Skip to main content

Empreender com poucos recursos é o tema central que abre ciclo de palestras da Fapuga

Usando sua vasta experiência de mercado, Wagner Marcelo instiga alunos da Fapuga e mostra como é possível empreender com poucos recursos

É possível empreender com poucos recursos? O empresário Wagner Marcelo promete responder a essa pergunta quando inicia a palestra com o tema “QR  Code: Agregando Valor ao Negócio”. O que de cara parece inverossímil, é desenvolvido com base em muita experiência de mercado ao longo dessa exposição que aproxima os alunos Fapuga das práticas e oportunidades mercadológicas.

A palestra foi realizada nesta terça-feira (21), e contou com a mediação da docente Gislene Souza, que ministra as disciplinas de Sistemas de Informações Gerenciais e Teoria Geral da Administração.

Inscrições abertas para o ciclo de palestras em news.fapuga.edu.br/eventos/.

O que falta na cultura empreendedora do Brasil

Para dar uma noção real do mercado, Wagner contou sobre sua própria experiência, sob a visão de um empreendedor e educador da área que soma conquistas de destaque, capazes de inspirar os profissionais em formação que puderam participar do evento.

Ele destaca algumas características que percebe no Brasil como pontos que poderiam mudar para melhor na cultura empreendedora do país. Ele nota, por exemplo, como é comum não conhecermos os grandes empreendedores brasileiros, em quem poderíamos nos inspirar mais e, quem sabe, até estabelecer contato com eles.

Afinal, se estivermos em um congresso ou algum outro evento, e esbarramos com essas pessoas, a gente pode não aproveitar a situação, e o contato valiosíssimo de networking é uma oportunidade que se perde. Ou nem precisa chegar a esse tipo de oportunidade, já que trocas como essa podem acontecer a qualquer momento de forma virtual.

Em dado momento, a docente Gislene inclusive complementou, falando em como muitas pessoas que são referência no empreendedorismo gostam de conversar com alunos, com pessoas que têm o interesse e a humildade para aprenderem, para agarrarem novas oportunidades, e a coragem para inovar.

empreender com poucos recursos

E é preciso mesmo muita coragem para empreender. Wagner aponta que é uma coragem que demanda também muita análise, mas, principalmente muita perseverança, apontando que leva cerca de 9 anos para que um empreendimento se estabeleça de fato no mercado.

Outra falta que Wagner nota é em relação a formação na área de empreendedorismo. Por essa razão que ele fez parte da fundação do Cultura Empreendedora, que promove encontros de jovens empreendedores focados em trocas de experiências em todo o Brasil.

O Cultura Empreendedora é realidade há pelo menos 7 anos, em que Wagner viu e vê, na prática, como a colaboração entre pessoas com diferentes brackgrounds e formações pode contribuir para que ideias fiquem mais próximas de se tornar realidade.

Então, outra dica valiosa é procurar por essa colaboração, já que é muito difícil se sentir realmente preparado para colocar um projeto em prática. Aguardar pelo momento perfeito pode ser uma perda de tempo para o empreendedor.

É possível empreender com poucos recursos

Basicamente, a criatividade é a saída para empreender com poucos recursos. Uma criatividade que esteja atenta às possibilidades que o mercado tem a oferecer, aos empreendedores que são referência, às tecnologias disponíveis e a como tudo isso pode ser utilizado valorizando as características próprias do agente dotado de perfil empreendedor.

Ao final da palestra, Wagner também listou algumas empresas que podem ajudar a financiar soluções criativas. A resposta à provocação inicial já ajudou a instigar os graduandos presentes na palestra, mas mencionar essas instituições torna a resposta ainda mais realizável, destacando a Eqseed e Ignitions Inc, além das instituições Finep e Fapesp.

Mas a palestra não era sobre QR Code?

Não esperar pelo momento certo pode ser uma deixa para falar como QR Code tem tudo a ver com isso.

Wagner conta que a tecnologia, desenvolvida nos anos 90 inicialmente para uso na indústria, passou a ser incorporada no Japão anos atrás, para as mais diversas funções, foi percebendo isso que ele pensou “por que não tentar implantar por aqui também?” e, mesmo desencorajado por colegas inicialmente, ele acreditou na ideia e seguiu em frente.

Hoje, o QR Code faz parte da vida dos brasileiros quase corriqueiramente, e ajuda em pagamentos, facilita o acesso de diferentes endereços internet afora e, com criatividade, pode ser utilizado de diferentes formas com muita eficiência.

 Qr code - empreender com poucos recursos

Mas a aplicação ia chegar no Brasil, de qualquer forma, – diziam os colegas de Wagner – o aprendizado aqui é o fato de, sabendo disso, acreditar ainda que a aplicação poderia trazer inovações e suprir demandas.

Seguindo esta crença, foi fundada a E-lemento, que fornece serviço de criação de QR Codes personalizados, e hoje tem outras grandes empresas como clientes.

Veja, a questão aqui não é necessariamente reinventar a roda, mas perceber o potencial que ela tem. Como um produto ou serviço pode ser utilizado criativamente para suprir as necessidades de mercado. É daí que vem a resposta para a provocação de Wagner no início da palestra.

O Ciclo de palestras

Essa foi apenas a primeira palestra deste ciclo, apenas o primeiro encontro com profissionais que são referência de mercado em diferentes frentes e no intuito de aproximar os alunos do mercado, muito além de uma formação que se limita a ser teórica.

Além disso, o evento não se restringe aos alunos, mas está aberto a qualquer pessoa que esteja interessada. O acesso aos conteúdos e as trocas de networking em um ambiente de aprendizado também dão certificado a todos os participantes inscritos, e contam como horas complementares.

Este e outros eventos podem ser acessados na aba de Eventos.

Leda Trevizoni
Editorial
Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *