profissional, também tenho vontade de evoluir pessoalmente, então, os conhecimentos que eu tô aprendendo com a faculdade já estão me ajudando muito no lado pessoal, de olhar certas situações com outros olhos, ter outros tipos de comportamento.”
Deixe um comentário