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4 segredos da Lego para longevidade da marca

Não há uma pessoa que não saiba o que é Lego. Mas, quais os segredos da Lego? Desde seu início em 1932, o bloco colorido de encaixe tem sido um brinquedo básico nas famílias de todo mundo, e toda a longevidade de uma das maiores empresas de brinquedos do mundo não é um mero acaso […]

Não há uma pessoa que não saiba o que é Lego. Mas, quais os segredos da Lego?

Desde seu início em 1932, o bloco colorido de encaixe tem sido um brinquedo básico nas famílias de todo mundo, e toda a longevidade de uma das maiores empresas de brinquedos do mundo não é um mero acaso da sorte.

A Lego, às duras penas ao longo de sua história, aprendeu que se manter fiel à sua missão principal era a única maneira de sobreviver por longas eras no mercado mundial.

A missão e os segredos da Lego

“Oferecer experiências de aprendizagem inspiradoras que contribuam para o desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes e valores em crianças, jovens e adultos por toda a vida”.

Mas também evoluiu com o tempo, mudando constantemente as iniciativas de marketing – da parceria com a NASA em um projeto que permite às crianças construir “aeronaves do futuro” à estreia de um kit de construção de Lego para o novo filme do Super-Homem, Man of Steel.

segredos da Lego

O que torna a mensagem da empresa de brinquedos tão infecciosa e como você pode incorporá-la de maneira semelhante? Aqui estão os quatro elementos básicos do sucesso da Lego:

1 – Consistência é a chave da Lego

Os padrões de qualidade da Lego são excelentes. Cada tijolo de Lego é numerado exclusivamente para se correlacionar com o molde de onde veio. Por meio desse método, a Lego pode se orgulhar de um dos produtos mais consistentes da história.

Peças já em 1958 (a data em que o primeiro bloco moderno de Lego foi desenvolvido), ainda se encaixam bem nos segredos da Legos. A empresa produziu vários cenários e desenvolveu outros componentes, mas a consistência do produto real permaneceu a mesma.

Como jovem empreendedor, é importante fornecer continuamente produtos ou serviços de alta qualidade e exceder as expectativas dos clientes.

2 – Crie colaboração no processo de design

Embora o design seja um fator no sucesso da Lego, foi quase o arquiteto de sua queda. O final dos anos 90 pareceu um boom para a empresa.

As vendas aumentaram, o parque temático LEGOLAND abriu sua primeira locação nos EUA em Carlsbad, Califórnia, e as crianças estavam empilhando tijolos como se não houvesse amanhã. Com esse sucesso, a Lego cometeu um erro de julgamento – deixou sua equipe de design louca.

segredos da Lego

Produção

O número de tijolos de design exclusivo passou de 7.000 para 12.400, causando um aumento nos custos de produção, mas a demanda não seguiu o exemplo – o que pode ser um dos segredos da Lego. Em vez de entrar em uma espiral descendente, a crise inspirou a empresa a repensar seu processo de design.

A Lego implementou um processo colaborativo de tomada de decisão, o que significa que todas as propostas foram submetidas a votação dentro da equipe de design.

Agora, a Lego voltou a 7.000 peças e continua forte. Para um jovem empreendedor, é importante dirigir o seu navio, mas não descarte o poder do trabalho em equipe e busque feedback dos funcionários.

3 – Deixe sua missão clara

A declaração de missão da Lego: “Nosso objetivo final é inspirar e desenvolver as crianças a pensar criativamente, raciocinar sistematicamente e liberar seu potencial para moldar seu próprio futuro – experimentando a infinita possibilidade humana”.

segredos da Lego

É fácil ver esse conceito em todos os produtos da marca, assim, os segredos da Lego faz do produto uma decisão fácil para os pais. Ao iniciar sua inicialização, dedique algum tempo à sua declaração de missão. É a base da sua empresa, ajudará a mantê-lo no caminho certo e os valores fornecidos são o que os clientes lembrarão de você.

4 – Continue inspirando

Os fãs adultos de Lego são uma organização massiva composta por devotos de Lego que organizam encontros em todo o mundo, tanto offline quanto online em sites como o Reddit. Eles são uma prova da capacidade da Lego de inspirar a imaginação de todas as crianças e segui-las até a idade adulta.

Ao desenvolver um produto que evoca continuamente a criatividade, as pessoas não apenas se lembram dele, mas retornam a ele.

E aí, já conhecia esses segredos da Lego? Conheça outras empresas que usam a gamificação nos negócios.

Rodrigo Nunes
Administrador
Atualmente presidente e mantenedor da Faculdade FAPUGA (2018-atual), é idealizador e palestrante da metodologia de ensino Game-to-Work (G2W) no Brasil. Defensor e precursor da tese que os GAMES desenvolvem habilidades de negócios altamente valorizadas e procuradas no mercado de trabalho.Tudo isso, faz com que ele crie uma empatia pelo público, desenvolvendo métodos próprios de ensino para quem joga, assiste séries e é viciado em streaming e séries. Acredita que potencialidades e habilidades exigidas pelo mercado podem ser melhor aprendidas e desenvolvidas por quem prática essas ações. Hoje seu brilho nos olhos vem através da mudança de vida proporcionada por suas instituições de ensino, que, trazem novos horizontes a seus alunos.Também aplica em sua vida pessoal os conceitos da administração: dedica seu tempo livre entre a família e seus hobbys. Viciado em endorfina, pratica triathlon (TOP 10 tri-atleta, modalidade Sprint, categoria 40-44, Troféu Brasil 2023) e joga diversos games: Warcraft III, StarCraft 2 e World of WarCraft, são seus preferidos. Também aprecia séries como Star Wars, Harry Potter e a série Stranger Things, que assiste com suas sobrinhas.O MBA de Administração Acadêmica Universitária (2017-2018) o ajudou a solidificar e fundar a IES Fapuga que atualmente é credenciada no MEC.Fez mestrado stricto-sensu em Gestão de Negócios (2004-2006), foi delegado de educação; presidente de comissão administrativa (XXXI CONAP – 2005 e XIX CNPG – 2005), diretor de cultura e eventos (ANPG 2005), além de professor universitário de Administração em diversas IES.Nunes iniciou sua vida acadêmica durante sua graduação em Administração pela PUC/SP (1999) e coordenador de comércio eletrônico (PUC-JR/SP – 2000); Ele reúne inúmeros prêmios em sua passagem como  graduando: vencedor do Campeonato Nacional de Universidades, em Embu das Artes – SP, Students in Free Enterprise – SIFE/Brasil (1999) e prêmio Hookie of the Year – time revelação do ano, no campeonato internacional Students in Free Enterprise – SIFE (atual Enactus) em Kansas City – Missouri – USA, Students in Free Enterprise – SIFE – USA (2000); melhor trabalho de conclusão de curso na área de Administração pela FEA-PUC/SP (2003); E melhor trabalho de Iniciação Científica em Administração pela FEA-PUC/SP (2003). Além disso, aos 17 anos de idade, também foi pioneiro do e-commerce e criou a segunda loja virtual no Brasil (1997 – 2001), dos lendários Krugans Kimonos (inventores e pioneiros no Jiu-Jitsu mundial), onde fornecia kimonos para o mundo todo e lutadores famosos dos primeiros UFCs eram clientes de seu negócio.
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