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Nicolle Merhy e Black Dragons mostram como o mercado de e-sports  não está para brincadeira

Conheça um pouco do histórico desse time que tem a jovem Nicolle Merhy a frente. Juntos, time e CEO mostram o grande potencial do mercado de e-sports.

O time começou em 1997 apenas como um grupo de amigos que gostavam de jogar juntos. O que naquela época não passava de diversão, hoje está se consolidando como um time de reconhecimento no contexto no mercado de e-sports, tanto nacional como internacionalmente. Estamos falando do time de e-sports Black Dragons.

Hoje, com Nicolle Merhy a frente, o BD conta com o patrocínio de empresas como O Boticário e Dia Supermercados, além do apoio de empresas de tecnologia como a Intel. Mas não foi de uma hora para outra que essas oportunidades apareceram.

Apesar de hoje ter mais reconhecimento, quando a Nicolle entrou para o time, lá 2014, as coisas eram muito diferentes. O time começou a desenhar alguma notoriedade ao iniciar nas partidas do jogo Rainbow Six Siege, aproveitando a onda relevante no contexto de competições.

Nicolle conta, inclusive, que jogou todos os campeonatos do jogo no ano 2016, mas um tempo depois passou a se dedicar mais a administração do Black Dragons enquanto empresa. E grande parte do sucesso do time vem dessa dedicação aos negócios.

Mas quem é Nicolle Merhy?

Antes de ser CEO do time, Nicolle Merhy (mais conhecida pelo apelido de Cherrygumms) já se destacava como influencer e streamer, carreira que veio de sua personalidade competitiva e de pessoa apaixonada por jogos e outros esportes.

Foi o pai quem apresentou o primeiro FPS com o qual ela teve contato, e que foi a base para muito do que ela sabe hoje. Mas ela começou a se dedicar de verdade enquanto estava na faculdade.  

Por conta do sucesso, ela já trabalhou com mais de 50 marcas, nacionais e internacionais, incluindo Nike e Intel. Aos 22 anos, foi um dos destaques da Forbes Under 30. 

Ela conta que começou ela mesma a mandar e-mails em busca de patrocínios e parcerias para o Black Dragons. A princípio, ela fazia de tudo: desde design a contabilidade e comunicação. A facilidade com as marcas ajudou muito, mas enfrentou nas tentativas o desconhecimento das marcas sobre o cenário de e-sports, então o começo foi um momento de buscar pela construção de credibilidade.

mercado de e-sports
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública interativa com o objetivo de aprofundar a discussão sobre o Projeto de Lei do Senado n° 383, de 2017, que dispõe sobre a regulamentação da prática esportiva eletrônica. À mesa, em pronunciamento, diretora-executiva (CEO) da Black Dragons, Nicolle “Cherrygumms” Merhy. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.

Algumas lições dessa CEO de e-sports

Nesse ponto, fica uma lição da CEO: entregar além do que os clientes em potencial podem estar esperando. Cherrygumms sempre foi muito proativa em sua investidas, se dispôs a prestar consultoria para empresas e realizar palestras para setores que estavam em processo de educação, de entender o mercado de e-sports.

Ou seja, Nicolle esteve sempre atenta às necessidades do mercado e como sua experiência poderia contribuir e estreitar relação com as marcas.

Mas, além de ensinar com sua experiência, ela também destaca que aprendeu muito ao ouvir, aproveitando as reuniões e contatos com pessoas que têm experiências diferentes das suas.

O time no mercado de e-sports nacional e internacional

Os resultados são impressionantes: só em 2020, a Black Dragons obteve uma receita de 2,6 milhões. E, a partir de 2022, passou a contar com a maior empresa de comunicação independente do Brasil, a Dreamers, que é holding também do Rock in Rio.

Nas premiações em campeonatos, o time já conquistou 50 títulos nacionais e 15 internacionais. E, em 2018, seu destaque no mercado de e-sports foi causado principalmente pela conquista do mundial de Crossfire, quebrando a hegemonia chinesa no jogo. Nesse mesmo ano, foi escolhida por voto popular como melhor organização de E-Sports do Brasil.

É um mercado que vem, cada vez mais, furando a bolha. Com a popularização das lives como forma comum de entretenimento, além dos campeonatos de e-sports, que dão ainda mais seriedade a categoria. E o que pode ter sido um dia mais uma brincadeira, como um dia foram os Black Dragons, tem se convertido em carreiras sérias, com um lugar importante no mercado.

Leda Trevizoni
Editorial
Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
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