Skip to main content

Quais são as principais áreas da administração? Veja 12 tendências

A maioria dos cursos de graduação permite que os profissionais possam atuar em áreas diferentes, o que torna possível uma especialização naquele trabalho. Neste conteúdo, veja quais são as principais áreas da administração para seguir carreira hoje em dia. Enquanto estuda, a pessoa pode conhecer cada uma dessas áreas, ao passo que durante a carreira […]
principais áreas da administração
Irving Malaguti
28 fevereiro, 2023

A maioria dos cursos de graduação permite que os profissionais possam atuar em áreas diferentes, o que torna possível uma especialização naquele trabalho. Neste conteúdo, veja quais são as principais áreas da administração para seguir carreira hoje em dia.

Enquanto estuda, a pessoa pode conhecer cada uma dessas áreas, ao passo que durante a carreira poderá mudar de rumo e de ramo de atuação. Logo, o curso de administração é uma ideia interessante para quem quer ter liberdade de atuar em várias funções.

As principais tendências nas áreas da administração

Antes de vermos os tópicos iniciais, considere que o bom administrador é aquele que tem um conhecimento amplo e uma visão geral do mundo dos negócios. Isso inclui entendimento das tecnologias, de sistemas e, especialmente, da interpretação de dados.

principais áreas da administração

1 – Sustentabilidade

A gente não poderia começar de outra forma: a sustentabilidade é pauta das principais reuniões ao redor do mundo e se encaixa em todo tipo de empresa. Para administradores, ela é muito interessa porque abre caminho para um tipo de especialização nova.

Para quem não se ligou ainda, considere que muitas companhias estão em busca de um melhor equilibro entre o apelidado “capitalismo selvagem” e as outras áreas, como econômica, social e ambiental. É o famoso ESG, que você deveria conhecer, fique atento.

2 – Recursos Humanos

Outra das áreas da administração é a de recursos humanos é uma das opções disponíveis para o administrador de empresas recém-formado e quer adquirir experiência com as pessoas. O RH, como é conhecido, cuida do capital humano e das maneiras de beneficiar os colaboradores e a empresa.

Uma das principais responsabilidades do RH é o processo de recrutamento, de admissão e de treinamento, além da criação de planos de carreira. Hoje, um diferencial que o administrador pode ter é o de fortalecer a cultura organizacional através da comunicação interna.

3 – Auditoria

Apesar de ser menos procurada pelos recém-formados, a área da auditoria tem se mostrado importante, especialmente em concursos públicos, por oferecer os melhores salários para o administrador. Ele é quem avalia os processos da empresa para saber se estão adequados.

Logo, ao fazer uma auditoria, o profissional se torna capacitado para orientar toda a companhia em relação às leis, regras e possíveis práticas. A atuação dele é vista como necessária para corrigir erros e aumentar a produtividade.

4 – Marketing

Ah, a área do marketing está em alta. É uma trend em vários planos de carreira, que são publicados no LinkedIn. Para o estudante de administração, essa é uma referência moderna, que indica a preocupação em fortalecer as marcas e buscar os melhores clientes.

O que um administrador que trabalha com marketing pode fazer no trabalho? Entre as atribuições, a gente pode mencionar a realização de pesquisas de mercado, a definição de um público consumidor, a sugestão de otimizações nos processos empresariais e outros.

5 – E-commerce

Não confunda: o marketing digital está incluído no e-commerce e vice-versa. No entanto, no tópico acima vimos sobre atração de clientes, por exemplo. Já no e-commerce, o conceito está muito mais para as vendas, só que as vendas digitais, aquelas que acontecem na internet.

Um especialista em e-commerce pode ser um administrador com conhecimento em vários itens, desde o público-consumidor até as estratégias para vender. Logo, precisa conhecer de sites, logística, organização, plataformas e muito mais.

principais áreas da administração

6 – Atendimento

Essa função se confunde com várias outras, mas calma que é fácil entender. Hoje em dia, as empresas estão contratando colaboradores para atuarem diretamente com o atendimento ao cliente, em busca da melhor experiência do consumidor. Essa é mais uma das áreas da administração para conhecer!

Se o marketing tem aquele trabalho de atrair os clientes, a gente pode considerar que o atendimento é o que vai garantir esse objetivo, além de fidelizar os consumidores. Há estudos, técnicas e estratégicas totalmente focadas no atendimento ao cliente.

7 – Logística

Com o mercado internacional de produtos crescendo cada vez mais, a logística ganhou força no nosso país e as empresas estão em busca de pessoas que possam lidar com o assunto de maneira estratégica. É aí que entram o administrador de empresas.

Esse setor é responsável por produzir, estocar, transportar e entregar mercadorias; independentemente da distância, do porte ou do tipo de material. Para ajudar na missão, faz-se o uso de softwares e aplicativos tecnológicos, que são úteis no dia a dia de trabalho.

8 – Suprimentos

No suprimentos, o profissional da administração pode atuar em vários cargos, sendo que um deles é o de gerentes de compras e outro é o de gestor de suprimentos. Qual é a ideia? Prover bons negócios, diminuindo custos e aumentando a qualidade do setor como um todo.

Um ótimo exemplo é mencionar a área hospitalar e da saúde, como um todo. Durante a pandemia, ela foi muito mencionada e apenas os gestores bem-preparados conseguiram obter bons resultados na compra de vacinas, medicamentos, materiais, equipamentos, etc.

9 – Finanças

O administrador que trabalha com finanças é visto com alguém bem-sucedido por os salários serem mais altos do que muitas das outras áreas da administração. O profissional é um multitarefa, sendo responsável por controlar recursos financeiros de todos os tipos.

Assim, incluem-se nessa conta os impostos, os pagamentos e várias responsabilidades. Com os dados em mãos, em formato de relatórios, o administrador financeiro pode atuar na tomada de decisão de gestores e diretores, participando do crescimento e investimento da companhia.

10 jogos de administrar empresas para quem quer alcançar níveis hierárquicos mais altos

10 – Vendas

Diferente da área de finanças, acima; considere que o administrador que visa atuar em vendas é aquele que vai ter que reunir esforços e ferramentas em prol da realização de uma jornada de compra, que passa por várias etapas. As ações vão das simples até as mais sofisticadas.

O administrador tem o diferencial de estudar as variáveis que interferem na decisão de compra do público-alvo, acompanhando e avaliando as possíveis melhorias em cada período. Há muitos executivos de contas que passaram pelo cargo de vendas antes, sabia?

11 – Acadêmica

A área acadêmica é uma das mais lucrativas para os administradores. É sobre dar aulas, fazer apresentações e atuar em escolas, faculdades e cursos. Geralmente, com a pós-graduação, é possível se tornar um professor universitário, o que representa um ótimo status.

Aliás, o professor universitário é um pesquisador, o que indica que ele mantém uma produção acadêmica durante os vários anos do trabalho. Assim, é um trabalho apenas para quem gosta de estudar, ler e escrever. O professor que dá aulas na graduação ganha por aula.

12 – Consultoria

O Brasil ainda tem a cultura de que um consultor é alguém com mais experiência na sua área de atuação. Porém, isso tem aberto um novo campo, que é para quem se especializa em ensinar outras pessoas – mas, é diferente do professor, por exemplo.

O consultor está muito mais focado no mercado de trabalho, sendo que se envolve em análises e processos que visam otimizações ou modos de expansão para o seu negócio. O trabalho dele é encontrar uma solução para cada situação que existe no mercado.

principais áreas da administração

Qual a melhores das áreas da administração?

Todas as áreas da administração podem ser a melhor para você. O que vai dizer isso é o sucesso que você tem na sua carreira, a partir da teoria e da prática que aprendeu na graduação. É claro que, mais cedo ou mais tarde, vai gostar mais de uma área do que outra.

Mas, um administrador logístico pode ter tanto sucesso como um gestor estratégico e o mesmo para todas as outras áreas. Para isso, no entanto, a dica é estar apto a exercer as suas funções no mercado de trabalho, que é muito amplo e dinâmico.

Cada vez mais tem sido comum encontrar jovens administradores ocupando cargos de liderança. O motivo é o fato de terem condições plenas e reais de atuarem em posições estratégicas, que exigem tomadas de decisões rápidas e assertivas.

Você se sente preparado para isso? Antes de responder à pergunta, considere a importância de estudar em uma instituição de ensino que tenha estrutura e competência para guiar os seus próximos passos em uma carreira de sucesso.

Conheça a FAPUGA, a Faculdade com as melhores graduações presenciais de Gestão Hospitalar e Administração da Zona Leste de São Paulo (SP).

Irving Malaguti
Editorial
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *