Skip to main content

Saiba o que são jogos de gerenciamento e conheça os 10 melhores games para gestores

O que são jogos de gerenciamento? O nome não é tão conhecido no mundo dos games, mas tem sido uma expressão cada vez mais comum nas empresas. Além disso, eles estão sendo estimulados para simular a vida na empresa, especialmente, para gestores! O que são jogos de gerenciamento Os jogos de gerenciamento são aqueles games, […]

O que são jogos de gerenciamento? O nome não é tão conhecido no mundo dos games, mas tem sido uma expressão cada vez mais comum nas empresas. Além disso, eles estão sendo estimulados para simular a vida na empresa, especialmente, para gestores!

O que são jogos de gerenciamento

Os jogos de gerenciamento são aqueles games, isto é, jogos online, que oferecem desafios pensados na administração de empresas, locais, ilhas, cidades ou outras ideias que possam surgir. Logo, permite que o player (jogador) possa pensar de modo estratégico para encontrar soluções.

Também são chamados de jogos de simulação ou jogos de empresas justamente por serem boas opções para profissionais que querem se aperfeiçoar na gestão do mundo corporativo. Assim, é possível ter um tipo de vivência que passa por áreas como da produção, finanças, marketing, recursos humanos e outras.

Entre tantos objetivos possíveis, considere que esses games servem para treinar equipes, motivar o ambiente empresarial e trazer mais conhecimento entre os colaboradores. O motivo é que estimulam várias ações e capacidades, como a criativa, produtiva e coletiva. Inclusive, pode ser que você já tenha jogado algum deles.

Quais os melhores games para gestores

A lista de jogos de gerenciamento é imensa se a gente considerar todas as opções do mercado – dos mais antigos aos mais modernos. Mas, fizemos o trabalho de selecionar os melhores da atualidade, ideais para quem está pensando em subir de cargo e ocupar uma cadeira de gestão em corporações.

1 – Rimworld – Gestão de Pessoas

o que são jogos de gerenciamento

Rimworld é um dos títulos mais populares para quem busca os jogos de gerenciamento, ainda que não seja tão tradicional como os outros nomes da lista. O seu lançamento aconteceu em 2013 e rapidamente conquistou um grande público, tornando-se um clássico moderno.

Nesse game, o player precisa gerenciar um grupo de sobreviventes de um acidente de uma aeronave em um mundo totalmente desconhecido. O foco está em cuidar das pessoas e não apenas dos recursos disponíveis naquela situação.

Cada colônia formada tem as próprias características, dos anseios aos relacionamentos. O jogador que consegue gerenciar as pessoas vai criando as suas histórias, ao passo que é possível completar e complementar os acontecimentos de forma flexível.

2 – Frostpunk – Gestão de Recursos Humanos

Entre todos os jogos de gerenciamento que você vai ler aqui, esse é um dos que mais gera confusão pela complexidade. O começo parece fácil, mas ele vai se tornando muito dinâmico a partir dos primeiros episódios e etapas em uma pegada pós-apocalíptica.

O que o jogador tem que fazer é cuidar dos refugiados que estão vivendo em uma nova Era do Gelo. Depois da premissa, o jogador fica preso por horas por ter poucos recursos disponíveis e aí que entra o maior desafio; o que exige uma tomada de decisão mais rápida.

Esse é um game que vem dos criadores de This War of Mine e se intitula como “o primeiro jogo de sobrevivência em sociedade”. Se você acha que consegue construir a última cidade da Terra e assegurar todos os recursos humanos necessários para isso, esse jogo é para você.

3 – Stardew Valley – Gestão de Empresa

o que são jogos de gerenciamento

Em um primeiro momento, o Stardew Valley é um jogo simples de fazenda, como esses que ficaram famosos no Orkut e no Facebook. No entanto, ele conta com dungeons, que precisam ser desbravados a partir de relacionamentos e itens disponíveis no game.

É um dos jogos de gerenciamento online que contam com recursos diversos. Assim, o player precisa gerenciar o lugar todo, prestando a atenção em temas como as estações do ano, as temporadas e outros fatores que podem influenciar nas tarefas.

Inicialmente, o Stardew Valley foi lançado para PC, se tornando um dos games para PC mais jogados para quem gosta desse tema. Agora, ele está disponível em variadas plataformas, inclusive, nos smartphones.

4 – Dawn of Discovery – Gestão Comercial

Aqui um clássico da série Anno, sendo muito tradicional, mas com muitos fãs até os dias atuais. Há versões recentes e modernas, que trazem gráficos de última geração. O game tem identidade única e faz com que o player se torne um comerciante.

Para quem não sabe, Anno é um jogo de estratégia em tempo real de construção de cidades para Nintendo. É a continuação do jogo Anno 1701, que , é a evolução de Anno 1404. Em cada versão dá para expandir mais e mais o território.

Esse comerciante precisará cuidar das ilhas e o seu foco está nas rotas de comércio. Elas acontecem por navios e locais de produção com vários itens e recursos. Inclusive, é preciso considerar as relações com outras lideranças para enriquecer o império.

5 – Northgard – Gestão Estratégica

o que são jogos de gerenciamento

É um game muito parecido com os outros, só que além de estratégias, ele traz o conceito do jogo de tabuleiro também. Assim, tudo acontece em um continente nórdico, no qual é preciso explorar o mundo ao redor e conquistar terras.

Assim, para ter algumas coisas é preciso abrir de outras, inclusive, construções. E é nesse momento que vem a estratégia. Qual é a sua? Trabalhar com o pessoal certo também gera bons resultados para o seu império. Logo, uma ótima forma de aprender na prática!

Mais um dos jogos de gerenciamento que fazem sucesso nos PCs e nos consoles. Entre as atividades, o player precisa: construir assentamentos, atribuir cargos aos vikings, administrar recursos e expandir o território através das oportunidades.

6 – Two Point Hospital – Gestão Hospitalar

 Agora, um dos melhores games para gestores de hospitais. É um clássico que ficou famoso há bastante tempo, lá em 1977, com o nome de Theme Hospital. O objetivo é construir e cuidar de um hospital de maneira eficiente, rápida e lucrativa.

O Two Point Hospital foi uma espécie de sequência, uma nova versão, que foi como um sucessor espiritual que veio em 2018. O game segue a mesma linha do original, sendo ainda mais indicado para quem trabalha ou quer trabalhar no ambiente hospitalar.

O sucesso foi incrível e agora ele está disponível em várias plataformas, como Linux, MacOS e Windows; além dos consoles Play Station 4, Xbox One e Nintendo Switch. Algumas faculdades usam a metodologia gamer e incentivam o uso do Two Point Hospital.

7 – Prison Architect – Gestão Pública

O título é bem legal para quem gosta mais da área pública da gestão. É um dos jogos de gerenciamento que segue uma linha do nível básico ao avançado, sendo assim, o começo parte de uma prisão já existente da qual é preciso “apenas” melhorar o lugar.

Depois, com mais conhecimento adquirido, aí sim é possível criar uma construção; seguindo novas missões e abrindo áreas inéditas. Um dos objetivos é melhorar a satisfação dos presidiários, o sistema de segurança, o lucro e tudo mais.

Um dos pontos mais legais tem a ver com os desafios que vão surgindo ao longo do jogo de gerenciamento. Por exemplo, quando há tempos sombrios, envolvendo a vida e a morte dos presidiários, o que exige atenção envolvendo uma parte moral dentro do game.

8 – Factorio – Gestão Industrial

Ainda que você nunca tenha pensado nisso, considere que esse é um dos melhores games para gestores da indústria. Sem contar que é bastante viciante também. Factorio é um título que choca os jogadores, que costumam ficar bastante ansiosos pelos resultados.

No decorrer das fases, considere que dá para fazer muitas coisas, como descobertas e ajustes. É um paraíso para quem gosta de resolver problemas e tomar decisões. Afinal, os desafios não vão faltar nessa fábrica industrial. E aí, está preparado para gerenciar esse lugar?

A verdade é que uma fábrica manual, com o bom trabalho do gestor, poderá se tornar uma enorme indústria automatizada. O jogo eletrônico de construção e gestão começou a ser estudado em 2012 sendo lançado 4 anos depois.

9 – Kingdoms and Castles – Gestão da Construção Civil

Assim como existem jogos que acabam sendo mais focados em determinadas áreas, como da gestão hospitalar, considere que outros permitem a escolha. É o caso de Kingdoms and Castles, que parece ser bastante simples e minimalista, só que oferece muito aprendizado.

Além de permitir criar um exército para se defender de dragões e nórdicos inimigos, ele na opção de criar objetivos apenas na construção civil. Assim, dá para pensar em recursos brutos, como madeira e pedra; assim como locais de coleta, como fazendas e pomares.

Na sinopse, o jogo foi criado para players construírem cidades. Inicialmente, foi lançado pela Lion Shield para ser um game de PC. Ao receber críticas mistas, ele se tornou ainda mais jogado e hoje é um sucesso até mesmo no celular.

10 – Planet Zoo – Gestão Sustentável

Os animais, as plantas e outros seres vivos são importantes para os administradores e gestores possam considerar a sustentabilidade do Planeta. O Planet Zoo é um ótimo jogo para quem quer focar em zoológicos, que possuem esses recursos a serem gerenciados.

O que acontece nesse game? O player precisa montar o zoológico como quiser, se atentando aos requisitos para manter todos satisfeitos e seguros – dos animais aos pacientes. É importante considerar que há exigências, como comida, água e limpeza.

Na internet, o subtítulo desse game é: “Simulador Animal”. Assim, fica claro o seu objetivo, o de simular a gestão de um lugar como esse, que envolve diversas características sustentáveis; permitindo uma especialização do profissional da área.

Vale a pena jogar esses games?

Esse tipo de jogo tem sido cada vez mais usado no mercado atual e, inclusive, é impulsionado por grandes universidades do mundo todo. O motivo tem a ver justamente com os resultados que eles trazem, como o pensamento rápido na busca por soluções – no jogo e na empresa.

Alguns autores costumam falar em “oportunidade de aprender vivencialmente o processo sistêmico da gestão empresarial de forma integrada e coletiva”. Ou seja, é sobre pegar a teoria e colocar a mão na massa. E você, já conhecia algum desses games? Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *