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6 valiosas lições de negócios que World of Warcraft pode nos ensinar 

World of Warcraft é um dos games mais jogados do mundo, e sua relação com o mundo dos negócios pode ser mais estreita do que se imagina.

Quando alguém decide aprender mais sobre negócios, alguns meios logo vem à mente: cursos livres, graduações, pós-graduações, livros, palestras e jogos. Não, você não leu errado. Jogos, sejam analógicos ou eletrônicos, treinam a nossa mente e desenvolvem skills fundamentais para profissionais de negócios.

Um grande exemplo disso é World of Warcraft – WOW, o MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game) da Blizzard que há duas décadas faz sucesso entre os gamers – muitos deles profissionais destacados em suas áreas. 

Parte da franquia Warcraft, WOW é um jogo online em que criam e controlam personagens/heróis em um mundo de fantasia aberto. Isso significa que não há um único objetivo no sentido restrito da palavra, mas sim uma série de missões, duelos e interações com monstros e outros jogadores e explorações.

As semelhanças entre os mundos do jogo com o do trabalho, supostamente distintos, surgem logo de cara. No início do jogo, o jogador se vê em um horizonte limitado, sem grandes conhecimentos e recursos do que lhe cerca, em um mundo gigante e complexo, repleto de criaturas e inimigos (ou seriam concorrentes?) para superar. Nada muito diferente de um empreendedor que está começando um negócio ou entrando em um novo mercado.

Além disso, o mundo de um MMORPG tem um sistema econômico que emula o da vida real. Os jogadores compram, vendem e negociam itens, suprimentos, mão-de-obra, moedas e etc, de um jeito muito parecido com o do nosso dia a dia. 

Siga em frente neste artigo e explore conosco 6 lições valiosas que podemos importar do mundo de World of Warcraft para o nosso profissional.

1) Tudo tem seu preço – seja no mundo de World of Warcraft ou no real

Quem já teve que precificar um produto ou serviço sabe muito bem que isso não é uma tarefa tão simples quanto parece. 

Geralmente, o processo de precificação envolve três fatores: custos de criação do produto, valor de mercado e geração de caixa. No WOW, a mesma lógica se aplica aos itens que podem ser comprados e vendidos pelos jogadores.

Por exemplo: dentro do game, o jogador pode escolher entre diversas profissões para o seu personagem. Uma delas é a de ferreiro, responsável por fabricar e vender ferramentas, armaduras de placas e armas como por exemplo o Machado Forjado em Tempestade.

Se um outro jogador quiser obter esse machado, uma boa maneira de saber quanto oferecer por ele é descobrir o quanto de recursos um ferreiro gasta para obter o material e adicionar a esse valor uma margem referente ao tempo gasto e à expertise do colega. Para tanto, o ferreiro terá de comprar suprimentos do profissional minerador, que por sua vez, coleta veios de diversas qualidades de metais espalhados aleatoriamente pelos mapas do mundo aberto, e que gera as matérias primas como barras de metais, tão necessárias para o ferreiro transformá-las nesses equipamentos diversos.

Mapa detalhando algumas profissões e itens do mundo de World of Warcraft.
Reprodução: Reddit

Outro exemplo: diferente do Machado, alguns itens do jogo só podem ser obtidos por meio da Casa de Leilão. Nesses casos, o preço que o jogador vai pagar irá depender do valor de mercado acumulado por esse item com o passar do tempo. Se um Escudo do Crânio Flamejante é vendido na Casa de Leilão por 200 moedas de ouro, por exemplo, dificilmente será possível encontrá-lo por um preço menor.

Por fim, mais uma tática de precificação encontrada tanto no mundo real quanto no universo de WOW é aquela que leva em conta a rentabilidade do produto a longo prazo. A receita de uma Poção da Rapidez, por exemplo, costuma ser vendida por 10 moedas de ouro, valor relativamente alto para uma receita de nível iniciante.

Entretanto, dúzias (grupos grandes) dessa mesma poção podem ser vendidas entre 4 e 5 moedas de ouro por unidade, pagando o investimento inicial na receita e gerando lucro em escala para o jogador.

No mundo real, um processo muito parecido com o que foi descrito acima é o da compra de maquinário por uma indústria de manufatura. Antes de realizar tal aquisição, a empresa faz uma avaliação minuciosa que leva em conta inúmeros fatores relevantes como:

  • Comparar e analisar as diversas opções do mercado para avaliar se os preços cobrados pelos fabricantes condizem com os recursos oferecidos, a tecnologia empregada e os custos que envolvem o desenvolvimento desse tipo de equipamento;
  • Estudar o retorno que esse investimento pode gerar para a empresa, não só em produtividade como também em operação e ganho de eficiência;
  • Considerar os riscos que envolvem a compra. Assim como itens de jogo, máquinas também podem se tornar obsoletas e perder eficiência e valor de mercado na medida em que a jornada indústria (e da tecnologia de forma geral) evolui para novos níveis.

E assim, como na economia do mundo real, uma relação em cadeia de mantimentos (supply chain) ocorre no mundo do WOW.

Reprodução: edecoração

Percebeu a semelhança? É por essas e outras que podemos afirmar sem medo que alguém que joga World of Warcraft acaba desenvolvendo hard skills importantes no campo da economia.

2) Preço é diferente de valor

Warren Buffett, considerado por muitos o maior investidor de todos os tempos, costuma dizer que “o preço é o quanto você paga, enquanto o valor é aquilo que se obtém daquele produto ou serviço”.

Tanto no mundo dos negócios quanto em um jogo de MMORPG, esse é um balanço com o qual nos deparamos constantemente.

À primeira vista, itens caros podem soar apenas como um gasto desnecessário. Mas o que muitos se esquecem é que os benefícios a longo prazo daquela compra acabam fazendo com que o investimento valha a pena no fim das contas.

Tomemos como exemplo uma situação comum em World of Warcraft: os itens de montaria do jogo não costumam ser baratos. Porém, eles fazem com que o personagem do jogador ganhe até 100% mais em velocidade de movimento, tornando o investimento vantajoso.

Podemos fazer inúmeros paralelos disso com a rotina corporativa. Um exemplo simples: algumas pesquisas mostram que, quando um colaborador utiliza mais de um monitor ao mesmo tempo, sua produtividade pode aumentar exponencialmente. Sendo assim, o investimento em novos monitores acaba sendo vantajoso pelo valor gerado a médio e longo prazo para os resultados da empresa.

A lição que podemos tirar disso é clara: às vezes, vale a pena gastar um pouco mais em upgrades que de fato terão um impacto escalonado e positivo nos resultados de suas operações.

3) Vale a pena investir na própria capacitação

O mundo corporativo está mais competitivo a cada dia que passa. E para se sobressair neste cenário, um profissional precisa estar em constante aprimoramento

Como muitos jogos do mesmo gênero, World of Warcraft também tem uma jornada baseada na evolução do jogador. Quanto mais o personagem é capaz de se aperfeiçoar nas profissões que desempenha no game, mais ele poderá se rentabilizar criando itens raros, complexos e altamente valorizados e procurados.

Podemos até mesmo dizer que, se há algum objetivo principal no jogo, é justamente o ganho de experiência. À medida em que se sobe de nível, os desafios se tornam maiores e o número de pontos, moedas, títulos e reputação que o jogador precisa acumular para continuar avançando aumentam.

Em World of Warcraft, upgrades de personagens são um elemento fundamental da mecânica do jogo.

O valor do trabalho de uma pessoa – seja no mundo real ou em WoW – é determinado pelo tempo que ela investe em si, pela demanda do serviço que ela oferece, pelo seu nível de habilidade e pela escassez de profissionais de alto nível de habilidades no mercado.

Por isso, nós, assim como os personagens de World of Warcraft, devemos investir sem medo no nosso próprio aprimoramento. O jogo nos mostra que quanto mais especializado um profissional se torna, mais valor, seja financeiro ou de outro tipo, ele poderá agregar ao seu trabalho.

4) Táticas reais de venda também existem no mundo virtual

Voltando às semelhanças entre a economia do mundo de World of Warcraft e a gestão de negócios da vida real, é interessante sublinhar o fato de que, nos dois universos, as atividades promocionais são uma prática constante.

Uma rápida visita ao canal de conversa de comércio do jogo nos expõe a diversos jogadores tentando comprar ou vender itens de forma direta, sem ter que passar pela Casa de Leilão.

Nesse canal, os jogadores que desejam gerar demanda mais rápido pelos seus itens costumam se utilizar de táticas muito familiares para quem lida com negócios no mundo real. 

A primeira delas é a criação de um senso de urgência que leva o colega a agilizar a decisão de compra. Geralmente, isso é feito por meio de uma redução, por tempo limitado, nos preços. A outra estratégia é a de agregar valor ao item com base no fato de o mesmo ser raro ou mais difícil de encontrar no jogo.

Além disso, esses jogadores também buscam acumular uma boa reputação, pois esse também é um fator importante para quem compra.

Quer um exemplo simples? Em marketplaces como o Mercado Livre, a reputação do vendedor costuma ser um quesito relevante e, em muitos casos, decisivo para que o cliente compre o produto de X ou de Y. No canal de vendas de WoW, o esquema é bastante parecido e pode ser um ótimo treino para quem deseja empreender.

5) A lei da oferta e da demanda 

Lei da oferta e da demanda é um dos conceitos econômicos mais básicos que existem e também um dos mais presentes na nossa rotina – seja quando estamos administrando um negócio, seja quando estamos na posição de consumidores e, sim, quando estamos jogando World of Warcraft também.

Por exemplo: o pano de linho é um item muito comum de ser encontrado no jogo, figura carimbada na Casa de Leilões. Por esse motivo, ele é visto pelos jogadores como um objeto de pouco valor, sendo geralmente vendido não muito mais do que alguns pedaços de cobre.

Por outro lado, o pano de etertrama é muito raro e difícil de encontrar, o que o torna um item caro e muito disputado quando é oferecido.

Não é preciso pensar muito para perceber que a economia do jogo pega emprestada a mesma lógica com a qual lidamos diariamente no mundo real. A lei da oferta e da demanda rege o nosso dia a dia em inúmeros aspectos. 

Como tudo na vida, existem, é claro, algumas variáveis. Voltando ao exemplo citado acima, se há, por algum motivo, muitos panos de etertrama disponíveis na Casa de Leilões, é normal que o preço caia temporariamente até que todos sejam negociados. Entretanto, a regra geral segue clara: quanto mais raro ou mais procurado um item for, maior será o seu valor no mercado.

6) Desafios ajudam a construir o crescimento

Um dos grandes méritos da equipe responsável por desenvolver e manter World of Warcraft é o fato de que, mesmo com duas décadas de existência, a fórmula do jogo até hoje não se esgotou. 

Pelo contrário: o mundo aberto no qual o game se passa é um ambiente onde o jogador é constantemente desafiado para desenvolver novas habilidades e competências. Ao mesmo tempo, os desenvolvedores têm o cuidado de que esses desafios sejam condizentes com o nível de vivência e expertise de cada jogador, para evitar ao máximo que eles se sintam frustrados por não conseguirem realizar algo.

Inércia e crescimento são duas palavras que não existem no mesmo vocabulário, e é nessa ideia que reside uma das principais lições que WoW pode ensinar a empreendedores, administradores de empresas, gestores e profissionais em geral. 

Adotar a mesma ideia de desafios e aprimoramentos constantes vista no jogo é uma ótima maneira de impulsionar inovações dentro de um ambiente corporativo e na carreira individual de um colaborador. Quando a perspectiva de algo a mais existe, todos se tornam mais dedicados a se superar para atingir o próximo nível.

World of Warcraft não é um sucesso duradouro por acaso. Com milhões de jogadores ativos todos os dias, o jogo está longe de demonstrar sinais de cansaço, tendo seu espaço já sedimentado entre os games mais populares da história.

A razão desse sucesso não é tão difícil de se entender. Em um mundo tão amplo e aberto, a criatividade dos jogadores é elevada a uma potência muito maior. Quem joga World of Warcraft dificilmente se vê entediado ou estagnado no mesmo lugar. Sempre há algo novo a explorar e skills para desenvolver.

O mundo corporativo ideal é parecido com o de World of Warcraft: cheio de possibilidades, etapas para desbravar e coisas para aprender. Vamos gamificar esta jornada?

Graduado em Publicidade e Propaganda, atua desde 2018 como redator de marketing, conteúdo, mídias sociais e publicidade. Possui em sua bagagem passagens por importantes agências e empresas, onde pôde ter contato com diferentes mercados e temas. Atualmente, cria conteúdos sobre gamificação para o blog Fapuga News.
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