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EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FAPUGA – 2022/1

Veja como fazer a renovação de matrícula FAPUGA!

  EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA – 2022/1

A Diretoria Geral da Faculdade Fapuga, situada à Rua Padre Estevão Pernet nº 402 – Tatuapé, Zona Leste, São Paulo, no uso de suas atribuições legais, divulga por meio deste Edital as condições, prazos e procedimentos para o Processo de Renovação de Matrículas (Veteranos) para o primeiro semestre de 2022 dos Cursos de graduação em Administração e Gestão Hospitalar, da Faculdade Fapuga.

Terão direito à Renovação de Matrícula para 2022/1 os alunos regularmente matriculados no semestre anterior (2021/2).

  1. DAS CONDIÇÕES OBRIGATÓRIAS E INDISPENSÁVEIS PARA A VALIDAÇÃO DA REMATRÍCULA

1.1. Para formalizar a renovação de matrícula para o semestre 2022/1, o(a) aluno(a) deverá preencher os seguintes requisitos:

  1. Estar adimplente com a Instituição no ato da renovação de matrícula;
  2. Consideram-se adimplentes aqueles que não estejam com débitos vencidos junto a IES, ou em dia com as parcelas da negociação;
  3. O pagamento (quitação) do boleto da primeira parcela da semestralidade referente às disciplinas requeridas pelo acadêmico;
  4. Conforme Regimento Interno, a matrícula é renovada semestralmente mediante requerimento pessoal do interessado e assinatura do Requerimento de Matrícula entre as partes, de acordo com as Normas aprovadas pelo Conselho Superior, nos prazos estabelecidos no Calendário Geral;
  5. A renovação semestral da matrícula está condicionada ao atendimento das exigências do modelo de avaliação do desempenho acadêmico vigente, que consiste na frequência mínima obrigatória de 75 % (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades programadas. O(a) aluno(a) é considerado(a) aprovado(a) na disciplina, sendo dispensado de prestar exames finais, quando obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete inteiros). Demais normas e critérios estão disponíveis no Regimento Interno;
  6. Estar regular junto à Secretaria Acadêmica, no que se refere à documentação acadêmica.

Obs.: Uma vez sanadas todas as pendências acadêmicas, torna-se apto a realizar a renovação de matrícula. 

2. PERÍODO E DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FAPUGA

2.1. As aulas para o 1º semestre de 2022 iniciarão no dia 07 de fevereiro de 2022, observado o Calendário Acadêmico da IES.

2.2. O pagamento da primeira parcela da semestralidade representa o aceite expresso do(a) aluno(a) para adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais vigente e seu interesse em manter o vínculo com a IES por mais um semestre letivo. O período de matrícula para o semestre letivo será realizado entre 03/01/2022 a 07/02/2022, e efetivada por meio do Portal do Aluno, desde que atendidos os requisitos deste Edital.

2.3. Poderá a IES, a seu exclusivo critério e a qualquer momento, alterar ou prorrogar o prazo de renovação de matrícula fapuga de todos ou de parte dos seus cursos de graduação, sendo que na ocorrência desta hipótese, a IES fará a devida divulgação das novas datas definidas por meio de Aditamento do Edital ou Comunicado Público, que passará a integrar este Edital como seu Anexo, dentro do prazo dos 25% (vinte e cinco por cento) de ausência às aulas legalmente permitido, conforme legislação educacional vigente.

2.4. Após a data de 07/02/2022, as vagas em aberto serão monitoradas e será permitida a renovação de matrícula mediante disponibilidade de vagas. É vedado ao acadêmico o direito de realização da renovação de matrícula, ainda que haja vaga remanescente, caso não lhe seja mais possível obter a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) exigida para aprovação, conforme as normas internas da IES e a legislação aplicável.

2.5. As parcelas das semestralidades escolares subsequentes à rematrícula deverão ser pagas pelo(a) aluno(a) até a data descrita no preâmbulo do presente Edital, na rede bancária por meio de boleto bancário disponível nos setores da IES específicos para atendimento ao aluno, também no seu endereço eletrônico, devendo o(a) aluno(a) providenciar sua obtenção e pagamento no prazo determinado.

2.6. Reajuste. O valor dos serviços educacionais descritos no preâmbulo do  Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (valor da semestralidade, bem como o valor da parcela semestral estão sujeitos a reajustes e revisões anuais, conforme autorizado pela Lei 9.870 de 23.11.99.

2.7. Na hipótese de a IES ter concedido algum desconto ou condição mais benéfica no valor da parcela semestral, em decorrência de alguma premissa/condição alcançada pelo(a) aluno(a), incluindo  e não se limitando a descontos concedidos por convênios, parcerias, dentre outros, e deixando de existir por qualquer motivo a referida premissa/condição, o desconto ou benefício ora concedido poderá, a exclusivo critério da IES, ser cancelado, retornando a prestação ao valor base original a partir do primeiro pagamento subsequente à retirada da premissa/condição do desconto ou benefício.

3. INSTRUÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA ON-LINE

3.1. As matrículas serão realizadas no período de 03/01/2022 a 07/02/2022, ressalvada a disposição do item 2.1. 

3.2. O (a) aluno(a) deverá entrar no Portal do Aluno para escolher e confirmar as disciplinas a cursar em 2022/1, realizar os devidos aceites documentais, emitir o boleto da renovação, e confirmar a sua renovação de matrícula através do pagamento do boleto referente à primeira parcela da semestralidade.

3.3. O Anexo I deste Edital traz a orientação, passo a passo, para a renovação da matrícula referente ao primeiro semestre de 2022.

3.4. Não será possível realizar a matrícula em disciplinas com choque de horário e naquelas em que houver pré- requisito, salvo se estiver cursando a disciplina pré-requisito em 2022/1.

3.5. Após o pagamento do boleto e confirmação da baixa bancária, o status do aluno passará a ser MATRICULADO.

3.6. Após estes processos, o aluno poderá acessar seu portal, emitir seu comprovante de matrícula e visualizar as disciplinas em que consta matriculado.

3.7. As disciplinas em Tratamento ou Regime Especial deverão ser matriculadas mediante  autorização expressa   da Coordenação do Curso.

4. DESCONTOS ESPECIAIS NA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FAPUGA

4.1. A Diretoria da Faculdade Fapuga, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, aprova e torna público o presente Edital contendo orientações quanto ao processo da renovação de matrícula para ingresso dos(as)alunos(as) no primeiro semestre de 2022 (período letivo de 2022/1). 

4.2. Conforme política de descontos da IES, o aluno pode obter até 100% (cem por cento) de desconto nas parcelas da semestralidade através do Programa Aluno Indica Amigo, cumulativamente com a nota obtida na prova para obtenção de descontos. Indicando amigos pagantes, será concedido até 50% (cinquenta por cento) de desconto sendo 10% (dez por cento) de cada matrícula para solicitações formalizadas de 03/01/2022 a 07/02/2022. Os descontos incidirão nas parcelas da semestralidade do mês subsequente à matrícula dos indicados;

4.3. A inscrição para a realização da Prova para obtenção de Descontos será até o dia 28/01/2022, sendo que a mesma será realizada através do link https://nepuga.jacad.com.br/academico/eventos/.

4.3.1 O aluno com dependência(s) de semestres anteriores automaticamente perde os descontos já concedidos, e não poderá participar da prova para concessão de descontos para o semestre letivo.

4.4. A prova será corrigida pela banca de professores da Fapuga e o resultado informado ao(a) aluno(a) no mesmo dia.

4.5. A prova será com base nas disciplinas ministradas dos semestres cursados pelos alunos, com 30 (trinta) questões de múltipla escolha. 

4.6 Para a continuidade da bolsa, o aluno deve manter desempenho acadêmico adequado, obtendo média igual ou superior a 8,0 entre as notas das disciplinas cursadas no semestre, referentes tanto às notas de N1  quanto as notas de N2. A média semestral também deve ser igual ou superior a 8,0.

4.7.  Data, horário e local de realização da  prova para obtenção de desconto: 30/01/2022 das 13hs às 17hs,  na Rua Padre Estevão Pernet, 402 – Tatuapé, São Paulo – SP, CEP: 03316-000.

Os alunos serão contemplados com os descontos, conforme o total de acertos obtidos na prova, respeitado o

A classificação se dará da seguinte forma Tabela I:

Total de AcertosDesconto
De 80% a 100%50%
De 79% a 70%40%
De 69% a 60%30%
De 59% a 40%20%
De 49% a 40%10%
De 39% a 0%0%

*Desconto cumulativo, com o programa “Aluno Indica Amigo” Tabela II*: 

Número de Amigos MatriculadosDesconto sobre o valor  da parcela da semestralidade 
110% sobre a parcela da semestralidade a partir do mês subsequente à matrícula do indicado
220% sobre a parcela da semestralidade partir do mês subsequente à matrícula do indicado
330% sobre a parcela da semestralidade a partir do mês subsequente à matrícula do indicado
440% sobre a parcela da semestralidade a partir do mês subsequente à matrícula do indicado
550% sobre a parcela da semestralidade a partir do mês subsequente à matrícula do indicado

4.8. O Programa Institucional Aluno Indica Amigo, tem por objetivo incentivar os alunos da Faculdade Fapuga  a realizarem indicações de pessoas amigas do seu relacionamento para também se tornarem alunos da Instituição.

4.9. Regras Gerais: será concedido desconto de até 50% (cinquenta por cento) sobre a parcela da semestralidade para o aluno que indicar um amigo para a Faculdade Fapuga e esse amigo se tornar também aluno da Instituição, no semestre 2022/1 (graduação presencial).

4.9.1.  Quem receberá o desconto será o aluno favorecido (aquele que indicar). O amigo será o aluno novo que foi indicado.

4.9.2. Para ter direito ao desconto, o aluno favorecido deverá estar regularmente matriculado no semestre letivo de 2022/1 (graduação presencial).

4.9.3. Os descontos incidirão sobre o valor efetivo da 3ª parcela da semestralidade, conforme Tabela de Desconto presente no item 4.6 Tabela II deste Edital. 

4.9.4. A FAPUGA, excepcionalmente, pode oferecer para alunos com ótimo desempenho acadêmico, bolsa Mérito de 100% de desconto nas parcelas da semestralidade. Para a manutenção da bolsa Mérito, o aluno deve manter aproveitamento igual ou acima de 90% na média semestral, obtendo média igual ou superior a 9,0 entre as notas das disciplinas cursadas no semestre, referentes tanto as notas de N1 quanto as notas de N2. A média semestral também deve ser igual ou superior a 9,0. 

4.9.5. Os casos omissos no presente edital quanto à concessão de descontos e bolsas, serão analisados individualmente pela coordenação e/ou Diretoria da IES, que poderão decidir levando em consideração outros critérios relacionados ao aluno além dos estipulados neste edital. 

5. VALOR DAS PARCELAS SEMESTRAIS NO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

5.1. O valor total da semestralidade poderá ser dividido em até 06 (seis) parcelas mensais e consecutivas, sendo que a matrícula do semestre letivo se confirma com a quitação da primeira parcela à vista no ato da matrícula, e o vencimento da última parcela da semestralidade não deverá ultrapassar o 10º dia do mês de julho de 2022, conforme tabela das parcelas da semestralidade afixada em mural do Faculdade Fapuga e transcrita abaixo.

CURSOVALOR
Administração R$1196,00
Gestão HospitalarR$1196,00
TABELA DAS PARCELAS DA SEMESTRALIDADE DE 2022.1
N° de parcelas da semestralidade6
Valor da parcela da semestralidadeR$ 1196,00
Vencimentos das parcelas da semestralidade10/02/2022
10/03/2022
10/04/2022
10/05/2022
10/06/2022
10/07/2022

6.  ALTERAÇÃO DE DISCIPLINAS

6.1. A alteração de disciplinas do semestre 2022/1 deverá ocorrer dentro dos prazos estabelecidos e divulgados no Calendário Acadêmico pelo acesso ao Portal do Aluno e será restrito para acadêmicos com status de “MATRICULADOSnas disciplinas regulares do semestre.

6.2. A alteração de matrícula deverá ser solicitada via Portal do Aluno e está condicionada ao oferecimento da disciplina no semestre vigente. A solicitação seguirá para Secretaria Acadêmica para ser registrada, desde que atendidas as condições de inclusão (existência de vaga, pré-requisitos e outros) ou de exclusão da disciplina.

6.3. O valor da parcela da semestralidade poderá sofrer alteração para o aluno que obtiver parecer favorável à solicitação de alteração de disciplinas, sendo que constará nas parcelas da semestralidade subsequentes à finalização do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico para tal. 

6.4. Para matricular-se na DP é necessário que o aluno realize o pagamento À VISTA no valor referente a uma parcela da semestralidade. Não incide qualquer desconto sobre o valor da DP.  

6.5. As alterações serão permitidas apenas para os casos em que a disciplina escolhida estiver apta, conforme matriz curricular já cursada pelo aluno.

7.  TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

7.1. O trancamento ou o cancelamento de matrícula são os atos eficazes para suspender a cobrança das parcelas da semestralidade escolares vincendas, subsistindo a obrigação em relação às parcelas da semestralidade vencidas e não pagas, nos moldes definidos no contrato de prestação de serviços educacionais.

7.2. Para efetivar o trancamento ou cancelamento de matrícula, o(a) aluno(a) deverá estar em dia com as parcelas da semestralidade devidas até a data da respectiva solicitação ou, alternativamente, mediante prévia e expressa aprovação da Diretoria Administrativa da IES, deverá o mesmo firmar um Instrumento de Confissão de Dívida reconhecendo o seu débito para com a IES e acordando a forma de pagamento.

7.3. Observado o período do calendário acadêmico oficial em que se encontre o(a) aluno(a), o trancamento ou cancelamento de matrícula, que deverão sempre ser solicitados pessoalmente, ocorrerá de acordo com as seguintes normas:

a) O(A) aluno(a), que optar pelo trancamento ou cancelamento de matrícula até o dia anterior à data oficial de início das aulas no calendário acadêmico oficial da IES, receberá em restituição o correspondente a 80% do valor até então pago. Os demais 20% serão revertidos em favor da IES a título de ressarcimento dos custos operacionais havidos com a IES.

b) O(A) aluno(a) que optar pelo trancamento ou cancelamento de matrícula a partir do primeiro dia oficial de aulas e até o dia anterior à data prevista no calendário acadêmico para trancamento ou cancelamento sem cobrança, não terá direito ao ressarcimento de qualquer valor por ele pago, não sendo devidos valores relativos a períodos subsequentes. Os valores pagos até então pelo(a) aluno(a) ficarão retidos pela IES a fim de compensar os investimentos realizados e serviços prestados em favor do(a) aluno(a) até o momento do trancamento ou cancelamento.

c) O(A) aluno(a) que optar pelo trancamento ou cancelamento de matrícula a partir da data prevista no calendário acadêmico para trancamento ou cancelamento de matrícula com cobrança, não terá direito a ressarcimento de qualquer valor por ele pago. Será devido pelo(a) aluno(a) o total de 50% do saldo a vencer do período acadêmico para o qual esteja matriculado, a título de reembolso dos custos e investimentos efetuados em favor do(a) aluno(a) até o momento, bem como pela impossibilidade de ingresso de outro aluno em seu lugar, tendo em vista o momento acadêmico em que se efetua o trancamento ou cancelamento.

d) O(A) aluno(a) que solicitar o trancamento ou cancelamento de matrícula após o início das primeiras avaliações, a aprovação de sua solicitação dependerá de análise prévia da Diretoria da IES.

7.4. No ato de trancamento de matrícula de quaisquer cursos, o aluno deverá programar e informar à IES o período em que deseja manter trancada sua matrícula, devendo comparecer semestralmente à sede da IES para renovar o trancamento, sob pena de perda imediata da vaga, limitado esse período de trancamento a dois anos e seis meses, consecutivos ou não, durante o período de duração do referido curso.

7.5. O não comparecimento às aulas e demais atos escolares ora contratados não exime o(a) aluno(a) da obrigação do pagamento das parcelas devidas, tendo em vista a continuidade dos serviços educacionais colocados à sua disposição. O(A) aluno(a) deverá formalizar a sua desistência do curso junto à Secretaria Acadêmica.

7.6. O abandono do Curso por parte do aluno, sem requerimento formal de desistência ou cancelamento de matrícula, realizado junto à Secretaria Acadêmica, ocasionará a cobrança integral do pagamento previsto para o curso. 

8. REABERTURA DE MATRÍCULA, TRANSFERÊNCIAS E ISENÇÃO

8.1. A reabertura de matrícula fica condicionada ao oferecimento do curso na época da solicitação, assim como a existência de vagas, não sendo garantido ao(à) aluno(a) o direito de usufruir dos serviços da grade curricular que se praticava no momento de sua contratação originária.

8.2. Nas transferências internas entre cursos da IES, os valores já pagos no curso de origem serão transferidos para o novo curso, dentro do período letivo corrente, antecedente até 30 (trinta) dias do início das aulas. O aluno(a) ficará sujeito(a) às regras e condições do novo curso e/ou novo turno pretendido, especialmente no que diz respeito aos valores das parcelas da semestralidade fixadas para cada caso.

8.3. O(A) aluno(a) fica ciente que é assegurada à IES a possibilidade de encerrar as atividades educacionais do campus de origem do seu curso e/ou turno, sendo certo que são facultados ao(a) aluno (a)os aproveitamentos em outros cursos das disciplinas cursadas e dos valores pagos.

8.4. A transferência do(a) aluno(a) para outra instituição de ensino superior será realizada em prazo suficiente para a efetivação da transferência, por meio de requerimento escrito e/ou on-line do o(a) aluno(a) ou do seu representante legal, entre instituições, conforme legislação federal vigente, ficando convencionado que tal procedimento importa, automaticamente, na rescisão do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais vigente.

8.5. A solicitação de transferência externa não exime o (a) aluno(a) da responsabilidade pelo pagamento das parcelas da semestralidade vencidas e acréscimos moratórios até o dia em que solicitar sua transferência para outra instituição de ensino superior. Caso a solicitação ocorra após a data prevista no calendário acadêmico para trancamento ou cancelamento de matrícula com cobrança, caberá ao (a) aluno(a) o pagamento de quantia equivalente a 50% do saldo a vencer do período acadêmico para o qual esteja matriculado, a título de reembolso da IES dos custos e investimentos efetuados em favor do mesmo até o momento, bem como pela impossibilidade de ingresso de outro aluno em seu lugar, tendo em vista o momento acadêmico em que se efetua a transferência.

8.6. Em casos de isenção de crédito(s)/disciplina(s) matriculada(s), a devolução dos valores já pagos relativos ao(s) crédito(s)/disciplina(s) isenta(s) ficará a critério da IES, de acordo com o curso contratado, a sede e o turno cursado.

8.7. Nos casos de alunos provenientes de outra instituição de ensino, assim como nos casos de transferência interna, o aproveitamento de disciplinas já cursadas no curso de origem estará sujeita à análise da Coordenação do curso de destino.

9. VIGÊNCIA E RESCISÃO

9.1. A vigência do presente contrato inicia-se na data da matrícula (inicial ou renovação) do(a) aluno(a) no semestre letivo a ser cursado, encerrando-se na data de seu término, ressalvadas as hipóteses de rescisão contratual contempladas no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

9.2. A IES poderá rescindir o Contrato vigente na hipótese de não haver a quantidade mínima de alunos, estabelecida no Edital do Vestibular, quando do início das aulas da turma do primeiro período, obrigando-se, desde logo, a restituir integralmente, mediante prévio requerimento por parte do(a) aluno(a), a primeira parcela da semestralidade referente à matrícula, providência esta que se efetivará no prazo de 20 dias úteis após a data determinada para o início das aulas, facultado à IES remanejamento para outro campus, turno, curso ou período acadêmico. Em caso de incorreção dos dados bancários fornecidos pelo(a) aluno(a), o prazo renovar-se-á a partir da data de recebimento das informações corretas.

9.3. Em nenhuma hipótese, estará a IES obrigada a restituir a quantia em dinheiro ou cheque, ou ainda através de depósito em conta bancária de terceiros, ainda que autorizado pelo(a) aluno(a). Sendo assim, a critério da IES, a eventual restituição dar-se-á por meio de depósito ou transferência a ser efetivado(a) em conta bancária, cujo titular seja o (a) aluno(a) ou seu responsável legal/financeiro.

9.4. Será facultado à IES rescindir o Contrato vigente pela prática de atos de indisciplina por parte do (a) aluno(a) ou outros motivos previstos no Regimento Interno da IES e no Código de Conduta do Corpo Discente, sendo devidas as parcelas da semestralidade até a data do efetivo desligamento do (a) aluno(a).

9.5.
Poderá, ainda, a IES, não proceder à renovação de matrícula na hipótese de inadimplência do (a) aluno(a), com fundamento no art. 5º. da Lei 9.870, de 23 de novembro de 1999.

9.6. O presente Contrato poderá ser rescindido pelo  (a) aluno (a), devendo ser observadas as regras dispostas no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

10. DA PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

10.1. O(A) aluno(a) está ciente e consciente quanto ao tratamento de seus Dados Pessoais, conforme previsão da Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e do Regimento Geral, em atenção à Lei 13.709/2018 (alterada pela Lei 13.853/2019).

10.2. Todavia, considerando que nenhum sistema de segurança é infalível, a IES se exime de qualquer responsabilidade por eventuais danos e/ou prejuízos decorrentes de falhas, vírus ou invasões de seu banco de dados e demais atos ilícitos praticados por terceiros, salvo nos casos em que tiver dolo ou culpa.

10.3. O(A) aluno(a) ou seu responsável legal concede, expressa e gratuitamente, o direito de compartilhamento de seus dados pessoais, para fins de atendimento acadêmico, registro de atividades escolares e/ou de acervo histórico, cumprimento de ordem judicial e/ou de autoridade administrativa, recebimento no endereço eletrônico e/ou telefone cadastrados de mensagens com avisos e conteúdos publicitários de produtos ou serviços da IES e seus parceiros, ou de quaisquer empresas do mesmo grupo econômico. Caso o(a) aluno(a) não esteja de acordo com o compartilhamento aqui previsto, deverá manifestar sua discordância, por escrito, junto à secretaria da IES, a qualquer tempo

ANEXO I 

1º passo: Acesse o portal pelo link:  https://nepuga.jacad.com.br/academico/aluno-v2/rematricula/cursos

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FAPUGA

2º Passo: Clique na opção Secretaria >> Rematrícula

3º Passo: Essa será sua tela com instruções muito importantes.

 Leia cada uma delas e clique em “Próximo”.

4º Passo: Neste momento, será exibido o Edital de Renovação de Matrícula.

5º Passo: Nessa página você ainda pode obter o Contrato de Prestação de Serviço Educacionais, para realizar o aceite digital  e Comprovante de Matrícula.

Contrato de Prestação de Serviço Educacionais

Comprovante de Matrícula >> Secretaria > Requerimentos

Publique-se.

São Paulo/SP, 03 de janeiro de 2022.  

Ana Carolina Puga

Diretor Geral

Workshop Gestão e Negócio: desenvolvendo um comportamento empreendedor

A Prof.ª Dra. Thais Adriana do Carmo foi uma das primeiras profissionais a ministrar uma palestra para os alunos de graduação da FAPUGA e pós-graduação do Nepuga no Workshop Gestão e Negócio

Com um vasto currículo acadêmico, ela é farmacêutica, tem MBA em Farmácia Estética e é coordenadora do curso de Gestão Hospitalar da Fapuga. 

“E uma coisa que tenho percebido nessa minha trajetória é que o profissional de saúde não é formado para empreender, nem como gestor para administrar qualquer coisa. Na verdade, nossa formação nos direciona para o exercício profissional, com conhecimento técnico para atuar. […] Hoje a gente não tem que se preocupar apenas em ser um bom profissional de saúde, mas precisamos saber nos inserir no mercado de trabalho”, explica a professora.

Pensando nisso, o tema abordado em sua palestra no Workshop foi Desenvolvendo um Comportamento Empreendedor, a fim de impulsionar esse conhecimento tão importante para que o profissional da saúde possa identificar oportunidades para empreender em sua carreira. 

Continue lendo e veja como construir essa mentalidade!

Conceitos diferentes: comportamento empreendedor X empreendedorismo 

Logo no início da palestra, a professora explica a diferença sobre comportamento empreendedor e empreendedorismo, que alguns confundem e falam ser a mesma coisa, mas não são. 

“Comportamento empreendedor é algo mais abrangente, um conceito que a gente traz para a vida profissional. É um comportamento que vai direcionar minha carreira e que o mercado de trabalho espera que a gente tenha. Não cabe mais um profissional que seja acomodado e não saia da sua zona de conforto, alguém que tenha visão de futuro”, diz.

E citando o autor Joseph A. Schumpeter, a professora explicou sobre o empreendedorismo, que tem seu princípio no sistema capitalista, que necessita de novidades e novos produtos para se vender. 

Para isso, é necessário que se desenvolvam novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados. E, consequentemente, para criar a novidade, é preciso refutar o que é velho, e estar sempre atento ao seu redor é o que move o mundo.

Workshop: Comportamento empreendedor na Estética

O profissional esteta, a partir de uma mentalidade empreendedora, pode identificar no mercado de trabalho oportunidades para inovar e oferecer serviços que as pessoas estão procurando no momento.

O ato de empreender é identificar, analisar e implementar oportunidades de negócios com foco na inovação e na criação de valor. Um exemplo que a professora usou, pensando no mercado de estética, é analisar o espaço onde deseja abrir seu negócio, analisar se há mais locais próximos que oferecem os mesmos serviços e se você estará próximo ao seu público-alvo.

Para isso, é fundamental pensar em como se destacar no mercado e observar como está o seu mercado de trabalho, o seu setor. É preciso ser otimista, olhar uma crise sempre como uma oportunidade para evoluir. Além disso, suas ações precisam se basear nas necessidades do seu mercado. 

Características de um empreendedor

Um profissional com a mentalidade empreendedora, que sempre pensa “fora da caixinha”, tem algumas características em comum, como:

  • Otimismo: bem diferente de um sonhador, o otimista sempre espera o melhor de uma situação. 
  • Autoconfiança: ele acredita em si mesmo, sabe que tem talento e os valoriza e defende suas opiniões.
  • Arrisca: mas de forma calculada, racional.
  • Coragem: o empreendedor não teme o fracasso ou rejeição, ele acredita na mudança e em si mesmo.
  • Persistência e resiliência: o profissional que acredita em seus projetos supera seus desafios e segue até o objetivo final.

Competências e habilidades do empreendedor  

As competências e habilidades é possível desenvolver ao longo do processo de desenvolvimento pessoal e profissional e para se tornar um empreendedor.

  • Ter um profundo conhecimento técnico sobre o produto/serviço que pretende oferecer sobre o mercado;
  • formaliza estratégias e faz uso de ferramentas de planejamento e controle;
  • delega e treina seus empregados para lidar com o inesperado.

Tipos de Empreendedores

A professora ainda complementa falando que quando falamos de empreendedores, não nos referimos apenas ao dono de um negócio, mas sim a três tipos de perfil:

  • Empreendedor de negócios: aquele que identifica oportunidades no mercado, planeja e constrói novas empresas;
  • Empreendedor interno: o indivíduo que promove as mudanças dentro da empresa em que trabalha, reinventa a empresa e os negócios;
  • Empreendedor comunitário ou social: aquele que promove mudanças, reúne recursos e constrói em benefício da comunidade – voluntariado; terceiro setor.

E agora, você já sabe se tem mentalidade de empreendedor e o que fazer no ramo da Estética? Deixe seu comentário aqui embaixo! 😉

Quer assistir os detalhes dessa palestra? Acesse a aba de eventos do seu portal do aluno.

Workshop Gestão e Negócio: Como Administrar uma Clínica de Estética de forma eficiente

A Ms. Profª Zulmira Silva é professora de finanças na Fapuga. No Workshop Gestão e Negócio, idealizado pela Dra. Ana Carolina Puga, diretora geral do Nepuga/Fapuga, ela pôde abordar em sua palestra sobre como administrar uma Clínica de Estética de forma eficiente. 

“Eu costumo falar que a administração financeira é o coração de um negócio, pois é o setor que “bomba” dinheiro para toda a empresa. Se não souber administrar o dinheiro corretamente, a falência pode ser um destino. O Sebrae tem uma estatística que aponta que as empresas abrem e fecham em menos de cinco anos, e o maior problema é a gestão do negócio,e  não sobre o que o profissional sabe fazer, de fato”, explica a professora.

Por isso, o objetivo da palestra foi falar sobre como realizar as tomadas de decisões a partir do planejamento a curto e longo prazo com base em um orçamento, bem como entender a importância dos controles financeiros. 

Workshop: Princípios da Administração no setor Financeiro

A administração, como um todo, conta com quatro princípios que podem ser aplicados em praticamente todos os setores da empresa. Entretanto, nesta palestra, a professora Zulmira falou sobre cada um deles de acordo com o setor financeiro de um negócio.

  • Planejar: todos os planos e investimentos que uma empresa vai realizar, seja em qualquer setor e de forma geral, é necessário fazer um planejamento, um orçamento para guiar os gastos até o próximo ano, ou para os próximos meses. 
  • Organizar: após planejar, é necessário organizar a estruturação das atividades. Para isso, é necessário criar processos para a realização do projeto, designando atividades para cada pessoa.
  • Dirigir: consiste na ação de liderar, motivar, orientar e comunicar os colaboradores de um negócio, a fim de evitar a rotatividade de profissionais em sua empresa.
  • Controlar: atente-se a controles internos, e não ir anotando de qualquer forma e sem finalidade. Todas essas planilhas (ou da forma que quiser realizar os controles), é preciso que tenha objetivos e indicativos relevantes. 

Objetivos da administração financeira

Após compreender que é preciso seguir esses princípios básicos da administração financeira para conduzir de maneira eficiente uma clínica de estética, a empresa pode seguir para alcançar seus objetivos. 

  • Manter a empresa em permanente situação de liquidez, como condição básica ao desenvolvimento normal de suas atividades;
  • Obter novos recursos para planos de expansão, com base em estudos de viabilidade econômico-financeira e com os menores custos possíveis (Análise de cenário interno e externo).
  • Assegurar o equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira, quantificando os planos de expansão de acordo com as possibilidades de obtenção de recursos, próprios ou de terceiros.

Além disso, a professora Zulmira salienta que um negócio só consegue sobreviver e se expandir se tiver suas finanças em ordem. E para isso, o controle financeiro e o fluxo de caixa podem ajudar a empresa a estabilizar-se e a criar estratégias para o futuro. 

Como fazer a administração financeira de uma Clínica de Estética de forma eficiente?

E, dessa forma, após todo o embasamento que a professora trouxe para explicar a importância administração financeira em uma empresa, um processo bem organizado das finanças de uma clínica consiste:

  • No registro de todas as movimentações financeiras;
  • Separar Finanças pessoais das da clínica;
  • É fundamental ter um fluxo de caixa;
  • Ter a consciência de ter uma reserva de emergência;
  • Invista em tecnologia para este controle ou simplesmente uma planilha bem elaborada de Excel;
  • Planeje um orçamento semestral ou anual.

Além disso, a professora ressalta a importância em realizar a separação das finanças entre suas contas físicas e jurídicas. E ainda deixa três conselhos:

  • Tenha uma conta Pessoa Jurídica, sem misturar com a conta de Pessoa Física;
  • Faça transferências para sua conta pessoal para realizar seus gastos pessoais, como aluguel, escola, viagens, etc.;
  • E por último, não use reservas da empresa para gastos pessoais.  

Caso você queira assistir essa palestra e ver todos os detalhes desse conteúdo, basta acessar seu portal na aba de eventos.

Fim do ano letivo FAPUGA: encerramento do semestre e planos para 2022

Estamos chegando ao fim de 2021 e o sentimento é de gratidão pelas muitas realizações deste ano letivo. A diretora pedagógica e geral da Fapuga, Dra. Ana Carolina Puga, junto ao corpo docente da Instituição de Ensino Superior, planeja grandes projetos para o ano que se aproxima.

“2021 foi intenso, produtivo e cheio de realizações para a FAPUGA. E tudo isso foi resultado de um excelente trabalho em equipe, onde priorizamos a qualidade na entrega dos conteúdos para os alunos, bem como no bem-estar e segurança dos professores, afinal, tivemos meses turbulentos neste ano. Embora tenhamos enfrentado muitos desafios, nós os superamos e estamos aqui, firmes e fortes e cheios de energia para entrarmos em 2022 com tudo e fazermos a diferença, mais uma vez”, comenta Dra. Ana Carolina.

Apesar da pandemia e da adoção das aulas remotas, estamos encerrando este ano com um saldo positivo e com grandes expectativas para 2022.

Segundo a Coordenadora das Graduações da Fapuga, Profª. Dra. Thais Carmo, tanto os alunos quanto os professores se empenharam na utilização de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.

Neste novo cenário em que fomos inseridos, identificamos vários avanços alcançados e em pouco tempo. Podemos ressaltar a criação dos órgãos colegiados dos cursos que discutem uma nova grade curricular para os ingressantes em 2022 e adequações para as turmas que já estão em andamento.

“O projeto pedagógico dos cursos deve ser dinâmico, flexível e estar sempre aberto às necessidades do mercado.” Em uma sociedade que muda tão rapidamente, é fundamental que as instituições de ensino tenham instrumentos para adequar suas propostas de forma ágil.

Outro ponto a destacar foi a participação de representantes de alunos nos Conselhos dos Cursos. A integração dos alunos nas discussões acadêmicas permite que as expectativas, os desejos e as dificuldades deles sejam compreendidas pelos professores e pelos gestores.

Para o ano de 2022, várias mudanças estão previstas: a adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nas quais o aluno se torna o protagonista do seu aprendizado, a realização do I Ciclo de Cinema e Gestão aberto tanto para a comunidade interna da FAPUGA quanto externa, oferecimento de cursos de extensão e cursos de pós-graduação na área de Gestão em Saúde e estabelecimento de parcerias com hospitais para realização de atividades práticas e estágios.

“Estamos com muitos planos e esperança que 2022 seja um grande ano para a FAPUGA. Nossa intenção é construirmos uma instituição de referência na área. Um Feliz Natal e um ano novo repleto de realizações para todos nós!”

Fapuga – Veja a programação do final de ano

Prontos para finalizar 2021? A partir do dia 17 de dezembro toda a equipe FAPUGA entrará em recesso. Nosso atendimento personalizado retornará logo no início de janeiro, no dia 03. 

Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos vocês um final de ano repleto de fé e alegria. Use as emoções e as reflexões que esse momento proporciona como um gatilho para planejar um 2022 intenso e cheio de projetos que farão a diferença na sua vida.

Apesar dos momentos difíceis que passamos este ano, devido às restrições e à tanta tristeza que a pandemia nos trouxe, conseguimos fazer de 2021 um ano de muitas realizações, concretizando projetos de forma antecipada.

E, por isso, a Fapuga acredita que o novo ano que se aproxima será muito melhor, repleto de boas energias e oportunidades de crescimento. Você está conosco nessa?

Veja a programação do final de ano Fapuga

Fapuga deseja um ótimo ano

Então nos vemos em 2022, prontos para conquistar o mundo! 😉

Workshop Gestão e Negócio: relembre o que aprendeu sobre Ferramentas de Gestão

Acompanhou todas as palestras do Workshop Gestão e Negócio? O professor Fábio Pegorari, da disciplina de Gestão do Tempo, trouxe, neste artigo, um resumo sobre as Ferramentas de Gestão, como a 5W2h e a Matriz GUT, que foi o assunto abordado em sua palestra.

Veja abaixo e compartilhe com seus amigos!

Por Fábio Pegorari, professor de Gestão do Tempo na Fapuga

Ferramenta 5W2h

A ferramenta 5W2H foi criada por profissionais da indústria automobilística do Japão como uma ferramenta auxiliar na utilização do PDCA (planejar (Plan), fazer (Do), checar (Check) e agir (Act)). Usada, principalmente, na fase de planejamento, sua aplicação foi prática, para a melhor organização do fluxo de processos, prazos e responsabilidades que deveriam ser aplicáveis com eficiência e eficácia. 

Essa metodologia se destaca no plano de ação operacional do negócio, sob primícias de elencar o que será feito, porque, onde, quem irá se responsabilizar-se pela tarefa, quando e como será realizada, assim como as suas fontes de custeio.

A sigla 5W em inglês representa:

What (o que será feito?)

Why (por que será feito?)

Where (onde será feito?)

When (quando será feito?)

Who (por quem será feito?)

A sigla 2H em inglês, representa:

How (como será feito?)

How Much (quanto vai custar?)

Essa ferramenta é um importante componente de gestão pois elenca as atividades, prazos, fluxo operacional e procedimentos e protocolos para uma melhor gestão e acompanhamento diário das tarefas pelo gestor.

Matriz GUT

A sigla Matriz GUT representa Gravidade, Urgência e Tendência de um problema.  Sabemos que a rotina do gestor é bem complexa e vale a pena a utilização dessa ferramenta, pois auxilia na resolução dos problemas cotidianos e possibilita a quantificação em decorrência da sua evolução de gravidade. 

A matriz de prioridades foi desenvolvida pelo autor Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, em 1981, com a finalidade de resolver múltiplos problemas.

Em nosso cotidiano contemporâneo, podemos observar o quanto essa ferramenta pode auxiliar o gestor na tomada de decisão, sendo nivelada desde o planejamento estratégico/tático e aplicada de forma criteriosa nos processos diários (operacionais) e dinâmicos da gestão.

Workshop Gestão e Negócio

Entre os meses outubro e dezembro de 2021, aconteceu uma série de palestras ministradas pelos professores da Fapuga: o Workshop Gestão e Negócio. Caso tenha perdido algum conteúdo, não precisa ficar preocupado. No portal do aluno, na aba de eventos, é possível assistir todas as palestras.

Inclusive, você pode ficar por dentro de tudo aqui no blog da Fapuga também, pois teremos diversos artigos a respeito de cada palestra ministrada.

O que achou sobre esse conteúdo? Deixe seu comentário e a importância desse avanço em sua jornada. 😉

Programação 8° Semana Workshop Gestão e Negócio para alunos FAPUGA/Nepuga

Enfim, chegamos a última semana do Workshop Gestão e Negócio, idealizado pela Prof. Ma. Dra. Ana Carolina Puga e todo o corpo docente da Instituição. Até agora foram 35 palestras ministradas pelos professores da Faculdade Ana Carolina Puga, desde outubro, abordando assuntos acerca de gestão de clínicas de estética e empreendedorismo. Essa semana finalizamos esse evento e concluímos 40 ministrações.

As palestras reuniram mais de 250 alunos divididos entre estudantes das graduações, bem como os de pós-graduação do Nepuga/FAPUGA. Mas mesmo que você não seja um desses estudantes e não tenha conseguido acompanhar todas as palestras, não se preocupe, no seu portal, na aba de eventos, é possível acessar todas as aulas retroativas.

O objetivo do Workshop Gestão e Negócio foi incentivar e promover conhecimento para esses alunos para que pudessem empreender em suas respectivas áreas, ou até mesmo trabalhar em altos cargos dentro de clínicas e empresas com uma mentalidade empreendedora.

Relembrando um pouco do que rolou semana passada, as palestras abordaram assuntos sobre atendimento ao cliente de forma eficiente, planos de desenvolvimento, controle de estoque na clínica de estética, consultoria empresarial e ética e bioética no exercício da profissão da área de estética.

Para encerrar essa semana, os temas serão acerca de precificação de serviços, tendências e prospectiva estratégica, entenderão melhor também sobre os investimentos em franquias de Estética, sobre a humanização na saúde e, além disso, teremos um overview (resumo) sobre os principais pontos da gestão.

Não perca essa última semana do Workshop Gestão e Negócio. Você poderá ver as palestras gravadas depois, porém assisti-las online garante que você tire todas as suas dúvidas com os professores e expanda, ainda mais, seus conhecimentos.

Veja abaixo o cronograma dessa semana!

Workshop Gestão e Negócio: cronograma da semana

10/12 – 11h às 12h – Precificação de serviços

13/12 – 14h às 15h – Tendências e Prospectiva Estratégica

14/12 – 19h às 20h – Investimento em franquias de Estéticas

15/12 – 14h às 15h – Overview (Resumo e pontos principais da Gestão) – ferramentas / liderança / benefícios/ gerenciamento e consultoria para a construção de um espaço de estética com foco na adm estratégica

16/12 – 19h às 20h – Humanização na saúde: características de um atendimento humanizado

Segurança digital: como bases legais da LGPD e CCPA afetam estratégias de CRM marketing/sales

Por Rogério Matofino, professor de Marketing e TI Aplicada a Negócios, na FAPUGA

Você se preocupa com os dados dos seus clientes? O direito digital tem sido debatido em diferentes espaços com frequência, por isso é importante estar atento aos dados de seus clientes.

Pensando em facilitar sua compreensão sobre essa temática, apresentamos o que é segurança digital, sua importância e como ela pode impactar diretamente na sua empresa.

O que é segurança digital e por que ela é importante?

Segurança digital diz respeito à proteção no mundo digital de dados e informações de empresas e pessoas físicas, no qual são utilizadas ferramentas que possibilitam maior credibilidade, confiabilidade e autenticidade no momento da navegação dos usuários.

E você sabia que em uma pesquisa realizada pela IBM que entrevistou brasileiros, 96% deles concordam que as empresas precisam fazer mais para proteger seus dados, isso tudo aliado a LGPD, que vamos falar mais a frente.

Portanto, uma empresa que entrega processos seguros, com estratégias que visam garantir o respeito pelos dados e informações dos clientes, tem tudo para conquistar vantagem competitiva no mercado.

Isso se dá pelo fato de que haverá uma redução nos crimes virtuais, conquistando a confiança dos consumidores, aumentando assim a reputação da empresa. Saiba mais a seguir.

Como a segurança digital impacta no meu negócio?

Durante o período da pandemia da Covid-19, houve um aumento significativo nos crimes virtuais no país. Fruto do distanciamento social e da quarentena, as pessoas começaram a utilizar mais a internet para acessar produtos e serviços.

Para além do que já comentei, a segurança digital pode impactar fortemente no seu negócio evitando violações em suas páginas na internet, furtos de propriedade intelectual ou, ainda, interrupção do sistema de operação.

Vale atentar-se ainda para a fidelização de sua clientela, já que as chances de afastar seu público do seu negócio são altas quando a segurança não está aliada à sua empresa.

Entenda os conceitos de LGPD, GDPR e CCPA

LGPD

A sigla LGPD significa Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, sancionada no ano de 2018 no Brasil sob o número 13.709/2018, sendo válida apenas para o território brasileiro, sendo aplicável para todo e qualquer natureza, resguardando e preservando dados.

Ela tem o objetivo de penalizar qualquer infração que seja relacionada ao desvio, roubo e uso indevido de dados, garantindo ao usuário maior segurança para compartilhar informações.

Alguns juristas defendem que os dados acumulados até o momento em que a Lei entrou em vigor, pode ser entendido como OPT-IN automático. No entanto, a empresa precisa disponibilizar recurso para que o usuário possa se descadastrar e/ou destruir os dados.

GDPR

GDPR é a sigla para General Data Protection Regulation, que em português significa Regulamento Geral de Proteção de Dados, válido somente no território da União Europeia.

Seu objetivo é proteger as pessoas durante seus acessos à internet, garantindo transparência e controle sobre as informações pessoais retidas por empresas e instituições na web.

Seu lançamento foi em 1995 mas teve que ser atualizado em decorrência do acelerado crescimento das redes sociais e da internet na vida das pessoas. Ainda que sua aplicação seja apenas na Europa, os brasileiros têm recebido e-mails e informações sobre a sua atualização nas plataformas digitais.

CCPA

Agora, para quem vive na Califórnia, a segurança digital é administrada pela California Consumer Privacy Act, delimitando regras e funções para as empresas que colhem dados dos usuários na internet, entrando em vigor apenas em 2020.

A partir dessa Lei, os usuários podem acessar suas informações, solicitar relatórios e assim proibir seu uso, caso esteja sendo feito de maneira danosa.

Quais são as iniciativas que ajudam na segurança digital dos usuários?

Listei a seguir algumas iniciativas que vão facilitar na preservação da segurança das informações dos usuários, elas são:

  • Captcha evita spam em URLs públicas;
  • Dupla confirmação de cadastro: garantindo Leads e evitando invasões no sistema;
  • Cookies: solicitar ao usuário através de cookies a liberação para uso de dados de forma correta.

Prof.º Rogério Matofino promove aula prática sobre Canvas e Marketing Pessoal para alunos Fapuga

Quem aí estava com saudades das aulas presenciais? Por enquanto, o ensino na FAPUGA ainda continua online e respeitando todas as normas previstas para conter o avanço do Coronavírus. Entretanto, dia  29 de novembro, o professor de Marketing e TI Aplicada a Negócios, Rogério Matofino, convidou os alunos para uma aula presencial sobre Marketing Pessoal e Canvas. 

“A experiência da aula presencial é incomparavelmente superior à qualquer experiência remota. Há muita troca, os alunos participam mais ativamente, posso ver expressões; no online o aluno desliga a câmera e não quer dizer que ele está na frente do computador, e no presencial não tem como fugir. São quatro horas de aula, e no presencial essas horas passaram e nem vimos”, comenta o professor.

Veja como foi a experiência com os alunos e o retorno, mesmo que por um dia, às salas de aula. 

Receptividade nas aulas presenciais 

Todos os alunos dos cursos de Administração e Gestão Hospitalar marcaram presença na aula, e segundo Rogério, a turma estava ansiosa e receptiva para esse momento. 

“A receptividade dos alunos foi absoluta, de 0 a 10, foi 11! Chegaram pontualmente, empolgados com a prática e com a ideia de testarem ferramentas que iriam gerar benefícios diretos para todos, como conseguir uma promoção no trabalho ou até mesmo mudar de emprego, algumas alunas estão pensando em abrir a própria consultoria de RH ou clínica, e todos eles com expectativas para retorno às aulas presenciais”, afirma o professor. 

Inclusive, as expectativas estavam em alta, especialmente, para conhecer a ferramenta que aprenderiam no dia, que vai colaborar de forma efetiva para o crescimento profissional de cada um. 

Além disso, o trabalho realizado em sala de aula concederia um ponto extra na média final de cada aluno, o que motivou ainda mais cada estudante presente na sala.

Canvas e Marketing Pessoal

A tarefa principal designada pelo professor foi montar um Canvas de acordo com a atuação ou desejo de atuação de cada profissional. O Canvas é uma das ferramentas mais importantes e mais utilizadas para realizar um gerenciamento estratégico do seu próprio negócio ou do trabalho que você exerce em uma empresa. Ele pode ser aplicado em diversos setores, como Recursos Humanos, Marketing, Financeiro.

Sobre o marketing pessoal, alguns alunos ainda não sabiam exatamente sobre qual carreira seguir ou como se posicionar para o mercado de trabalho. O professor conta que, para isso, trabalharam na revisão dos currículos e do perfil LinkedIn, e essa abordagem foi essencial clarear as ideias dos estudantes.

“Aconteceu até que uma aluna trabalhou a vida inteira na área administrativa e então resolveu mudar para a área de gestão hospitalar. Então, na aula prática que tivemos foi possível sanar as dúvidas e contribuir para que a aluna decidisse como montar seu currículo e LinkedIn da melhor forma e se apresentasse diretamente para o mercado de trabalho, bem posicionada e decidida”, complementa.

Expectativas para 2022

E, claro, ao sentirem como os estudos em sala de aula é produtivo, tantos os alunos como o professor anseiam pelo retorno presencial. Mas todos entendem que o ensino híbrido ainda é o mais recomendável, tendo em vista as ferramentas digitais que são disponibilizadas, bem como aguardar que a pandemia termine.

Além disso, Rogério conta que é do meio business e, por isso, ele aponta que as aulas práticas presenciais sempre serão necessárias para que o aluno aprenda, de fato, a colocar a ‘mão na massa’ e estar preparado para o mercado de trabalho. Inclusive, cada conteúdo aplicado solicita que o aluno complemente informações com outros professos para preencher cada lacuna, até o estudante se tornar um profissional completo.

Você pode dar uma aula extremamente teórica ou extremamente prática. Essa aula presencial eu comecei com referencial bibliográfico, fizemos um checklist, levei alguns livros da biblioteca da FAPUGA que os alunos já conheciam, coloquei uma problematização no contexto apresentando através do PowerPoint pra dar sentido e significado e, depois, mão na massa. E da mesma forma que foi a atuação ali na sala de aula, seria em uma consultoria, empresas multinacionais, indústrias, enfim, seria a mesma metodologia e abordagem feita em sala de aula. E isso é interessante, pois os alunos vivem a experiência de laboratório”, finaliza o professor.

E você, está com saudades das aulas presenciais? Se estava na aula de Canvas e Marketing Pessoal, nos conte nos comentários o que achou! 😉

Programação 7° Semana Workshop Gestão e Negócio para alunos FAPUGA/Nepuga

O Workshop Gestão e Negócio, idealizado pela Prof.ª Ma. Dra. Ana Carolina Puga e todo o corpo docente da Instituição, chega a sua penúltima semana trazendo mais conteúdos acerca de gestão de clínicas e empreendedorismo. As palestras são ministradas pelos próprios professores da FAPUGA e já alcançaram mais de 250 alunos, tanto estudantes da graduação como da pós-graduação do Nepuga.

O evento acontece desde outubro, mas aqueles que não conseguiram acompanhar todas as palestras durante os últimos meses podem ficar tranquilos! No portal do aluno, na aba de eventos, é possível acessar todas as aulas retroativas. 

Além disso, as inscrições são gratuitas e realizadas através do portal do aluno, então já aproveite e inscreva-se nas palestras desta semana, pois são vagas limitadas e as abas de informações das palestras fecham pouco antes de começar a aula. 

Na semana passada, o Workshop trouxe temas financeiros, como o fluxo de caixa para clínicas de estética e captação de recursos para investimentos, e também sobre o Código de Defesa do Consumidor, abordagens sobre aspectos motivacionais e também sobre como a gestão de benefícios e a satisfação do profissional pode ser uma ferramenta de sucesso para o profissional esteta. 

Já nesta 6ª Semana do Workshop Gestão e Negócio, os professores abordarão assuntos acerca de atendimento ao cliente de forma eficiente, planos de desenvolvimento, controle de estoque na clínica de estética, consultoria empresarial e ética e bioética no exercício da profissão da área de estética. 

Quer alimentar sua mente empreendedora e ficar preparado para assumir seu próprio negócio ou até mesmo a liderança de uma clínica? Assista as palestras! Veja o cronograma abaixo.

Workshop Gestão e Negócio: cronograma da semana

03/12 – 09h às 10h: Design de Serviço: atendimento ao cliente de forma eficiente

06/12 – 14h às 15h: Planos de Desenvolvimento

07/12 – 18h às 19h: Controle de estoque na clínica de estética

08/12 – 14h às 15h: Consultoria empresarial – Conceitos e metodologia ao profissional na contratação desse serviço para o espaço de estética. 

09/12 – 19h às 20h: Ética e bioética no exercício da profissão da área de estética

Saiba o que é e como o NAP Fapuga/Nepuga pode te ajudar na trajetória acadêmica

Você, aluno Nepuga/Fapuga, já deve ter percebido em seu portal o ícone referente ao NAP, não é mesmo? Caso não saiba exatamente o que é e para o que serve, este artigo vai te ajudar a compreender a importância deste projeto e, ainda, como usar essa ferramenta disponibilizada pela instituição. 

A Faculdade Ana Carolina Puga (FAPUGA), Instituição de Ensino Superior credenciada no MEC, e o Núcleo de Especializações Ana Carolina Puga (NEPUGA), conta com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) para alunos. O intuito do projeto é oferecer para todos os alunos ativos da IES atendimentos online psicopedagógico.

Este trabalho prioriza o desenvolvimento biopsicossocial, científico e profissional do aluno, visando colaborar de forma satisfatória no processo de ensino-aprendizagem e desempenho do estudante. Além disso, há a preocupação da faculdade com a saúde e bem-estar dos discentes, professores e demais colaboradores.

Por que participar do NAP?

Nesta fase em que você está se graduando ou pós-graduando, podem aparecer dificuldades para conciliar trabalho, família e os estudos. Por muitas vezes, é um período desgastante e que você se vê sobrecarregado, e essas situações podem prejudicar seu emocional de diversas formas. 

Você acredita que tudo isso afeta seu desempenho? Ou até mesmo fica aflito ao pensar no futuro e o que fazer quando terminar seu curso? Tem receio em empreender, em abrir seu próprio negócio? 

E diante de todos esses pensamentos que cercam sua mente, acredita que conversar com profissionais sobre sua saúde mental em geral, sua ansiedade com tudo isso, pode te ajudar? Afinal, você está cansado, desmotivado, desencorajado e/ou perdido? 

O NAP é a ferramenta que estende a mão para te ajudar a enxergar as situações com clareza e a entender melhor sobre os caminhos que você escolheu traçar. 

Através de uma escuta ativa e especializada junto, ações específicas, suporte pedagógico às práticas acadêmicas, atividades de estudo, acompanhamento e desenvolvimento cognitivo e emocional, o Núcleo busca proporcionar melhor qualidade de vida e desenvolvimento intelectual e emocional das pessoas de forma totalmente gratuita. 

Pontos para serem desenvolvidos no NAP

A orientação psicopedagógica trabalha questões essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos e  para a estruturação de um plano de carreira. Através das consultas com as psicólogas da IES, Dra. Raquel R. e a Dra. Bianca G., os alunos poderão trabalhar os seguintes pontos:

  • Autoconhecimento
  • Autoestima
  • Bloqueios
  • Conflitos
  • Habilidades
  • Motivações
  • Objetivos e projetos pessoais
  • Planos futuros
  • Dificuldade de aprendizagem
  • E outros. 

Tudo isso porque o projeto busca prevenir a evasão e o baixo desempenho universitário, ao mesmo tempo que contribui para uma performance profissional e social satisfatórias. 

Exemplos de casos tratados no NAP

As psicólogas contam que já atenderam uma aluna que estava muito insegura em relação a escolha profissional no auge dos seus 50 anos, pois passou a vida trabalhando na mesma área burocrática durante toda a vida e agora resolveu mudar de área. Entretanto, há uma indecisão entre fazer o que gosta ou que realmente as pessoa a consideram boa.

Outro caso é de uma moça que é extremamente ligada aos pais, a ponto de não conseguir tomar suas próprias decisões, até mesmo casar. Toda vez que ela consegue se afastar e seguir seu caminho, algo acontece e ela retorna para perto deles novamente.   

As psicólogas atenderam esses e outros casos, e as sessões podem ser individuais ou em grupo, dependendo de cada caso. 

Como participar do NAP?

Como mencionamos lá no início do texto, o NAP fica dentro do Portal do Estudante e o agendamento para receber atendimento é feito por lá previamente. 

Além disso, esse atendimento psicológico está de acordo com as seguintes normas vigentes: Resolução CFP nº 011/2018, Resolução CFP nº 004/2020 do Conselho Federal de Psicologia.

O horário de atendimento para grupos de até 10 pessoas acontece toda sexta-feira, das 14h00 às 18h00. Já em casos de atendimentos individuais, os encontros serão às quintas-feiras, das 14h às 18h. A demanda será a cada 15 dias, sendo intercalado entre alunos de pós-graduação e graduação. 

Programação 6º Semana: Workshop Gestão e Negócio para alunos FAPUGA/Nepuga

O Workshop Gestão e Negócio está quase chegando à sua reta final. O evento é fomentado pela Prof.ª Ma. Dra. Ana Carolina Puga junto com todo corpo docente da Fapuga, e tem como objetivo principal agregar conhecimento sobre gestão de clínicas e ainda alimentar a mentalidade empreendedora dos alunos.

As palestras acontecem no formato online e são abertas para alunos ativos e egressos do Nepuga/Fapuga. Para assistir, basta acessar o portal de eventos da IES e se inscrever. Mas caso tenha perdido algumas, você pode encontrar as retroativas no portal do aluno e ficar por dentro de tudo que já rolou.

Na semana passada, os temas abordados foram sobre dificuldades em administração, importância de realizar um orçamento, estratégias para um espaço de estética e também sobre as funções chaves de um líder. Essa semana, o Workshop contará com assuntos financeiros, como o fluxo de caixa para clínicas de estética, captação de recursos para investimentos e também sobre o Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, haverão palestras sobre os principais aspectos motivacionais e também sobre como a gestão de benefícios e a satisfação do profissional pode ser uma ferramenta de sucesso para o profissional esteta.

São muitos conteúdos que vão enriquecer seu currículo e ampliar sua visão sobre a forma de gerenciar um negócio. Veja o cronograma abaixo e acompanhe todos as palestras!

Workshop Gestão e Negócio: cronograma da semana

26/11 – 19h às 20h: Fluxo de caixa para clínicas de estética

29/11 – 14h às 15h: Principais aspectos motivacionais

30/11 – 18h às 19h: Como fazer a captação de recursos para investimentos?

01/12 – 11h às 12h: Gestão de benefícios e a satisfação do profissional como ferramenta diferencial do sucesso da Organização para um profissional esteta

02/12 – 19h às 20h: Código de defesa do consumidor