4 segredos da Lego para longevidade da marca
Não há uma pessoa que não saiba o que é Lego. Mas, quais os segredos da Lego?
Desde seu início em 1932, o bloco colorido de encaixe tem sido um brinquedo básico nas famílias de todo mundo, e toda a longevidade de uma das maiores empresas de brinquedos do mundo não é um mero acaso da sorte.
A Lego, às duras penas ao longo de sua história, aprendeu que se manter fiel à sua missão principal era a única maneira de sobreviver por longas eras no mercado mundial.
A missão e os segredos da Lego
“Oferecer experiências de aprendizagem inspiradoras que contribuam para o desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes e valores em crianças, jovens e adultos por toda a vida”.
Mas também evoluiu com o tempo, mudando constantemente as iniciativas de marketing – da parceria com a NASA em um projeto que permite às crianças construir “aeronaves do futuro” à estreia de um kit de construção de Lego para o novo filme do Super-Homem, Man of Steel.
O que torna a mensagem da empresa de brinquedos tão infecciosa e como você pode incorporá-la de maneira semelhante? Aqui estão os quatro elementos básicos do sucesso da Lego:
1 – Consistência é a chave da Lego
Os padrões de qualidade da Lego são excelentes. Cada tijolo de Lego é numerado exclusivamente para se correlacionar com o molde de onde veio. Por meio desse método, a Lego pode se orgulhar de um dos produtos mais consistentes da história.
Peças já em 1958 (a data em que o primeiro bloco moderno de Lego foi desenvolvido), ainda se encaixam bem nos segredos da Legos. A empresa produziu vários cenários e desenvolveu outros componentes, mas a consistência do produto real permaneceu a mesma.
Como jovem empreendedor, é importante fornecer continuamente produtos ou serviços de alta qualidade e exceder as expectativas dos clientes.
2 – Crie colaboração no processo de design
Embora o design seja um fator no sucesso da Lego, foi quase o arquiteto de sua queda. O final dos anos 90 pareceu um boom para a empresa.
As vendas aumentaram, o parque temático LEGOLAND abriu sua primeira locação nos EUA em Carlsbad, Califórnia, e as crianças estavam empilhando tijolos como se não houvesse amanhã. Com esse sucesso, a Lego cometeu um erro de julgamento – deixou sua equipe de design louca.
Produção
O número de tijolos de design exclusivo passou de 7.000 para 12.400, causando um aumento nos custos de produção, mas a demanda não seguiu o exemplo – o que pode ser um dos segredos da Lego. Em vez de entrar em uma espiral descendente, a crise inspirou a empresa a repensar seu processo de design.
A Lego implementou um processo colaborativo de tomada de decisão, o que significa que todas as propostas foram submetidas a votação dentro da equipe de design.
Agora, a Lego voltou a 7.000 peças e continua forte. Para um jovem empreendedor, é importante dirigir o seu navio, mas não descarte o poder do trabalho em equipe e busque feedback dos funcionários.
3 – Deixe sua missão clara
A declaração de missão da Lego: “Nosso objetivo final é inspirar e desenvolver as crianças a pensar criativamente, raciocinar sistematicamente e liberar seu potencial para moldar seu próprio futuro – experimentando a infinita possibilidade humana”.
É fácil ver esse conceito em todos os produtos da marca, assim, os segredos da Lego faz do produto uma decisão fácil para os pais. Ao iniciar sua inicialização, dedique algum tempo à sua declaração de missão. É a base da sua empresa, ajudará a mantê-lo no caminho certo e os valores fornecidos são o que os clientes lembrarão de você.
4 – Continue inspirando
Os fãs adultos de Lego são uma organização massiva composta por devotos de Lego que organizam encontros em todo o mundo, tanto offline quanto online em sites como o Reddit. Eles são uma prova da capacidade da Lego de inspirar a imaginação de todas as crianças e segui-las até a idade adulta.
Ao desenvolver um produto que evoca continuamente a criatividade, as pessoas não apenas se lembram dele, mas retornam a ele.
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