Skip to main content

3 vantagens de aprimorar tomadas de decisões nos negócios com o Game Based Learning

A verdade é que tomar uma decisão considera múltiplos fatores. Por isso, quem ocupa os cargos de gestão precisa aprimorar as hard skills e soft skills. Neste conteúdo, veja como o game based learning influencia na vida do gestor ou administrador, com papel importante em empresas de vários segmentos. Game Based Learning – O uso […]

A verdade é que tomar uma decisão considera múltiplos fatores. Por isso, quem ocupa os cargos de gestão precisa aprimorar as hard skills e soft skills. Neste conteúdo, veja como o game based learning influencia na vida do gestor ou administrador, com papel importante em empresas de vários segmentos.

ame Based Learning

Game Based Learning – O uso de jogos para tomar decisões mais assertivas

Não é novidade para ninguém que o uso da tecnológica se tornou fundamental na vida das pessoas. A diferença é que algumas conseguem ver além do entretenimento e da diversão. Ou seja, é possível jogar no computador ou videogame e aprender muito com isso.

E quando falamos em aprender jogando é sobre pegar as dinâmicas desses games e levar para a vida real, para o dia a de trabalho e para a busca das soluções. O Two Point Hospital e outros jogos permitem vários benefícios, conectando a teoria na prática de forma lúdica e eficaz.

Até porque, enquanto seres humanos, somos testados a todo momento no que diz respeito a tomar decisões. Isso vai desde quando levantamos da cama até quando um problema precisa ser resolvido de forma rápida no trabalho. Com palavras ou não, decisões são tomadas.

ame Based Learning

Nos negócios…

No mundo dos negócios, a lógica também funciona assim, com o diferencial de que as decisões de um gerente, gestor ou administrador costumam ser de grande relevância porque pode pôr em risco o trabalho ou a até vida de pessoas. É o caso de um gestor de hospital, por exemplo.

Assim, o game based learning tem justamente esse viés: de mostrar qual a importância das tomadas de decisões na realidade. Isto é, o quanto elas podem impactar na empresa, no mercado e na vida. Ao passo que nem sempre há espaço para os erros.

Dessa forma, imagine um erro na política de preço, no marketing, no recursos humanos, nas compras de materiais, nas contas, nos endividamentos, nas operações, nos investimentos e diversas outras áreas… O quanto isso poderia causar de impacto?

No jogo, você aprende, como se estivesse simulando um negócio de verdade. É isso que torna o administrador ou quaisquer outros profissionais mais bem-preparado para tomar decisões, afinal, ele já viveu um momento como aquele e sabe da importância de não errar!

ame Based Learning

Game Based Learning – O funcionamento dos jogos para os negócios

Com o foco nas empresas, corporações e companhias; considere como funcionam esses jogos de empresas. Mas, não vamos falar dos comandos, personagens ou algo do tipo. A ideia é trazer as vantagens de jogar visando o dia a dia e trabalho de alguém que toma decisões!

1 – A aprendizagem é lúdica

A primeira vantagem do game based learning para negócios é considerar uma aprendizagem lúdica, ou seja, nada de chatices. Com os games, vem a ideia do aprender brincando. Isso é motivador para qualquer pessoa. Nada de aula teórica demais.

Existem diversos jogos que permitem isso. Aliás, todos possuem um viés que ensina alguma coisa, algum tema ou alguma hard skill. O que muda é que a partir de agora você vai começar a jogar pensando em como isso te ajuda no trabalho, quando está atrás de um terno e gravata.

Assim, o game based learning é diferente de outros métodos de ensino justamente porque não negocia a ideia do entretenimento. Nele, o objetivo é aprender sobre estratégias, raciocínio lógico e outras competências através dos games.

2 – O ambiente é seguro para erros

Além de permitir um aprendizado simples e interativo, o método é seguro; o que permite que as pessoas possam errar sem a mesma pressão que possuem no ambiente de trabalho. Assim, é possível testar respostas, tomar decisões e pensar em estratégias bem diferentes.

Mais do que simular (que é o que vamos ver no tópico abaixo), note que essa ideia de ter um ambiente seguro permite o aprimoramento das habilidades importantes para um administrador, indo do pensamento estratégico ao raciocínio lógico.

Essa vivência virtual possível no game based learning é um diferencial que poucas faculdades permitem no Brasil, mas que fazem muita diferença na vida dos futuros profissionais. Quem usa a metodologia diz que ela traz resultados práticos para o dia a dia de trabalho, permitindo uma visão sistêmica.

ame Based Learning

3 – A possibilidade de simular decisões

Recentemente, vimos o funcionamento do Two Point Hospital, considere que foi possível notar que existem vários jogos que permitem a ideia de simular o dia a dia das pessoas. Inclusive, trouxemos a seguinte frase: “Os jogos podem ser arte que são espelhos da realidade”.

Esse é um jogo que surgiu como uma evolução do Theme Hospital, que era para a montagem de um estabelecimento como esse. A nova versão passou a considerar todas as áreas do hospital, das finanças até a gestão de pessoas, suprimentos e materiais.

Ou seja, muitos administradores e gestores hospitalares notaram como é possível usar o Two Point Hospital para tomar decisões mais assertivas no seu ambiente de trabalho que não é virtual e partindo das experiências que tiveram nos jogos online. Incrível, não é mesmo?

O incentivo do game based learning no trabalho

As vantagens do game based learning não ficam restritas apenas aos profissionais que possuem cargos mais altos nas companhias. Na verdade, o que acontece é que os jogos de empresas estão sendo cada vez mais disseminados para todos os colaboradores.

Afinal, se é possível ter um game que traz entretenimento e, simultaneamente, auxilia na produtividade e no trabalho, de modo geral, por que não usá-los? Recentemente, entrevistamos o Gabriel Silvestre, que vê muitos benefícios no game based learning.

ame Based Learning

Sinto que desperta a criatividade em mim, a vontade de permanecer ali fazendo as tarefas do dia. Gosto muito de ver streams de Counter Strike e jogos de futebol, pois são coisas que eu gosto e me transmitem uma boa sensação enquanto trabalho”.

Outros benefícios são: alívio do estresse em tempos difíceis, melhora da produtividade e conexão entre as pessoas. Ao redor do mundo, várias empresas multinacionais fazem o uso da gamificação, seja para o público externo ou interno, como Starbucks e Nike.

Rodrigo Nunes
Administrador
Atualmente presidente e mantenedor da Faculdade FAPUGA (2018-atual), é idealizador e palestrante da metodologia de ensino Game-to-Work (G2W) no Brasil. Defensor e precursor da tese que os GAMES desenvolvem habilidades de negócios altamente valorizadas e procuradas no mercado de trabalho.Tudo isso, faz com que ele crie uma empatia pelo público, desenvolvendo métodos próprios de ensino para quem joga, assiste séries e é viciado em streaming e séries. Acredita que potencialidades e habilidades exigidas pelo mercado podem ser melhor aprendidas e desenvolvidas por quem prática essas ações. Hoje seu brilho nos olhos vem através da mudança de vida proporcionada por suas instituições de ensino, que, trazem novos horizontes a seus alunos.Também aplica em sua vida pessoal os conceitos da administração: dedica seu tempo livre entre a família e seus hobbys. Viciado em endorfina, pratica triathlon (TOP 10 tri-atleta, modalidade Sprint, categoria 40-44, Troféu Brasil 2023) e joga diversos games: Warcraft III, StarCraft 2 e World of WarCraft, são seus preferidos. Também aprecia séries como Star Wars, Harry Potter e a série Stranger Things, que assiste com suas sobrinhas.O MBA de Administração Acadêmica Universitária (2017-2018) o ajudou a solidificar e fundar a IES Fapuga que atualmente é credenciada no MEC.Fez mestrado stricto-sensu em Gestão de Negócios (2004-2006), foi delegado de educação; presidente de comissão administrativa (XXXI CONAP – 2005 e XIX CNPG – 2005), diretor de cultura e eventos (ANPG 2005), além de professor universitário de Administração em diversas IES.Nunes iniciou sua vida acadêmica durante sua graduação em Administração pela PUC/SP (1999) e coordenador de comércio eletrônico (PUC-JR/SP – 2000); Ele reúne inúmeros prêmios em sua passagem como  graduando: vencedor do Campeonato Nacional de Universidades, em Embu das Artes – SP, Students in Free Enterprise – SIFE/Brasil (1999) e prêmio Hookie of the Year – time revelação do ano, no campeonato internacional Students in Free Enterprise – SIFE (atual Enactus) em Kansas City – Missouri – USA, Students in Free Enterprise – SIFE – USA (2000); melhor trabalho de conclusão de curso na área de Administração pela FEA-PUC/SP (2003); E melhor trabalho de Iniciação Científica em Administração pela FEA-PUC/SP (2003). Além disso, aos 17 anos de idade, também foi pioneiro do e-commerce e criou a segunda loja virtual no Brasil (1997 – 2001), dos lendários Krugans Kimonos (inventores e pioneiros no Jiu-Jitsu mundial), onde fornecia kimonos para o mundo todo e lutadores famosos dos primeiros UFCs eram clientes de seu negócio.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *