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Soft skills – como os gamers estão virando o jogo e se destacando no mercado de trabalho

As soft skills são as habilidades comportamentais mais buscadas pelos recrutadores atualmente, e os jogos podem ajudar a desenvolvê-las.

Estima-se que, dia após dia, aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo reservam alguns minutos ou horas de sua rotina para jogar algum jogo. A indústria de videogames é uma das mais lucrativas que existem. Só no Brasil, ele movimenta em torno de R$13 bilhões por ano.

Com uma comunidade tão grande assim, é natural que os gamers sejam uma parcela considerável dos atuais profissionais e candidatos a vagas de emprego. E as experiências que essas pessoas adquirem jogando podem ser muito valiosas para seus perfis enquanto colaboradores.

Jogos eletrônicos são um campo amplo e cheio de possibilidades para o aprendizado de soft skills. As comunidades gamers são extremamente ativas em todo o planeta e seus membros, muito por causa do tempo que já passaram e passam jogando, costumam possuir a combinação de qualidades mais visada pelos recrutadores: competências digitais e habilidades sociais.

Afinal, o que são soft skills? E por que elas são tão importantes?

Soft skill é um termo utilizado por profissionais de recursos humanos para definir as habilidades comportamentais de um indivíduo. Inteligência emocional, empatia, ética, comunicação, liderança, criatividade e resolução de conflitos são alguns dos principais e mais valorizados exemplos.

Em um mundo cada vez mais colaborativo e voltado para uma cultura que valoriza o trabalho em equipe, esse tipo de diferencial se tornou um elemento fundamental dentro do ambiente corporativo. 

Na maioria dos processos seletivos atuais, as soft skills de um candidato são tão levadas em conta quanto sua formação acadêmica, experiências anteriores e conhecimentos técnicos.

Mas ao mesmo tempo em que as empresas dão muito valor às soft skills, muitas delas sentem dificuldade em ensiná-las. Isso porque, diferentemente das hard skills, que são habilidades técnicas facilmente desenvolvidas por meio de treinamentos e cursos, elas estão atreladas à personalidade de cada um e não são facilmente mensuráveis.

E onde entram os jogos?

Videogames são uma poderosa ferramenta para adquirir e treinar habilidades. O ato de jogar ajuda nosso cérebro a criar melhores modelos cognitivos, estimulando o aprendizado contínuo e lapidando nossa capacidade de prever e reagir a situações novas e inesperadas.

Gamers ao redor do mundo têm levado suas soft skills para o mercado de trabalho.

Embora alguns ainda não entendam (ou não queiram entender), o universo dos jogos é muito parecido com o dos negócios. Aptidões necessárias para a convivência e eficiência em um ambiente corporativo, como cooperação, pensamento estratégico e consciência das próprias escolhas e suas consequências.

O processo de ensinar conceitos e habilidades por meio de jogos tem até um nome próprio: gamificação, uma metodologia adotada tanto por instituições de ensino quanto por empresas com um olhar mais aberto.

A Nestlé, por exemplo, aplica a gamificação nas primeiras etapas de seu processo de seleção de trainees. Diferente do que acontece tradicionalmente, os recrutadores só avaliam o currículo dos candidatos no final do processo. A intenção é reconhecê-los não só pela jornada acadêmica, mas também por suas competências.

Há também no mercado uma crescente valorização do profissional que joga videogames. A Komplett, empresa norueguesa de e-commerce, por exemplo, decidiu reforçar seu time de atendimento contratando funcionários gamers capazes de realizar múltiplas tarefas e trabalhar em vários canais. Além disso, a companhia constatou que muitos jogadores possuíam uma habilidade natural para liderar, o que fez com que muitos deles atingissem cargos de gestão.

Os tipos de jogos e as skills de negócios inerentes a cada um

Uma das melhores coisas em utilizar jogos para desenvolver habilidades profissionais é a ampla variedade de gêneros e opções. Há, inclusive, jogos desenvolvidos especialmente com a intenção de simular a realidade dos negócios. Porém, eles não são os únicos que podem ser integrados ao mundo corporativo, e os exemplos abaixo provam isso.

Jogos de estratégia, quebra-cabeça e quiz

StarCraft 2

Games desse gênero ajudam a desenvolver skills de planejamento, criatividade, concentração e persistência. Esse tipo de jogo exige táticas bem pensadas de resolução de problemas, o que aprimora a capacidade do jogador de pensar de maneira crítica e analítica. Exemplos de games do tipo incluem League of Legends, StarCraft, Portal e Dota.

Ação, aventura e RPG

Fortnite

Títulos baseados na ação, em especial os que oferecem o modo multijogador, refletem as nossas relações sociais. Por isso, eles auxiliam na lapidação de skills como colaboração, trabalho em equipe, comunicação, deliberação e tomada de decisões. Dentre os jogos mais populares do gênero estão os fenômenos mundiais Fortnite e Overwatch e o clássico Tomb Raider.

Mundo aberto

Minecraft

Jogos de mundo aberto são aqueles em que o jogador consegue circular livremente e explorar aquele universo virtual onde está inserido. Isso ajuda a aprimorar a percepção social e, principalmente, desenvolve a capacidade de visualizar o movimento de objetos no espaço, uma skill fundamental para profissionais das áreas de ciências e engenharia. Um grande exemplo de game do gênero é o famoso Minecraft. 

Jogos em equipe, de esportes e corrida

Need For Speed

Esse tipo de jogo é uma boa alternativa para quem deseja ou precisa desenvolver suas skills de planejamento, tática, colaboração, avaliação de sistemas, enfrentamento de adversidades e consciência espacial. As opções disponíveis são inúmeras e incluem títulos consagrados como as franquias Need For Speed, focada em corridas de rua, e FIFA, que coloca o jogador para defender grandes times de futebol.

Música e dança

Just Dance

Há um elemento comum a quase todos os tipos de jogos, mas que salta ainda mais aos olhos em títulos de música e dança: a necessidade de praticar e se aprimorar sempre.

Isso porque esses títulos costumam ser os mais difíceis de se vencer logo na primeira tentativa. E é justamente na capacidade de aprendizagem aliada ao desejo de evoluir que reside a principal lição ensinada por eles. Esperar a perfeição leva à frustração e ao insucesso. Por outro lado, a persistência e a prática levam a níveis mais altos. Essa é a principal lição de jogos como Just Dance e o sucesso dos anos 2000 Guitar Hero. 

Hora do start

Com a era digital a pleno vapor, as empresas não podem mais fechar os olhos para as inúmeras possibilidades que a tecnologia proporciona. E isso também inclui olhar com mais atenção para os jogos. 

Como pudemos ver com muita clareza nos tópicos deste artigo, jogar videogame já não é mais uma simples brincadeira de criança. Os jogadores de hoje também são profissionais atuantes no mercado de trabalho. E é justamente na vivência deles com os jogos que reside seu maior diferencial: enquanto muitas empresas têm dificuldade em treinar as habilidades comportamentais de seus colaboradores, os gamers já as desenvolveram jogando.

A demanda por pessoas cada vez mais prontas e qualificadas é uma tendência que não deve recuar. E se aproximar do universo dos jogos pode ser uma ótima forma de se preparar para sua próxima partida profissional. 

Graduado em Publicidade e Propaganda, atua desde 2018 como redator de marketing, conteúdo, mídias sociais e publicidade. Possui em sua bagagem passagens por importantes agências e empresas, onde pôde ter contato com diferentes mercados e temas. Atualmente, cria conteúdos sobre gamificação para o blog Fapuga News.
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