Skip to main content

Mad skills: como seus hobbies podem impactar sua vida profissional

As hard skills e soft skills estão ganhando a companhia de um novo termo: mad skills, os hobbies que podem ajudar você a se destacar profissionalmente.

No mercado de trabalho, os termos hard skills e soft skills já se tornaram parte do vocabulário geral. Porém, um novo conceito complementar a estes surgiu recentemente e já anda causando um certo burburinho entre os recrutadores e profissionais. Estamos falando das mad skills, ou habilidades “excepcionais”.

Em poucas palavras, podemos definir as mad skills como aquelas habilidades que são desenvolvidas de forma extracurricular, ou seja, sem ser por meio de cursos, treinamentos, etc. Diferente das hard skills, obtidas via estudo formal, e das soft skills, que são características inerentes à personalidade e à bagagem de vida de cada um, as mad skills surgem principalmente por meio de hobbies e interesses pessoais.

Sabe todos os artigos que já publicamos aqui no Fapuga News sobre como o universo gamer e o mundo dos negócios convergem com uma certa frequência? As mad skills são mais um lado dessa ligação. Mas não são só os jogos que servem como exemplo de mad skills. Coisas como cinema, música, artes, esportes, gastronomia, fotografia e colecionismo também se enquadram na classificação.

No artigo de hoje, você vai descobrir o que são as mad skills e por que cada vez mais empresas as valorizam na hora de recrutar membros para suas equipes. 

O que são mad skills? 

Mad skills são todas as habilidades que uma pessoa desenvolve fora de um contexto profissional ou educacional. Estas skills desafiam as noções tradicionais em relação ao que é um profissional bem capacitado para um cargo.

As mad skills são a mais nova categoria de habilidades que estão sendo valorizadas pelos currículos afora.

Mais do que isso, as mad skills são habilidades que impressionam, que desafiam as expectativas dos recrutadores. A “loucura” do nome não é literal: ela diz respeito à intensidade e excepcionalidade dos conhecimentos e hobbies. 

Ao serem apresentados a este conceito, muitos podem até se perguntar “Afinal, o que os passatempos de alguém têm a ver com suas capacidades profissionais?” A resposta é tudo. As mad skills são o que torna cada profissional único à sua própria maneira. 

O fato de alguém possuir mad skills bem delineadas diz muito sobre sua personalidade. Afinal, diferente de uma hard skill, por exemplo, que costuma ser buscada por imposição ou vontade de se destacar mais no mercado, a iniciativa de embarcar em uma mad skill é espontânea e individual, movida pela paixão e não apenas pela obrigação.

O impacto das mad skills no dia a dia profissional

Uma tecla em que sempre batemos por aqui é a de que atividades relacionadas ao lazer podem desencadear habilidades transferíveis ao ambiente profissional. Nosso foco maior costumam ser os games, mas o conceito de mad skills expande ainda mais esta ideia. 

Aquilo que um profissional faz em seus momentos livres pode dar muitas pistas sobre o seu perfil e até mesmo de como ele irá lidar com as questões e os desafios que permeiam a rotina de trabalho. 

Tocar instrumentos é um exemplo de mad skill.

Por exemplo: se a pessoa gosta de tocar algum instrumento musical, isso pode ser um indicativo de que se trata de alguém criativo, disciplinado ou que possui boa coordenação motora.

Ainda na seara artística, uma pessoa que se interessa e se envolve com teatro pode ser um profissional com boas habilidades para conduzir reuniões e apresentações. Já os amantes da fotografia geralmente são bons observadores, detalhistas e sensíveis. 

Um praticante de esportes coletivos pode ser um profissional que trabalha bem em equipe, sabe se comunicar e tem facilidade em liderar, enquanto a prática de esportes individuais costuma indicar uma pessoa focada e disciplinada. Um realizador de trabalhos voluntários, por sua vez, pode ter um senso de empatia aguçado.

Jogar também é um grande exemplo de mad skill.

Amantes dos jogos geralmente são os mais abrangentes em questão de mad skills. Existem jogos de todos os tipos, para todos os gostos e personalidades. Por isso, não há como exatificar quais são as habilidades oriundas de seu hobby que os gamers carregam: tudo depende do que e como cada pessoa joga.

É claro que, como quase tudo na vida, as mad skills não são uma ciência exata. As características descritas acima podem ou não ser encontradas nas pessoas que possuem tais hobbies e interesses. Porém, é inegável que tudo isso serve como indicativo do perfil de cada um.

Se destacando nos processos seletivos com as mad skills

Dentro do mercado de trabalho, costuma-se dizer que as soft skills são o que verdadeiramente destacam um profissional no competitivo universo das profissões. As mad skils vêm para fazer coro a elas.

Por mais que as habilidades técnicas, as hard skills, ainda sejam e sempre serão um fator decisivo no currículo de um profissional, as soft e as mad skills entram como diferenciais de peso, pois são aquilo que realmente diferencia um profissional de outro.

Atualmente, as soft skills mais valorizadas no mercado são:

  • Trabalho em equipe e colaboração;
  • Resiliência e adaptabilidade;
  • Pensamento crítico e resolução de problemas;
  • Se comunicar com clareza e objetividade;
  • Inteligência emocional.

Percebeu a relação com tudo o que pontuamos em tópicos anteriores do nosso artigo? Podemos dizer que as mad skills são, também, um veículo para o desenvolvimento das soft skills.

Em uma realidade em que a tarefa de analisar currículos muitas vezes fica a cargo da Inteligência Artificial, a personalidade de um candidato se torna um elemento de destaque cada vez mais potente, humanizando-o. 

Segundo um estudo conduzido pela consultoria de RH Robert Half, 66% dos recrutadores consultados já estão valorizando as mad skills na hora de avaliar um candidato. Segundo estes contratantes, atividades extraprofissionais são uma pista de que aquele profissional possui:

  • Equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal;
  • Habilidades complementares;
  • Interesse em se desenvolver em todas as esferas da vida;
  • Habilidades comprovadas de liderança.

Por isso, da próxima vez em que você for montar um currículo, ir além do estritamente profissional pode ser uma bela vantagem. Compartilhe os trabalhos voluntários e comunitários que você já realizou, seus livros e esportes favoritos, etc. Mas com cuidado e parcimônia, é claro. A balança entre pessoal e profissional deve estar nivelada. 

Você já tinha escutado o termo mad skills? Tinha alguma ideia de que seus hobbies podem te ajudar a se destacar no mundo profissional? Compartilhe suas impressões com a gente nos comentários.

Referências

“Mad skills”: como seus hobbies podem te ajudar a conseguir um emprego

O que são ‘mad skills’ e como hobbies podem ser diferencial na hora de conseguir emprego

Graduado em Publicidade e Propaganda, atua desde 2018 como redator de marketing, conteúdo, mídias sociais e publicidade. Possui em sua bagagem passagens por importantes agências e empresas, onde pôde ter contato com diferentes mercados e temas. Atualmente, cria conteúdos sobre gamificação para o blog Fapuga News.
Veja mais Noticias
Escrito por Ricardo Saltarelli

Como aplicar a gamificação no marketing

07 junho, 2024
Escrito por Ricardo Saltarelli

Gamificação no espaço de trabalho: conheça 5 cases de sucesso

31 maio, 2024
Escrito por Ricardo Saltarelli

Saiba o que é Game-Based Learning

23 maio, 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *