7 jogos de simulação de negócios para alavancar o aperfeiçoamento profissional
Quando a maioria das pessoas escuta a palavra “jogos”, logo pensa em entretenimento, diversão e hobby. Os games de fato proporcionam tudo isso, mas não apenas.
Jogos de todos os tipos são utilizados para fins que vão muito além do passatempo. Um desses fins é o aprendizado e capacitação de profissionais. Nesse contexto, universos fantásticos ensinam lições sobre liderança e economia, batalhas interestelares servem de exemplo para empreendedores e as táticas de um jogo de tiro ajudam negócios a mirar mais certeiramente em suas estratégias.
Existe também um tipo de jogo cuja ligação com o mundo corporativo é ainda mais estreita. Estamos falando dos jogos de simulação de negócios, que, como o próprio nome já sugere, colocam seus jogadores no comando de empresas fictícias e os desafiam a criar estratégias que levem suas empreitadas ao sucesso.
Apesar de muitos terem sido desenvolvidos com o objetivo inicial de entreter, esses jogos são altamente valiosos para a área de negócios (do mundo real). Muitas vezes, o cotidiano corporativo pode ser estressante e cansativo. Jogos de simulação oferecem aos profissionais a chance de aprimorar suas skills em um ambiente mais leve e seguro, onde o risco de errar existe mas carrega poucas consequências.
Índice
4 vantagens de incluir os jogos de simulação na rotina
1) Prática de soft skills
Jogos de simulação de negócios permitem que um profissional ponha em teste suas habilidades sem arriscar sua posição profissional. É possível praticar skills como comunicação e liderança e até mesmo cometer erros que não terão real impacto na sua carreira.
2) Aprimoramento de hard skills
Além das soft skills, os jogos de simulação são ótimos para treinar hard skills específicas de certos segmentos ou funções. Há uma enorme variedade de títulos disponíveis no mercado atualmente, cujos temas vão da gestão hospitalar à influência digital.
3) Team building
Team building (ou, em tradução livre, formação de equipe) é um nome que se dá a diversas atividades que são promovidas por empresas com o objetivo de fortalecer a integração entre a equipe.
Jogar jogos que simulam estratégias de negócios é uma maneira descontraída e produtiva de fazer com que pessoas de distintas personalidades e visões se unam em torno de objetivos em comum.
4) Espairecer
Para um profissional apaixonado, deixar o escritório para trás no final do dia nem sempre é uma tarefa simples. Jogos de simulação podem ser uma ótima ferramenta para ajudar esses profissionais a espairecer sem deixar o seu lado profissional de lado.
7 títulos para mergulhar no universo dos jogos de simulação de negócios
Atualmente, o gênero de simulação de negócios conta com centenas de títulos disponíveis. De segmentos específicos a sistemas econômicos inteiros, é possível controlar uma infinidade de situações diferentes e desenvolver uma ampla gama de skills. Abaixo, reunimos 7 deles que podem ser boas opções para quem deseja dar o seu start nesse universo.
1) Planet Coaster
Construir e gerenciar seu próprio parque de diversões. Essa é a principal premissa e objetivo de Planet Coaster. Lançado originalmente em 2016, esse game coloca o jogador na pele de um administrador que deve trabalhar para que seu parque seja bem-sucedido.
Apesar de emular um segmento de mercado específico, Planet Coaster traz situações universais do mundo dos negócios: obter o melhor produto (atrações), atrair clientes (visitantes), administrar orçamentos muitas vezes apertados e gerar o máximo de lucro possível.
2) Youtubers Life 2
Apesar de ser uma profissão relativamente nova, os youtubers e criadores de conteúdo digital já possuem um jogo de simulação para chamarem de seu.
Lançado em 2021, Youtubers Life 2 é a continuação/atualização de um título de 2016. O objetivo aqui é administrar um canal do YouTube de forma que o mesmo se torne lucrativo. Trata-se de um verdadeiro mergulho em um dos segmentos mais rentáveis da atualidade, o da influência digital. O jogador começa da estaca zero, com equipamentos modestos e sem uma grande base de seguidores, e é desafiado a galgar seu caminho rumo à fama virtual, com todos os processos que isto envolve.
3) Crossroads Inn
Um dos títulos mais curiosos da lista, Crossroads Inn é um jogo que funde dois gêneros populares: simulação e fantasia.
Ambientado em um mundo fantástico medieval semelhante ao dos RPGs, o game dá a seus jogadores a missão de criar, administrar e expandir sua própria taverna. Isso inclui montar o ambiente, definir os serviços e menu e tudo mais que envolva a satisfação dos clientes – viajantes que vêm de lugares distantes.
4) Transport Fever
Transport Fever é, ao mesmo tempo, um exercício de administração de negócios e uma viagem pela história dos meios de transporte.
O jogo começa em 1850, época em que os trens e ferrovias predominavam. À medida que o jogador avança, aviões, automóveis, portos, rodovias e aeroportos começam a surgir. O objetivo é se tornar um magnata da área, construindo redes de transporte complexas e lucrando por meio delas.
5) Rise of Industry
E já que estamos falando de tempo e história, não podemos deixar de mencionar Rise of Industry.
Situado na primeira década do século XX, Rise of Industry desafia os jogadores a construírem seu próprio império industrial em uma época em que o conceito de industrialização ainda estava começando a se formar. Além de skils, o jogo ensina que, por mais que o tempo passe, há elementos do mundo corporativo que se preservam: a necessidade de saber negociar e o faro aguçado para novas oportunidades.
6) Motorsport Manager
Jogos de corrida são um gênero popular desde o surgimento dos videogames. Mas e se os jogadores pudessem guiar além do volante? É essa a proposta de Motorsport Manager, um jogo em que o objetivo principal não é correr, mas sim administrar um time de corrida de alta performance.
A experiência oferecida por Motorsport Manager é ampla e detalhada. Na posição de gestor, o jogador deve contratar pilotos capacitados, construir carros potentes e até mesmo participar de decisões relacionadas às regras e regulamentos do esporte. Ou seja, uma verdadeira imersão no mundo dos negócios esportivos.
7) Game Dev Story
Para encerrar nossa seleção, que tal um jogo que simula justamente a carreira de um desenvolvedor de jogos?
Game Dev Story coloca o jogador no comando de um estúdio de jogos pequeno, mas com uma grande aspiração: criar um título que venda milhões. Ou, quem sabe até, o seu próprio console.
Com gráficos que emulam a estética 16-bits de aparelhos clássicos como Super Nintendo e Mega Drive, o game engloba todos os aspectos da produção de um jogo: contratação e treinamento de pessoal, montagem de escritório, desenvolvimento, divulgação, licenciamento e participação em convenções. Além disso, há diversas referências a consoles e eventos que fizeram parte da história dos jogos eletrônicos, o que ajuda a engajar os mais nostálgicos.
Como você viu, jogos de simulação de negócios podem ser muito mais do que simples ferramentas de entretenimento. Com o foco e direcionamento corretos, esses títulos podem ser utilizados para potencializar as skills profissionais de quem ocupa ou deseja ocupar posições de administração e liderança.
Além dos títulos que mostramos nesse artigo, existem muitos outros disponíveis no mercado, cada qual com seu tema e particularidades, mas todos com uma coisa em comum: a proposta de fazer entretenimento inspirado e que inspire a vida real. E você, já explorou algum jogo do tipo?
Deixe um comentário