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Veja quais empresas usam gamificação na atualidade – 10 cases de sucesso

Quando o assunto é sobre tecnologias e jogos, nem todo mundo sabe do que se trata. Só que é muito mais simples do que parece. Abaixo, veja quais empresas usam gamificação porque elas fazem isso, de modo a contribuir para a marca em vários sentidos. A ideia é que esse conceito de ter um software, […]

Quando o assunto é sobre tecnologias e jogos, nem todo mundo sabe do que se trata. Só que é muito mais simples do que parece. Abaixo, veja quais empresas usam gamificação porque elas fazem isso, de modo a contribuir para a marca em vários sentidos.

A ideia é que esse conceito de ter um software, programa, aplicativo ou sistema mais dinâmico e lúdico crie conexões que vão resultar em aumento de produtividade e outras vantagens. Você vai ver que as maiores empresas do mundo usam a gamificação. Confira!

1 – Starbucks

Sobre quais empresas usam gamificação, esse é um dos melhores exemplos que você vai ler neste conteúdo porque a Starbucks criou um sistema que beneficia os consumidores e não apenas os colaboradores, como a maioria das outras companhias faz. Assim, estamos diante do Starbucks Rewards.

Logo, é um tipo de game que gera estímulos nos clientes. O programa de fidelidade funciona via pontos e para isso há um aplicativo próprio. Logo, quanto mais a pessoa consome, então, mais vantagens ela tem.

Ao longo do tempo, essa se tornou uma maneira muito básica e simples de ver como a gamificação pode gerar retornos incríveis para quem investe nela. Um dos resultados é que as pessoas continuam comprando nas lojas Starbucks em troca de recompensas.

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2 – Nike

A líder de artigos esportivos está sempre na lista de empresas que investem em inovação e está na lista de quais empresas usam gamificação. E isso muita gente já deve ter notado porque ela tem um aplicativo entre os mais baixados do Google Play e do App Store, o Nike Training Club.

A ideia foi a de usar um programa que se baseia na gamificação para incentivar todas as pessoas, na prática de atividades físicas. É claro que com o sucesso, hoje o app tem planos de assinatura também, só que dá para usar de graça, sem ter que pagar nada, no plano free.

Assim, conforme a pessoa vai treinando e usando os vídeos postados, ela vai ganhando a chance de compartilhar isso com outras pessoas. Com o tempo, é possível ver um tipo de histórico de crescimento nos treinos, focados em esportes, como corrida de rua.

3 – L’Oreal

Ela é a maior empresa de cosméticos do mundo, a L’Oreal. E aderiu à ideia dos games na empresa em busca de vários benefícios. O foco era o de aprimorar o treinamento e a comunicação direta com os consultores de beleza ao redor do mundo.

Assim, a empresa tem um aplicativo acessível para todo mundo. O app permite que os colaboradores se conectam em busca da melhore experiência online. Ao longo das fases, eles podem acumular pontos e se posicionarem em um tipo de ranking.

Um dos destaques é a opção de batalhas, que despertou o interesse de muitos novos colaboradores da L’Oreal. Isso porque o que acontece é um tipo de disputa em pares, no qual é preciso reforçar os aprendizados sobre a marca e seus produtos. Veja mais sobre quais empresas usam gamificação!

4 – Domino’s Pizza

A Domino’s Pizza é bem famosa no Brasil com lojas em toda parte do mundo. A cadeia internacional de fast food teve a ideia de usar os games para manter o time de funcionários motivado. Como? Por um aplicativo, chamado Pizza Maker.

Assim, ele nada mais é do que um treinamento feito com simulações online que visam engajar a equipe interna da Domino’s Pizza. Há uma avaliação posterior com recompensas enviadas para cada player.

Quem vai somando pontos ao longo dos dias, indica mais aprendizado sobre temas relacionados a marca, a estratégia comercial e assim por diante. Hoje, o app é visto como forma educacional de se especializar em determinado assunto.

5 – Bluewolf

Essa é uma companhia internacional que não é tão conhecida no Brasil, só que tem uma história de sucesso que vale a pena mencionar aqui, já que responde à pergunta sobre quais empresas usam gamificação.

Dos Estados Unidos e da área de consultoria de gestão, a ideia dos jogos foi para aumentar o envolvimento da comunidade na rede social interna, o que mais tarde se tornou uma ideia para as redes externas também. Logo, o que se deve fazer não é nada além do que interagir.

Assim, os funcionários que publicam vídeos, postam comentários e fazem qualquer tipo de criação em blogs e outras redes sociais ganham pontos. O resultado foi direto: a Bluewolf teve aumento de 57% no engajamento da comunidade.

6 – Santander

O Santander é um dos maiores bancos privados do mundo. E tem um programa que se chama Santander Universitário. Qual é a ideia? Investir em educação via bolsas de estudos em várias instituições ao redor do mundo. É como um incentivo e tem dado muito certo.

O fato é haver alguns anos, o Santander começou a usar a gamificação no processo de seleção dos interessados neste tipo de vantagem educacional. Logo, por jogos, rankings e outras atividades online dá para ir passando de fases e se classificando.

Ao passo que em uma das últimas fases, como se fosse o chefão do game, há 20 bolsas de estudos disponíveis para os mais bem colocados no ranking estudarem em um curso de empreendedorismo na Babson College, em Boston (o número de bolsas varia em cada ano).

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7 – Siemens

Muito conhecida pelo lançamento de celulares, a Siemens é hoje bem menos famosa do que foi um dia. Ainda assim, o grupo é muito grande e possui atuação em vários setores, como no da produção de energia renovável, um assunto trend no momento.

No assunto da gamificação, a Siemens inovou ao criar e implantar na vida dos seus funcionários um jogo online chamado Plant Ville. A proposta dele é disseminar informações sobre os processos de fabricação.

Assim, um dos diferenciais é que todas as pessoas tomem decisões, como quem ocupa os cargos mais altos da empresa, tais quais os gestores e gerentes. São várias questões abordadas, especialmente, de eficiência energética e gerenciamento de pessoas.

8 – Google

O Google é uma companhia que sempre aparece na lista daquelas que mais inovam em processos, o que não diferiria no assunto de quais empresas usam gamificação. Na prática, eles criaram um programa de games para incentivar os funcionários nas despesas.

A ideia é que eles podem relatar as despesas de viagens e, ao não gastarem todos os subsídios nesses dias, eles podem optar por algumas alternativas. Entre elas: receber o dinheiro no próximo salário, guardar para a próxima viagem ou doar para instituição de caridade.

O conceito usa a gamificação para se tornar atrativo e isso teve um ótimo resultado: após 6 meses da implantação do sistema, a taxa de aceitação dos funcionários foi de 100%.

9 – Ford Motor

Todo mundo conhece a Ford Motor, a montadora de carros que ultrapassa anos e se mantém sempre como uma dos tops do mundo. Um dos motivos é o fato de investir em tecnologia, tendências e, claro, na gamificação. A última delas foi para incentivar os vendedores.

É fácil entender o motivo: todos os anos, a Ford lança novos modelos de carros. Assim, os vendedores precisam estar atentos para diferenciar entre eles, assim como aqueles pontos que podem ser estratégicos para as vendas. E aí é que entra o game!

O que a companhia fez foi criar um jogo para que todas as equipes de vendas pudessem conhecer melhor dos novos modelos de carros lançados no mercado. Assim como de serviços, como financiamentos. Após a implementação, a Ford teve aumento de mais de 400% nas redes sociais e portais.

10 – Deloitte

Várias empresas poderiam estar nessa lista, mas optamos por finalizar com a Deloitte porque a história dela é bem interessante. O que ela precisava era manter os seus líderes, tais quais diretores e gerentes, mais motivados com os processos internos.

Assim, apostou no jogo para medir e destacar os mais envolvidos. Para isso, usou as seguintes estratégias: classificação e recompensa, o uso de missões e a ideia dos leaderboards. Assim, com base em várias áreas, os executivos competiam para se tornarem especialistas.

A solução de gamificação trouxe ótimos retornos para a Deloitte, que responde à dúvida sobre quais empresas usam gamificação na atualidade. Por exemplo, além de incentivar mais os executivos, também reduziu o tempo médio de treinamento em 50% e aumentou a adesão aos cursos em mais de 45%.

Vale a pena usar a gamificação nas empresas?

Como vimos nos cases sobre quais empresas usam gamificação na atualidade, considere que não é de hoje o uso desse tipo de tecnologia para incentivar colaboradores e conectar pessoas da sua rede. Agora, quais os motivos que levam elas a investirem tempo e dinheiro nesta ferramenta?

Por exemplo, tornar a relação e a comunicação das pessoas mais dinâmica, projetar melhores experiências dos usuários, criar um bom suporte tecnológico para o grupo, garantir a motivação extrínseca via recompensas e muito mais.

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Rodrigo Nunes
Administrador
Atualmente presidente e mantenedor da Faculdade FAPUGA (2018-atual), é idealizador e palestrante da metodologia de ensino Game-to-Work (G2W) no Brasil. Defensor e precursor da tese que os GAMES desenvolvem habilidades de negócios altamente valorizadas e procuradas no mercado de trabalho.Tudo isso, faz com que ele crie uma empatia pelo público, desenvolvendo métodos próprios de ensino para quem joga, assiste séries e é viciado em streaming e séries. Acredita que potencialidades e habilidades exigidas pelo mercado podem ser melhor aprendidas e desenvolvidas por quem prática essas ações. Hoje seu brilho nos olhos vem através da mudança de vida proporcionada por suas instituições de ensino, que, trazem novos horizontes a seus alunos.Também aplica em sua vida pessoal os conceitos da administração: dedica seu tempo livre entre a família e seus hobbys. Viciado em endorfina, pratica triathlon (TOP 10 tri-atleta, modalidade Sprint, categoria 40-44, Troféu Brasil 2023) e joga diversos games: Warcraft III, StarCraft 2 e World of WarCraft, são seus preferidos. Também aprecia séries como Star Wars, Harry Potter e a série Stranger Things, que assiste com suas sobrinhas.O MBA de Administração Acadêmica Universitária (2017-2018) o ajudou a solidificar e fundar a IES Fapuga que atualmente é credenciada no MEC.Fez mestrado stricto-sensu em Gestão de Negócios (2004-2006), foi delegado de educação; presidente de comissão administrativa (XXXI CONAP – 2005 e XIX CNPG – 2005), diretor de cultura e eventos (ANPG 2005), além de professor universitário de Administração em diversas IES.Nunes iniciou sua vida acadêmica durante sua graduação em Administração pela PUC/SP (1999) e coordenador de comércio eletrônico (PUC-JR/SP – 2000); Ele reúne inúmeros prêmios em sua passagem como  graduando: vencedor do Campeonato Nacional de Universidades, em Embu das Artes – SP, Students in Free Enterprise – SIFE/Brasil (1999) e prêmio Hookie of the Year – time revelação do ano, no campeonato internacional Students in Free Enterprise – SIFE (atual Enactus) em Kansas City – Missouri – USA, Students in Free Enterprise – SIFE – USA (2000); melhor trabalho de conclusão de curso na área de Administração pela FEA-PUC/SP (2003); E melhor trabalho de Iniciação Científica em Administração pela FEA-PUC/SP (2003). Além disso, aos 17 anos de idade, também foi pioneiro do e-commerce e criou a segunda loja virtual no Brasil (1997 – 2001), dos lendários Krugans Kimonos (inventores e pioneiros no Jiu-Jitsu mundial), onde fornecia kimonos para o mundo todo e lutadores famosos dos primeiros UFCs eram clientes de seu negócio.
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