Skip to main content

Qual o papel da liderança na diversidade no trabalho? 7 séries para administradores e gestores hospitalares

O cargo de gestor ou administrador de empresas é muito procurado no mundo inteiro. No entanto, a verdade é que nem todos os profissionais estão preparados para ocupa-los. Será que você está? Neste conteúdo, veja qual é o papel da liderança na diversidade no trabalho. Ou seja, estamos diante de ambientes corporativos cada vez mais […]
papel da liderança na diversidade no trabalho

O cargo de gestor ou administrador de empresas é muito procurado no mundo inteiro. No entanto, a verdade é que nem todos os profissionais estão preparados para ocupa-los. Será que você está? Neste conteúdo, veja qual é o papel da liderança na diversidade no trabalho.

Ou seja, estamos diante de ambientes corporativos cada vez mais ecléticos. E isso não tem a ver apenas com gêneros ou etnias. Mas, também por diferenças culturais, de vivências, de visões e de experiências. Para ser um bom líder é preciso entender esse contexto tão atual!

E para isso acontecer, a gente optou por listar séries populares no Brasil e no mundo e tocam nesse tema. Assim, ao ver cada uma das cenas ou capítulos, você poderá aprender mais sobre o conceito, na prática, e, inclusive, nos muitos casos reais que são mostrados.

papel da liderança na diversidade no trabalho

Séries sobre o papel da liderança na diversidade no trabalho

Abra o seu bloco de notas do celular e anote essas séries para maratonar no próximo feriado. Ah, só para você se localizar, considere que deixamos as indicações na ordem de lançamento.

1 – Grey’s Anatomy (2005)

Sim, uma série bem antiga e que, muito provavelmente, você já ouviu falar antes. Apesar de ter um viés voltado para o ambiente hospitalar, a trama traz diversos assuntos importantíssimos para a nossa sociedade atual, do racismo ao bullying e muitos outros.

Para quem não conhece, considere ser uma série que reflete a vida cotidiana, inclusive, trazendo os problemas comuns na sociedade. O elenco é incrível e o sucesso foi tanto que a Globoplay adquiriu o direito de transmitir. Também dá para aprender sobre o papel da liderança na diversidade no trabalho através dessa série na Amazon Prime Video.

2 – The Office (2006)

Sem dúvidas, uma série sobre o ambiente corporativo que mais chamou a atenção nos últimos anos. E tem Steve Carrell no papel principal. O formato da série é tipo documentário e conta sobre um gerente insensível, que acha que é o melhor amigo dos funcionários.

Para quem sonha em ser um gestor de sucesso, os aprendizados vão desde as relações que são retratadas de forma engraçada até as mais caóticas, mas nada que não aconteça diariamente em tantas empresas.

3 – Silicon Valley (2014)

A série fala sobre o papel da liderança na diversidade no trabalho com foco na tecnologia. A narrativa é sobre 4 programadores de uma empresa fictícia no Vale do Silício. Eles moram em uma casa de um milionário e os conflitos começam quando um deles cria um algoritmo.

Uma curiosidade que vai fazer você querer assistir essa série hoje mesmo é que o Bill Gates, conhecido no mundo da tecnologia e por ser um dos homens mais ricos do mundo, já disse que ama cada um desses episódios. Ou seja, você não vai perder né? É da HBO Max.

4 – Superstore (2015)

Superstore tem um gênero chamado de sitcom (situation comedy). Então, é um tipo de besteirol, que foi feito para dar risadas. Mas, acredite: dá para tirar ótimos ensinamentos dele. Isso por a história ser contada a partir do ponto de vista dos funcionários de um supermercado.

Assim, a NBC conseguiu produzir uma narrativa com personagens que desconstrói vários estereótipos, como da mulher latina, das pessoas com deficiência, de uma jovem grávida, assim por diante. Está disponível na Netflix e na Amazon Prime Video.

5 – Atypical (2017)

É uma série para entender a importância de falar sobre o papel da liderança na diversidade no trabalho. Ela conta a história de Sam, um jovem que tem espectro autista. O personagem narra suas aventuras e também as desventuras na família e no trabalho.

Através do Sam podemos entender a realidade de quem tem esse espectro, assim como suas dificuldades em volta do desenvolvimento pessoal e profissional. A série de comédia dramática está disponível na Netflix em 4 temporadas. No Google, a avaliação é uma nota máxima!

6 – Special (2019)

Uma série mais recente que também discute o papel da liderança na diversidade no trabalho. O personagem principal é um homem gay e que tem paralisia cerebral. Isso já é motivo o bastante para você ter o interesse em ver cada uma das cenas. Só que tem mais.

Até porque a narrativa tem como base o livro “I’m Special”, que foi escrito pelo protagonista da história. Para quem gosta de assistir à Netflix, considere que os episódios são bem curtos e com ótimas reflexões. O bom humor deixa a série leve e imperdível.

7 – The Chair (2021)

Sandra Oh é uma das atrizes asiáticas mais conhecidas do mundo e fez essa série se tornar algo que todo mundo deveria ver. Mas, quando a gente fala sobre diversidade no trabalho, ela merece um ponto a mais de entusiasmo porque é um drama para te fazer pensar diferente.

A personagem passa em uma universidade, sendo a primeira mulher na chefia. Ao longo dos episódios, ela precisa lidar com muitos desafios que vão do machismo a culpa materna. Tem tudo a ver com o assunto que estamos mencionando aqui e você pode ver na Netflix.

Qual é o papel da liderança na diversidade no trabalho?

Para terminar o conteúdo, vamos deixar aqui uma reflexão, que com certeza vai te deixar com uma pulga atrás da orelha: a partir das indicações das séries acima, qual é o papel do líder contemporâneo no mundo corporativo?

A tendência nos mostra que a força de trabalho será formada cada vez mais por um contexto plural. O que inclui colaboradores de diferentes gêneros, religiões, raças, idades, etnias, orientações sexuais, educação e assim por diante.

O que se tem visto no mercado é que a diversidade nas empresas ajuda a promover um ambiente muito mais saudável, com uma rica troca de experiência. A partir disso, enquanto gestor, responda: como promover a diversidade na sua empresa?

Qual o papel da liderança na diversidade no trabalho

Para continuar refletindo, aprendendo e estudando sobre o papel da liderança na diversidade no trabalho, leia outras matérias do blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *