Skip to main content

O jogo mais jogado no mundo e as principais soft skills [TOP 10]

Além de curiosidade, saber quais são os jogos mais jogados no mundo também pode despertar a nossa mente para a importância de várias soft skills. Confira o ranking.

Saber qual é o jogo mais jogado no mundo entra como curiosidade na vida de muita gente. Afinal, será que aquele game que você tanto gosta está nessa lista? Abaixo, você terá a resposta a partir dos 10 jogos mais jogados no Planeta com algumas surpresas.

Só que além de trazer a notícia, com os dados atualizados, também vamos fazer uma conexão desses títulos com o mercado de trabalho. Assim, há habilidades que podem ser aprimoradas através desses entretenimentos. É o que acontece no Game Based Learning.

10 – FIFA 22

O FIFA é o jogo mais jogado no mundo no gênero esportivo, ainda que existam outros muito conhecidos e bem-avaliados, também. Ele vem de uma linhagem antiga. Além de ser o mais jogado no ano é o mais jogado de todos os tempos.

Atualmente, conta com 70 mil pessoas jogando simultaneamente principalmente em consoles, como o Nintendo Switch, o Xbox One, o Playstation 4 e o Xbox. Ele pode ser jogado ainda nos dispositivos móveis, como Android e iOS.

O jogo mais jogado no mundo de esportes

O FIFA 22 nos negócios

Um dos aprendizados que podem vir desse jogo de futebol é sobre a estratégia. Quem gosta de futebol sabe que em uma partida de futebol são vários os detalhes que podem fazer a diferença para indicar o vencedor. Por exemplo, conhecer os seus jogadores e criar táticas.

Em uma empresa, o gestor ou administrador deve conhecer o seu time de colaboradores, também. Aliás, até mesmo um líder de um setor deve fazer isso. Ao conhecer as habilidades e capacidades técnicas de cada um é possível traçar as melhores estratégias de trabalho.

9 – Dota 2

O Dota 2 é um dos representantes do gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). Ele foi lançado em 2011, sendo um jogo online que chegou no seu auge no ano de 2019 e 2020. Mais tarde, teve uma ligeira queda, mas deixou a Valve Corporation no top dos mais jogados.

Ao todo, estima-se que teve 600 mil jogadores online diariamente, na média.

O jogo mais jogado no mundo

O Dota 2 nos negócios

Dota é a sigla para “Defense of the Ancients”. Logo, um jogo que acontece em partidas com dois times, cada um ocupando a sua própria base. Apesar de muito estratégico, é importante notar que o senso de coletividade e liderança se faz presente em Dota.

O que adianta ter personagens que poderiam se unir para vencer um desafio, se eles lutarem isoladamente? Aliás, como saber o melhor caminho a seguir? Do mesmo modo que aconteceu há milhares de anos, no Dota é preciso estratégia e garra. Assim como no trabalho.

8 – Counter-Strike

É o jogo mais jogado no mundo no gênero FPS (First Person Shooter). A franquia de jogos eletrônicos teve êxito ainda maior com o Global Offensive, que foi lançado em agosto de 2022. Antes, o CS:GO é o principal game de competições de e-sports no mundo. Atualmente, o CS tem mais de 840 mil pessoas ativas por dia, na média.

O jogo mais jogado no mundo de FPS

O Counter-Strike nos negócios

Júlio Pereira é um neurologista que fez vários estudos sobre os games e o cérebro. Ele notou que em games como o CS, as pessoas usam mais uma parte do cérebro, responsável pela visão e habilidades motoras. E cita exemplos, como da mira e coordenação nesse jogo mais jogado no mundo.

Logo, o tempo de resposta precisa ser rápido. “O tempo de resposta é aquele de quando você vê uma cena, imagina como vai agir e toma a decisão”. Na prática, isso é bem comum de acontecer em uma empresa, não é? Agir rápido, mas de forma eficiente é essencial.

7 – Free Fire

É um jogo Battle Royale muito famoso, que está na lista dos mais jogados entre os gamers. O lançamento foi em 2017 e dois anos depois ele já era o jogo de celular mais baixado do mundo. Apesar da fama no smartphone, ele também conta com jogadores em PCs.

Algumas estimativas indicam que há mais de 1 milhão de pessoas acessando a plataforma do Free Fire, no PC ou no smartphone, todos os dias.

O Free Fire nos negócios

O primeiro soft skill que se pode aprender com esse game é que o treinamento pode te levar a perfeição – ou perto disso. Afinal, para ser um ótimo atirador em Free Fire é preciso treinar muito. Os jogadores mais experientes atirem melhor e, logo, possuem vantagens.

Depois, vem a ideia de combinar personagens. Isso tem a ver com o trabalho em equipe, assim como a mente estratégica. Na empresa funciona da mesma forma: dá para unir duplas, trios ou equipes a partir da característica de cada indivíduo, formando um time campeão.

6 – World of Warcraft

Junto com o Free Fire, o WoW tem 1 milhão de jogadores ativos por dia no mundo. Ele é um jogo exclusivo para PC (Windows), sendo o jogo mais jogado no mundo do gênero de RPG (Role Playing Game). É um dos mais antigos, também, sendo lançado em 2004.

No Brasil, começou a ser disseminado em 2011 e tem diversas expansões previstas.

O jogo mais jogado no mundo

O World of Warcraft nos negócios

O WoW é um dos jogos que mais possuem a ideia de “montar uma estratégia para vencer”. Tanto é verdade que vários livros e e-books foram criados ao longo do tempo para trazer essas dicas para os jogadores iniciantes. Aqui já temos a primeira soft skill.

Só que além disso é preciso entender o jogo. E nisso entram várias habilidades necessárias porque é um game complexo. Tem a questão da combinação de raças e classes, por exemplo. O fato é se aprende vários conceitos, técnicas e maneiras de chegar a um objetivo.

5 – Valorant

Dessa lista de jogo mais jogado no mundo, um que pode surpreender por estar aqui nessa posição. Mas, acredita-se que ele também tenha 1 milhão de jogadores diariamente, o que o deixa na lista de jogos mais famosos da linha FPS (First Person Shooter).

O Valorant nos negócios

É legal observar esse jogo no mundo dos negócios a partir dos personagens. Cada um deles possui suas habilidades e tarefas. Os sentinelas, por exemplo, são defensores e sempre acabam “morrendo” mais do que os outros. Precisar dar suporte para outras áreas.

Os duelistas são os mais ofensivos. Eles formam a linha de frente, a de ataque. Assim, buscam atacar os oponentes em busca de espaço. Precisam ser proativos, criativos e certeiros. Você conhece algum cargo que precisa de uma pessoa assim no seu trabalho, não é?

4 – Final Fantasy

O Final Fantasy tem muitas versões. A última é a XIV, por exemplo. O fato é que isso comprova o sucesso do game e por isso é um jogo mais jogado no mundo dessa lista. Curiosamente, ele é chamado como “jogo eletrônico mais antigo ainda em desenvolvimento”, ao passo que tem assinatura da Square Enix.

Na média diária, são mais de 2 milhões de jogadores online.

O Final Fantasy nos negócios

No começo do jogo, são 8 especialidades em Final Fantasy. Logo, para cada uma há diversas soft skills que podem ser treinadas. Por exemplo, tem a que é focada em trabalho em equipe assim como a do modo estratégico. Ou seja, tudo a ver com o mercado de trabalho.

3 – League of Legends

Todo mundo que joga online conhece o LoL, isto é, o League of Legends. O formato dele é o MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). E nesse formato ele é o mais jogado do mundo. Foi uma criação da Riot Games e o lançamento é de 2009, sendo uma febre mundial.

Acredita-se que sejam mais de 5 milhões de pessoas na média diária online no LoL.

O League of Legends nos negócios

Um bom player de LoL é aquele que tem ação rápida, assim como no CS. Logo, ele também precisa de raciocínio lógico e trabalho em equipe. Afinal, no LoL não dá para trabalhar sozinho e todo mundo que joga sabe disso.

Fora isso, existem as soft skills que são boas para o game e perfeitas para administrar um estabelecimento comercial. Por exemplo, a boa comunicação, o foco e a mente estratégica. Dá ou não dá para aprender sobre os negócios jogando LoL?

2 – Fortnite

Sem dúvidas, o Fortnite responde a dúvida sobre qual é o jogo mais jogado no mundo. E isso vem acontecendo com frequência nos últimos anos, mesmo após tanta concorrência, como os games mencionados acima. O Battle Royale é de 2017 e tem assinatura da Epic Games.

O visual do Fortnite pode não ser dos mais atrativos, é verdade. No entanto, considere que ele é acessado diariamente por 30 milhões de pessoas em simultâneo. Há competições internacionais que vale muitos dólares. É sucesso entre players de todas as idades.

O Fortnite nos negócios

O Fortnite é um dos melhores jogos da atualidade para desenvolver soft skills. O jogo, por ser de sobrevivência, já nos indica que há uma necessidade: sobreviver. Assim, só vence quem tem toma as melhores decisões e pensa em tudo, de forma global.

Isso é o que é chamado de pensamento estratégico dentro de uma empresa. Além disso, é preciso aprender a lidar com problemas complexos, sendo que somente as mentes mais criativas é que conseguem êxito. Avaliar riscos e oportunidades é outro aprendizado.

1 – Minecraft

Sandbox é o gênero do Minecraft, que é um clássico no Planeta. O jogo estilo sandbox é bem diferente dos outros que foram citados acima. Ele estreou em novembro de 2011 e apesar de ser considerado infantil pela estética, é uma tendência entre os jovens e adultos.

Especialmente, porque lembra um jogo antigo de 16-bits, o que traz aquele sentimento de nostalgia. O jogo moderno teve muito sucesso em pouco tempo. A movimentação é incrível, sendo mais de 180 milhões de jogadores mensais.

O Minecraft nos negócios

Há algum tempo vem saindo pesquisas sobre como o Minecraft auxilia no aprendizado infantil, afinal é o jogo mais jogado no mundo em muitas situações. A partir disso, podemos trazer os pontos que também são usados por adultos no mercado de trabalho. Sim, muitos adultos que jogam Minecraft veem vantagens no dia a dia.

Logo, temos o desenvolvimento ou aprimoramento do trabalho em equipe, da resolução de problemas e, inclusive, da formação de uma mentalidade de crescimento. Assim, ao experimentarem as fases do jogo, eles perceber que nem sempre vão acertar e que os erros são fundamentais para se chegar ao sucesso.

O que é o Game Based Learning

O Game Based Learning é uma metodologia de ensino que usa os jogos como forma de aprimorar as habilidades e características pessoais. Ou seja, trabalha diretamente com SOFT e HARD SKILLS. Assim, o jogador pode usar esses ensinamentos para o dia a dia de trabalho.

Já falamos antes como dá para usar o Game Based Learning para melhorar as tomadas de decisões em empresas, no caso de quem ocupa cargos como de gestor, administrador, gerente e diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *