IA para gestores hospitalares – 6 vantagens do ChatGPT na gestão hospitalar
Uma ferramenta tecnológica que supera a capacidade humana em várias tarefas do dia a dia corporativo. Assim, o ChatGPT representa uma verdadeira revolução no mundo dos negócios. Veja quais são as principais vantagens do ChatGPT na gestão hospitalar.
A Gartner fez um estudo (Technology Executive Survey 2022), que mostrou que até 2025 vamos ter 50% das empresas do mundo usando ferramentas da inteligência artificial e 48% dos executivos dizem que já implantaram tais mecanismos ou vão implantar em 12 meses.
O caminho do ChatGPT na gestão hospitalar
A tecnologia não é tão nova como muitos gestores hospitalares pensam. Em 1958, a Perceptron era um sistema de aprendizagem digital simples e inspirado em neurônios. Nas últimas décadas, essa inteligência artificial generativa ganhou destaque com a OpenAI.
A empresa é a responsável pelo ChatGPT e foi a primeira a disponibilizar no mercado uma versão estável da tecnologia, que pode ser usada por gestores hospitalares do mundo todo. Especialmente, aqueles que sabem que a profissão permite pouca margem para erros.
O ChatGPT é uma ferramenta tecnológica a partir da Inteligência Artificial (IA), que oferece uma experiência completa em uma linguagem natural. Os gestores de hospitais podem se comunicar com a IA como se estivessem falando com uma pessoa e não uma máquina.
Mas, um líder que atua na área da saúde deveria mesmo usar o ChatGPT na gestão hospitalar? Conheça todas essas vantagens e descubra de que forma a IA na saúde é determinante para gerar e encontrar informações de forma mais rápida – além de outros benefícios.
A última versão do ChatGPT
As versões do ChatGPT vão se atualizando e recebem o algoritmo numérico na frente para indicar a atualização. Hoje, o que se tem de mais concreto é o ChatGPT-3, mas considere que a nova versão, o ChatGPT-4, já está em teste. O resultado é surpreendente.
As companhias internacionais estão usando o ChatGPT-3 como ferramenta online de gestão de negócios devido as vantagens que trazem. Grandes líderes falam em “ferramenta revolucionária”, a partir de um sistema de Processamento de Linguagem Natural (PLN).
O ChatGPT pode entender perguntas e gerar respostas precisas e relevantes para o mundo corporativo. Mais do que isso, a versão 3 do ChatGPT usa técnicas de aprendizado que permitem aprender a criar a partir das experiências, como são as redes neurais.
Na prática, isso quer dizer algo como evitar os efeitos colaterais dos processos repetitivos e demanda tempo a partir da substituição de uma inteligência que permita o corte de custos e, como consequência, ajuda na sustentabilidade de um negócio próspero, como um hospital.
Leia também – Two Point Hospital: A Aprendizagem Baseada em Games para gestores da saúde
6 vantagens do ChatGPT na gestão hospitalar
1 – Uma ferramenta poderosa na resolução de problemas complexos
O ChatGPT pode criar relatórios, buscar informações técnicas, monitorar o mercado, criar planos de ações, gerar códigos fontes, fazer diagnósticos e até mesmo dar sugestões para que se encontre os melhores caminhos para um problema.
Por isso tudo, a IA tem se transformado em uma ferramenta tecnológica que apoia os gestores em suas tomadas de decisões. A consultoria PWC fez um estudo sobre a IA e disse que ela vai movimentar US$ 16 trilhões até o ano de 2030.
“Há um potencial benéfico para quem adotar essa tecnologia, pois é um sistema que consegue realizar atividades repetitivas, numerosas e manuais; mas, também, as que demanda de uma análise mais completa e envolve tomadas de decisões mais assertivas”.
2 – A IA para gestores hospitalares na geração de relatórios completos
Ao se considerar a gestão de um hospital, a IA simula estudos de licenciamento de obras e prevê os impactos a curto e longo prazo. Tudo em tempo real e considerando múltiplos dados. Ou seja, algo que nenhuma equipe humana seria capaz de fazer em pouco tempo.
Há ainda a ideia de pensar em alternativas sustentáveis, especialmente com relação às questões ESG (Social, Ambiental e de Governança). O tema é realidade como uma nova abordagem em que os gestores devem pensar para lidar com a emergência climática.
E onde entra o ChatGPT na gestão hospitalar? Ele pode servir como ferramenta de geração de informações estruturadas para tornar mais precisas as decisões dos gestores e, consequentemente, a realização dos planos que valorizem o valor ambiental.
3 – O ChatGPT para melhorar a produtividade das equipes de trabalho
São várias as situações em que o ChatGPT terá importância para o gestor hospitalar com o foco nas equipes de trabalho. Por exemplo, na hora de encontrar respostas para as variáveis que exigem muito tempo de trabalho – com a IA dá para reduzir o tempo de trabalho, que pode ser dedicado para outros fins.
Assim, a tecnologia auxilia em assuntos de benefícios trabalhistas, férias, salários, políticas empresariais e outros temas. Ao passo que essa redução da carga de trabalho ainda fornece aos funcionários uma resposta mais rápida para suas dúvidas.
Com o ChatGPT dá para pensar em uma linguagem mais assertiva para falar com esses colaboradores, visando o contato mais personalizado e buscando as melhorias contínuas na linguagem não violenta. Esse feedback tecnológico nunca existiu de maneira tão eficiente e é uma ferramenta incrível para o gestor de hospitais.
4 – O ChatGPT para gerar imputs dos pacientes aumento as chances de acerto
Na saúde, qualquer erro pode custar muito caro. Ainda que um gestor hospitalar não precise segurar um bisturi ou outros equipamentos cirúrgicos, ele tem um papel importante para levar o seu hospital ao sucesso. Com o ChatGPT na gestão hospitalar dá para aumentar as chances de êxito.
Por exemplo, se a gente pensar com foco nos pacientes, o que já se testou em alguns lugares do mundo e está no radar das unidades de saúde do Brasil. A ferramenta tecnológica gera imputs, isto é, informações rápidas e online, evitando toda burocracia que existe hoje.
Assim, o atendimento é mais rápido e com mais qualidade. O ChatGPT para o médico é positivo do mesmo que acontece com um gestor. Aliás, ele permite que haja essa conexão de informações para ambos profissionais, que precisam estar atentos aos grupos de pacientes.
5 – A Inteligência Artificial no recrutamento e na seleção dos candidatos
Outra das vantagens do ChatGPT na gestão hospitalar está na hora de criar um processo seletivo para contratar um colaborador que realmente faça sentido para o seu negócio, ou melhor, o seu hospital. Como saber se ele é profissional ideal para estar no seu time?
A IA tem papel importante em vários sentidos, desde a criação de uma jornada de etapas, que vai considerar os pontos mais importantes daquela função até as perguntas-chaves a serem feitas em uma entrevista de emprego. A solução tecnológica é vista como um avanço que vai além do “atender aos requisitos mínimos”.
Também há uma economia muito grande de tempo e dinheiro nesse sentido, podendo otimizar toda a área de Recursos Humanos e do dia a dia do gestor de hospitais, ao passo que será possível se concentrar mais em candidatos qualificados para cumprir as suas tarefas.
6 – As novas versões do ChatGPT para aprimoramento de hard e soft skills
As soft skills são aquelas habilidades comportamentais importantes para o trabalho, enquanto as hard skills indicam as habilidades técnicas. Ambas se fazem necessárias para um gestor de hospital com a missão de manter sob controle diversas áreas dessa grande corporação.
O que se tem descoberto é que a IA, especialmente como o exemplo do ChatGPT, permite que os profissionais aprimorem essas habilidades e não se tratando apenas daquela mais técnica, mas também das comportamentais, vistas como imprescindíveis para uma gestão de excelência.
Alguns estudos internacionais (Harvard University, Carnegie Foundation e Stanford Research Center) dizem que as soft skills são responsáveis por 85% do sucesso na carreira. E, ainda que o ChatGPT não forneça diretamente essas respostas, ele pode ser “treinado” para melhorar as características comportamentais de um gestor de hospitais. É o que deve acontecer na próxima versão, o ChatGPT-4.
Esse é só o começo…
Existe uma grande questão a ser estudada e gera muitas polêmicas. Independente de qualquer ponto de vista, não dá para negar que nem as melhores IAs do mundo podem substituir um bom gestor hoje (mas, não dá para ter tanta certeza se teremos essa mesma afirmação no futuro). No entanto, o que sabemos com certeza é que todas elas, especialmente o ChatGPT na gestão hospitalar, podem ser usadas de maneira assertiva e eficiente na gestão de um hospital.
E eu fui em busca de alguns motivos que me leva a crer que esse é só o começo do ChatGPT na gestão hospitalar.
As redes neurais
Eu já falei das redes neurais antes, mas não de modo muito detalhado. O que acho interessante de se notar é que elas tornam possível aprender todas as características, até mesmo as mais complexas, de um conjunto de dados e melhorar suas respostas ao longo do tempo. Isso permite que as máquinas possam criar tarefas que antes eram exclusivas dos humanos, como o reconhecimento de fala e da visão. E isso já é muito comum hoje em dia, seja em um dispositivo da Alexa ou no assistente virtual do celular.
Os dados disponíveis
Também notei que haverá um aumento da quantidade de dados disponíveis, permitindo um melhor processamento das informações, se tornando essencial para alimentar os algoritmos que existem e os novos que vão surgir. A internet se popularizou rápido e os dispositivos conectados também, com mais disponibilidade, então, mais chances de testes e evolução do ChatGPT e outras ferramentas.
Computação em nuvem
A computação em nuvem permite que as empresas, os hospitais e as pessoas possam ter acesso a recursos de alta potência sem que precisem investir em hardwares caros ou que exijam muita manutenção. Ao mesmo tempo, os hardwares, como GPUs, aceleram a capacidade de executar e processar dados.
Outras IAs para gestores hospitalares
Para complementar esse rápido contexto que prova que esse é apenas o começo, mesmo entre tantas vantagens do ChatGPT na gestão hospitalar que já estão disponíveis, considere os outros “chats” que estão sendo testados e logo poderão ser úteis para todo o mercado.
Um deles ainda não tem um nome comercial, mas é uma versão do Bing, o motor de buscas da Microsoft. Ele foi anunciado como Inteligência Artificial que será mais poderosa do que o ChatGPT porque vai responder perguntas e conversar com o usuário em tempo real.
Depois, vem o Bard, uma ferramenta do Google, anunciada recentemente também e combina inteligência com criatividade a partir de grandes modelos de linguagem. Ele foca nas respostas de mais qualidade, funcionando como um tipo de chatbot do Google.
realmente os avanços na IA nos deixam cada vez mais perplexos e aonde isso vai parar. nesse momento tenho um clinica e estou recomeçando do zero todos os processos, necessitando urgente de um suporte de gestão. ja havia feito uma solicitação em “converse com a faculdade”
Agradecemos pelo comentários, Dr Wandemberg! Caso sua solicitação ainda não tenha sido atendida, é só clicar no ícone de whatsapp que aparece no canto inferior direito da página https://fapuga.edu.br/.