Skip to main content

Metodologia Gamificada: eSports em universidades e graduações

ESports são porta de entrada para faculdades internacionais e, na Fapuga, são utilizados na metodologia gamificada de ensino. Entenda!
metodologia gamificada

Já ouviu falar sobre Metodologia Gamificada?

Estudar, seja para provas ou apenas para cumprir a metodologia de ensino, parece ser algo tão desgastante, não é mesmo? A primeira coisa que vem à cabeça é: horas e horas em frente ao computador, escrevendo e lendo a mesma coisa infinitas vezes, pelo que parece.

Entretanto, a forma tradicional (e podemos dizer até arcaica) de se estudar pode ser eficaz, claro, mas você acredita que seja produtiva? É neste cenário que a Metodologia Gamificada se enquadra e faz toda a diferença nos estudos. 

Estudar através de uma metodologia gamificada pode deixar o momento muito mais prazeroso, funcional, rápido e prático. Segundo Jane McGonigal, PhD da Universidade da Califórnia em Berkeley, durante a faculdade, um jovem dedica cerca de 10 mil horas aos estudos, em contrapartida, pode jogar online mais de 20 mil horas. 

Ao observar essa informação, fica fácil identificar onde é o ponto chave para um ensino efetivo.    

O que é Metodologia Gamificada?

Além de ser uma excelente ferramenta para ensino, os jogos também têm a vantagem de desenvolver habilidades emocionais nos jogadores, tornando-os profissionais diferenciados.  

Ainda de acordo com Jane, gamers são até 80x mais resilientes em atividades mentais do que pessoas que não jogam. Por isso que na Fapuga utilizamos a metodologia gamificada Game To Player, utilizando métodos como Game Based Learning, Problem Based Learning, Team Based Learning, entre outros. 

Um profissional que é gamer possuí características como: 

  • Encorajados e motivados por longo tempo
  • Resolva problemas em um curto espaço de tempo
  • Organize conjunto complexo de tarefas
  • Tenha disciplina 
  • Seja resiliente 
  • Otimismo e motivação urgente
  • Estrutura e confiança social
  • Produtividade prazerosa
  • Ama desafios e superá-los

Nos cursos de Administração e Gestão Hospitalar é possível aprender por meio de jogos online e garantir um perfil de profissional gamer.

Metodologia Gamificada Fapuga: Planet Coaster e Two Point Hospital

Criado pela Frontier Developments, responsável pela produção do já clássico Rollercoaster Tycoon 3, o Planet Coaster é um simulador de parque de diversões em que você deve gerenciar a diversão de visitantes, além de expandir o seu parque com novas atrações e lanchonetes.

Com um visual atrativo e semelhante a de um desenho, você pode construir seu parque, visitá-lo e experimentar diferentes passeios em uma câmera em primeira pessoa. 

O Park Management (Gestão de Parques) é a ferramenta que você usará para acompanhar de perto o progresso do parque que administra. Na plataforma é possível coletar informações relacionadas às finanças, pesquisa, marketing, funcionários, atrações, lojas e convidados. 

O “Two Point Hospital” é um jogo para computador que vai auxiliar o aluno na administração de um hospital. E isso não é uma matéria de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O jogo é liberado desde o primeiro semestre de aulas.

Nele, a pessoa vai lidar com doenças, pacientes, recursos humanos, marketing, logística, entre outros temas importantes na Gestão Hospitalar. Esse é um jeito único e incrível de unir a teoria com a prática, fazendo com que a experiência do aprendizado seja positiva. 

Jovem gamer é aprovado em 28 faculdades dos EUA

Provando que jogos vão muito além de apenas um entretenimento, o jovem Matheus Montenegro, morador de São Vicente, que fica no litoral de São Paulo, conquistou 28 bolsas de estudos em diversas universidades dos Estados Unidos através de um critério: suas habilidades no jogo Fortnite.

Com apenas 20 anos, o estudante foi aprovado para participar de diversas equipes universitárias de eSports nos EUA. A instituição escolhida, entre tantas, foi a Oklahoma Christian University, onde conquistou a bolsa de 75% e cursará Ciências da Computação.

As bolsas de estudos nos Estados Unidos não são restritas apenas para aqueles que praticam esportes, como basquete, futebol, atletismo ou natação, mas os eSports também ganharam seu espaço e, hoje, proplayers também têm chances para conquistar bolsar em universidades.

Os jogos online são mais do que entretenimento, atualmente, são porta de entrada para universidades internacionais e, além disso, uma ótima ferramenta para ensino, como vimos acima. Por isso, nossa metodologia gamificada é comprovadamente produtiva e eficaz no ensino de nossos cursos de graduação.

Rodrigo Nunes
Administrador
Atualmente presidente e mantenedor da Faculdade FAPUGA (2018-atual), é idealizador e palestrante da metodologia de ensino Game-to-Work (G2W) no Brasil. Defensor e precursor da tese que os GAMES desenvolvem habilidades de negócios altamente valorizadas e procuradas no mercado de trabalho.Tudo isso, faz com que ele crie uma empatia pelo público, desenvolvendo métodos próprios de ensino para quem joga, assiste séries e é viciado em streaming e séries. Acredita que potencialidades e habilidades exigidas pelo mercado podem ser melhor aprendidas e desenvolvidas por quem prática essas ações. Hoje seu brilho nos olhos vem através da mudança de vida proporcionada por suas instituições de ensino, que, trazem novos horizontes a seus alunos.Também aplica em sua vida pessoal os conceitos da administração: dedica seu tempo livre entre a família e seus hobbys. Viciado em endorfina, pratica triathlon (TOP 10 tri-atleta, modalidade Sprint, categoria 40-44, Troféu Brasil 2023) e joga diversos games: Warcraft III, StarCraft 2 e World of WarCraft, são seus preferidos. Também aprecia séries como Star Wars, Harry Potter e a série Stranger Things, que assiste com suas sobrinhas.O MBA de Administração Acadêmica Universitária (2017-2018) o ajudou a solidificar e fundar a IES Fapuga que atualmente é credenciada no MEC.Fez mestrado stricto-sensu em Gestão de Negócios (2004-2006), foi delegado de educação; presidente de comissão administrativa (XXXI CONAP – 2005 e XIX CNPG – 2005), diretor de cultura e eventos (ANPG 2005), além de professor universitário de Administração em diversas IES.Nunes iniciou sua vida acadêmica durante sua graduação em Administração pela PUC/SP (1999) e coordenador de comércio eletrônico (PUC-JR/SP – 2000); Ele reúne inúmeros prêmios em sua passagem como  graduando: vencedor do Campeonato Nacional de Universidades, em Embu das Artes – SP, Students in Free Enterprise – SIFE/Brasil (1999) e prêmio Hookie of the Year – time revelação do ano, no campeonato internacional Students in Free Enterprise – SIFE (atual Enactus) em Kansas City – Missouri – USA, Students in Free Enterprise – SIFE – USA (2000); melhor trabalho de conclusão de curso na área de Administração pela FEA-PUC/SP (2003); E melhor trabalho de Iniciação Científica em Administração pela FEA-PUC/SP (2003). Além disso, aos 17 anos de idade, também foi pioneiro do e-commerce e criou a segunda loja virtual no Brasil (1997 – 2001), dos lendários Krugans Kimonos (inventores e pioneiros no Jiu-Jitsu mundial), onde fornecia kimonos para o mundo todo e lutadores famosos dos primeiros UFCs eram clientes de seu negócio.
Veja mais Noticias
Escrito por Ricardo Saltarelli

Como aplicar a gamificação no marketing

07 junho, 2024
Escrito por Ricardo Saltarelli

Mad skills: como seus hobbies podem impactar sua vida profissional

04 junho, 2024
Escrito por Ricardo Saltarelli

Gamificação no espaço de trabalho: conheça 5 cases de sucesso

31 maio, 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *