Skip to main content

O que as raids de World of Warcraft podem ensinar sobre administração de negócios e liderança

Além de ser um jogo extremamente popular, World of Warcraft tem muito a ver com a administração de um negócio.

Administrar um negócio pode ser uma tarefa um tanto quanto complexa. O gestor perfeito costuma ser descrito como alguém que detém um conjunto de soft skills e hard skills que o torne capaz de planejar, resolver problemas, cuidar de orçamentos, mitigar riscos e administrar o tempo. Tudo isso além, é claro, de ser comunicativo, conciliador, empático, adaptável e saber negociar.

É um desafio grande e até mesmo intimidador. Encontrar alguém com tantas qualidades assim é algo extremamente raro. Profissionais como esses costumam ser especialmente valorizados pelo mercado de trabalho.

Felizmente, essas skills são, em grande parte, treináveis, seja por meio de cursos, leituras e até mesmo jogos.

Desde sempre, os jogos virtuais são criticados por supostamente influenciarem uma série de problemas sociais, do sedentarismo dos jovens a atos de violência. Porém, quem enxerga o tema para além do superficial logo percebe que não só essas acusações são infundadas como também os jogos trazem inúmeros benefícios para quem os joga.

São muitos os estudos que comprovam o papel eficaz dos jogos no aprimoramento de capacidades cognitivas como foco, atenção, raciocínio e memória. Características essas que são importantes em um bom administrador.

World of Warcraft e sua relação com a administração de negócios

World of Warcraft é um dos jogos mais populares do mundo. O MMORPG (Massively Multiplayer Online Role Playing Game) desenvolvido pela empresa Blizzard Entertainment conta com milhões de jogadores espalhados pelo pelo planeta.

Ao entrar no jogo, esses jogadores devem escolher um personagem e controlá-lo por um mundo extremamente amplo e repleto de atividades e eventos. Um desses eventos são as famosas “raids”. 

Raid no mundo dos games, especialmente em MMORPGs (Massively Multiplayer Online Role-Playing Games), é uma missão ou atividade em grupo que envolve jogadores unindo forças para derrotar inimigos poderosos ou completar desafios complexos. Raids, são consideradas como incursões ou ataques coordenados realizados por uma equipe que, geralmente, requerem estratégia, liderança e habilidade elevada de execução, com a finalidade de obterem recompensas valiosas.

Dentro do universo de World of Warcraft, uma raid é um evento onde um grupo de jogadores (geralmente entre 5, o número mínimo, e 40 pessoas) se reúnem para derrotar certos chefões. O que isso tem a ver com administração de empresas? Muito. Toda raid possui um líder e as skills que são colocadas em prática nesse tipo de situação são muito parecidas com as que um gestor emprega em seu dia a dia.

Tais “raids” dos jogos eletrônicos têm algumas semelhanças interessantes no contexto empresarial, como por exemplo: estratégias e dinâmicas no mundo dos negócios.

Logo abaixo, estão alguns pontos em que essas atividades se assemelham ao ambiente empresarial:

Planejamento

A maioria das raids envolvem os jogadores tendo que aderir a uma série de táticas para terem mais chances de vencer. Esse plano quase sempre é criado e apresentado pelo líder antes do início da raid. Dentro de uma empresa, o processo de planejamento se desenrola basicamente da mesma maneira.

No mundo dos negócios, o sucesso de projetos ou o lançamento de novos produtos também depende de planejamento estratégico e análise cuidadosa do mercado e da concorrência.

Resolução de problemas

Durante uma raid, os problemas devem ser resolvidos de forma rápida e com a cabeça do líder fria e imune aos calores do momento. No jogo corporativo, a irracionalidade também não costuma gerar resultados positivos.

Os gestores mais admirados são justamente aqueles que conseguem encontrar o balanço perfeito entre rapidez e racionalidade em sua tomada de decisões.

Agendamento

Apesar da imagem do gamer que passa o dia inteiro em casa na frente de um monitor ser um estereótipo idealizado por muitos, jogadores de World of Warcraft são pessoas comuns com vidas comuns. 

Isso significa que, além de jogar, suas rotinas envolvem atividades como trabalho, estudo e tempo com a família e amigos. Por esse motivo, é essencial que o líder de uma raid seja alguém que saiba planejar o evento de uma forma que todos os membros do grupo se adequem à agenda do time. 

A mesma coisa acontece com frequência no ambiente empresarial. Colaboradores têm compromissos individuais e de equipe, e cabe a cada membro cuidar das suas prioridades para o rendimento e a comunicação do time fiquem dentro do nível de performance esperado.

Gestão de equipes e liderança

O grupo que executa uma raid frequentemente se encontra em situações que ameaçam o sucesso de sua empreitada. O papel do líder é avaliar esses riscos e tomar a decisão mais inteligente possível para superá-los. Um raid líder geralmente sabe como organizar e fazer uso das competências e habilidades de cada membro.

A rotina corporativa também é repleta de riscos e situações de incerteza que exigem uma análise meticulosa por parte dos gestores. As raids exigem uma coordenação de equipe e liderança eficaz para superar desafios complexos, assim como no ambiente empresarial, onde o trabalho em equipe e uma liderança forte são cruciais para o sucesso de projetos e para alcançar metas de negócios

Ser líder de uma raid no jogo pode ser um treino valioso para lidar com esses momentos decisivos da vida real.

Gestão de tempo

O tempo que os jogadores conseguem dedicar a uma raid varia muito e pode ser curto em muitos momentos. Para conseguir extrair o melhor de seu time, o líder deve aguçar sua habilidade de administrar o tempo. Garantir que o que deve ser feito será realizado no momento certo e definir pausas para descanso são algumas das atribuições relacionadas a essa skill.

No mundo dos negócios, tempo é dinheiro. Por causa dessa máxima, a skill de gestão de tempo costuma ser muito visada pelo mercado. Assim como um líder de raid, um administrador deve estar sempre pronto para utilizar o tempo a seu favor, e não o contrário.

Comunicação

A comunicação do grupo costuma significar a diferença entre o sucesso e o fracasso, e isso se aplica tanto a uma raid de World of Warcraft quanto à rotina de trabalho em uma empresa.

Jogadores têm muita familiaridade com comunicação colaborativa. Geralmente, usam softwares de comunicação por voz, como Discord, TeamSpeak ou Ventrilo, para facilitar a comunicação em tempo real. Tais softwares são muito semelhantes e, quem sabe, superiores aos softwares corporativos como MS-Teams e Slack.

Isso permite que, tais membros, enquanto trabalham em equipe numa empresa, compartilhem informações instantaneamente, coordenem ações e reajam a eventos inesperados de forma mais eficaz do que através da comunicação baseada em texto.

Quanto melhor a comunicação entre um líder e sua equipe (seja ela real ou virtual), maiores as chances de todos alcançarem o objetivo proposto. 

Liderança

Pelos tópicos anteriores, já deu para perceber que a habilidade de liderar é algo de extrema importância em uma raid. Quem participa desses eventos costuma, invariavelmente, recorrer ao seu líder em busca de conselhos e direcionamentos. 

No mundo real, as raids são os desafios, dificuldades e inseguranças que os profissionais enfrentam todos os dias. E assim como o jogo, as empresas precisam de um líder capaz de acolher e guiar seus liderados de forma clara e precisa.

Adaptação

Até os melhores planos às vezes não dão tão certo quanto se imagina. Surpresas e imprevistos acontecem o tempo todo na vida, seja a real ou a virtual. Um bom administrador – de raids ou empresas – deve ter a inteligência e o tato necessários para reagir a essas circunstâncias de forma rápida e, ao mesmo tempo, cautelosa e eficiente.

Tanto em raids quanto no mundo dos negócios, a capacidade de se adaptar a situações inesperadas e ser flexível diante de desafios é fundamental. Estratégias podem precisar ser ajustadas rapidamente em resposta a novas informações ou mudanças no ambiente.

Liderança e senso de comunidade

Os raiders mais avançados de World of Warcraft geralmente promovem raids juntamente com os outros membros de sua guild, que é um grupo de jogadores que se aliam em comunidade com a intenção de superar juntos os desafios mais difíceis do jogo.

Uma guild de World of Warcraft

A maioria das guilds são formadas por jogadores de diferentes lugares, cada um com suas próprias habilidades e traços de personalidade. Um bom líder de guilds e raids sabe reconhecer isso e utilizar os pontos fortes e fracos de cada liderado em favor dos objetivos do grupo. 

Deu para perceber que o tipo de liderança que se encontra em um jogo multijogador é o mesmo do mundo corporativo, não é mesmo? Liderar um grupo de jogadores equivale praticamente a um treinamento para desenvolver skills como:

  • Empatia: um líder deve buscar entender como seu time se sente e mantê-los motivados a dar o melhor de si;
  • Negociação: uma raid bem-sucedida gera loots (pacotes de recompensas) para a equipe. Nesses momentos, um líder deve ter sabedoria para negociar enquanto é feita a distribuição dos itens entre toda a equipe;
  • Resolução de conflitos: como as guilds são formadas por um grande número de pessoas, é inevitável que surjam conflitos aqui e ali. Ser imparcial e saber resolvê-los de forma satisfatória para todos é uma habilidade basilar de liderança.

Qualquer semelhança entre essas situações e o dia a dia de uma empresa não é mera coincidência. Por mais fantasiosos que possam parecer, os jogos utilizam inúmeros elementos da vida real para criar seus mundos. 

Aprender essas skills de negócios por meio de World of Warcraft possui duas grandes vantagens. A primeira delas é o fator lúdico, divertido e leve que acompanha o aprendizado. A segunda é o fato de que, diferentemente da vida real, não existem riscos reais em um jogo. O objetivo de uma raid pode não ser atingido em alguns momentos e isso, é claro, gera consequências dentro do jogo, mas não chega a prejudicar nossas vidas fora das telas.

Correr riscos em um ambiente como esse é uma experiência extremamente valiosa para um administrador. Os jogos que jogamos, os filmes que assistimos e os livros que lemos fazem parte da nossa bagagem, que é fundamental em vários aspectos da vida, inclusive o profissional. Por isso, que tal ir agora mesmo começar uma nova partida de World of Warcraft?

Graduado em Publicidade e Propaganda, atua desde 2018 como redator de marketing, conteúdo, mídias sociais e publicidade. Possui em sua bagagem passagens por importantes agências e empresas, onde pôde ter contato com diferentes mercados e temas. Atualmente, cria conteúdos sobre gamificação para o blog Fapuga News.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *