Skip to main content

10 jogos de administrar empresas para quem quer alcançar níveis hierárquicos mais altos

Um jogo de PC ou jogo de celular, não importa. O que importa é que existem ótimos jogos para administradores, que incentivam o pensamento estratégico, a contabilidade, o trabalho em equipe e muito mais. Confira essa seleção com 10 deles – escolhermos os mais tradicionais!

Antigamente, um jogo de PC ou celular era sinônimo de entretenimento. Hoje, não mais! Existem diversas opções que vão além do lazer, como os jogos de administrar empresas; recomendados para quem quer se destacar em um mercado de trabalho tão concorrido.

Os jogos de administrar empresas mais tradicionais

Já ouviu falar que jogos online, também chamados de games, podem ser ótimas fontes de exercícios e aperfeiçoamento de habilidades para o mercado de trabalho, certo? Leve em conta que até mesmo as grandes universidades internacionais aplicam essa metodologia.

Mas, aí vem uma dúvida: quais os melhores jogos de administrar empresas que existem, pensando justamente em ter diferenciais para alcançar cargos mais altos, como de gestor? A gente tem a resposta. Ou melhor, as respostas. E você confere abaixo!

1 – Sim City

jogos de administrar empresas

Quase todo mundo conhece esse jogo online. Sim City é um verdadeiro clássico do mundo dos games, considerado um precursor no assunto dos jogos de administrar empresas. Ou melhor, cidades. Afinal, o player é um prefeito ou secretário de setores que toma conta da prefeitura.

Neste game, é preciso construir uma cidade inteira com os recursos disponíveis dos impostos dos cidadãos – sim, exatamente como na vida real. É preciso levar em conta a distribuição de energia, o abastecimento de água, a coleta de lixo e esgoto, a demarcação de zonas, etc.

O grande desafio está em administrar a cidade cuidando dos cofres públicos, o que aumenta a responsabilidade do trabalho. É divertido por ser um game, só que próximo do que um gestor deve fazer na empresa em que trabalha. Ótima forma de simular o mercado de trabalho!

Outro jogo de administração da vida real muito parecido com o Sim City é o Cities Skyline, além do The Sims. As ideias são bem parecidas, sendo que se mudam apenas alguns conceitos e/ou ferramentas.

2 – Capitalism

jogos de administrar empresas

O game deu tão certo que está na sua segunda verão, o Capitalism II. Ele é bem focado em empreendedores que querem lançar as suas ideias no mercado. Tanto é que tem o codinome de Simulador para Empresas. Ou seja, tudo a ver com o que estamos falando aqui.

O foco é a estratégia. E quer saber a real? Ele é bem complexo, a ponto de exigir muito raciocínio lógico dos players. Ou seja, vale muito a pena se dedicar algumas horas do dia para construir a sua empresa, contratar gerentes e ver os resultados decolarem.

Ah, sabe um diferencial desse jogo online para administradores? Ele permite a negociação de ações, como acontece na bolsa de valores, o que vai ter a ver com o valor de mercado das marcas. Logo, além de estratégia, será possível treinar habilidades financeiras.

3 – Age Of Empires

jogos de administração

A Era dos Impérios também deve entrar na sua lista de games que valem a pena para aprender ainda mais sobre a profissão de administrador. Ele é tradicional entre os jovens e acredite: já tiveram empresas que usaram o jogo para selecionar candidatos, acredita? É real!

No game, o player escolhe o império que quer, podendo ser de várias culturas, como espanhóis, turcos, bizantinos, celtas e assim por diante. Então, do zero, é preciso montar o reino usando exércitos, cuidando da alimentação, dos recursos naturais e outros temas.

O problema maior acontece que, em qualquer momento do jogo online, você pode ser atacado por um inimigo – e o seu esforço vai por água abaixo. Muitos empreendedores que jogam esse game dizem que é um “teste a sangue frio para os momentos de crise”.

4 – Minecraft

jogos de administração

É isso mesmo, aquele jogo de quadradinhos, que parece não ter função alguma! O Minecraft é sucesso de vendas e pode ser usado no ambiente corporativo de uma forma muito assertiva. O segredo é simples: a possibilidade de se adaptar as mudanças e encontrar soluções.

Isso porque no mundo Minecraft é preciso sobreviver. E para isso, você tem que usar as ferramentas, objetos e o que mais tiver disponível. Uma boa ideia é usar a picareta para começar a minerar – nas minas, você encontra carvão, ferro, ouro e diamantes.

Sem dúvidas, um dos jogos de administrar empresas mais lúdicos e divertidos que se encontra. Especialmente, para quem quer jogar online e com os amigos. Aliás, cooperar pode ser uma boa ideia para esse game, aumentando o desempenho de cada player.

5 – Farm Simulator

jogos para administradores

Inicialmente, esse pode não parecer um dos melhores jogos de administrar empresas. Só que apesar de ser situado no campo, ele traz uma forma interessante de testar as habilidades estratégicas, importantes para a área administrativa.

Quem está no campo também deve se aventurar nessa jornada de organizar o trabalho, só que muda o cenário, obviamente. No Simulador de Fazendas, o player é responsável por cuidar da fazenda e dos recursos dela, como tratores e máquinas agrícolas. É uma experiência bem real.

Inclusive, uma experiência que te coloca no lugar de um fazendeiro. Ele precisa fazer tudo, desde aprender a operar uma máquina até mesmo encarar os desafios diários, como a falta de recursos para plantar. É um verdadeiro teste para treinar a coordenação das ações.

Com foco na área rural, o Fazendinha de Negócios é outra ideia de jogos de PC para administradores. Ele pode ser jogado no próprio navegador e tem missões que vão levar o fazendeiro ao sucesso.

6 – The Corporate Machine

jogos para administradores

Assim como existem jogos de administração focados na área rural, tem aqueles que visam outros mercados. No The Corporate Machine dá para escolher entre o de automóveis, linhas aéreas, computadores ou bebidas. A ideia é dominar o mercado, claro.

Para isso, o player precisa pensar estrategicamente em áreas do negócio, como no marketing e nas finanças. É um jogo bem antigo, muito interessante e que vai ativar as suas habilidades de empreendedor. Ele tem por trás a Steam, uma das grandes desenvolvedoras de jogos.

Para quem gosta de outro tema, que é o futebol, aí vem o jogo Championship Manager. Ele é bem diferente do que você conhece com FIFA ou PES. Na verdade, o foco está no gerenciamento da empresa, isto é, do time de futebol e não nos jogos em si. Vale a pena!

7 – Landlord Tycoon

jogos para administradores

O nome pode parecer não tão comum como os outros dessa lista, no entanto, temos aqui uma joia rara. Se você já jogou “Monopoly” alguma vez na vida vai entender do que estamos falando – porque ele é uma versão virtual desse jogo de tabuleiro reconhecido mundialmente.

O objetivo do Landlord Tycoon é fazer com que o player se torne um grande negociador do mundo imobiliário. Para isso, basta comprar e vender imóveis. Só que de um jeito inteligente. O tabuleiro é o mundo real e o jogo considera a geolocalização real mesmo, acredita?

Ou seja, é como o Pokémon Go fez, trazendo essa conexão entre o que é real e virtual. Por isso, os imóveis estão em ambientes que existem na sua cidade, estado, país ou mundo. É um ótimo jogo financeiro para aprender estratégias de vendas.

Parecido com o Landlord Tycoon existem outros jogos de administrar empresas, como o RollerCoaster Tycoon, conhece? É um tipo de best seller dos simuladores online, onde a ideia é montar o próprio parque de diversões. E, obviamente, além disso, também será necessário administrar o negócio. Outra opção é o cashflow.

8 – Plants Vs Zombies

games de administração empresarial

Pelo nome, você não acreditaria, mas sim, esse é um game para empreendedores que você tem que conhecer poque pode te ajudar a pensar de maneira mais estratégica na carreira. É ótimo para treinar conceitos de planejamento, foco e escolhas. Veja!

Tudo acontece em um universo pós-apocalíptico, no qual o player precisa se proteger dos zumbis que atacam constantemente. Para isso, é preciso usar um exército de plantas que defendem a base. É muito divertido e exige planejamento para montar o melhor cenário.

O jogo dos zumbis está na segunda versão – de tão certo que deu. E a EA, que é quem criou o game, diz que ainda há testes sendo feitos para melhorar a jogabilidade. Se você ainda não conhece essa opção pode ver o trailer na internet.

9 – World of Warcraft

games de administração empresarial

WoW é um dos games MMORPG mais incríveis que existe no mundo. Ele permite que as pessoas joguem entre si, de várias partes do mundo e isso já é bom porque melhora a capacidade de trabalho em equipe, ou melhor, as habilidades sociais.

O jogador vai escolher uma classe para controlar e isso influencia no game todo. Cada classe tem uma especialização, com ataques e magias. Logo, há magos, druidas, monges, caçadores de demônios, etc. O que quer dizer que a segmentação é fundamental.

O que acontece é que o player é um personagem em uma cidade imaginária chamada Azeroth. A partir disso, o jogo passa a ter aventura, ação e muita luta. Obviamente, é preciso usar a estratégia para vencer além desses itens. O lado analítico é trabalhado intensamente.

10 – Don’t Starve Together

games de administração empresarial

O último dos jogos de administrar empresas é o Não Morram de Fome Juntos. Essa é a tradução literal do game. Mas, do que será que trata e por que é indicado para administradores? Vamos lá. Acontece em um mundo fantasioso, onde é preciso ter a cooperação de amigos para chegar ao sucesso. Coletividade, amigos!

Assim, o que acontece é que no verão a comida fica escassa e o sol bem quente. Já no inverno, muito gelo e obstáculos mortais. Logo, com os monstros e outras criaturas que aparecem, os players precisam se unir para conseguir nada menos do que “sobreviver”.

É verdade que é um dos games menos estratégicos dessa lista. Ainda assim, vale a pena pensar no ponto da organização das ações, da colaboração os envolvidos e do trabalho em equipe. Tudo para vencer as adversidades do campo de batalha, assim como acontece no mundo real.

Quais as faculdades que usa a metodologia gamer?

No mundo todo, as faculdades estão apostando cada vez mais nessa metodologia e usando os jogos de administrar empresas, mas ainda em fase de testes e implantações.

Na Fapuga, que fica na Zona Leste de São Paulo, os cursos de Gestão Hospitalar e Administração já contam com esse método desde o primeiro ano, sendo uma das poucas no Brasil que oferecem o diferencial.

A gamificação é uma forma de usar elementos dos jogos em situações que vão além do entretenimento, isto é, na vida real. Com isso, é possível motivar os alunos a treinarem suas habilidades e estarem aptos para o mercado de trabalho.

Conheça mais dos cursos de graduação da Fapuga e dos métodos utilizados!

Rodrigo Nunes
Administrador
Atualmente presidente e mantenedor da Faculdade FAPUGA (2018-atual), é idealizador e palestrante da metodologia de ensino Game-to-Work (G2W) no Brasil. Defensor e precursor da tese que os GAMES desenvolvem habilidades de negócios altamente valorizadas e procuradas no mercado de trabalho.Tudo isso, faz com que ele crie uma empatia pelo público, desenvolvendo métodos próprios de ensino para quem joga, assiste séries e é viciado em streaming e séries. Acredita que potencialidades e habilidades exigidas pelo mercado podem ser melhor aprendidas e desenvolvidas por quem prática essas ações. Hoje seu brilho nos olhos vem através da mudança de vida proporcionada por suas instituições de ensino, que, trazem novos horizontes a seus alunos.Também aplica em sua vida pessoal os conceitos da administração: dedica seu tempo livre entre a família e seus hobbys. Viciado em endorfina, pratica triathlon (TOP 10 tri-atleta, modalidade Sprint, categoria 40-44, Troféu Brasil 2023) e joga diversos games: Warcraft III, StarCraft 2 e World of WarCraft, são seus preferidos. Também aprecia séries como Star Wars, Harry Potter e a série Stranger Things, que assiste com suas sobrinhas.O MBA de Administração Acadêmica Universitária (2017-2018) o ajudou a solidificar e fundar a IES Fapuga que atualmente é credenciada no MEC.Fez mestrado stricto-sensu em Gestão de Negócios (2004-2006), foi delegado de educação; presidente de comissão administrativa (XXXI CONAP – 2005 e XIX CNPG – 2005), diretor de cultura e eventos (ANPG 2005), além de professor universitário de Administração em diversas IES.Nunes iniciou sua vida acadêmica durante sua graduação em Administração pela PUC/SP (1999) e coordenador de comércio eletrônico (PUC-JR/SP – 2000); Ele reúne inúmeros prêmios em sua passagem como  graduando: vencedor do Campeonato Nacional de Universidades, em Embu das Artes – SP, Students in Free Enterprise – SIFE/Brasil (1999) e prêmio Hookie of the Year – time revelação do ano, no campeonato internacional Students in Free Enterprise – SIFE (atual Enactus) em Kansas City – Missouri – USA, Students in Free Enterprise – SIFE – USA (2000); melhor trabalho de conclusão de curso na área de Administração pela FEA-PUC/SP (2003); E melhor trabalho de Iniciação Científica em Administração pela FEA-PUC/SP (2003). Além disso, aos 17 anos de idade, também foi pioneiro do e-commerce e criou a segunda loja virtual no Brasil (1997 – 2001), dos lendários Krugans Kimonos (inventores e pioneiros no Jiu-Jitsu mundial), onde fornecia kimonos para o mundo todo e lutadores famosos dos primeiros UFCs eram clientes de seu negócio.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *