Skip to main content

Descubra qual a diferença entre estágio e trainee

Ao entrar na faculdade, logo nos primeiros dias de aula você vai ouvir falar sobre esses dois tipos de programas de incentivo ao mercado de trabalho. E é bem comum que surja a dúvida: qual a diferença entre estágio e trainee? Neste conteúdo, vamos mencionar os principais pontos de cada um deles para que você […]
Irving Malaguti
01 fevereiro, 2023

Ao entrar na faculdade, logo nos primeiros dias de aula você vai ouvir falar sobre esses dois tipos de programas de incentivo ao mercado de trabalho. E é bem comum que surja a dúvida: qual a diferença entre estágio e trainee?

Neste conteúdo, vamos mencionar os principais pontos de cada um deles para que você saiba qual é o melhor para você. Ambos são interessantes para quem está na graduação, porém, funcionam de formas diferentes e a ideia aqui é explicar esses pontos.

O programa de estágio

diferença entre estágio e trainee

Para entender diferença entre estágio e trainee, vamos começar falando do estágio.

O estágio é um tipo de programa que permite que os estudantes do ensino superior trabalhem em suas respectivas áreas simultaneamente, em que estudam – geralmente, em contra turnos.

Assim, o principal objetivo do estagiário é aprender e atuar na sua área de formação, com a finalidade de adquirir aprendizado para complementar a sua formação acadêmica. Por isso, tantas vezes, ele é visto como competência obrigatória na grade curricular.

Nesse tipo de incentivo à entrada no mercado de trabalho, não existe a necessidade de se usar a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) como regra. Logo, é possível que se tenha outras normativas profissionais delimitadas por um contrato de estágio.

Dessa forma, o estagiário pode ser efetivado ou não na empresa ao fim do seu curso de graduação; o que vai depender do interesse dos gestores.

Para quem é o programa de estágio

diferença entre estágio e trainee

Além dos estudantes de ensino de nível superior, há programas de estágios também para quem está no ensino médio ou em cursos técnicos. É interessante notar que as vagas são pré-determinadas para cada área e curso, sem a necessidade de um “job rotation”.

No Brasil, o tempo máximo de estágio costuma ser de 2 anos. Diferente dos trainees, sendo levados a ocuparem cargos mais altos, no caso do estágio, a ideia é fazer a troca desses colaboradores a cada 2 anos, pelo menos; sem a necessidade de vínculos empregatícios.

De qualquer maneira, quem está na faculdade pode ter que fazer um estágio como disciplina obrigatória ou simplesmente por interesse em conhecer mais do seu trabalho. A boa notícia é que uma se atuar de maneira excelente, ele tem grandes chances de ser contratado.

O programa trainee

Agora vamos ver a diferença entre estágio e trainee.

O trainee é um programa que acontece apenas no último ano da graduação ou quando o estudante já se formou (em até 3 anos). Dessa forma, o objetivo é a capacitação prática dele no ambiente trabalho.

Dessa forma, o trainee quase sempre atua no sistema chamado de “job rotation”, que indica que ele vai passar por várias funções na empresa em pouco tempo para poder potencializar as suas habilidades durante o programa.

O contrato como trainee tem os mesmos direitos e deveres do que um profissional com carteira assinada, sendo que pode se alterar alguns itens, como as horas trabalhadas. Esse tipo de programa de trabalho costuma durar entre 6 meses e 3 anos, podendo variar.

O mais comum é que o trainee seja visto como um ativo da empresa. Portanto, é um investimento feito por ela, ao passo que ele é direcionado a seguir caminhos da gestão ao longo do tempo.

Para quem é o programa trainee

diferença entre estágio e trainee

Esse tipo de incentivo à formação de gestores em grandes companhias é um tipo de processo seletivo dos mais concorridos no nosso país. Afinal, além de todos os benefícios de trabalhar com a CLT, o candidato sabe que terá um caminho que pode levar a um cargo de gestão.

Além disso, a diferença entre estágio e trainee também passa pelos ganhos. Os salários costumam ser bem mais atrativos para trainees, por exemplo. Mas, para se chegar nesse lugar é preciso passar por várias etapas e se mostrar pronto para assumir desafios e tomar decisões dentro da companhia.

As funções podem variar muito conforme a necessidade e a expectativa do contratante. Para se ter uma ideia, um recém-formado em engenharia civil pode se candidatar a um programa de trainee de bancos, de advocacias e diversas outras empresas de qualquer ramo.

Por que estudar na FAPUGA

Vimos a diferença entre estágio e trainee em vários pontos. Só que pode ser que você ainda não tenha dado o primeiro passo, o de se inscrever em uma faculdade. Se é o seu caso, convidamos a conhecer um pouco mais da FAPUGA.

https://youtu.be/d-mSfBjsLnc

A FAPUGA é a instituição de ensino superior certa para quem está próxima à Zona Leste de São Paulo. Ela tem o curso de administração e de gestão hospitalar de modo presencial (de modo que 60% das aulas acontecem na unidade, em Tatuapé).

Os cursos contam com o estágio curricular, que fica disponível a partir do 7º semestre. Veja o que a FAPUGA diz: “é a primeira oportunidade profissional do estudante dentro do mercado de trabalho, auxiliando no desenvolvimento da carreira e na vida pessoal”.

A instituição também tem convênio com empresas, sendo que a partir disso deve ser possível um tipo de imersão a mais na carreira, como é o trainee. “É uma excelente forma de executar tarefas e provar as suas habilidades técnicas no mercado de trabalho”.

Conheça os cursos da FAPUGA: Administração Presencial e Gestão Hospitalar Presencial.

Irving Malaguti
Editorial
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *