Segurança digital: como bases legais da LGPD e CCPA afetam estratégias de CRM marketing/sales
Por Rogério Matofino, professor de Marketing e TI Aplicada a Negócios, na FAPUGA
Você se preocupa com os dados dos seus clientes? O direito digital tem sido debatido em diferentes espaços com frequência, por isso é importante estar atento aos dados de seus clientes.
Pensando em facilitar sua compreensão sobre essa temática, apresentamos o que é segurança digital, sua importância e como ela pode impactar diretamente na sua empresa.
O que é segurança digital e por que ela é importante?
Segurança digital diz respeito à proteção no mundo digital de dados e informações de empresas e pessoas físicas, no qual são utilizadas ferramentas que possibilitam maior credibilidade, confiabilidade e autenticidade no momento da navegação dos usuários.
E você sabia que em uma pesquisa realizada pela IBM que entrevistou brasileiros, 96% deles concordam que as empresas precisam fazer mais para proteger seus dados, isso tudo aliado a LGPD, que vamos falar mais a frente.
Portanto, uma empresa que entrega processos seguros, com estratégias que visam garantir o respeito pelos dados e informações dos clientes, tem tudo para conquistar vantagem competitiva no mercado.
Isso se dá pelo fato de que haverá uma redução nos crimes virtuais, conquistando a confiança dos consumidores, aumentando assim a reputação da empresa. Saiba mais a seguir.
Como a segurança digital impacta no meu negócio?
Durante o período da pandemia da Covid-19, houve um aumento significativo nos crimes virtuais no país. Fruto do distanciamento social e da quarentena, as pessoas começaram a utilizar mais a internet para acessar produtos e serviços.
Para além do que já comentei, a segurança digital pode impactar fortemente no seu negócio evitando violações em suas páginas na internet, furtos de propriedade intelectual ou, ainda, interrupção do sistema de operação.
Vale atentar-se ainda para a fidelização de sua clientela, já que as chances de afastar seu público do seu negócio são altas quando a segurança não está aliada à sua empresa.
Entenda os conceitos de LGPD, GDPR e CCPA
LGPD
A sigla LGPD significa Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, sancionada no ano de 2018 no Brasil sob o número 13.709/2018, sendo válida apenas para o território brasileiro, sendo aplicável para todo e qualquer natureza, resguardando e preservando dados.
Ela tem o objetivo de penalizar qualquer infração que seja relacionada ao desvio, roubo e uso indevido de dados, garantindo ao usuário maior segurança para compartilhar informações.
Alguns juristas defendem que os dados acumulados até o momento em que a Lei entrou em vigor, pode ser entendido como OPT-IN automático. No entanto, a empresa precisa disponibilizar recurso para que o usuário possa se descadastrar e/ou destruir os dados.
GDPR
GDPR é a sigla para General Data Protection Regulation, que em português significa Regulamento Geral de Proteção de Dados, válido somente no território da União Europeia.
Seu objetivo é proteger as pessoas durante seus acessos à internet, garantindo transparência e controle sobre as informações pessoais retidas por empresas e instituições na web.
Seu lançamento foi em 1995 mas teve que ser atualizado em decorrência do acelerado crescimento das redes sociais e da internet na vida das pessoas. Ainda que sua aplicação seja apenas na Europa, os brasileiros têm recebido e-mails e informações sobre a sua atualização nas plataformas digitais.
CCPA
Agora, para quem vive na Califórnia, a segurança digital é administrada pela California Consumer Privacy Act, delimitando regras e funções para as empresas que colhem dados dos usuários na internet, entrando em vigor apenas em 2020.
A partir dessa Lei, os usuários podem acessar suas informações, solicitar relatórios e assim proibir seu uso, caso esteja sendo feito de maneira danosa.
Quais são as iniciativas que ajudam na segurança digital dos usuários?
Listei a seguir algumas iniciativas que vão facilitar na preservação da segurança das informações dos usuários, elas são:
- Captcha evita spam em URLs públicas;
- Dupla confirmação de cadastro: garantindo Leads e evitando invasões no sistema;
- Cookies: solicitar ao usuário através de cookies a liberação para uso de dados de forma correta.
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