Metodologia Gamificada: eSports em universidades e graduações
Já ouviu falar sobre Metodologia Gamificada?
Estudar, seja para provas ou apenas para cumprir a metodologia de ensino, parece ser algo tão desgastante, não é mesmo? A primeira coisa que vem à cabeça é: horas e horas em frente ao computador, escrevendo e lendo a mesma coisa infinitas vezes, pelo que parece.
Entretanto, a forma tradicional (e podemos dizer até arcaica) de se estudar pode ser eficaz, claro, mas você acredita que seja produtiva? É neste cenário que a Metodologia Gamificada se enquadra e faz toda a diferença nos estudos.
Estudar através de uma metodologia gamificada pode deixar o momento muito mais prazeroso, funcional, rápido e prático. Segundo Jane McGonigal, PhD da Universidade da Califórnia em Berkeley, durante a faculdade, um jovem dedica cerca de 10 mil horas aos estudos, em contrapartida, pode jogar online mais de 20 mil horas.
Ao observar essa informação, fica fácil identificar onde é o ponto chave para um ensino efetivo.
O que é Metodologia Gamificada?
Além de ser uma excelente ferramenta para ensino, os jogos também têm a vantagem de desenvolver habilidades emocionais nos jogadores, tornando-os profissionais diferenciados.
Ainda de acordo com Jane, gamers são até 80x mais resilientes em atividades mentais do que pessoas que não jogam. Por isso que na Fapuga utilizamos a metodologia gamificada Game To Player, utilizando métodos como Game Based Learning, Problem Based Learning, Team Based Learning, entre outros.
Um profissional que é gamer possuí características como:
- Encorajados e motivados por longo tempo
- Resolva problemas em um curto espaço de tempo
- Organize conjunto complexo de tarefas
- Tenha disciplina
- Seja resiliente
- Otimismo e motivação urgente
- Estrutura e confiança social
- Produtividade prazerosa
- Ama desafios e superá-los
Nos cursos de Administração e Gestão Hospitalar é possível aprender por meio de jogos online e garantir um perfil de profissional gamer.
Metodologia Gamificada Fapuga: Planet Coaster e Two Point Hospital
Criado pela Frontier Developments, responsável pela produção do já clássico Rollercoaster Tycoon 3, o Planet Coaster é um simulador de parque de diversões em que você deve gerenciar a diversão de visitantes, além de expandir o seu parque com novas atrações e lanchonetes.
Com um visual atrativo e semelhante a de um desenho, você pode construir seu parque, visitá-lo e experimentar diferentes passeios em uma câmera em primeira pessoa.
O Park Management (Gestão de Parques) é a ferramenta que você usará para acompanhar de perto o progresso do parque que administra. Na plataforma é possível coletar informações relacionadas às finanças, pesquisa, marketing, funcionários, atrações, lojas e convidados.
O “Two Point Hospital” é um jogo para computador que vai auxiliar o aluno na administração de um hospital. E isso não é uma matéria de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O jogo é liberado desde o primeiro semestre de aulas.
Nele, a pessoa vai lidar com doenças, pacientes, recursos humanos, marketing, logística, entre outros temas importantes na Gestão Hospitalar. Esse é um jeito único e incrível de unir a teoria com a prática, fazendo com que a experiência do aprendizado seja positiva.
Jovem gamer é aprovado em 28 faculdades dos EUA
Provando que jogos vão muito além de apenas um entretenimento, o jovem Matheus Montenegro, morador de São Vicente, que fica no litoral de São Paulo, conquistou 28 bolsas de estudos em diversas universidades dos Estados Unidos através de um critério: suas habilidades no jogo Fortnite.
Com apenas 20 anos, o estudante foi aprovado para participar de diversas equipes universitárias de eSports nos EUA. A instituição escolhida, entre tantas, foi a Oklahoma Christian University, onde conquistou a bolsa de 75% e cursará Ciências da Computação.
As bolsas de estudos nos Estados Unidos não são restritas apenas para aqueles que praticam esportes, como basquete, futebol, atletismo ou natação, mas os eSports também ganharam seu espaço e, hoje, proplayers também têm chances para conquistar bolsar em universidades.
Os jogos online são mais do que entretenimento, atualmente, são porta de entrada para universidades internacionais e, além disso, uma ótima ferramenta para ensino, como vimos acima. Por isso, nossa metodologia gamificada é comprovadamente produtiva e eficaz no ensino de nossos cursos de graduação.
Deixe um comentário