“O objetivo é que a aula não acabe aqui”, a metodologia da faculdade que se estende além da sala de aula
O professor Anderson Smalci fala sobre sua visão e experiência a partir dos bastidores das aulas na Fapuga. Além de as aulas serem presenciais, Anderson destaca a metodologia da faculdade em sua utilização de recursos tecnológicos em torno da aula, isto é, um método com conteúdo pré e pós aula a respeito de cada tópico.
Utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem, os alunos da Fapuga têm acesso a um material feito para instigar, como um teaser de cada aula, com um vídeo produzido pelo docente de cada disciplina, uma parte dos slides que compõem a aula e o que mais o professor em questão propor como atividade, incluindo estudos de caso e, conforme destaca Anderson, uma análise das própria experiências a fim de entender o conteúdo na prática.
“Eu costumo sempre trabalhar a proposta da seguinte forma: eu coloco um estudo de caso no ambiente virtual, e peço para que ele desenvolva esse estudo de caso usando todo o material da sala de aula, as questões teóricas, e colocando a experiência dele, porque nada melhor do que aluno consiga colocar um alinhamento da teoria com a prática, com a sua experiência”, conta o professor Anderson.
Assim, as aulas dos cursos de Administração e Gestão Hospitalar não se limitam apenas ao ambiente da sala de aula, mas contam com um convite a olhar para a prática, tanto no ambiente de trabalho quanto em outros ambientes tidos como organizacionais de alguma forma.
Isto porque, conforme o professor também faz questão de lembrar, nem todos os alunos conseguem observar as propostas no trabalho, porque alguns deles estão em busca de oportunidades no mercado. Nesses casos, porém, Anderson recomenda o olhar para outras organizações com as quais se tem contato, como a própria família, por exemplo.
O mais importante é conseguir enxergar a aplicabilidade das descobertas apresentadas na faculdade, e conseguir estabelecer trocas capazes de consolidar uma bagagem de fato robusta para lidar com as situações que se apresentarão no cotidiano do trabalho.
E é frequente o relato dos alunos falando de como têm conseguido aplicar noções de gestão aprendidas na Fapuga, tanto na vida pessoal, quanto no ambiente de trabalho, principalmente no que diz respeito à organização.
“É então uma troca de conhecimentos: a cada aula, nós construímos novos conhecimentos, e eu sempre falo para os alunos: a melhor aula é a que termina amanhã, lá na empresa. A proposta é que o aluno nunca termine a aula quando a gente fala boa noite, bom descanso, mas que ele possa levar essa aula no caminho para casa, que ele tenha a oportunidade de conversar com as pessoas em casa a respeito da aula e leve também essa aula para empresa [em que trabalha]”, complementa ainda o professor.
A metodologia da faculdade é como um laboratório
A sala de aula é um laboratório, mas um laboratório em que se tem liberdade para errar, trazendo questionamentos e situações-problema que, fora do ambiente mais controlado que é a sala de aula, podem ser um momentos decisivos na própria carreira, momentos em que não há tanta margem para cometer erros.
Anderson Smalci é docente das disciplinas de Ética Profissional, Comportamento Organizacional e Contabilidade Básica. As duas primeiras são as que mais têm relação com os aspectos comportamentais do aprendizado e da experiência profissional, também conhecidos como soft skills.
O olhar que o professor nos empresta é o de que um profissional pode não ter determinadas aptidões técnicas, mas muitas delas têm espaço para serem desenvolvidas em pessoas que sabem como se comunicar, como trabalhar em equipe, que estão interessadas e abertas nos ambientes em que encontram oportunidades, é este um dos maiores trunfos para quem quer ser um bom profissional.
Confira também
No episódio mais recente do Podcast Fapuga, alunos das graduações em Administração e Gestão Hospitalar batem um papo sobre desenvolvimento de carreira, mostrando como a metodologia da faculdade inspira a aplicar os conhecimentos que estão desenvolvendo.
Deixe um comentário