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Workshop Gestão e Negócio: Como Administrar uma Clínica de Estética de forma eficiente

A Ms. Profª Zulmira Silva é professora de finanças na Fapuga. No Workshop Gestão e Negócio, idealizado pela Dra. Ana Carolina Puga, diretora geral do Nepuga/Fapuga, ela pôde abordar em sua palestra sobre como administrar uma Clínica de Estética de forma eficiente. 

“Eu costumo falar que a administração financeira é o coração de um negócio, pois é o setor que “bomba” dinheiro para toda a empresa. Se não souber administrar o dinheiro corretamente, a falência pode ser um destino. O Sebrae tem uma estatística que aponta que as empresas abrem e fecham em menos de cinco anos, e o maior problema é a gestão do negócio,e  não sobre o que o profissional sabe fazer, de fato”, explica a professora.

Por isso, o objetivo da palestra foi falar sobre como realizar as tomadas de decisões a partir do planejamento a curto e longo prazo com base em um orçamento, bem como entender a importância dos controles financeiros. 

Workshop: Princípios da Administração no setor Financeiro

A administração, como um todo, conta com quatro princípios que podem ser aplicados em praticamente todos os setores da empresa. Entretanto, nesta palestra, a professora Zulmira falou sobre cada um deles de acordo com o setor financeiro de um negócio.

  • Planejar: todos os planos e investimentos que uma empresa vai realizar, seja em qualquer setor e de forma geral, é necessário fazer um planejamento, um orçamento para guiar os gastos até o próximo ano, ou para os próximos meses. 
  • Organizar: após planejar, é necessário organizar a estruturação das atividades. Para isso, é necessário criar processos para a realização do projeto, designando atividades para cada pessoa.
  • Dirigir: consiste na ação de liderar, motivar, orientar e comunicar os colaboradores de um negócio, a fim de evitar a rotatividade de profissionais em sua empresa.
  • Controlar: atente-se a controles internos, e não ir anotando de qualquer forma e sem finalidade. Todas essas planilhas (ou da forma que quiser realizar os controles), é preciso que tenha objetivos e indicativos relevantes. 

Objetivos da administração financeira

Após compreender que é preciso seguir esses princípios básicos da administração financeira para conduzir de maneira eficiente uma clínica de estética, a empresa pode seguir para alcançar seus objetivos. 

  • Manter a empresa em permanente situação de liquidez, como condição básica ao desenvolvimento normal de suas atividades;
  • Obter novos recursos para planos de expansão, com base em estudos de viabilidade econômico-financeira e com os menores custos possíveis (Análise de cenário interno e externo).
  • Assegurar o equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira, quantificando os planos de expansão de acordo com as possibilidades de obtenção de recursos, próprios ou de terceiros.

Além disso, a professora Zulmira salienta que um negócio só consegue sobreviver e se expandir se tiver suas finanças em ordem. E para isso, o controle financeiro e o fluxo de caixa podem ajudar a empresa a estabilizar-se e a criar estratégias para o futuro. 

Como fazer a administração financeira de uma Clínica de Estética de forma eficiente?

E, dessa forma, após todo o embasamento que a professora trouxe para explicar a importância administração financeira em uma empresa, um processo bem organizado das finanças de uma clínica consiste:

  • No registro de todas as movimentações financeiras;
  • Separar Finanças pessoais das da clínica;
  • É fundamental ter um fluxo de caixa;
  • Ter a consciência de ter uma reserva de emergência;
  • Invista em tecnologia para este controle ou simplesmente uma planilha bem elaborada de Excel;
  • Planeje um orçamento semestral ou anual.

Além disso, a professora ressalta a importância em realizar a separação das finanças entre suas contas físicas e jurídicas. E ainda deixa três conselhos:

  • Tenha uma conta Pessoa Jurídica, sem misturar com a conta de Pessoa Física;
  • Faça transferências para sua conta pessoal para realizar seus gastos pessoais, como aluguel, escola, viagens, etc.;
  • E por último, não use reservas da empresa para gastos pessoais.  

Caso você queira assistir essa palestra e ver todos os detalhes desse conteúdo, basta acessar seu portal na aba de eventos.

Fim do ano letivo FAPUGA: encerramento do semestre e planos para 2022

Estamos chegando ao fim de 2021 e o sentimento é de gratidão pelas muitas realizações deste ano letivo. A diretora pedagógica e geral da Fapuga, Dra. Ana Carolina Puga, junto ao corpo docente da Instituição de Ensino Superior, planeja grandes projetos para o ano que se aproxima.

“2021 foi intenso, produtivo e cheio de realizações para a FAPUGA. E tudo isso foi resultado de um excelente trabalho em equipe, onde priorizamos a qualidade na entrega dos conteúdos para os alunos, bem como no bem-estar e segurança dos professores, afinal, tivemos meses turbulentos neste ano. Embora tenhamos enfrentado muitos desafios, nós os superamos e estamos aqui, firmes e fortes e cheios de energia para entrarmos em 2022 com tudo e fazermos a diferença, mais uma vez”, comenta Dra. Ana Carolina.

Apesar da pandemia e da adoção das aulas remotas, estamos encerrando este ano com um saldo positivo e com grandes expectativas para 2022.

Segundo a Coordenadora das Graduações da Fapuga, Profª. Dra. Thais Carmo, tanto os alunos quanto os professores se empenharam na utilização de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.

Neste novo cenário em que fomos inseridos, identificamos vários avanços alcançados e em pouco tempo. Podemos ressaltar a criação dos órgãos colegiados dos cursos que discutem uma nova grade curricular para os ingressantes em 2022 e adequações para as turmas que já estão em andamento.

“O projeto pedagógico dos cursos deve ser dinâmico, flexível e estar sempre aberto às necessidades do mercado.” Em uma sociedade que muda tão rapidamente, é fundamental que as instituições de ensino tenham instrumentos para adequar suas propostas de forma ágil.

Outro ponto a destacar foi a participação de representantes de alunos nos Conselhos dos Cursos. A integração dos alunos nas discussões acadêmicas permite que as expectativas, os desejos e as dificuldades deles sejam compreendidas pelos professores e pelos gestores.

Para o ano de 2022, várias mudanças estão previstas: a adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nas quais o aluno se torna o protagonista do seu aprendizado, a realização do I Ciclo de Cinema e Gestão aberto tanto para a comunidade interna da FAPUGA quanto externa, oferecimento de cursos de extensão e cursos de pós-graduação na área de Gestão em Saúde e estabelecimento de parcerias com hospitais para realização de atividades práticas e estágios.

“Estamos com muitos planos e esperança que 2022 seja um grande ano para a FAPUGA. Nossa intenção é construirmos uma instituição de referência na área. Um Feliz Natal e um ano novo repleto de realizações para todos nós!”

Fapuga – Veja a programação do final de ano

Prontos para finalizar 2021? A partir do dia 17 de dezembro toda a equipe FAPUGA entrará em recesso. Nosso atendimento personalizado retornará logo no início de janeiro, no dia 03. 

Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos vocês um final de ano repleto de fé e alegria. Use as emoções e as reflexões que esse momento proporciona como um gatilho para planejar um 2022 intenso e cheio de projetos que farão a diferença na sua vida.

Apesar dos momentos difíceis que passamos este ano, devido às restrições e à tanta tristeza que a pandemia nos trouxe, conseguimos fazer de 2021 um ano de muitas realizações, concretizando projetos de forma antecipada.

E, por isso, a Fapuga acredita que o novo ano que se aproxima será muito melhor, repleto de boas energias e oportunidades de crescimento. Você está conosco nessa?

Veja a programação do final de ano Fapuga

Fapuga deseja um ótimo ano

Então nos vemos em 2022, prontos para conquistar o mundo! 😉

Workshop Gestão e Negócio: relembre o que aprendeu sobre Ferramentas de Gestão

Acompanhou todas as palestras do Workshop Gestão e Negócio? O professor Fábio Pegorari, da disciplina de Gestão do Tempo, trouxe, neste artigo, um resumo sobre as Ferramentas de Gestão, como a 5W2h e a Matriz GUT, que foi o assunto abordado em sua palestra.

Veja abaixo e compartilhe com seus amigos!

Por Fábio Pegorari, professor de Gestão do Tempo na Fapuga

Ferramenta 5W2h

A ferramenta 5W2H foi criada por profissionais da indústria automobilística do Japão como uma ferramenta auxiliar na utilização do PDCA (planejar (Plan), fazer (Do), checar (Check) e agir (Act)). Usada, principalmente, na fase de planejamento, sua aplicação foi prática, para a melhor organização do fluxo de processos, prazos e responsabilidades que deveriam ser aplicáveis com eficiência e eficácia. 

Essa metodologia se destaca no plano de ação operacional do negócio, sob primícias de elencar o que será feito, porque, onde, quem irá se responsabilizar-se pela tarefa, quando e como será realizada, assim como as suas fontes de custeio.

A sigla 5W em inglês representa:

What (o que será feito?)

Why (por que será feito?)

Where (onde será feito?)

When (quando será feito?)

Who (por quem será feito?)

A sigla 2H em inglês, representa:

How (como será feito?)

How Much (quanto vai custar?)

Essa ferramenta é um importante componente de gestão pois elenca as atividades, prazos, fluxo operacional e procedimentos e protocolos para uma melhor gestão e acompanhamento diário das tarefas pelo gestor.

Matriz GUT

A sigla Matriz GUT representa Gravidade, Urgência e Tendência de um problema.  Sabemos que a rotina do gestor é bem complexa e vale a pena a utilização dessa ferramenta, pois auxilia na resolução dos problemas cotidianos e possibilita a quantificação em decorrência da sua evolução de gravidade. 

A matriz de prioridades foi desenvolvida pelo autor Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, em 1981, com a finalidade de resolver múltiplos problemas.

Em nosso cotidiano contemporâneo, podemos observar o quanto essa ferramenta pode auxiliar o gestor na tomada de decisão, sendo nivelada desde o planejamento estratégico/tático e aplicada de forma criteriosa nos processos diários (operacionais) e dinâmicos da gestão.

Workshop Gestão e Negócio

Entre os meses outubro e dezembro de 2021, aconteceu uma série de palestras ministradas pelos professores da Fapuga: o Workshop Gestão e Negócio. Caso tenha perdido algum conteúdo, não precisa ficar preocupado. No portal do aluno, na aba de eventos, é possível assistir todas as palestras.

Inclusive, você pode ficar por dentro de tudo aqui no blog da Fapuga também, pois teremos diversos artigos a respeito de cada palestra ministrada.

O que achou sobre esse conteúdo? Deixe seu comentário e a importância desse avanço em sua jornada. 😉

Programação 8° Semana Workshop Gestão e Negócio para alunos FAPUGA/Nepuga

Enfim, chegamos a última semana do Workshop Gestão e Negócio, idealizado pela Prof. Ma. Dra. Ana Carolina Puga e todo o corpo docente da Instituição. Até agora foram 35 palestras ministradas pelos professores da Faculdade Ana Carolina Puga, desde outubro, abordando assuntos acerca de gestão de clínicas de estética e empreendedorismo. Essa semana finalizamos esse evento e concluímos 40 ministrações.

As palestras reuniram mais de 250 alunos divididos entre estudantes das graduações, bem como os de pós-graduação do Nepuga/FAPUGA. Mas mesmo que você não seja um desses estudantes e não tenha conseguido acompanhar todas as palestras, não se preocupe, no seu portal, na aba de eventos, é possível acessar todas as aulas retroativas.

O objetivo do Workshop Gestão e Negócio foi incentivar e promover conhecimento para esses alunos para que pudessem empreender em suas respectivas áreas, ou até mesmo trabalhar em altos cargos dentro de clínicas e empresas com uma mentalidade empreendedora.

Relembrando um pouco do que rolou semana passada, as palestras abordaram assuntos sobre atendimento ao cliente de forma eficiente, planos de desenvolvimento, controle de estoque na clínica de estética, consultoria empresarial e ética e bioética no exercício da profissão da área de estética.

Para encerrar essa semana, os temas serão acerca de precificação de serviços, tendências e prospectiva estratégica, entenderão melhor também sobre os investimentos em franquias de Estética, sobre a humanização na saúde e, além disso, teremos um overview (resumo) sobre os principais pontos da gestão.

Não perca essa última semana do Workshop Gestão e Negócio. Você poderá ver as palestras gravadas depois, porém assisti-las online garante que você tire todas as suas dúvidas com os professores e expanda, ainda mais, seus conhecimentos.

Veja abaixo o cronograma dessa semana!

Workshop Gestão e Negócio: cronograma da semana

10/12 – 11h às 12h – Precificação de serviços

13/12 – 14h às 15h – Tendências e Prospectiva Estratégica

14/12 – 19h às 20h – Investimento em franquias de Estéticas

15/12 – 14h às 15h – Overview (Resumo e pontos principais da Gestão) – ferramentas / liderança / benefícios/ gerenciamento e consultoria para a construção de um espaço de estética com foco na adm estratégica

16/12 – 19h às 20h – Humanização na saúde: características de um atendimento humanizado

Segurança digital: como bases legais da LGPD e CCPA afetam estratégias de CRM marketing/sales

Por Rogério Matofino, professor de Marketing e TI Aplicada a Negócios, na FAPUGA

Você se preocupa com os dados dos seus clientes? O direito digital tem sido debatido em diferentes espaços com frequência, por isso é importante estar atento aos dados de seus clientes.

Pensando em facilitar sua compreensão sobre essa temática, apresentamos o que é segurança digital, sua importância e como ela pode impactar diretamente na sua empresa.

O que é segurança digital e por que ela é importante?

Segurança digital diz respeito à proteção no mundo digital de dados e informações de empresas e pessoas físicas, no qual são utilizadas ferramentas que possibilitam maior credibilidade, confiabilidade e autenticidade no momento da navegação dos usuários.

E você sabia que em uma pesquisa realizada pela IBM que entrevistou brasileiros, 96% deles concordam que as empresas precisam fazer mais para proteger seus dados, isso tudo aliado a LGPD, que vamos falar mais a frente.

Portanto, uma empresa que entrega processos seguros, com estratégias que visam garantir o respeito pelos dados e informações dos clientes, tem tudo para conquistar vantagem competitiva no mercado.

Isso se dá pelo fato de que haverá uma redução nos crimes virtuais, conquistando a confiança dos consumidores, aumentando assim a reputação da empresa. Saiba mais a seguir.

Como a segurança digital impacta no meu negócio?

Durante o período da pandemia da Covid-19, houve um aumento significativo nos crimes virtuais no país. Fruto do distanciamento social e da quarentena, as pessoas começaram a utilizar mais a internet para acessar produtos e serviços.

Para além do que já comentei, a segurança digital pode impactar fortemente no seu negócio evitando violações em suas páginas na internet, furtos de propriedade intelectual ou, ainda, interrupção do sistema de operação.

Vale atentar-se ainda para a fidelização de sua clientela, já que as chances de afastar seu público do seu negócio são altas quando a segurança não está aliada à sua empresa.

Entenda os conceitos de LGPD, GDPR e CCPA

LGPD

A sigla LGPD significa Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, sancionada no ano de 2018 no Brasil sob o número 13.709/2018, sendo válida apenas para o território brasileiro, sendo aplicável para todo e qualquer natureza, resguardando e preservando dados.

Ela tem o objetivo de penalizar qualquer infração que seja relacionada ao desvio, roubo e uso indevido de dados, garantindo ao usuário maior segurança para compartilhar informações.

Alguns juristas defendem que os dados acumulados até o momento em que a Lei entrou em vigor, pode ser entendido como OPT-IN automático. No entanto, a empresa precisa disponibilizar recurso para que o usuário possa se descadastrar e/ou destruir os dados.

GDPR

GDPR é a sigla para General Data Protection Regulation, que em português significa Regulamento Geral de Proteção de Dados, válido somente no território da União Europeia.

Seu objetivo é proteger as pessoas durante seus acessos à internet, garantindo transparência e controle sobre as informações pessoais retidas por empresas e instituições na web.

Seu lançamento foi em 1995 mas teve que ser atualizado em decorrência do acelerado crescimento das redes sociais e da internet na vida das pessoas. Ainda que sua aplicação seja apenas na Europa, os brasileiros têm recebido e-mails e informações sobre a sua atualização nas plataformas digitais.

CCPA

Agora, para quem vive na Califórnia, a segurança digital é administrada pela California Consumer Privacy Act, delimitando regras e funções para as empresas que colhem dados dos usuários na internet, entrando em vigor apenas em 2020.

A partir dessa Lei, os usuários podem acessar suas informações, solicitar relatórios e assim proibir seu uso, caso esteja sendo feito de maneira danosa.

Quais são as iniciativas que ajudam na segurança digital dos usuários?

Listei a seguir algumas iniciativas que vão facilitar na preservação da segurança das informações dos usuários, elas são:

  • Captcha evita spam em URLs públicas;
  • Dupla confirmação de cadastro: garantindo Leads e evitando invasões no sistema;
  • Cookies: solicitar ao usuário através de cookies a liberação para uso de dados de forma correta.

Prof.º Rogério Matofino promove aula prática sobre Canvas e Marketing Pessoal para alunos Fapuga

Quem aí estava com saudades das aulas presenciais? Por enquanto, o ensino na FAPUGA ainda continua online e respeitando todas as normas previstas para conter o avanço do Coronavírus. Entretanto, dia  29 de novembro, o professor de Marketing e TI Aplicada a Negócios, Rogério Matofino, convidou os alunos para uma aula presencial sobre Marketing Pessoal e Canvas. 

“A experiência da aula presencial é incomparavelmente superior à qualquer experiência remota. Há muita troca, os alunos participam mais ativamente, posso ver expressões; no online o aluno desliga a câmera e não quer dizer que ele está na frente do computador, e no presencial não tem como fugir. São quatro horas de aula, e no presencial essas horas passaram e nem vimos”, comenta o professor.

Veja como foi a experiência com os alunos e o retorno, mesmo que por um dia, às salas de aula. 

Receptividade nas aulas presenciais 

Todos os alunos dos cursos de Administração e Gestão Hospitalar marcaram presença na aula, e segundo Rogério, a turma estava ansiosa e receptiva para esse momento. 

“A receptividade dos alunos foi absoluta, de 0 a 10, foi 11! Chegaram pontualmente, empolgados com a prática e com a ideia de testarem ferramentas que iriam gerar benefícios diretos para todos, como conseguir uma promoção no trabalho ou até mesmo mudar de emprego, algumas alunas estão pensando em abrir a própria consultoria de RH ou clínica, e todos eles com expectativas para retorno às aulas presenciais”, afirma o professor. 

Inclusive, as expectativas estavam em alta, especialmente, para conhecer a ferramenta que aprenderiam no dia, que vai colaborar de forma efetiva para o crescimento profissional de cada um. 

Além disso, o trabalho realizado em sala de aula concederia um ponto extra na média final de cada aluno, o que motivou ainda mais cada estudante presente na sala.

Canvas e Marketing Pessoal

A tarefa principal designada pelo professor foi montar um Canvas de acordo com a atuação ou desejo de atuação de cada profissional. O Canvas é uma das ferramentas mais importantes e mais utilizadas para realizar um gerenciamento estratégico do seu próprio negócio ou do trabalho que você exerce em uma empresa. Ele pode ser aplicado em diversos setores, como Recursos Humanos, Marketing, Financeiro.

Sobre o marketing pessoal, alguns alunos ainda não sabiam exatamente sobre qual carreira seguir ou como se posicionar para o mercado de trabalho. O professor conta que, para isso, trabalharam na revisão dos currículos e do perfil LinkedIn, e essa abordagem foi essencial clarear as ideias dos estudantes.

“Aconteceu até que uma aluna trabalhou a vida inteira na área administrativa e então resolveu mudar para a área de gestão hospitalar. Então, na aula prática que tivemos foi possível sanar as dúvidas e contribuir para que a aluna decidisse como montar seu currículo e LinkedIn da melhor forma e se apresentasse diretamente para o mercado de trabalho, bem posicionada e decidida”, complementa.

Expectativas para 2022

E, claro, ao sentirem como os estudos em sala de aula é produtivo, tantos os alunos como o professor anseiam pelo retorno presencial. Mas todos entendem que o ensino híbrido ainda é o mais recomendável, tendo em vista as ferramentas digitais que são disponibilizadas, bem como aguardar que a pandemia termine.

Além disso, Rogério conta que é do meio business e, por isso, ele aponta que as aulas práticas presenciais sempre serão necessárias para que o aluno aprenda, de fato, a colocar a ‘mão na massa’ e estar preparado para o mercado de trabalho. Inclusive, cada conteúdo aplicado solicita que o aluno complemente informações com outros professos para preencher cada lacuna, até o estudante se tornar um profissional completo.

Você pode dar uma aula extremamente teórica ou extremamente prática. Essa aula presencial eu comecei com referencial bibliográfico, fizemos um checklist, levei alguns livros da biblioteca da FAPUGA que os alunos já conheciam, coloquei uma problematização no contexto apresentando através do PowerPoint pra dar sentido e significado e, depois, mão na massa. E da mesma forma que foi a atuação ali na sala de aula, seria em uma consultoria, empresas multinacionais, indústrias, enfim, seria a mesma metodologia e abordagem feita em sala de aula. E isso é interessante, pois os alunos vivem a experiência de laboratório”, finaliza o professor.

E você, está com saudades das aulas presenciais? Se estava na aula de Canvas e Marketing Pessoal, nos conte nos comentários o que achou! 😉

Programação 7° Semana Workshop Gestão e Negócio para alunos FAPUGA/Nepuga

O Workshop Gestão e Negócio, idealizado pela Prof.ª Ma. Dra. Ana Carolina Puga e todo o corpo docente da Instituição, chega a sua penúltima semana trazendo mais conteúdos acerca de gestão de clínicas e empreendedorismo. As palestras são ministradas pelos próprios professores da FAPUGA e já alcançaram mais de 250 alunos, tanto estudantes da graduação como da pós-graduação do Nepuga.

O evento acontece desde outubro, mas aqueles que não conseguiram acompanhar todas as palestras durante os últimos meses podem ficar tranquilos! No portal do aluno, na aba de eventos, é possível acessar todas as aulas retroativas. 

Além disso, as inscrições são gratuitas e realizadas através do portal do aluno, então já aproveite e inscreva-se nas palestras desta semana, pois são vagas limitadas e as abas de informações das palestras fecham pouco antes de começar a aula. 

Na semana passada, o Workshop trouxe temas financeiros, como o fluxo de caixa para clínicas de estética e captação de recursos para investimentos, e também sobre o Código de Defesa do Consumidor, abordagens sobre aspectos motivacionais e também sobre como a gestão de benefícios e a satisfação do profissional pode ser uma ferramenta de sucesso para o profissional esteta. 

Já nesta 6ª Semana do Workshop Gestão e Negócio, os professores abordarão assuntos acerca de atendimento ao cliente de forma eficiente, planos de desenvolvimento, controle de estoque na clínica de estética, consultoria empresarial e ética e bioética no exercício da profissão da área de estética. 

Quer alimentar sua mente empreendedora e ficar preparado para assumir seu próprio negócio ou até mesmo a liderança de uma clínica? Assista as palestras! Veja o cronograma abaixo.

Workshop Gestão e Negócio: cronograma da semana

03/12 – 09h às 10h: Design de Serviço: atendimento ao cliente de forma eficiente

06/12 – 14h às 15h: Planos de Desenvolvimento

07/12 – 18h às 19h: Controle de estoque na clínica de estética

08/12 – 14h às 15h: Consultoria empresarial – Conceitos e metodologia ao profissional na contratação desse serviço para o espaço de estética. 

09/12 – 19h às 20h: Ética e bioética no exercício da profissão da área de estética

Saiba o que é e como o NAP Fapuga/Nepuga pode te ajudar na trajetória acadêmica

Você, aluno Nepuga/Fapuga, já deve ter percebido em seu portal o ícone referente ao NAP, não é mesmo? Caso não saiba exatamente o que é e para o que serve, este artigo vai te ajudar a compreender a importância deste projeto e, ainda, como usar essa ferramenta disponibilizada pela instituição. 

A Faculdade Ana Carolina Puga (FAPUGA), Instituição de Ensino Superior credenciada no MEC, e o Núcleo de Especializações Ana Carolina Puga (NEPUGA), conta com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) para alunos. O intuito do projeto é oferecer para todos os alunos ativos da IES atendimentos online psicopedagógico.

Este trabalho prioriza o desenvolvimento biopsicossocial, científico e profissional do aluno, visando colaborar de forma satisfatória no processo de ensino-aprendizagem e desempenho do estudante. Além disso, há a preocupação da faculdade com a saúde e bem-estar dos discentes, professores e demais colaboradores.

Por que participar do NAP?

Nesta fase em que você está se graduando ou pós-graduando, podem aparecer dificuldades para conciliar trabalho, família e os estudos. Por muitas vezes, é um período desgastante e que você se vê sobrecarregado, e essas situações podem prejudicar seu emocional de diversas formas. 

Você acredita que tudo isso afeta seu desempenho? Ou até mesmo fica aflito ao pensar no futuro e o que fazer quando terminar seu curso? Tem receio em empreender, em abrir seu próprio negócio? 

E diante de todos esses pensamentos que cercam sua mente, acredita que conversar com profissionais sobre sua saúde mental em geral, sua ansiedade com tudo isso, pode te ajudar? Afinal, você está cansado, desmotivado, desencorajado e/ou perdido? 

O NAP é a ferramenta que estende a mão para te ajudar a enxergar as situações com clareza e a entender melhor sobre os caminhos que você escolheu traçar. 

Através de uma escuta ativa e especializada junto, ações específicas, suporte pedagógico às práticas acadêmicas, atividades de estudo, acompanhamento e desenvolvimento cognitivo e emocional, o Núcleo busca proporcionar melhor qualidade de vida e desenvolvimento intelectual e emocional das pessoas de forma totalmente gratuita. 

Pontos para serem desenvolvidos no NAP

A orientação psicopedagógica trabalha questões essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos e  para a estruturação de um plano de carreira. Através das consultas com as psicólogas da IES, Dra. Raquel R. e a Dra. Bianca G., os alunos poderão trabalhar os seguintes pontos:

  • Autoconhecimento
  • Autoestima
  • Bloqueios
  • Conflitos
  • Habilidades
  • Motivações
  • Objetivos e projetos pessoais
  • Planos futuros
  • Dificuldade de aprendizagem
  • E outros. 

Tudo isso porque o projeto busca prevenir a evasão e o baixo desempenho universitário, ao mesmo tempo que contribui para uma performance profissional e social satisfatórias. 

Exemplos de casos tratados no NAP

As psicólogas contam que já atenderam uma aluna que estava muito insegura em relação a escolha profissional no auge dos seus 50 anos, pois passou a vida trabalhando na mesma área burocrática durante toda a vida e agora resolveu mudar de área. Entretanto, há uma indecisão entre fazer o que gosta ou que realmente as pessoa a consideram boa.

Outro caso é de uma moça que é extremamente ligada aos pais, a ponto de não conseguir tomar suas próprias decisões, até mesmo casar. Toda vez que ela consegue se afastar e seguir seu caminho, algo acontece e ela retorna para perto deles novamente.   

As psicólogas atenderam esses e outros casos, e as sessões podem ser individuais ou em grupo, dependendo de cada caso. 

Como participar do NAP?

Como mencionamos lá no início do texto, o NAP fica dentro do Portal do Estudante e o agendamento para receber atendimento é feito por lá previamente. 

Além disso, esse atendimento psicológico está de acordo com as seguintes normas vigentes: Resolução CFP nº 011/2018, Resolução CFP nº 004/2020 do Conselho Federal de Psicologia.

O horário de atendimento para grupos de até 10 pessoas acontece toda sexta-feira, das 14h00 às 18h00. Já em casos de atendimentos individuais, os encontros serão às quintas-feiras, das 14h às 18h. A demanda será a cada 15 dias, sendo intercalado entre alunos de pós-graduação e graduação. 

Programação 6º Semana: Workshop Gestão e Negócio para alunos FAPUGA/Nepuga

O Workshop Gestão e Negócio está quase chegando à sua reta final. O evento é fomentado pela Prof.ª Ma. Dra. Ana Carolina Puga junto com todo corpo docente da Fapuga, e tem como objetivo principal agregar conhecimento sobre gestão de clínicas e ainda alimentar a mentalidade empreendedora dos alunos.

As palestras acontecem no formato online e são abertas para alunos ativos e egressos do Nepuga/Fapuga. Para assistir, basta acessar o portal de eventos da IES e se inscrever. Mas caso tenha perdido algumas, você pode encontrar as retroativas no portal do aluno e ficar por dentro de tudo que já rolou.

Na semana passada, os temas abordados foram sobre dificuldades em administração, importância de realizar um orçamento, estratégias para um espaço de estética e também sobre as funções chaves de um líder. Essa semana, o Workshop contará com assuntos financeiros, como o fluxo de caixa para clínicas de estética, captação de recursos para investimentos e também sobre o Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, haverão palestras sobre os principais aspectos motivacionais e também sobre como a gestão de benefícios e a satisfação do profissional pode ser uma ferramenta de sucesso para o profissional esteta.

São muitos conteúdos que vão enriquecer seu currículo e ampliar sua visão sobre a forma de gerenciar um negócio. Veja o cronograma abaixo e acompanhe todos as palestras!

Workshop Gestão e Negócio: cronograma da semana

26/11 – 19h às 20h: Fluxo de caixa para clínicas de estética

29/11 – 14h às 15h: Principais aspectos motivacionais

30/11 – 18h às 19h: Como fazer a captação de recursos para investimentos?

01/12 – 11h às 12h: Gestão de benefícios e a satisfação do profissional como ferramenta diferencial do sucesso da Organização para um profissional esteta

02/12 – 19h às 20h: Código de defesa do consumidor

XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo – Prof.ª Dra. Thais Carmo marca presença

No período de 10 a 11 de novembro, a Prof.ª Dra. Thais Adriana do Carmo, Coordenadora das Graduações da FAPUGA, participou do XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo / XII Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas, evento organizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

Neste ano, o tema do Congresso e do Simpósio Internacional foi: O mercado se transforma e os melhores profissionais se reinventam, abordando as áreas relacionadas à profissão farmacêutica e à saúde pública: análises clínicas, práticas integrativas e complementares em saúde, mercado farmacêutico, farmácia magistral e hospitalar, o farmacêutico na Saúde Estética, entre outros. 

A prof.ª Thais já participou de outras edições do evento, e neste ano ela foi uma das avaliadoras científicas do Congresso, apresentou trabalho científico e foi ministrante em duas mesas.

“É muito bom participar desse evento que tem feito reflexões importantes sobre o mercado farmacêutico e sobre os desafios e rumos da profissão farmacêutica no Brasil. E é muito prazeroso participar como ministrante e dar a minha contribuição como avaliadora dos trabalhos científicos. Me sinto parte da história da evolução da profissão”, comenta.

Participações da Dra. Thais do Carmo no Congresso Farmacêutico

Nesta edição do Congresso Farmacêutico, a professora apresentou o trabalho científico: Evidências científicas da ação da metformina por via tópica.

Participações da Dra. Thais do Carmo no Congresso Farmacêutico

“Esse trabalho foi resultado de um projeto de iniciação científica iniciado em 2020. Como trabalho com Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, fico sempre atenta às prescrições médicas e a forma de utilização de medicamentos. E, uma aluna me apresentou uma prescrição de uma médica, indicando o uso de metformina tópica para o controle da glicemia. Como eu nunca tinha visto nada parecido, decidi fazer uma revisão sistemática. E, de fato, não encontramos nenhuma evidência que sustente o uso dessa forma. Isso é muito importante, principalmente nessa época de fake news que estamos vivendo.”

Como ministrante das duas mesas redondas no Congresso Farmacêutico, os assuntos foram sobre Osmologia, Óleos essenciais e Aromaterapia. Na mesa do II Simpósio de Óleos Essenciais, abordou, novamente, o tema das Evidências Científicas, mas desta vez, para subsidiar a prática da Aromaterapia.

“É muito importante que os prescritores tomem as suas decisões terapêuticas baseadas no conhecimento científico. Para tanto, é necessário que saibam procurar informações confiáveis e fidedignas.”

Na mesa redonda do Congresso Farmacêutico que falou sobre o “Uso medicinal dos óleos essenciais”, a professora abordou o conceito e a aplicação dos óleos essenciais, ressaltando a importância da regulamentação legal para o uso terapêutico dos mesmos. Também apresentou o trabalho realizado pelo Grupo Técnico de Trabalho de Osmologia do CRFSP do qual é coordenadora adjunta.

Uso medicinal dos óleos essenciais
lavender oil in a glass bottle on a background of fresh flowers. Horizontal close-up

“Cada vez mais as pessoas têm buscado práticas integrativas e complementares para cuidarem da saúde, inclusive, a Aromaterapia. E cabe a nós, profissionais de saúde, tomar os cuidados necessários e orientar a população sobre o uso correto e os possíveis riscos que podem acontecer com tais práticas”, finaliza.

Fapuga forma Órgãos Colegiados dos cursos e Núcleo Docente Estruturante

No final do mês de setembro, os Órgãos Colegiados para os cursos de Administração e Gestão Hospitalar foram formados na Fapuga. De acordo com uma instância exigida pelo MEC, esse órgão é fundamental para a instituição, uma vez que ele é responsável pela execução das políticas de ensino, pesquisa e extensão.

Os Órgãos são formados por dois docentes, dois discentes e o coordenador de cada curso. Esses alunos são representantes de todos os outros estudantes da IES, e esse projeto funciona como uma forma de envolvê-los nas decisões e mudanças do curso.

Veja a formação dos Órgãos Colegiados

Colegiado do Curso de Administração

Discentes: Reinaldo Francisco Mariano Junior e Elisângela Minhano

Docentes: Zulmira Ferreira Silva, Candice Ermel e Rogério de Alencar Costa

Colegiado do Curso de Gestão Hospitalar

Discentes: Simone Pontes da Silva e Regiane Minhano

Docentes: Zulmira Ferreira Silva, Candice Ermel e Thais do Carmo. 

Reinaldo, um dos discentes integrantes do Colegiado de ADM, fala sobre a importância de fazer parte desse órgão e contribuir para a evolução do seu curso.

“Dentro de uma faculdade existem diferentes órgãos colegiados e são de extrema importância para seus respectivos cursos. Ele permite a participação de alunos uma vez que é um órgão deliberativo, além disso, é no colegiado de curso que conseguimos auxiliar a gestão da instituição de ensino, poder rever o que não está dando certo e aprimorar o que já funciona e identificar os pontos de fragilidade e propor melhorias e correções que contribuam para a evolução contínua da faculdade”, comenta o estudante do segundo ano do curso de administração. 

Núcleo Docente Estruturante 

Núcleo Docente Estruturante 

O NDE é um órgão consultivo que acompanha o desenvolvimento do curso e funciona como um suporte para os alunos dos Órgãos Colegiados, além de estruturar o Projeto Pedagógico de cada curso. Inclusive, os professores que compõem o Núcleo são indicados pelos alunos dos Colegiados.

Os professores indicados e que formam o NDE são: Zulmira Ferreira Silva, Rogério de Alencar Costa, Thais Adriana do Carmo, Fabio Pegorari e Candice Ermel. 

Tanto os Órgãos Colegiados como o NDE realizam reuniões mensais para discutir melhorias e mudanças para os cursos.