Skip to main content

5 SOFT SKILLS para aprender jogando videogame

Neste conteúdo, você vai ver as principais soft skills para aprender jogando videogame. É isso mesmo e você não ficou louco: dá para tirar um bom proveito do seu console. E abaixo, a gente vai mostrar como isso é possível, via uma pesquisa, confira! A pesquisa O Manpower Group fez um estudo e mostrou ser […]

Neste conteúdo, você vai ver as principais soft skills para aprender jogando videogame. É isso mesmo e você não ficou louco: dá para tirar um bom proveito do seu console. E abaixo, a gente vai mostrar como isso é possível, via uma pesquisa, confira!

A pesquisa

O Manpower Group fez um estudo e mostrou ser possível aprender jogando! Como assim? Eles viram que as habilidades comportamentais, as quais são uma demanda atual das empresas, podem ser aprendidas por jogos de videogame. E há um dado interessante nisso:

– 43% das empresas têm dificuldade em encontrar pessoas com essas soft skills

Então, o que isso quer dizer na prática? Que precisamos ver os videogames com outros olhos. Esqueça essa ideia de que eles servem apenas para passatempo ou entretenimento. Temos mais de 2,5 bilhões de jogadores no mundo e eles estão aprendendo algo a todo momento.

Logo, você também pode fazer isso, através dessas soft skills para aprender jogando videogame!

Independente de qual seja o seu trabalho, considere que jogar videogame pode ser uma ótima ideia para subir de cargo a partir das novas soft skills. Ou dá para conseguir o primeiro emprego a partir dessas habilidades interpessoais, também.

Para terminar a introdução, veja o que mais a Manpower Group disse: “jogar ajuda o cérebro a criar modelos cognitivos, melhorando a previsão e a reação diante das situações. Para o mercado de trabalho, as habilidades auxiliam em itens como cooperação e estratégia”.

Outra pesquisa

Antes de terminar a introdução, é interessante a gente se lembrar de outra pesquisa. Agora, da Universidade de Denver. Ela mostrou que as habilidades de jogadores de videogame são 14% superiores as de quem não joga videogame.

É por isso que hoje em dia os games são vistos como ferramentas de aprendizagem. E tem muitas instituições de ensino que usam esses métodos durante as aulas.

As soft skills para aprender jogando videogame

Vimos a parte teórica do texto. Agora queremos a prática: quais as soft skills para aprender jogando videogame? Saiba que essas habilidades realmente são requisitas pelo mercado de trabalho e, inclusive, dá para ver elas em cada novo anúncio de vaga que aparece no LinkedIn.

1 – O pensamento estratégico

Esse tópico é mais fácil de acertar. Afinal, para aprender e aprimorar o seu pensamento estratégico, o indicado é jogar games de estratégia – além dos que existem no formato Puzzle. Os principais jogos são:

  • League of Legends (LoL)
  • Sim City
  • Pac-Man
  • Candy Crush

Essa soft skill trabalha em conjunto com outras habilidades, como planejamento, criatividade, concentração e persistência. Assim, é possível chegar na resolução de problemas dos mais variados – no jogo e na carreira.

5 SOFT SKILLS para aprender jogando videogame

2 – O trabalho em equipe

Para treinar o seu trabalho em equipe, considere os games serem no formato multiplayer, sendo uma opção do ambiente virtual que envolve vários jogadores simultaneamente. Logo, temos games como:

  • Pokémon
  • Assassin’s Creed
  • Prince of Persia
  • Super Mario

Nesse tipo de jogo online, é interessante notar a sociabilidade dele. Logo, as ações precisam ser pensadas em conjunto, de modo a desenvolver habilidades como de colaboração, comunicação, deliberação e, aí, sim, a tomada de decisão.

3 – A percepção social

São muitos os jogos de videogame que permitem a ideia da percepção social, sendo outra das soft skills para aprender jogando videogame. Ou seja, é algo que vai em conjunto com o trabalho em equipe, mas tem um direcionamento mais focado para o gestor na busca pela tomada de decisão. Alguns exemplos:

  • The Witcher 3
  • Minecraft

Essas soft skills atuam muito com o conceito do que é visual-espacial. Os jogos permitem aos usuários a se capacitar na hora de entender a movimentação de objetos no espaço, além do senso de organização, o que imprescindível para quem tem cargo de gestão.

5 SOFT SKILLS para aprender jogando videogame

4 – A coordenação

Já ouviu falar de jogos indies? Na prática, eles acontecem de modo que os usuários não esperam vencer um desafio já na primeira tentativa. Ao contrário, eles já sabem que terão que tentar várias vezes até pegar o “macete” da coisa toda. O mesmo para jogos musicais. Por exemplo, em:

  • Mario Party
  • Guitar Hero
  • Rock Band
  • Just Dance

Dessa forma, exigem muito da concentração, da persistência e da coordenação para executar as ações de cada fase. É legal mencionar ainda o alto poder de treinar o aprendizado de cada player, que precisa ir se aprimorando para vencer os desafios.

5 – A criatividade

A verdade é que a criatividade está presente em quase todos os jogos que existem no mundo, seja no console, no celular ou no PC; sendo mais uma das soft skills para aprender jogando videogame. Mas, dá para a gente pensar em alguns que trabalham muito com esse tema, sendo sempre visto como diferencial em entrevistas de emprego.

  • Lego
  • Plants Vs Zombie
  • Temple Run
  • Little Big Planet

Um fato curioso é que esses games são praticados até pelo público infantil. Assim, quando combinados com o ambiente escolar, eles podem se tornar ótimas referências de estudo porque auxilia no desenvolvimento criativo deles.

5 SOFT SKILLS para aprender jogando videogame

Como falar das soft skills no currículo

Depois desse texto sobre as SOFT SKILLS para aprender jogando videogame, agora é hora de a gente aprender como adicionar isso no currículo. Será que é interessante colocar lá: “eu jogo Lego”? Na verdade, o ideal é fazer isso de forma indireta.

Assim, o que se recomenda é que as pessoas adicionem tais características sem dar uma opinião – ou sem que se pareça isso. Logo, uma estratégia que dá certo é citar nos campos de experiências profissionais e estudos.

Por exemplo, dá para mencionar frases como “habilidades avançadas em liderança”, “facilidade em trabalhar em equipe”, “controle de gestão de emoções” e “gestão de tempo”. Entre outras frases. E lembre-se de usar a mesma estratégia na entrevista de emprego!

Se você gostou dessas 5 soft skills para aprender jogando videogame também vai gostar de ler estes textos:

Rodrigo Nunes
Administrador
Atualmente presidente e mantenedor da Faculdade FAPUGA (2018-atual), é idealizador e palestrante da metodologia de ensino Game-to-Work (G2W) no Brasil. Defensor e precursor da tese que os GAMES desenvolvem habilidades de negócios altamente valorizadas e procuradas no mercado de trabalho.Tudo isso, faz com que ele crie uma empatia pelo público, desenvolvendo métodos próprios de ensino para quem joga, assiste séries e é viciado em streaming e séries. Acredita que potencialidades e habilidades exigidas pelo mercado podem ser melhor aprendidas e desenvolvidas por quem prática essas ações. Hoje seu brilho nos olhos vem através da mudança de vida proporcionada por suas instituições de ensino, que, trazem novos horizontes a seus alunos.Também aplica em sua vida pessoal os conceitos da administração: dedica seu tempo livre entre a família e seus hobbys. Viciado em endorfina, pratica triathlon (TOP 10 tri-atleta, modalidade Sprint, categoria 40-44, Troféu Brasil 2023) e joga diversos games: Warcraft III, StarCraft 2 e World of WarCraft, são seus preferidos. Também aprecia séries como Star Wars, Harry Potter e a série Stranger Things, que assiste com suas sobrinhas.O MBA de Administração Acadêmica Universitária (2017-2018) o ajudou a solidificar e fundar a IES Fapuga que atualmente é credenciada no MEC.Fez mestrado stricto-sensu em Gestão de Negócios (2004-2006), foi delegado de educação; presidente de comissão administrativa (XXXI CONAP – 2005 e XIX CNPG – 2005), diretor de cultura e eventos (ANPG 2005), além de professor universitário de Administração em diversas IES.Nunes iniciou sua vida acadêmica durante sua graduação em Administração pela PUC/SP (1999) e coordenador de comércio eletrônico (PUC-JR/SP – 2000); Ele reúne inúmeros prêmios em sua passagem como  graduando: vencedor do Campeonato Nacional de Universidades, em Embu das Artes – SP, Students in Free Enterprise – SIFE/Brasil (1999) e prêmio Hookie of the Year – time revelação do ano, no campeonato internacional Students in Free Enterprise – SIFE (atual Enactus) em Kansas City – Missouri – USA, Students in Free Enterprise – SIFE – USA (2000); melhor trabalho de conclusão de curso na área de Administração pela FEA-PUC/SP (2003); E melhor trabalho de Iniciação Científica em Administração pela FEA-PUC/SP (2003). Além disso, aos 17 anos de idade, também foi pioneiro do e-commerce e criou a segunda loja virtual no Brasil (1997 – 2001), dos lendários Krugans Kimonos (inventores e pioneiros no Jiu-Jitsu mundial), onde fornecia kimonos para o mundo todo e lutadores famosos dos primeiros UFCs eram clientes de seu negócio.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *