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As ligações de Overwatch com o mundo do empreendedorismo em 6 lições

Overwatch é um dos jogos mais populares dos últimos tempos e seu sucesso é uma verdadeira aula de empreendedorismo.

Em maio de 2016, o universo gamer foi impactado pelo lançamento de um título que logo se tornou um fenômeno: Overwatch, jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Blizzard. Trata-se da mesma companhia por trás de Warcraft, Diablo e StarCraft, franquias que desafiam a ação do tempo e seguem sendo populares décadas após o lançamento de suas primeiras versões.

Porém, um nome consolidado não garante o êxito por si só. Além de sua própria reputação, a Blizzard se utilizou de uma estratégia muito bem formatada para conquistar o público. Antes mesmo de ser lançado, Overwatch já era um sucesso. 

Overwatch é um dos jogos mais populares dos últimos tempos.

O segredo desse hit instantâneo se deve muito à habilidade da Blizzard em entregar um produto de excelente qualidade e criar um buzz capaz de deixar os aficionados por games ansiosos e entusiasmados para conhecer o título.

Analisar Overwatch e todo o universo – real e virtual – que o envolve é mais que estudar um simples case. É uma verdadeira aula sobre empreendedorismo e marketing. Confira abaixo 6 lições que o jogo pode ensinar a quem pretende dar tiros mais certeiros na hora de desenvolver e administrar seus negócios. 

1) Atirar rápido e para todos os lados pode não ser uma boa ideia (seja nos negócios ou no Overwatch)

No mundo do empreendedorismo, a busca por resultados a todo custo costuma ser uma mentalidade predominante entre os líderes e administradores. Mas ao mirar esse alvo, muitas empresas acabam, ironicamente, sofrendo com a falta de foco, seja por lançar muitos produtos e empreitadas ou por abandoná-los antes do fim.

A Blizzard Entertainment é um excelente exemplo de empresa focada. Entre o lançamento de Warcraft: Orcs and Humans, seu primeiro sucesso, em 1994 e os dias atuais, a companhia só iniciou outras três franquias de jogos: Diablo, StarCraft e Overwatch. Antes de Overwatch, o último grande lançamento da Blizzard havia sido o terceiro título de Diablo, quatro anos antes.

A estratégia da Blizzard é clara e inteligente: por ser seletiva com seus lançamentos e realizá-los após grandes intervalos de tempo, cada jogo desenvolvido pela empresa se torna único, o que aumenta o interesse e o desejo do público por novidades.

Dessa forma, a empresa nos ensina algo que pode e deve ser seguido por empreendedores de qualquer área: ter foco e trabalhar em torno de um objetivo fixo é um dos elementos cruciais do sucesso.

2) Conte histórias com o seu produto

Na época do lançamento de Overwatch, a Blizzard produziu e divulgou uma série de vídeos animados curtos (com no máximo 10 minutos de duração) em que alguns personagens do novo game eram apresentados e tinham sua história contada.

Apesar de serem apenas um complemento para divulgar o jogo, esses curtas chamaram a atenção pela riqueza de detalhes e o cuidado com que foram feitos. Foi um grande exemplo do poder de engajamento de um bom storytelling.

Storytelling é um termo muito utilizado no marketing para definir uma estratégia que consiste em contar histórias capazes de criar uma conexão genuína entre uma marca e seu público. 

Vídeos, textos e imagens revelam muito mais do que podem parecer. Esses recursos são ferramentas poderosas para transmitir tudo o que há por trás de uma marca ou produto. A Blizzard entendeu isso muito bem, se utilizando do storytelling para impulsionar o engajamento e criar uma base de fãs apaixonados por Overwatch antes mesmo do título estar disponível para ser jogado.

3) Preste atenção nas tendências

Overwatch foi lançado em maio de 2016, poucos meses antes do início das Olimpíadas do Rio de Janeiro. 

Atenta ao momento, a Blizzard decidiu embarcar no hype e, em agosto do mesmo ano, lançou o Summer Games, um evento sazonal que trouxe para o jogo skins temáticas, desafios especiais e até mesmo um modo de jogo exclusivo, o Lúcioball, baseado no futebol e estrelado por Lúcio, o personagem brasileiro do game. O Summer Games fez tanto sucesso que acabou se tornando uma tradição anual.

Se aproveitar do marketing sazonal é mais uma lição de gestão de negócios que Overwatch – e o mundo dos jogos on-line em geral – pode nos dar. 

Um bom administrador é também um grande observador do mundo à sua volta. Acompanhar as tendências que vêm e vão é essencial para não deixar o seu negócio ficar para trás. Assim como também é uma ótima ideia se aproveitar de datas e eventos comemorativos para criar ações que atraiam mais público e impactem positivamente os resultados.

4) Evolua constantemente

Desde 2016, Overwatch tem evoluído constantemente. Tanto que, em outubro de 2022, o jogo original foi substituído pelo lançamento de Overwatch 2, uma sequência que expande o número de personagens, mapas e modos de jogo disponíveis.

Tanto a Blizzard quanto outras empresas de games promovem incrementos, mudanças e expansões de forma frequente em seus títulos. Essas iniciativas ajudam a não tornar o jogo monótono ou repetitivo, mantendo o interesse dos jogadores.

Por exemplo: em Overwatch, existem atualmente 39 personagens jogáveis, cada um com personalidades e habilidades únicas. Isso também significa que há 39 estratégias de jogo diferentes para aprender, já que cada personagem carrega a sua.

Um dos motivos do sucesso dos produtos da Blizzard é o fato de eles saberem o que os seus consumidores querem, e isso é algo que todo empreendedor deve ter em mente

Dia após dia, muitos negócios acabam se tornando obsoletos simplesmente por não conseguirem se adaptar às demandas do público e do mercado. Se você quer que sua empreitada seja bem-sucedida, tente fazer com que seu produto ou serviço seja o melhor possível para o nicho em que você atua.

5) A perfeição não existe, mas podemos nos aproximar dela

Apesar de ter sido lançado em 2016, a história de Overwatch começa quase uma década antes. Em 2007, a Blizzard anunciou um jogo diferente de tudo que a companhia havia apresentado até então. Porém, o projeto acabou cancelado após 7 anos de desenvolvimento.

Titan, o jogo que nunca aconteceu, não se perdeu por completo. Alguns dos conceitos, personagens e mapas que haviam sido criados para ele acabaram sendo reaproveitados em um novo game da Blizzard, anunciado em 2014: Overwatch.

Gameplay de Overwatch quando o jogo ainda estava em seus primeiros estágios de desenvolvimento.

A Blizzard preferiu descartar parte de um trabalho que vinha sendo desenvolvido há anos em prol de um objetivo maior: entregar para o seu público um produto ainda melhor do que aquele, buscando atingir a excelência ou pelo menos se aproximar dela.

Por isso, cada detalhe de Overwatch, dos gráficos à jogabilidade, foi pensado para entregar a melhor experiência possível para os jogadores. O esforço da Blizzard em criar algo de extrema qualidade é o mesmo que qualquer outra empresa emprega (ou deveria empregar) ao desenvolver seu produto ou serviço. 

Porém, é importante ressaltar que buscar a perfeição não é e nem deve ser uma desculpa para a procrastinação. Como vimos no tópico anterior, melhorias podem (e devem) continuar sendo implementadas mesmo depois que o produto já está no mercado. É preciso balancear as duas coisas para gerar resultados positivos.

6) Transforme seus clientes em uma comunidade engajada

Por mais que títulos como Overwatch, World of Warcraft, StarCraft e League of Legends sejam jogos muito diferentes entre si, há um elemento que os conecta: ao longo dos anos, todos foram formando grandes e fiéis comunidades de jogadores.

Os fãs são um elemento vital da cultura gamer. Esses jogadores aficionados se reúnem em fóruns virtuais, grupos de redes sociais e até mesmo pessoalmente para trocar dicas, debater ideias ou simplesmente conhecer outras pessoas que também compartilham de seus interesses. 

Esse movimento ajuda a manter o público engajado, conectado entre si e, principalmente, ativo dentro do jogo. 

Público reunido para assistir a um campeonato profissional de Overwatch.

Mas engana-se quem pensa que essa comportamento só existe entre consumidores de jogos ou outros produtos culturais. Uma breve olhada nas redes sociais nos coloca em contato com grupos e mais grupos de pessoas que se conectam em torno de temas como moda, cosméticos, gastronomia, saúde e muitos outros. Essas comunidades seguem a mesma dinâmica daquelas formadas pelos gamers: pessoas que gostam tanto de algo que sentem a necessidade de descobrir outros com o mesmo interesse.

Criar uma comunidade em torno da sua marca ou produto é uma estratégia que quase sempre gera grandes resultados . Há muitos meios que permitem isso: redes sociais, fóruns de discussão, grupos de WhatsApp ou qualquer outro ambiente em que seja possível reunir todo o seu público em um só lugar. 

Ao fazer isso, você, além de fidelizar sua clientela, consegue obter insights para melhorias diretamente da fonte mais confiável possível: as pessoas que consomem o que você oferece.

Como vimos, a indústria dos videogames é, em essência, igual à qualquer outra. As estratégias desenvolvidas pela Blizzard com Overwatch podem servir de espelho para qualquer empreendimento, seja qual for a sua área de atuação.

Empresas grandes e experientes são sempre o melhor exemplo para qualquer empreendedor que deseje crescer e evoluir. O mundo dos negócios é um grande jogo em que vence aquele que montar as melhores estratégias. Por isso, que tal se inspirar nas lições que mostramos neste artigo e otimizar as suas?

Graduado em Publicidade e Propaganda, atua desde 2018 como redator de marketing, conteúdo, mídias sociais e publicidade. Possui em sua bagagem passagens por importantes agências e empresas, onde pôde ter contato com diferentes mercados e temas. Atualmente, cria conteúdos sobre gamificação para o blog Fapuga News.
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