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Como e por que utilizar o Discord nos negócios

Comumente associada ao universo dos games, a plataforma Discord tem ganhado cada vez mais visibilidade no universo dos negócios.

Você já ouviu falar em Discord? Lançada em 2015, essa plataforma de comunicação foi inicialmente pensada para o público gamer, com a intenção de facilitar a interação entre os membros de equipes de jogos como Final Fantasy XIV e League of Legends.

Porém, nos últimos anos, os desenvolvedores do serviço têm buscado ampliar sua atuação para além dos games. Atualmente, o Discord é uma plataforma gratuita e livre com recursos de comunicação por meio de texto, vídeo e áudio, além de permitir o compartilhamento de arquivos. Ou seja, um serviço tão completo quanto outros de uso mais disseminado no meio corporativo, como Microsoft Teams, Zoom, Slack ou até mesmo o WhatsApp.

Mas apesar deste reposicionamento, muitas empresas e administradores ainda não conhecem ou resistem em conhecer os benefícios de se ter o Discord tanto como plataforma de comunicação interna quanto como canal de mídia social. Neste artigo, buscamos desmistificar e destacar os benefícios que a plataforma pode proporcionar às empresas.

Do mundo gamer para o universo corporativo

O Discord tem ampliado cada vez mais sua presença no mundo empresarial.

Quando o Discord surgiu, em maio de 2015, logo se tornou um queridinho do meio gamer. Com sua interface intuitiva e amplas possibilidades de customização, a plataforma facilitou como nunca antes a comunicação entre jogadores. 

Mas foi durante a pandemia da COVID-19 que as empresas passaram a olhar o Discord com mais atenção. Com um grande número de pessoas trabalhando de forma remota, a necessidade de uma infraestrutura de comunicação mais robusta se tornou uma necessidade para quase todas as organizações e muitas encontraram no Discord a solução para os seus desafios. 

Ao perceber que estava começando a atrair um público além daquele que a consagrou, a companhia logo deu início ao projeto de se posicionar como um serviço de comunicação capaz de atender a todos, e não apenas a quem joga. Uma das primeiras ações nesse sentido foi mudar seu slogan de “Chat for Gamers” (Chat para Jogadores) para “Chat for Communities and Friends” (Chat para Comunidades e Amigos).

Desde então, a base de usuários do Discord cresceu exponencialmente. Segundo a própria empresa, mais de 150 milhões de pessoas em todo o mundo utilizam o serviço mensalmente. Atualmente, seu site é uma das trinta páginas mais visitadas em toda a web.

Ainda: de acordo o veículo de notícias americano CNBC, 70% dos usuários atuais do Discord usam a plataforma tanto para jogos quanto para outros propósitos. Além disso, o aplicativo é um favorito da Geração Z, justamente a que está começando a ingressar no mercado de trabalho e conquistando poder de consumo.

Implementando o Discord

Dentre os principais benefícios em utilizar o Discord como plataforma de comunicação, está o fato dele ser um serviço gratuito e, apesar disso, livre de publicidade em sua versão básica. Quem deseja recursos como vídeo em alta definição, opções extra de personalização ou enviar arquivos maiores pode contar com a versão Nitro, que é paga assim como outros softwares do gênero.

Além disso, o Discord também possui o diferencial de não cobrar quando um novo usuário é adicionado a um servidor/comunidade, o que facilita quando a empresa está integrando funcionários, por exemplo.

Construindo sua comunidade

O Discord é uma plataforma focada na interação em tempo real entre seus usuários. Por isso mesmo, ela pode ser utilizada para construir uma comunidade on-line de seguidores ou clientes. 

Um ótimo case de sucesso foi o da empresa de fast food americana Jack in the Box durante a San Diego Cominc-Con de 2021. Com o mundo ainda sob o impacto da pandemia do coronavírus, o tradicional evento de cultura pop foi obrigado a realizar uma edição 100% on-line. 

A festa virtual da Jack in the Box foi um dos primeiros cases de sucesso do Discord na seara de negócios.

De olho no engajamento que isso poderia gerar, a Jack in the Box criou um servidor no Discord para promover uma afterparty virtual que contou com distribuição de brindes, canais dedicados a temas de interesse do público e até mesmo um show da banda de temática geek The Aquabats. 

O resultado da ação foi um grande sucesso de engajamento que gerou, de forma personalizada e autêntica, uma enorme visibilidade para a marca durante um período complexo.

Dentro de um servidor do Discord, é possível criar canais exclusivos para eventos, promoções, atividades e discussões, o que mantém o público sempre entretido e com a sensação de fazer parte de uma grande comunidade de consumidores. Essa ideia já foi assimilada há bastante tempo pela indústria dos games, mas ainda engatinha em outros segmentos. Nesse contexto, o Discord pode servir como um ponto de virada cultural dentro da organização.

Conhecendo seu público

Um dos benefícios oferecidos pelo Discord aos negócios que possuem servidores ou comunidades verificadas é o acesso ao recurso Server Insights.

Esse recurso consiste em uma série de dados e estatísticas que podem ser muito úteis para conhecer mais a fundo o público que interage com a organização. As informações incluem:

  • Crescimento e Ativação: de onde os novos membros estão vindo e quantos deles são retidos;
  • Engajamento: o que os membros estão fazendo, quantos usuários estão interagindo e quais canais estão gerando mais atividade. 
  • Audiência: de onde são os membros do servidor e há quanto tempo eles estão por lá;
  • Canais de Anúncios: dados sobre os canais de anúncios criados pela empresa;
  • Tela de Boas-vindas: analytics sobre a tela de boas-vindas do servidor. 

Incentivos e recompensas

Marcas que vendem conteúdo on-line podem utilizar o Discord como forma de recompensar seus clientes. Com o recurso de servidores privados, é possível criar um canal exclusivo para os consumidores interagirem entre si e se manterem em contato constante com a empresa.

Dentro desse canal, também é possível construir um programa de recompensas para a comunidade por meio de questionários, perguntas, e grupos. É como se fosse um prêmio dentro de um prêmio. 

Referência do mercado de luxo, a Gucci também se rendeu ao Discord.

Quer um exemplo prático disso? Uma das marcas de luxo mais conhecidas do mundo, a Gucci, criou uma loja conceito em torno de seu servidor do Discord, o Gucci Vault. Por meio do X (antigo Twitter) a marca convidou seus seguidores a entrarem no servidor. Os vinte primeiros ingressantes ganharam algumas vantagens extras, como o acesso a canais NFT exclusivos.

Apenas nos primeiros dois dias da ação, mais de 28 mil pessoas aderiram ao servidor, um sucesso tão grande que levou a Gucci a contratar uma pessoa especialmente para gerir o Discord da empresa.

Criando experiências de usuário personalizadas

O Discord não possui a gama de anúncios disponível em outras plataformas de mídia social, mas isso é mais do que compensado com o recurso de cargos.

Os cargos do Discord são uma inovação no quesito de oferecer uma experiência personalizada aos consumidores. Eles consistem em uma série de permissões e filtros que, assim como os recursos de Ads das redes sociais tradicionais, possibilitam a segmentação e customização de públicos.

Há muitas formas criativas de aproveitar esse recurso. Uma delas é personalizar as cores e ícones de cada nome de usuário para identificá-los mais facilmente. Outra é filtrar quais tipos de notificações cada consumidor irá receber, garantindo que o usuário veja apenas aquilo que lhe interessa. Também é possível atribuir permissões e controlar o que cada usuário pode ou não fazer dentro do servidor.

Promovendo um evento no Discord

A grande força que move o Discord é, sem dúvida, o seu foco na interação entre pessoas e comunidades. Por esse motivo, ele é uma das plataformas mais adequadas para a realização de eventos virtuais. Há inclusive uma aba no aplicativo que é exclusiva para eles.

Um evento promovido pelo Discord pode ser sobre literalmente qualquer assunto e ter diferentes objetivos. Vejamos o exemplo da rede de restaurantes americana Chipotle, que inovou ao utilizar a plataforma para realizar uma feira de empregos.

Com dificuldade para preencher suas vagas de trabalho, a empresa criou um servidor no Discord especialmente para disponibilizar informações sobre carreiras e recrutamento e colocar possíveis candidatos em contato com a equipe da companhia. Em apenas uma semana, a ação fez com que a Chipotle recebesse mais de 24 mil novas candidaturas de emprego, um aumento de 77%.

Fonte: Business Insider

Mas esse exemplo é apenas a ponta do iceberg. Por meio do Discord, é possível realizar uma ampla variedade de eventos em tempo real. Lançamentos de produtos, workshops, concursos, anúncios de novidades, apresentações de bastidores e até mesmo eventos feitos apenas para divertir e engajar a comunidade são só alguns dos exemplos.

Como impulsionar sua estratégia no Discord com a ajuda da gamificação

Quando falamos em uma plataforma originalmente pensada para gamers, é impossível deixar de lado o aspecto da gamificação. 

Gamificar é utilizar mecânicas, estratégias e elementos comumente encontrados em jogos para outros fins. E um desses fins pode ser o crescimento de uma comunidade no Discord. Isso pode ser feito de diversas maneiras, e abaixo vemos alguns exemplos práticos.

Sistemas de pontos ou recompensas

Essa tática consiste em oferecer pontos para aqueles usuários que mais participam das discussões, compartilham conteúdos relevantes com a comunidade ou completam tarefas que foram propostas. Posteriormente, é possível dar a opção de trocar esses pontos por cargos especiais, acesso a canais exclusivos ou até mesmo prêmios físicos.

Competições e desafios

Essa é outra boa maneira de gamificar um servidor no Discord. Apesar de parecer complexa, essa estratégia pode ser aplicada por meio de iniciativas tão simples quanto um jogo de perguntas e respostas, por exemplo. Além de engajar os usuários, esse tipo de ação cria um senso de competição e aprimoramento que ajuda a mantê-los motivados. 

Leaderboards

Um leaderboard serve para acompanhar e comparar o progresso dos usuários do servidor. Assim como um ranking de jogo, o leaderboard traz dados referentes a pontos, desafios completados ou qualquer outra métrica que o administrador escolher. Ver seu nome estampado no leaderboard pode ser um grande motor de motivação para os membros.

Outras opções

Além das estratégias que mencionamos, é possível incorporar a gamificação ao Discord de outras formas. Integrar elementos de gameplay aos canais para torná-los mais atrativos e interativos também é uma possibilidade. Você pode, por exemplo, utilizar ferramentas como o GarticBot para criar um canal específico para promover jogos entre os usuários.

Utilizar o Discord como ferramenta de negócios, seja para se comunicar internamente ou com os seus clientes, é um campo repleto de possibilidades relativamente inexploradas. Apesar disso, os exemplos e cases que abordamos neste artigo mostram o quanto a plataforma é promissora e capaz de gerar resultados concretos. 

O fato é que o uso do Discord no mundo corporativo é uma tendência que só cresce e não dá sinais de retração. Seu negócio está pronto para essa virada de jogo?

Referências:

What is Discord? The ultimate guide for businesses 

4 Fun Ways to Gamify Your Discord Community and Boost Engagement With examples

Graduado em Publicidade e Propaganda, atua desde 2018 como redator de marketing, conteúdo, mídias sociais e publicidade. Possui em sua bagagem passagens por importantes agências e empresas, onde pôde ter contato com diferentes mercados e temas. Atualmente, cria conteúdos sobre gamificação para o blog Fapuga News.
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