Skip to main content

Faculdade e prática: alunos de administração e gestão hospitalar falam sobre suas experiências

A conversa aconteceu na primeira edição do Podcast da Fapuga, projeto que busca ser espaço de conversa sobre a faculdade e prática mercadológica.

Na última quinta-feira (25) aconteceu a gravação da primeira edição do Podcast da Fapuga – este, que é um projeto possibilitador de conversas que aliam faculdade e prática mercadológica. (No final da matéria, você consegue assistir o podcast completo)

Nesta primeira edição, quem fez a conversa acontecer foram os alunos da Fapuga. Lais Custódio, Gabriel Alves, do curso de Administração, e Matheus Renan, de Gestão Hospitalar, além da docente Gislene Rocha, que conduziu o papo, passando pelas motivações dos alunos para terem escolhida da faculdade, e relacionando o que tem sido estudado com as vivências de cada um.

Todos os alunos que participaram já atuam nas áreas que estão estudando, e estão buscando crescer ainda mais a partir da graduação. Seja através do plano de carreira das empresas onde trabalham, ou consolidando um plano de carreira segundo as próprias ambições e oportunidades que surgirem. A conversa segue tratando dessas possibilidades e de como elas estão se estruturando.

“Se eu busco me aprimorar, o que acontece comigo? Aquele espaço, se não me atender, se ele ficar pequeno para mim, eu vou para outro lugar. Então, quanto mais eu me desenvolver, mais eu começo a fazer escolhas”, é o comentário de Gislene sobre como a formação afeta no porte de um profissional.

Os alunos notam isso, e estão conseguindo praticar dentro de suas empresas os conteúdos que vêm sendo aprendidos.

Faculdade e prática: alunos de administração e gestão hospitalar falam sobre suas experiências

Faculdade e prática na realidade dos alunos

Quando o assunto é soft skills, por exemplo, Matheus menciona que aprender mais sobre inteligência emocional no curso o fez prestar mais atenção nesse aspecto da própria postura no ambiente de trabalho.

Mas diversas situações assim são lembradas durante a conversa, porque, enquanto alunos e profissionais, estão tendo a oportunidade de observar e executar na prática o que é visto em sala de aula, como estudos de caso ainda mais reais do que aqueles em que se acompanha de longe a história de uma empresa ou resolução de problema. Afinal, a metodologia da Fapuga busca aliar constantemente as teorias com a realidade de mercado.

Essa troca enriquece, e muito, o aprendizado. Mesmo para os alunos ainda não atuantes, conhecer as possibilidades práticas dos conteúdos faz toda a diferença para entender sua aplicação na realidade.

E isso demonstra um dos grandes diferenciais do modelo presencial de ensino-aprendizagem: as possibilidades muito mais dinâmicas e constantes de interação.

Ser presencial faz diferença? 

Ser presencial foi justamente um dos principais motivos para esses alunos escolherem a Fapuga. Uma vez cientes que o ensino a distância não supriria suas necessidades. Quando perguntados se o fator pesou na decisão, a resposta foi unânime.

Sobre como tem sido sua experiência nesse sentido, Matheus comenta: “Eu acho que o que tem de diferente no presencial é a conexão com as pessoas. Se você está próximo e bateu a dúvida, com uma interação você já resolve.”

E complementa: “É o networking, você consegue linkar suas ideias com as de outras pessoas ali em tempo real. Às vezes, em um grupo de estudos, em uma reunião de aplicativo, você não consegue ter tudo isso. Você conhece pessoas, eu mesmo já conversei com pessoas aqui para tentar agregar outras coisas, fora da faculdade, acho que no EAD não consegue ter isso, acho muito difícil.”

Como é estudar na Zona Leste de São Paulo?

É claro que a localização também fez toda a diferença na escolha. Mesmo na correria das rotinas de cada um, vivendo em uma cidade grande como São Paulo, a localização da Fapuga é de fácil acesso para todos eles, seja porque é perto de casa, ou a caminho de casa.

Do ponto de vista do Gabriel: “Aqui tem tudo perto: a marginal, Av. Salim, metrô, trem, ônibus, estação, está tudo perto… A Zona Leste é uma cidade, mas, por ser tão grande, tem muito mais acesso que outras regiões.”

Bom, mas esse é apenas um resumo de toda a conversa dessa primeira edição do podcast. Vale muito a pena conferir na íntegra e ter acesso a uma troca real, como o registro das oportunidades de networking que só os ambientes como a faculdade proporciona.

A seguir, você pode conferir esse episódio na íntegra, ou acessar nosso canal no YouTube para este e outros conteúdos.

#1 Podcast FAPUGA – Alunos de Administração e Gestão Hospitalar falam sobre Faculdade e Prática

Mais conteúdo institucional: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – FAPUGA DISPONIBILIZA NOTEBOOKS DE ALTO DESEMPENHO PARA SEUS ALUNOS 

Leda Trevizoni
Editorial
Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *