Semana de Administração e Gestão Hospitalar Contribui no Repertório Profissional dos Alunos da Fapuga

ÍNDICE
Nos dias 11, 12 e 14 de setembro, a Fapuga se dedicou à Semana de Administração e Gestão Hospitalar, com palestras dedicadas ao mundo do trabalho e desenvolvimento no ambiente corporativo.
Para isso, três palestras vieram ampliar a visão dos alunos e propor conversas imprescindíveis na mentalidade de bons gestores.
Por dentro das palestras desta Semana de Administração E Gestão Hospitalar
Ambiente Corporativo e Relações de Trabalho
No primeiro dia da Semana de Administração e Gestão Hospitalar, a Dra Emelyn Pimenta conduziu uma palestra sobre Ambiente Corporativo e Relações de Trabalho, explorando os princípios que desempenham um papel fundamental no bem-estar dos colaboradores e no sucesso geral das empresas para cultivar uma cultura empresarial baseada na colaboração, inovação e crescimento tanto do colaborador quanto da instituição.
Dra Emelyn é gestora de pessoas e doutora em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo e docente do curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento da UMESP.
Pensar nas questões envolvendo o clima organizacional e o ambiente de trabalho faz parte da rotina e forma de pensar dos gestores nos diversos ambientes organizacionais. Para os alunos que ainda não lidam com esse nível de responsabilidade, a graduação é momento de iniciar reflexões a esse respeito, inclusive a partir das trocas de experiências com colegas que já atuam em cargos de gestão.

Gestão de Pessoas por Competências
Já no dia 12, a Profa Me Luciana Vaz Amador esteve presente para tratar sobre Gestão de Pessoas por Competências, explorando como avaliar as competências individuais e coletivas de uma equipe ou corporação, assim como desenvolvê-las e como isso pode impactar positivamente no desempenho, motivação e satisfação de colaboradores.
Luciana fala um pouco sobre como foi a experiência:
“É uma tema que eu vejo como muito bacana e, para os alunos também foi. Eles puderam trazer experiências já vividas, anseios, e eu trouxe a importância de eles participarem, terem esse conhecimento e discutir sobre, conhecer mais sobre como se dá a gestão por conhecimento, por competências das pessoas.”
Falar sobre gestão por competências é falar sobre estruturação de uma equipe que atue com qualidade em conjunto, em que cada colaborador é visto conforme suas aptidões e pontos fortes.
Enquanto essas noções dão base para fundamentar times competentes para um objetivo em comum, ao pautar essas escolhas no que cada um sabe fazer de melhor, isso também influencia na motivação das pessoas, que desse modo podem se dedicar a suas especialidades, a frentes em que possuem mais facilidade, em qualidades desenvolvidas por meio de tempo e esforço.

Games e Habilidades de Destaque no Mundo do Trabalho
No dia 14 (quinta-feira), foi a vez do mantenedor da Fapuga, Rodrigo Nunes, trazer suas experiências e visão relativas a Games e Habilidades de Destaque no Mundo do Trabalho.
Rodrigo desenvolveu uma pesquisa sobre o tema já em 2005 e até hoje pesquisa e observa sobre as habilidades desenvolvidas através dos games, e que podem ser utilizadas em outras instâncias da vida, sobretudo em soft skills valorizadas nas mais diversas atuações de trabalho.
Para exemplificar isso, uma das frases mais enfáticas durante essa exposição foi: “as mesmas coisas que negligenciamos nas nossas vidas profissionais, damos de graça aos jogos”, isto é, o empenho para encontrar soluções, muitas vezes criativas, investindo tempo hiper focado na resolução de problemas.
Seguindo essa linha, é possível ainda tratar do desenvolvimento de outras tantas habilidades, das quais destacam-se a agilidade, visão e decisão, todas elas qualidades constantemente treinadas durante uma jogatina, apesar dos diferentes focos em cada tipo de game. Rodrigo trata principalmente do jogo Starcraft, mas convida a levar a linha de raciocínio para qualquer jogo com o qual se tem mais contato.
A Semana de Administração e Gestão Hospitalar na Fapuga foi enriquecedora. Sempre que acontecem eventos como este no ambiente acadêmico, todos têm muito a ganhar, principalmente a partir da troca de experiências, que se soma aos repertórios de cada um, elevando as possibilidades para lidar com diferentes situações e se consolidar, assim, como profissionais cada vez mais competentes e preparados.
Deixe um comentário