Neste domingo, a Dra Ana Carolina Puga esteve presente na Paróquia de São João Batista, participando, em nome da Fapuga, das doações de prendas para o Leilão de São João. O evento marca o fim da semana dedicada a homenagens ao padroeiro da paróquia.
Trata-se de um evento tradicional na cidade, repleto de festividades do circuito clássico de uma festa junina do interior, com homenagens aos santos nas missas e honrarias, quermesse com comidas típicas, bingos beneficentes e quadrilha junina, com a dança da saia, das fitas e tradição do mastro.
Enfim, é uma festa que reúne muitas famílias da cidade e da região durante a semana dedicada a celebrar o dia de São João Batista, comemorado em 24 de junho. Para encerrar as festividades, houve então o Leilão de São João, em que a Dra Ana esteve presente.
A Dra Ana nasceu em Sertãozinho e guarda grande carinho pela cidade, então estar presente e fazer parte da comunidade em ações como esta é muito importante para ela, e para a Fapuga | Nepuga.
A importância de participar deste Leilão de São João
A participação da Dra. Ana Carolina Puga, representando a Fapuga | Nepuga, na doação de prendas para o Leilão de São João, evidencia a importância das ações sociais realizadas pelas instituições em relação ao fortalecimento dos vínculos com a comunidade em que estão inseridas.
Ao se fazer presente em um evento tradicional e notório na região, demonstramos a disposição de contribuir para o bem-estar das pessoas e do local como um todo.
A participação da instituição em ações como essa não só permite ajudar aqueles que mais precisam, mas também ajuda a fortalecer a relação com a comunidade e estreitar laços com potenciais discentes, colaboradores e parceiros comerciais, além de reforçar nossa identidade a partir de valores que compartilhamos com a comunidade.
No último sábado (17), o Prof. Dr Bruno Gomes ministrou um workshop sobre como elaborar um bom currículo, de encontro às necessidades de quem está à procura por novas oportunidades de trabalho, auxiliando os alunos da Fapuga em suas maiores dificuldades.
O que você encontra nesta matéria:
O curso foi realizado principalmente em formato de conversa, de forma a trazer dicas de como fazer, o que deve ter o currículo, o que deve ser evitado, além de tratar das mídias sociais que auxiliam na divulgação das próprias habilidades e experiências.
Com a utilização de diversos modelos de currículos prontos, o Prof. Bruno pôde exemplificar de diferentes formas o que é certo e errado na elaboração deste, que é um documento tão importante.
O docente comenta um pouco sobre uma das principais dificuldades encontradas na hora de elaborar um bom currículo:
“Antes de produzir, eles fazem uma pesquisa prévia para saber como é, só que eles sempre pecam pelo acesso, sempre gostam de currículos muito extensos, gostam de coisas bem detalhadas porque eles acham que o tamanho vai impressionar a empresa, e aí a gente trabalhou justamente nesses mitos.”
O fortalecimento de laços através de experiências presenciais
A disciplina que o Bruno ministra, de Linguagem e Argumentação, é a única dos cursos de Administração e Gestão Hospitalar que é acontece com aulas gravadas, e há grandes diferenças em uma oportunidade de workshop presencial como este.
Nas aulas gravadas, o docente conta que as aulas são planejadas a partir das dificuldades mais comuns. Se falando em currículo, por exemplo, aulas gravadas tratariam do erro comum de exagerar nas informações colocadas, tanto em volume, como pertinência e veracidade.
Já durante uma oportunidade de troca presencial, é possível perceber na prática as nuances de dificuldades e a realidade de cada um em experiências e buscas por oportunidades.
E Bruno comenta também sobre essa diferença de proximidade: “Eu acho importante esses momentos que a gente tem, importante para fortalecer os laços, e também para conhecer o nosso aluno como indivíduo.”
Conta também que a recepção dos alunos foi muito boa, e gerou inclusive ideias para os próximos encontros. Ainda não há data, mas a principal ideia foi para realizar um próximo workshop abordando entrevistas de emprego.
E, enquanto este workshop não acontece, você pode conferir o último episódio do Podcast Fapuga, em que o foco da conversa foi, justamente, mercado de trabalho e busca por oportunidades de crescimento profissional.
As principais dicas para elaborar um bom currículo
As dicas abaixo são baseadas justamente na experiência do workshop realizado pelo Prof. Bruno, e outras dicas que você pode encontrar também nas redes da Fapuga.
1 – Conheça a empresa
Caso você vá se candidatar para uma vaga específica, vale muito a pena pesquisar sobre a empresa que está oferecendo a vaga, até para avaliar seus valores, além de destacar os próprios atributos em formação e experiência da forma mais relevante para a vaga pretendida.
2 – Objetividade sempre
Assim como comentado, exagerar no volume de informações não é uma vantagem. O ideal é selecionar as informações mais relevantes para despertar o interesse da empresa. Até porque, as instituições recebem um volume muito grande de currículos, e não é um documento de várias páginas com informações soltas que vão fazer o seu currículo se destacar.
3 – Não esqueça os dados pessoais
É imprescindível acrescentar dados pessoais de contato e de formação acadêmica. O primeiro, para que a empresa consiga entrar em contato com facilidade; o segundo, para certificar de que, enquanto candidato, você tem os principais requisitos para realizar determinada função.
4 – Sem fake news
Não adianta inserir habilidades que ficam bonitas no currículo, mas que na prática não fazem parte de suas aptidões.
Uma vez que ocorrer a contratação, essas habilidades serão exigidas, e é importante ter segurança para realizá-las e tornar a melhor experiência profissional, muito além de uma nova linha no currículo.
Edital 002/2023 – PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTE EM 2023
A FACULDADE ANA CAROLINA PUGA (FAPUGA) torna pública a abertura das inscrições do processo seletivo para docente interno e externo, para a contratação de docentes para a sede em São Paulo, localizado à rua Padre Estevão Pernet nº 402 , no bairro Tatuapé.
Há 2 vagas em aberto para docentes na área de Gestão.
ATRIBUIÇÕES DO CARGO:
O docente contratado deverá ministrar aulas no curso Superior de Graduação em Administração e CST em Gestão Hospitalar, elaborar material didático bem como apoiar as atividades acadêmicas, de extensão e outras atividades didático-pedagógicas, incluindo o desenvolvimento dos cursos e laboratórios.
Desenvolver atividades de extensão, orientar alunos nos projetos interdisciplinares, de iniciação científica, desenvolver pesquisa científica, sempre trabalhando de forma colaborativa com os demais professores do(s) curso(s).
Formação e área de atuação do docente:
Sólida formação acadêmica e experiência profissional, apto (a) para ministrar disciplinas na área de Administração e Gestão Hospitalar.
QUESITOS MÍNIMOS PARA A INSCRIÇÃO:
Serão considerados habilitados e poderão se inscrever neste processo seletivo para docente, os candidatos que atenderem aos seguintes requisitos:
a) possuir formação em Administração e/ou Gestão Hospitalar ou áreas correlatas, com título de mestre ou doutor já obtido;
b) ter experiência como docente na graduação,nas modalidades presencial e EaD assim como possuir experiência na orientação aos alunos de graduação;
c) experiência na gestão acadêmica;
d) experiência em desenvolvimento de projetos de responsabilidade social;
e) ter experiência em tutoria na educação à distância;
f) ter produção científica na área de Administração e/ou Gestão Hospitalar.
As fases do processo seletivo para docente são constituídas pelas seguintes etapas:
1ª Etapa: Análise documental e curricular dos candidatos.
Na classificação dos candidatos inscritos terá peso maior a experiência docente no curso de Administração e/ou Gestão Hospitalar e conhecimento específico na área, com evidências de boas avaliações do professor.
Período para envio: de 20 de junho de 2023 a 10 de julho de 2023.
O candidato selecionado na análise de currículo será convocado para entrevista via zoom em horário definido pela IES.
Período: 11 de julho
Horário: 9h-12h e das 14h-17h
3ª Etapa: Aula teste
A aula teste versará sobre um tema elencado abaixo, da escolha do candidato. A aula será presencial na sede da FAPUGA.
TEMAS DA AULA:
1- Funções do Administrador.
2- Limites e possibilidades da Administração contemporânea.
3- Empreendedorismo e sustentabilidade.
4- A Gamificação no Ensino Superior.
5- Políticas Públicas em saúde
A aula deverá ser de 20 minutos
Período: 13 e 14/07
Horário: 9h-12h e das 14h-17h
4ª Etapa: Entrevista presencial
O candidato selecionado na aula teste participará de entrevistas, presencialmente, com a comissão de seleção.
Período: 14/07
Horário: 9h-12h e das 14h-17h
RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES DO CARGO:
Prezar pelo processo ensino aprendizado dos alunos;
Prezar pela qualidade do ensino ofertado nas disciplinas de sua responsabilidade;
Propor e participar de projetos de extensão e iniciação científica;
Atuar com inovação metodológica nos conteúdos de sua responsabilidade.
REQUISITOS E QUALIFICAÇÕES:
Formação mínima de Mestre;
Experiência docente comprovada na área de atuação;
Experiência com EaD;
Desejável experiência profissional na área de atuação;
Conhecimento de metodologias ativas;
Habilidade com recursos tecnológicos;
Mínimo de cinco publicações na área nos últimos três anos.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
a) caso o processo seletivo para docente não identifique candidato (a) compatível com o perfil desejado, a FACULDADE ANA CAROLINA PUGA – FAPUGA reserva o direito de não realizar a seleção docente almejada neste edital, podendo prorrogar este processo seletivo;
b) o processo seletivo para docente será realizado por Banca Examinadora nomeada pela Direção Geral da Instituição;
c) a Banca Examinadora poderá decidir soberanamente sobre questões omissas neste edital e sobre este processo seletivo para docente, não cabendo recurso por parte dos candidatos. d) a data para a apresentação dos documentos necessários para a contratação será estabelecida pelo setor de Recursos Humanos e comunicado ao candidato selecionado, para o ingresso em julho de 2023;
e) a não solicitação de documentos durante o processo seletivo para docente não isenta o(a) candidato(a) selecionado(a) de apresentar todos os documentos exigidos na fase de contratação.
CANDIDATURA (VIA EMAIL):
As inscrições deverão ser feitas por e-mail, aos cuidados do RH, (trabalheconosco@nepuga.edu.br), indicando no assunto “Contratação Docente curso Adm/Gestão Hospitalar”.
Anexo ao e-mail, os interessados deverão enviar:
a) Cópia dos diplomas;
b) o link do currículo Lattes deverá ser colado ao corpo do e-mail;
OBS: Toda e qualquer comunicação com a Instituição deve ser realizada via e-mail trabalheconosco@nepuga.edu.br
Já escutou o segundo episódio do Podcast FAPUGA? Nesta edição, convidamos dois alunos para falar sobre suas experiências no mercado de trabalho no sentido da busca por oportunidades de crescimento profissional.
O que você encontra nesta matéria
O host da vez, Alexandre, começou a conversa colocando em pauta: será que o melhor é se estabelecer e crescer em uma empresa, ou estar sempre a procura de novas oportunidades em diferentes lugares?
Participaram os alunos Letícia Mariane e Leevy Miranda, ambos empregados e com boas expectativas em suas respectivas posições, contrariando o que tendências como quiet quitting, que sugerem que jovens estudantes comos eles não se apegam tanto às corporações em que trabalham, não tanto quanto as gerações anteriores, pelo menos.
Enquanto Letícia vê a oportunidade de aprender, Leevy identifica oportunidades de crescimento, e menciona que estar cursando uma graduação é um diferencial, que mostra interesse no próprio desenvolvimento profissional, e evidenciar esse comportamento é algo que os gestores e recrutadores levam muito em consideração.
O que é melhor para cada um profissionalmente vai depender muito da própria realidade, e este segundo episódio do Podcast FAPUGA é um convite para pensar no próprio contexto e acessar também outras realidades.
Alexandre Fiacadore, por outro lado, veio trazer sua experiência enquanto gerente da Fapuga, estando assim tanto na posição de recrutador quanto de colaborador, que também está atento ao mercado e ao que ele pede.
Dicas para correr atrás das oportunidades de crescimento profissional
Independente se você está contente com seu cargo e empresa ou se está buscando novos desafios, uma dica é certa: essa atenção ao que as empresas estão pedindo nas vagas que surgem é essencial, um sinal importante de qual deve ser o próximo aprendizado ou curso para correr atrás.
Durante a conversa mesmo, são mencionados Power BI e Chat GPT como diferenciais importantes do momento (fica a dica).
Caso você se enquadre mais no time da Letícia e do Leevy, e também quer se desenvolver uma carreira de mais segurança e estabilidade, esta edição abre uma outra pergunta ( e, com ela, diferentes possibilidades): o que é mais valioso, tempo de serviço ou a adaptabilidade? O desenvolvimento dessa questão no podcast eu vou deixar para você acompanhar ouvindo o episódio completo.
Alexandre levanta a bola sobre trabalhar em empresas multinacionais, e Levy menciona sua paixão por games, e que trabalharia em alguma empresa do segmento. Mas o que será que é necessário para fazer parte de uma grande empresa?
Alexandre menciona que objetivos como trabalhar nessas grandes corporações de tecnologia vêm de encontro à busca pelo bem-estar no trabalho e trabalhar com o que se gosta e são muitas vezes trabalhos que tendem ao exercício da criatividade e inovação.
E será que a Fapuga está preparando para este mercado com experiências, possibilidades e ambições diversas? Dá uma olhada no que os alunos responderam:
“Acho que, diferente de muitas das faculdades, a Fapuga é uma faculdade mais acolhedora. Não é apenas aluno e professor, é o grupo – professor ajudando aluno, aluno ajudando professor, alunos se ajudando”, começou o Leevy, sendo complementado pela colega Letícia:
“Acho que aqui a gente pode ser chamado de colegas de estudo. Temos contato bem próximo, não é aquela coisa de uma universidade onde às vezes você nem conhece a pessoa que está do seu lado, a gente conhece todo mundo.”
Mesmo entre os alunos dos diferentes cursos, não há um distanciamento, mas uma união, visível na colaboração mútua.
Mas chega de transcrições, você pode conferir essa conversa inteira e, se quiser, participar também – afinal, se estamos falando de diversidade em pontos de vista, queremos conhecer o seu também, pode até virar tema para uma próxima conversa, é só deixar suas ideias nos comentários.
Como ex-jogador profissional de esportes eletrônicos, embarquei em uma nova jornada para transformar minhas habilidades de gamer em soft skills de TI no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de uma renomada Instituição de Ensino Superior (IES). E sem dúvida, fazer parte da equipe da empresa Nepuga tem sido uma experiência incrível.
Desde que me juntei à equipe, tenho sido desafiado e estimulado a aplicar minhas habilidades de gamer em um ambiente corporativo de TI. A transição foi suave, pois muitas das habilidades que desenvolvi como jogador profissional se mostraram transferíveis para o mundo da tecnologia da informação. Por exemplo, a capacidade de tomar decisões rápidas e estratégicas durante uma partida de e-sports também é aplicável na resolução de problemas complexos e na tomada de decisões em projetos de TI.
Eu e meus colegas membros do TI como desenvolvedores, designers, editores audiovisuais e vários colegas de outros setores, trabalhamos em máquinas de última geração com placas de vídeo NVIDIA RTX-2060 à RTX-3060, monitores, teclados, mouses e fones gamers e, que em algumas oportunidades, nos reunimos e jogamos várias partidas de LOL, Valorant, WOW e etc.
Além disso, a mentalidade de trabalho em equipe e a comunicação eficaz, que são essenciais para o sucesso em esportes eletrônicos, também são habilidades valiosas em um ambiente de TI. Trabalhar em projetos em equipe, colaborar com colegas de diferentes áreas e compartilhar conhecimentos são práticas comuns no meu dia a dia na empresa Nepuga/FAPUGA, e sinto que minha experiência como jogador profissional me deu uma vantagem significativa nessas áreas.
Outro aspecto que me impressionou na empresa Nepuga é o ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor. Os colegas de equipe são dedicados, apaixonados e altamente qualificados, e sinto que sou valorizado como parte fundamental do time. A empresa tem uma cultura organizacional que incentiva a aprendizagem contínua, fornecendo oportunidades de treinamento e desenvolvimento, o que me permite aprimorar ainda mais minhas habilidades de TI e me manter atualizado com as últimas tendências do setor.
Além disso, a Nepuga é uma empresa que valoriza a criatividade e a inovação. Tenho a liberdade de propor novas ideias e soluções, e sinto que minha contribuição é valorizada e levada em consideração nas decisões da equipe. Isso me permite usar minha criatividade para encontrar soluções eficazes para os desafios do dia a dia e me sentir parte integrante do processo de desenvolvimento de projetos de TI.
Ex-jogador profissional de Esportes Eletrônicos conta como suas habilidades contribuem com o setor de Tecnologia da Informação
No geral, estou extremamente feliz por ter a oportunidade de transformar minhas habilidades de gamer em soft skills de TI no AVA de uma IES, fazendo parte da empresa Nepuga. Tenho aprendido muito, crescido profissionalmente e me sentido valorizado e integrado à equipe. Acredito que a combinação de minhas habilidades de gamer e meu trabalho na Nepuga me permite contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de projetos de TI, e estou animado com as perspectivas futuras.
A empresa Nepuga é uma verdadeira referência no mercado, com uma equipe comprometida, um ambiente de trabalho estimulante e uma cultura de inovação e criatividade. Estou orgulhoso de fazer parte dessa equipe talentosa e dedicada, e estou confiante de que continuarei aprendendo e crescendo profissionalmente à medida que aplico minhas habilidades de gamer em soft skills de TI.
Através dessa experiência, tenho percebido que as habilidades adquiridas como jogador profissional de esportes eletrônicos são valiosas e podem ser aplicadas em diversas áreas, inclusive no campo de TI. A capacidade de lidar com pressão, a habilidade de trabalhar em equipe, a mentalidade estratégica e a resolução de problemas são apenas algumas das competências que tenho utilizado no meu papel no Nepuga.
Estou entusiasmado com as oportunidades que o futuro reserva e grato por estar em uma empresa que valoriza minhas habilidades de gamer e me permite aplicá-las em um contexto profissional de TI. Aprendi que, com determinação, dedicação e paixão, é possível transformar uma paixão em uma carreira gratificante e desafiadora.
Em resumo, minha jornada de transformar minhas habilidades de gamer em soft skills de TI no AVA de uma IES, como parte da equipe da empresa Nepuga, tem sido emocionante e gratificante. Estou animado com as possibilidades futuras e confiante de que meu passado como jogador profissional de esportes eletrônicos continua a ser uma base sólida para o meu crescimento profissional no campo de TI. Sou grato por fazer parte dessa empresa inovadora e empolgante, onde posso aplicar minha paixão por jogos e tecnologia de forma significativa e contribuir para o sucesso da equipe.
Esses 7 cursos estão disponíveis para, Além de garantir certificados de horas complementares, se aprofundar estudando um pouco mais ou tendo o primeiro contato com os temas abordados.
Os cursos são voltados principalmente para as áreas de Administração e Gestão Hospitalar, campos de formação dos cursos oferecidos presencialmente pela FAPUGA.
Tópicos: introdução a inteligência emocional, pilares da inteligência emocional, desenvolvimento de inteligência emocional, comportamento e atitudes no ambiente corporativo.
Este curso de 4 módulos oferece base para desenvolvimento de uma das soft skills mais importantes da atualidade, trazendo fundamentos e exemplos práticos que buscam orientar tanto uma percepção mais consciente que reverbere positivamente na convivência, sobretudo no ambiente de trabalho.
Curso ministrado pela Profa. Me. Gislene Rocha, mestre Tecnologias da Inteligência e Design Digital, ela é docente das disciplinas de Sistemas de Informações Gerenciais e Teoria Geral da Administração.
Formato: vídeo-aulas e atividades de fixação. Tópicos: linguagem e argumentação, argumentar e dissertar na escrita, conectivos na língua portuguesa, prática de produção escrita.
Neste curso dividido em 4 módulos você encontra ferramentas para desenvolver a escrita argumentativa, com base crítica e gramatical voltada principalmente para a escrita acadêmica.
O curso é inteiramente ministrado por Dr Bruno Gomes Pereira, docente da disciplina Linguagem e Argumentação. Dr Bruno é mestre e Doutor em Letras com ênfase em Estudos Linguísticos pela UFT, além de possuir diversas especializações nas áreas de letras e linguística tem vários artigos e livros publicados sobre o ensino da língua portuguesa.
Formato: estudos de caso, vídeo-aulas, exercícios e leituras complementares.
Tópicos: contexto histórico em administração e gestão hospitalar, andragogia e conhecimentos de um gestor hospitalar, habilidade de liderança, competência e conhecimento técnico, mercado de administração e gestão hospitalar.
Neste curso em 3 módulos, é possível ter uma visão introdutória sobre as áreas de Administração e Gestão Hospitalar, conhecendo conceitos básicos, modelos de gestão e algumas ferramentas de gestão.
Curso ministrado pelo Prof. Me. Welleson Feitosa Gazel, docente da disciplina de Performance Pessoal e Profissional e experiente no ensino universitário. Welleson é especializado em Logística Empresarial, Gerenciamento de Projetos e Administração de Empresas, Gestão e Docência no Ensino Superior, só para mencionar parte de sua formação.
Tópicos: responsabilidade social e sustentável das organizações, compliance ambiental, gestão de custos de implantação do compliance ambiental, contabilidade ambiental.
Este é um curso em 4 módulos, que apresenta os princípios da auditoria ambiental, disponibilizando informações atualizadas sobre as principais normas e regulamentações ambientais, além de técnicas e metodologias de avaliação e controle ambiental.
Um curso apresentado pelo Prof. Me. Roberto Kupper Jorge, docente das disciplinas Fundamentos Matemáticos e Matemática Aplicada a Negócios. Entre suas atribuições, destaca-se por ser especialista em Finanças Corporativas, mestre em Administração e Ciências Contábeis, além de avaliador externo do MEC/ INEP.
Tópicos: diferença entre texto e redação, a linguagem escrita, elementos da textualidade (coerência e coesão), prática de produção escrita.
Dividido em 4 etapas, este curso oferece conteúdos voltados para o desenvolvimento da escrita com coerência e coesão, ou seja, desenvolvimento de textos capazes de comunicar com eficiência e aprofundamento nos conceitos fundamentais a respeito de gêneros textuais e de discurso.
O curso é inteiramente ministrado por Dr Bruno Gomes Pereira, docente da disciplina Linguagem e Argumentação. Dr Bruno é mestre e Doutor em Letras com ênfase em Estudos Linguísticos pela UFT, além de possuir diversas especializações nas áreas de letras e linguística tem vários artigos e livros publicados sobre o ensino da língua portuguesa.
Formato: vídeo-aulas, estudos de caso e atividades de fixação.
Tópicos: redes de atenção à saúde, a gestão do SUS, o sistema de saúde complementar.
Neste curso com 8 horas de conteúdo, Me. Aldo Valentin traz a bagagem da própria experiência trabalhando com políticas públicas, e oferece uma imersão sobre o funcionamento do SUS e as formas de amparo à saúde. É um curso de grande valia principalmente para graduandos do curso de Gestão Hospitalar, mas aberto a todos que queiram aprimorar o próprio saber na área.
Este é um curso ministrado pelo Prof. Me. Aldo Luiz Valentim, coordenador dos cursos de Administração e Gestão Hospitalar, além de docente da disciplina de Tecnologia de Negócios. Aldo é mestre em Gestão de Política Públicas, e mestre também em Artes, além de consultor em diferentes segmentos de sua competência.
Formato: vídeo-aulas e atividade para fixação e suporte com tutores.
Tópicos: o que é e para que serve um plano de negócios, entender e avaliar as opções de empreendimentos, estrutura básica de um plano de negócios.
O curso oferece noções fundamentais sobre finalidade e elaboração de um plano de negócios a partir da análise do mercado, das oportunidades e estratégias possíveis. O objetivo do curso é dar o direcionamento para que, ao final do curso, o aluno esteja apto a elaborar um plano de negócios viável tanto para quem deseja empreender quanto para quem quer adquirir mais esta habilidade no campo da administração e gestão de negócios.
Um curso apresentado pelo Prof. Me. Roberto Kupper Jorge, docente das disciplinas Fundamentos Matemáticos e Matemática Aplicada a Negócios. Entre suas atribuições, destaca-se por ser especialista em Finanças Corporativas, mestre em Administração e Ciências Contábeis, além de avaliador externo do MEC/ INEP.
O que fazer para garantir suas horas complementares
Para fazer qualquer um dos cursos de extensão da FAPUGA, é só acessar fapuga.edu.br e, no Menu, acessar em “Ensino” a parte “Extensão Universitária”, que leva a uma página específica para cada curso.
Clicando no botão “Acessar Curso” é só selecionar o curso que deseja realizar, fazer o login e se inscrever para acessar todos os conteúdos e, após seu estudo, realize as avaliações, pesquisa de satisfação e pronto! Além de todo o aprofundamento valioso para seu currículo e visão de mercado, seu certificado de horas complementares estará disponível.
Na última quinta-feira (25) aconteceu a gravação da primeira edição do Podcast da Fapuga – este, que é um projeto possibilitador de conversas que aliam faculdade e prática mercadológica. (No final da matéria, você consegue assistir o podcast completo)
Nesta primeira edição, quem fez a conversa acontecer foram os alunos da Fapuga. Lais Custódio, Gabriel Alves, do curso de Administração, e Matheus Renan, de Gestão Hospitalar, além da docente Gislene Rocha, que conduziu o papo, passando pelas motivações dos alunos para terem escolhida da faculdade, e relacionando o que tem sido estudado com as vivências de cada um.
Todos os alunos que participaram já atuam nas áreas que estão estudando, e estão buscando crescer ainda mais a partir da graduação. Seja através do plano de carreira das empresas onde trabalham, ou consolidando um plano de carreira segundo as próprias ambições e oportunidades que surgirem. A conversa segue tratando dessas possibilidades e de como elas estão se estruturando.
“Se eu busco me aprimorar, o que acontece comigo? Aquele espaço, se não me atender, se ele ficar pequeno para mim, eu vou para outro lugar. Então, quanto mais eu me desenvolver, mais eu começo a fazer escolhas”, é o comentário de Gislene sobre como a formação afeta no porte de um profissional.
Os alunos notam isso, e estão conseguindo praticar dentro de suas empresas os conteúdos que vêm sendo aprendidos.
Faculdade e prática na realidade dos alunos
Quando o assunto é soft skills, por exemplo, Matheus menciona que aprender mais sobre inteligência emocional no curso o fez prestar mais atenção nesse aspecto da própria postura no ambiente de trabalho.
Mas diversas situações assim são lembradas durante a conversa, porque, enquanto alunos e profissionais, estão tendo a oportunidade de observar e executar na prática o que é visto em sala de aula, como estudos de caso ainda mais reais do que aqueles em que se acompanha de longe a história de uma empresa ou resolução de problema. Afinal, a metodologia da Fapuga busca aliar constantemente as teorias com a realidade de mercado.
Essa troca enriquece, e muito, o aprendizado. Mesmo para os alunos ainda não atuantes, conhecer as possibilidades práticas dos conteúdos faz toda a diferença para entender sua aplicação na realidade.
E isso demonstra um dos grandes diferenciais do modelo presencial de ensino-aprendizagem: as possibilidades muito mais dinâmicas e constantes de interação.
Ser presencial faz diferença?
Ser presencial foi justamente um dos principais motivos para esses alunos escolherem a Fapuga. Uma vez cientes que o ensino a distância não supriria suas necessidades. Quando perguntados se o fator pesou na decisão, a resposta foi unânime.
Sobre como tem sido sua experiência nesse sentido, Matheus comenta: “Eu acho que o que tem de diferente no presencial é a conexão com as pessoas. Se você está próximo e bateu a dúvida, com uma interação você já resolve.”
E complementa: “É o networking, você consegue linkar suas ideias com as de outras pessoas ali em tempo real. Às vezes, em um grupo de estudos, em uma reunião de aplicativo, você não consegue ter tudo isso. Você conhece pessoas, eu mesmo já conversei com pessoas aqui para tentar agregar outras coisas, fora da faculdade, acho que no EAD não consegue ter isso, acho muito difícil.”
Como é estudar na Zona Leste de São Paulo?
É claro que a localização também fez toda a diferença na escolha. Mesmo na correria das rotinas de cada um, vivendo em uma cidade grande como São Paulo, a localização da Fapuga é de fácil acesso para todos eles, seja porque é perto de casa, ou a caminho de casa.
Do ponto de vista do Gabriel: “Aqui tem tudo perto: a marginal, Av. Salim, metrô, trem, ônibus, estação, está tudo perto… A Zona Leste é uma cidade, mas, por ser tão grande, tem muito mais acesso que outras regiões.”
Bom, mas esse é apenas um resumo de toda a conversa dessa primeira edição do podcast. Vale muito a pena conferir na íntegra e ter acesso a uma troca real, como o registro das oportunidades de networking que só os ambientes como a faculdade proporciona.
A seguir, você pode conferir esse episódio na íntegra, ou acessar nosso canal no YouTube para este e outros conteúdos.
#1 Podcast FAPUGA – Alunos de Administração e Gestão Hospitalar falam sobre Faculdade e Prática
Essa semana, a Fapuga colocou em prática uma atualização muito importante, investindo no aspecto da tecnologia na educação com a disponibilização de notebooks que têm tudo para atender as necessidades dos alunos.
Não sei você que está lendo, mas eu já tive que estudar utilizando equipamentos que não facilitavam a minha vida. Quando iniciei na graduação, tinha um notebook que meus pais me deram ainda no Ensino Médio, e que foi útil por anos, mas depois de um tempo já não era mais a mesma coisa.
Bom, fica quase impossível focar no que realmente importa quando o suporte tecnológico já não está nas melhores condições. Os aparelhos disponibilizados pela faculdade onde eu estudava me deram o suporte que eu precisava, o que é justamente um dos diferenciais de uma instituição de ensino presencial: a disponibilidade de uma boa estrutura, correspondente às demandas acadêmicas.
Os alunos de Administração e Gestão Hospitalar da Fapuga não precisam passar por dificuldades em relação a isso, porque a atualização de equipamentos informáticos da faculdade foi pensada para suprir muito bem suas demandas tecnológicas.
Como a atualização tecnológica vai contribuir
“São, de fato, dispositivos de alto desempenho, selecionados para atender às necessidades computacionais intensivas de estudantes e pesquisadores” comenta Diego Evangelista, gerente de TI do Nepuga | Fapuga.
Ele aponta, ainda, aspectos específicos de inovação no cotidiano dos alunos que agora têm acesso a essa tecnologia:
“Acesso à informação: Com esses notebooks, os alunos terão acesso imediato a uma vasta quantidade de informações na internet. Isso inclui artigos de pesquisa, cursos online, livros digitais, vídeos educativos, entre outros.
WhatsAppImage2024-04-02at1612245
WhatsAppImage2024-04-02at1612243
WhatsAppImage2024-04-02at1612233
WhatsAppImage2024-04-02at1612213
WhatsAppImage2024-04-02at161221
WhatsAppImage2024-04-02at1612236
Melhor organização: Os softwares como o Microsoft Office permitem que os alunos organizem suas notas, dados e apresentações de maneira eficiente. Por exemplo, eles podem usar o Word para escrever e formatar relatórios, o Excel para analisar dados e o PowerPoint para criar apresentações atraentes.
Colaboração eficaz: Muitos softwares agora permitem a colaboração em tempo real. Os alunos podem trabalhar em projetos em grupo, compartilhar seus trabalhos e receber feedback instantâneo.
Software especializado: Dependendo do curso, os alunos também podem precisar de softwares especializados (modelagem 3D, análise de dados, etc.), que podem ser facilmente instalados e executados nesses notebooks devido à sua alta performance.”
Mais Tecnologia na Educação é Investimento
Os alunos da Fapuga agora têm em suas mãos mais uma ferramenta valiosa para desenvolver várias potencialidades ao longo da graduação, e aproveitar esse período para experimentar, buscar soluções para as próprias curiosidades e aprender na prática.
Com esse grande investimento de tecnologia na educação, a Fapuga vem enriquecer ainda mais a experiência em sala de aula para a formação dos alunos, mostrando que dar o melhor suporte para o aprendizado faz parte dos valores realmente colocados em prática pela instituição.
O time começou em 1997 apenas como um grupo de amigos que gostavam de jogar juntos. O que naquela época não passava de diversão, hoje está se consolidando como um time de reconhecimento no contexto no mercado de e-sports, tanto nacional como internacionalmente. Estamos falando do time de e-sports Black Dragons.
Hoje, com Nicolle Merhy a frente, o BD conta com o patrocínio de empresas como O Boticário e Dia Supermercados, além do apoio de empresas de tecnologia como a Intel. Mas não foi de uma hora para outra que essas oportunidades apareceram.
Apesar de hoje ter mais reconhecimento, quando a Nicolle entrou para o time, lá 2014, as coisas eram muito diferentes. O time começou a desenhar alguma notoriedade ao iniciar nas partidas do jogo Rainbow Six Siege, aproveitando a onda relevante no contexto de competições.
Nicolle conta, inclusive, que jogou todos os campeonatos do jogo no ano 2016, mas um tempo depois passou a se dedicar mais a administração do Black Dragons enquanto empresa. E grande parte do sucesso do time vem dessa dedicação aos negócios.
Mas quem é Nicolle Merhy?
Antes de ser CEO do time, Nicolle Merhy (mais conhecida pelo apelido de Cherrygumms) já se destacava como influencer e streamer, carreira que veio de sua personalidade competitiva e de pessoa apaixonada por jogos e outros esportes.
Foi o pai quem apresentou o primeiro FPS com o qual ela teve contato, e que foi a base para muito do que ela sabe hoje. Mas ela começou a se dedicar de verdade enquanto estava na faculdade.
Por conta do sucesso, ela já trabalhou com mais de 50 marcas, nacionais e internacionais, incluindo Nike e Intel. Aos 22 anos, foi um dos destaques da Forbes Under 30.
Ela conta que começou ela mesma a mandar e-mails em busca de patrocínios e parcerias para o Black Dragons. A princípio, ela fazia de tudo: desde design a contabilidade e comunicação. A facilidade com as marcas ajudou muito, mas enfrentou nas tentativas o desconhecimento das marcas sobre o cenário de e-sports, então o começo foi um momento de buscar pela construção de credibilidade.
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública interativa com o objetivo de aprofundar a discussão sobre o Projeto de Lei do Senado n° 383, de 2017, que dispõe sobre a regulamentação da prática esportiva eletrônica. À mesa, em pronunciamento, diretora-executiva (CEO) da Black Dragons, Nicolle “Cherrygumms” Merhy. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.
Algumas lições dessa CEO de e-sports
Nesse ponto, fica uma lição da CEO: entregar além do que os clientes em potencial podem estar esperando. Cherrygumms sempre foi muito proativa em sua investidas, se dispôs a prestar consultoria para empresas e realizar palestras para setores que estavam em processo de educação, de entender o mercado de e-sports.
Ou seja, Nicolle esteve sempre atenta às necessidades do mercado e como sua experiência poderia contribuir e estreitar relação com as marcas.
Mas, além de ensinar com sua experiência, ela também destaca que aprendeu muito ao ouvir, aproveitando as reuniões e contatos com pessoas que têm experiências diferentes das suas.
O time no mercado de e-sports nacional e internacional
Os resultados são impressionantes: só em 2020, a Black Dragons obteve uma receita de 2,6 milhões. E, a partir de 2022, passou a contar com a maior empresa de comunicação independente do Brasil, a Dreamers, que é holding também do Rock in Rio.
Nas premiações em campeonatos, o time já conquistou 50 títulos nacionais e 15 internacionais. E, em 2018, seu destaque no mercado de e-sports foi causado principalmente pela conquista do mundial de Crossfire, quebrando a hegemonia chinesa no jogo. Nesse mesmo ano, foi escolhida por voto popular como melhor organização de E-Sports do Brasil.
É um mercado que vem, cada vez mais, furando a bolha. Com a popularização das lives como forma comum de entretenimento, além dos campeonatos de e-sports, que dão ainda mais seriedade a categoria. E o que pode ter sido um dia mais uma brincadeira, como um dia foram os Black Dragons, tem se convertido em carreiras sérias, com um lugar importante no mercado.
“O aprendizado é constante, então, aproveitamos o ciclo de palestras para falar mais da nossa instituição de ensino. A missão, os valores e todas as ações relacionadas aos alunos”, disse Gladis Linhares, a coordenadora geral da Instituição de Ensino, que ministrou a palestra na segunda-feira (17), trazendo as principais vantagens de estudar na FAPUGA.
Conhecendo um pouco mais a FAPUGA
As aulas dos cursos de Gestão Hospitalar e Administração começaram no dia 13 de fevereiro. E pouco mais de dois meses depois, a Instituição de Ensino trouxe um bate-papo para apresentar todas as vantagens de estudar na FAPUGA.
“Conseguimos fazer com que todos se sentissem mais acolhidos e conhecedores dos espaços oferecidos. Inclusive, eles gostaram muito de saber que trabalhamos com tecnologia o tempo todo e nos preocuparmos desde o início com a empregabilidade”, afirmou a coordenadora.
A estrutura da FAPUGA
A estrutura que a FAPUGA oferece, como o espaço para jogos (ludoteca) e a biblioteca física, além dos espaços de conveniência, foram assuntos abordados durante a palestra da coordenadora geral.
Ao todo, são 4 salas de aulas que podem ser ambientadas conforme a necessidade, com autonomia total ou assistida. A biblioteca está totalmente digitalizada e ainda conta com o acervo físico, com gabinetes de estudo em grupo e individuais. Existem as salas de estudo e a de atendimento ao aluno.
Para os estudos online, o moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que tem ferramentas tecnológicas de ensino, de avaliação e gestão. Além dos canais de avaliação interna e externa; e da ouvidoria online um canal direto com o aluno para sugestões e solicitações.
Os programas da FAPUGA
O comentário acima se refere aos principais serviços de apoio ao estudante, como o NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico). Nele, é possível identificar as dificuldades do aluno, através de uma escuta ativa, buscando a melhor qualidade de convivência e aprendizagem para o aluno.
Durante a conversa, Gladis Linhares também trouxe detalhes sobre os programas de incentivo ao aprendizado e à entrada no mercado de trabalho através das parceiras. “Desde o primeiro semestre oferecemos convênio com o NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios) e CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola)”.
As atividades de extensão contam com palestras, cursos e visitas técnicas, sendo outra vantagem de estudar na FAPUGA. Durante toda a graduação, os estudantes possuem à disposição um curso de nivelamento em língua portuguesa, os tutoriais disponíveis para o melhor entendimento e conhecimento das ferramentas tecnológicas.
A doação dos livros físicos aos estudantes FAPUGA
Gladis Linhares comenta que desde 2020 não é mais obrigatório ter biblioteca com exemplares físicos. Inclusive, a FAPUGA optou pela versão digital, com um acervo com todos os livros necessários para as áreas que temos curso.
“No entanto, mantemos a biblioteca física. E durante o ciclo de palestras oferecemos todos os 7 exemplares que fazem parte da matriz das graduações em forma de doação”, contou a coordenadora da Instituição de Ensino, apresentando mais uma das vantagens de estudar na FAPUGA.
Administração: princípios e tendências (Francisco José Masset Lacombe)
Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologia (Maria Therezinha Angeloni)
Estatística básica (Wilton de Oliveira Bussab e Pedro Alberto Morettin)
Direito fundamental (Gilberto Cotrim)
Fundamentos de metodologia (Odília Fachin)
Contabilidade básica (Paulo Viceconti)
As doações acontecem de forma gradual conforme a realização das palestras, ao passo que no fim do ciclo, os estudantes de Gestão Hospitalar e Administração terão todos os exemplares que serão usados como referência na graduação.
E tem mais: A importância das Soft Skills como diferencial competitivo no mercado de trabalho
O tema das soft skills no mercado de trabalho será abordado pela Profa. Dra. Myrt Thânia de Souza Cruz. O bate-papo é aberto ao público e será às 19h15 na FAPUGA, zona leste de São Paulo.
A gamificação pode ser uma abordagem valiosa para enriquecer a experiência dos alunos no ensino presencial, desde que esteja alinhada com os objetivos e metas da organização e considere questões relevantes, como privacidade, segurança e acessibilidade. É essencial dedicar tempo, tecnologia e recursos para planejar e executar essa estratégia cuidadosamente.
Essa abordagem também pode estimular os alunos a participarem de outras atividades oferecidas pela instituição, como redes sociais, palestras e workshops, contribuindo para um aprendizado mais significativo e satisfatório. No entanto, é fundamental lembrar que a gamificação é um conceito em constante desenvolvimento e que sua implementação deve ser planejada com cuidado para garantir sua eficácia, acessibilidade e segurança para os usuários.
Na FAPUGA, a gamificação é uma metodologia que está sendo desenvolvida com base em uma análise detalhada das necessidades e demandas dos alunos, considerando suas características e objetivos específicos de aprendizagem. A preservação da originalidade e exclusividade dessa abordagem é fundamental para garantir sua qualidade e eficácia.
Em nossa faculdade, utilizamos o Moodle gamificado para proporcionar uma nova forma de engajamento dos alunos na jornada de aprendizagem. Com essa ferramenta, os cursos são divididos por temas e organizados de forma visual para facilitar a coleta de dados sobre o desempenho e interação de cada estudante.
A gamificação também oferece um propósito maior às tarefas, tornando a jornada de cada graduando mais significativa e motivadora. Acompanhamos a evolução individual de cada estudante e oferecemos recompensas por cada etapa alcançada, incentivando-os a obter resultados cada vez melhores.
Para receber emblemas, prêmios físicos ou subir de nível, os alunos devem cumprir requisitos específicos, como acumular conquistas, pontos, concluir tarefas e cursar disciplinas. No final de cada módulo, os melhores alunos são premiados com base em critérios como a quantidade mínima de pontos e emblemas acumulados, participação ativa e frequência. Cada módulo é composto por um conjunto de disciplinas, oferecendo uma experiência de aprendizagem completa e enriquecedora.
É importante destacar que a FAPUGA detém todos os direitos intelectuais e autorais sobre o projeto, fruto de pesquisas e experimentações realizadas por seus especialistas, mestres e doutores em suas respectivas áreas relacionadas à educação. A reprodução total ou parcial do conteúdo gamificado, atividades e recursos utilizados nos cursos é proibida e pode resultar em violação dos direitos autorais e sanções legais.
Visando fornecer uma compreensão clara e detalhada do sistema de gamificação utilizado em nossos cursos, disponibilizamos uma tabela que lista todos os emblemas associados a cada módulo, juntamente com suas respectivas pontuações. Essa ferramenta pode ser utilizada pelos alunos para entender melhor o sistema de gamificação e como ele funciona em relação às conquistas e recompensas.
ADMINISTRAÇÃO
1º SEMESTRE
EMBLEMA
TÍTULO
REGRA DE CONCLUSÃO
BÔNUS DIÁRIO
PONTOS
Bem-vindo ao Portal de Estudos
Para aqueles que fizeram o primeiro acesso
150
150
Cadastro Atualizado com Sucesso
Para aqueles que atualizaram o endereço de e-mail no Portal de Estudos
150
150
De Cara Nova
Para aqueles que atualizaram a foto do perfil no Portal de Estudos
150
150
Regimento Geral Fapuga
Você acaba de concluir a leitura do Regimento Geral da Fapuga
150
150
Amante das Redes Sociais
Parabéns, você acaba de concluir sua primeira Tarefa de Mídia Social
150
150
Fundamentos de Matemática
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Linguagem e Argumentação
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Sistemas de Informações Gerenciais
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Teoria Geral da Administração
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Tecnologia para Negócios
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Performance Pessoal e Profissional
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Nível 1
Para aqueles que concluíram o 1º semestre
150
100
Mestre do LinkedIn
Para aqueles que atualizaram o LinkedIn e informaram que estudam no Fapuga
150
150
Network
Para aqueles que interagiram no LinkedIn e marcaram o Fapuga
150
150
Mão na Massa
Para aqueles que assistiram aos vídeos tutoriais
150
150
Fórum
A interação no fórum é a oportunidade perfeita para compartilhar opiniões sobre os temas abordados
150
150
Projeto Pedagógico do Curso
Você acaba de concluir a leitura do Projeto Pedagógico do Curso
150
150
Formação Continuada
Para aqueles que participaram das palestras organizadas pela Fapuga
150
200
PONTUAÇÃO TOTAL
5.700
2º SEMESTRE
EMBLEMA
TÍTULO
REGRA DE CONCLUSÃO
BÔNUS DIÁRIO
PONTOS
Comportamento Organizacional
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Contabilidade Básica
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Empreendedorismo e Criação de Negócios
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Administração de Recursos Humanos
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Ética Profissional
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Teoria e Técnicas de Grupo
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Nível 2
Para aqueles que concluíram o 2º semestre
150
150
Faculdade Fapuga
Para aqueles que seguiram nosso perfil no Instagram
150
100
Google Business
Para aqueles que fizeram a avaliação da unidade no Google
150
150
PONTUAÇÃO TOTAL
2.950
3º SEMESTRE
EMBLEMA
TÍTULO
REGRA DE CONCLUSÃO
BÔNUS DIÁRIO
PONTOS
Administração de Marketing
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Estudos Culturais e Antropológicos
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Estatística
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Gestão da Produção
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Gestão de Talentos e Recrutamento
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Planejamento Estratégico
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Nível 3
Para aqueles que concluíram o 3º semestre
150
150
#OSucessoEstáem ser Fapuga
Para aqueles que seguiram nosso perfil no Facebook
150
100
NAP
Para aqueles que agendaram um bate-papo com o nosso psicopedagogo
150
150
PONTUAÇÃO TOTAL
2.950
4º SEMESTRE
EMBLEMA
TÍTULO
REGRA DE CONCLUSÃO
BÔNUS DIÁRIO
PONTOS
Economia
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Logística
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Psicologia Organizacional
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Matemática Financeira
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Gestão de Custos e Formação de Preço
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Meio Caminho Andado
Para aqueles que concluíram a disciplina de Matemática Financeira
150
250
Nível 4
Para aqueles que concluíram o 4º semestre
150
150
Ludoteca
Na ludoteca você pode desenvolver habilidades e estimular o pensamento criativo
150
150
Um Marco de Realizações! *
Para aqueles que acumularam 40 emblemas
150
200
PONTUAÇÃO TOTAL
3.100
5º SEMESTRE
EMBLEMA
TÍTULO
REGRA DE CONCLUSÃO
BÔNUS DIÁRIO
PONTOS
Projeto Interdisciplinar de Extensão I
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Gestão de Projetos
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Liderança
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Negociação
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Nível 5
Para aqueles que concluíram o 5º semestre
150
150
Faculdade Fapuga
Para aqueles que seguem o canal da Fapuga no YouTube
150
100
PONTUAÇÃO TOTAL
2.300
6º SEMESTRE
EMBLEMA
TÍTULO
REGRA DE CONCLUSÃO
BÔNUS DIÁRIO
PONTOS
Projeto Interdisciplinar de Extensão II
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Análise de Indicadores Financeiros
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Direito Empresarial
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Pesquisa de Mercado
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Nível 6
Para aqueles que concluíram o 6º semestre
150
150
Uma Jornada de Sucesso
Para aqueles que acumularam 60 emblemas
150
200
PONTUAÇÃO TOTAL
2.050
7º SEMESTRE
EMBLEMA
TÍTULO
REGRA DE CONCLUSÃO
BÔNUS DIÁRIO
PONTOS
Projeto Interdisciplinar de Extensão III
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Estágio I
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Optativa I
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Gestão Tributária
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Comportamento do Consumidor
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Comércio Exterior
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Nível 7
Para aqueles que concluíram o 7º semestre
150
150
PONTUAÇÃO TOTAL
2.400
8º SEMESTRE
EMBLEMA
TÍTULO
REGRA DE CONCLUSÃO
BÔNUS DIÁRIO
PONTOS
Projeto Interdisciplinar de Extensão IV
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Estágio II
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Optativa II
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Gestão de Marcas, Produtos e Serviços
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Orçamento Empresarial
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Atividades Complementares
Para aqueles que cumpriram com a carga horária determinada pelo curso
150
200
Destaque da Turma
Para aqueles que ficaram em primeiro lugar no ranking
150
300
Acima da Média
Para aqueles que ficaram entre os 3 melhores no ranking
150
250
Jornada de Sucesso
Para aqueles que ficaram entre os 10 melhores no ranking
150
200
Nível 8
Para aqueles que concluíram o 8º semestre
150
150
Obra-Prima
Para aqueles conquistaram todos os emblemas
150
200
Celebrando a Conquista: Graduação Completa!
Para aqueles que concluíram o curso
150
300
PONTUAÇÃO TOTAL
4.400
GESTÃO HOSPITALAR
1º SEMESTRE
EMBLEMA
TÍTULO
REGRA DE CONCLUSÃO
BÔNUS DIÁRIO
PONTOS
Bem-vindo ao Portal de Estudos
Para aqueles que fizeram o primeiro acesso
150
150
Cadastro Atualizado com Sucesso
Para aqueles que atualizaram o endereço de e-mail no Portal de Estudos
150
150
De Cara Nova
Para aqueles que atualizaram a foto do perfil no Portal de Estudos
150
150
Regimento Geral Fapuga
Você acaba de concluir a leitura do Regimento Geral da Fapuga
150
150
Amante das Redes Sociais
Parabéns, você acaba de concluir sua primeira Tarefa de Mídia Social
150
150
Fundamentos de Matemática
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Linguagem e Argumentação
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Sistemas de Informações Gerenciais
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Teoria Geral da Administração
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Tecnologia para Negócios
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Performance Pessoal e Profissional
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Nível 1
Para aqueles que concluíram o 1º semestre
150
100
Mestre do LinkedIn
Para aqueles que atualizaram o LinkedIn e informaram que estudam no Fapuga
150
150
Network
Para aqueles que interagiram no LinkedIn e marcaram o Fapuga
150
150
Mão na Massa
Para aqueles que assistiram aos vídeos tutoriais
150
150
Fórum
A interação no fórum é a oportunidade perfeita para compartilhar opiniões sobre os temas abordados
150
150
Projeto Pedagógico do Curso
Você acaba de concluir a leitura do Projeto Pedagógico do Curso
150
150
Formação Continuada
Para aqueles que participaram das palestras organizadas pela Fapuga
150
200
PONTUAÇÃO TOTAL
5.700
2º SEMESTRE
EMBLEMA
TÍTULO
REGRA DE CONCLUSÃO
BÔNUS DIÁRIO
PONTOS
Comportamento Organizacional 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Contabilidade Básica 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Empreendedorismo e Criação de Negócios 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Administração de Recursos Humanos 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Ética Profissional 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Teoria e Técnicas de Grupo 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Políticas Públicas de Saúde 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Nível 2 🏥
Para aqueles que concluíram o 2º semestre
150
150
Um Marco de Realizações!
Para aqueles que acumularam 30 emblemas
150
200
Faculdade Fapuga
Para aqueles que seguiram nosso perfil no Instagram
150
100
Google Business
Para aqueles que fizeram a avaliação da unidade no Google
150
150
PONTUAÇÃO TOTAL
3.650
3º SEMESTRE
EMBLEMA
TÍTULO
REGRA DE CONCLUSÃO
BÔNUS DIÁRIO
PONTOS
Administração de Marketing 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Estudos Culturais e Antropológicos 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Estatística 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Gestão da Produção 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Gestão de Talentos e Recrutamento 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Planejamento Estratégico em Saúde 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Estrutura Organizacional e Funcional do Hospital 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Nível 3 🏥
Para aqueles que concluíram o 3º semestre
150
150
Meio Caminho Andado
Para aqueles que concluíram a disciplina de Estrutura Organizacional e Funcional do Hospital
150
250
#OSucessoEstá em ser Fapuga
Para aqueles que seguiram nosso perfil no Facebook
150
100
NAP
Para aqueles que agendaram um bate-papo com o nosso psicopedagogo
150
150
PONTUAÇÃO TOTAL
3.700
4º SEMESTRE
EMBLEMA
TÍTULO
REGRA DE CONCLUSÃO
BÔNUS DIÁRIO
PONTOS
Economia 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Logística em Saúde 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Psicologia Organizacional 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Projeto Interdisciplinar de Extensão I 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Gestão de Custos em Saúde 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Epidemiologia Aplicada à Gestão 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Nível 4 🏥
Para aqueles que concluíram o 4º semestre
150
150
Ludoteca
Na ludoteca você pode desenvolver habilidades e estimular o pensamento criativo
150
150
Uma Jornada de Sucesso
Para aqueles que acumularam 50 emblemas
150
200
PONTUAÇÃO TOTAL
3.050
5º SEMESTRE
EMBLEMA
TÍTULO
REGRA DE CONCLUSÃO
BÔNUS DIÁRIO
PONTOS
Administração Financeira e Orçamentária 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Legislação e Saúde 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Estrutura Organizacional e Funcional do Hospital 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Gestão Hospitalar 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Tratamento de Resíduo Hospitalares 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Projeto Interdisciplinar de Extensão II 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Optativa I 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Nível 5 🏥
Para aqueles que concluíram o 5º semestre
150
150
Faculdade Fapuga
Para aqueles que seguem o canal da Fapuga no YouTube
150
100
PONTUAÇÃO TOTAL
3.000
6º SEMESTRE
EMBLEMA
TÍTULO
REGRA DE CONCLUSÃO
BÔNUS DIÁRIO
PONTOS
Arquitetura Hospitalar e Manutenção Predial 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Optativa II 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Projeto Interdisciplinar de Extensão III 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Gestão de Contratos e Terceirização 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Humanização na Saúde 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Gestão de Hotelaria em Saúde 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Gestão da Qualidade em Saúde 🏥
Para aqueles que foram aprovados na disciplina
150
200
Atividades Complementares 🏥
Para aqueles que cumpriram com a carga horária determinada pelo curso
150
200
Nível 6 🏥
Para aqueles que concluíram o 6º semestre
150
150
Obra-Prima
Para aqueles conquistaram todos os emblemas
150
200
Celebrando a Conquista: Graduação Completa!
Para aqueles que concluíram o curso
150
300
Destaque da Turma 🏨
Para aqueles que ficaram em primeiro lugar no ranking
150
300
Acima da Média 🏨
Para aqueles que ficaram entre os 3 melhores no ranking
150
250
Jornada de Sucesso 🏨
Para aqueles que ficaram entre os 10 melhores no ranking
150
200
PONTUAÇÃO TOTAL
5.100
Para avaliar o desempenho dos graduandos de forma personalizada e justa, adotamos um ranking com critérios específicos para cada curso. Esses critérios incluem frequência nas aulas, participação nos fóruns, nota final da disciplina, agendamento para uso da ludoteca, conversa com o NAP e/ou coordenadores, estágio curricular obrigatório, nota das Atividades Complementares e tarefas de mídia social concluídas.
Para auxiliar os alunos a compreender como os pontos são distribuídos no ranking, elaboramos uma tabela clara e intuitiva que explica de forma precisa o critério utilizado.
Administração
RANKING DE DESEMPENHO DOS ALUNOS POR CURSO
COLOCAÇÃO
PONTUAÇÃO
1º
5.000 XP
2º
4.000 XP
3º
3.500 XP
4º
3.000 XP
5º
2.500 XP
6º
2.000 XP
7º
1.500 XP
8º
1.250 XP
9º
1.000 XP
10º
850 XP
CRITÉRIO USADO
A distribuição de pontos foi elaborada para incentivar a competição entre os alunos. A primeira posição recebe a maior pontuação de 5.000 pontos, enquanto as posições seguintes recebem pontuações progressivamente menores. Também foi considerado o equilíbrio na distribuição dos pontos entre as 10 posições, evitando pontuações excessivamente altas ou baixas em relação às outras. A diferença entre a pontuação da primeira e da décima posição é de apenas 4.150 pontos.
TOTAL DE PONTOS DO CURSO
1º SEMESTRE
5.700
2º SEMESTRE
2.950
3º SEMESTRE
2.950
4º SEMESTRE
3.100
5º SEMESTRE
2.300
6º SEMESTRE
2.050
7º SEMESTRE
2.400
8º SEMESTRE
4.400
TOTAL
25.850
Gestão Hospitalar
RANKING DE DESEMPENHO DOS ALUNOS POR CURSO
COLOCAÇÃO
PONTUAÇÃO
1º
5.000 XP
2º
4.000 XP
3º
3.500 XP
4º
3.000 XP
5º
2.500 XP
6º
2.000 XP
7º
1.500 XP
8º
1.250 XP
9º
1.000 XP
10º
850 XP
CRITÉRIO USADO
A distribuição de pontos foi elaborada para incentivar a competição entre os alunos. A primeira posição recebe a maior pontuação de 5.000 pontos, enquanto as posições seguintes recebem pontuações progressivamente menores. Também foi considerado o equilíbrio na distribuição dos pontos entre as 10 posições, evitando pontuações excessivamente altas ou baixas em relação às outras. A diferença entre a pontuação da primeira e da décima posição é de apenas 4.150 pontos.
TOTAL DE PONTOS DO CURSO
1º SEMESTRE
5.700
2º SEMESTRE
3.650
3º SEMESTRE
3.700
4º SEMESTRE
3.050
5º SEMESTRE
3.000
6º SEMESTRE
5.100
TOTAL
24.200
Disponibilizamos aos alunos um modelo de ranking que apresentará todas as informações referentes à pontuação e emblemas acumulados, considerando também o nível em que o aluno se encontra.
POSIÇÃO
ALUNO
MÓDULO
PONTUAÇÃO
PROGRESSO
1º
Aluno 1
25.000 XP
2º
Aluno 2
24.000 XP
3º
Aluno 3
23.000 XP
4º
Aluno 4
22.000 XP
5º
Aluno 5
21.000 XP
6º
Aluno 6
20.000 XP
7º
Aluno 7
19.000 XP
8º
Aluno 8
18.000 XP
9º
Aluno 9
17.000 XP
10º
Aluno 10
16.000 XP
Os prêmios serão concedidos aos alunos com base na sua pontuação e nos emblemas conquistados. Além disso, o seu nível de progresso também será considerado na distribuição dos pontos de experiência (XP).
Para garantir uma distribuição justa das premiações, foi utilizado um critério que consiste em dividir os pontos totais pelo número de premiações a serem distribuídas. Essa proporção é importante para que todos os alunos tenham chances iguais de receber prêmios. Em seguida, foi feito um ajuste para que a soma das premiações fosse igual ao número total de pontos disponíveis, mantendo assim a coerência na progressão do jogo.
Dessa forma, é possível criar uma dinâmica que incentiva os estudantes a se dedicarem e se engajarem cada vez mais no curso, visando conquistar novos emblemas e pontuações mais altas. A distribuição justa de prêmios, considerando a pontuação e o progresso dos alunos, é um incentivo adicional para que eles se sintam motivados a continuar participando ativamente do jogo e do curso todo.
PRÊMIOS
DESCRIÇÃO
PONTUAÇÃO
1
Diploma impresso
3.000 XP
2
Prêmio de honra ao mérito
2.500 XP
3
Destaque da turma: bag com caderno, caneta e garrafa personalizada com a logo da Fapuga
2.200 XP
4
Funko Pop
2.000 XP
5
Kit Boas-vindas: estojo + bloco de anotações com calculadora e caneta
1.800 XP
6
Estojo personalizado
1.600 XP
7
Bag personalizada
1.400 XP
8
Garrafa personalizada
1.200 XP
9
Caderno personalizado
1.000 XP
10
Planner semanal
800 XP
11
Lancheira térmica
600 XP
12
Caneca personalizada
500 XP
13
Bloco de Anotações com Calculadora e Caneta
400 XP
14
Caneta personalizada
300 XP
15
Bottons
200 XP
16
Chaveiro
100 XP
Observação: A tabela acima é ilustrativa e está sujeita a alterações.
Mensagens automáticas
As mensagens automáticas desempenham um papel fundamental no processo de aprendizagem na sociedade contemporânea. Por meio da plataforma de estudos, elas ajudam os alunos a acompanhar o progresso em tarefas e objetivos propostos pela instituição.
Além disso, essas mensagens motivam os alunos a continuarem com o uso do ambiente virtual, servindo como um mecanismo de recompensa que reconhece e valoriza seus esforços, aumentando o interesse e a dedicação às ferramentas disponibilizadas. Abaixo estão algumas das mensagens criadas pela nossa equipe:
Disciplina disponível no Portal de Estudos
Olá <NOME>,
É com grande satisfação que informamos que a disciplina de <DISCIPLINA> já está disponível no Portal de Estudos. Comece a estudar agora e aproveite ao máximo!
Desejamos a você uma excelente aula.
Nota disponível no Portal de Estudos
ATENÇÃO: A NOTA de <DISCIPLINA> está agora disponível no Portal de Estudos. Para verificar seu resultado, acesse o menu lateral localizado à esquerda e busque por “NOTAS”.
Prazo para concluir a atividade proposta no fórum – 15 dias antes
📢 ATENÇÃO: Você tem mais 15 dias para realizar a ATIVIDADE de <DISCIPLINA> disponível no FÓRUM. Lembre-se de concluí-la dentro do prazo limite, que termina dia <DD/MM/AAAA>, caso contrário, o exercício será encerrado no Portal de Estudos.
Prazo para concluir a atividade proposta no fórum– 1 dia antes
📢 ATENÇÃO: HOJE é o último dia para realizar a ATIVIDADE de <DISCIPLINA> disponível no FÓRUM. Lembre-se de concluí-la dentro do prazo limite, que termina dia <DD/MM/AAAA>, caso contrário, o exercício será encerrado no Portal de Estudos.
Conclusão de um semestre
Parabéns, você acaba de concluir o <SEMESTRE>! 🥳✅📚
No dia <DD/MM/AAAA> será disponibilizado no Portal de Estudos o conteúdo programático de <DISCIPLINA>, primeira disciplina do <SEMESTRE>. 🗓️📚
Desejamos a você uma boa jornada. 🍀
Conclusão da parte teórica
Parabéns, você acaba de concluir o <SEMESTRE>, última etapa do curso! 🥳✅📚
Esta jornada não foi fácil, mas você conseguiu e aprendeu muito durante a jornada. Agora é hora de usar o conhecimento adquirido para melhorar sua carreira profissional. Encare esse momento como uma nova oportunidade de crescer, buscar novas experiências e desenvolver novas habilidades. Você pode alcançar seus objetivos, então vá atrás dos seus sonhos e lute pelo que deseja. Estamos certos de que sucesso é o que você vai encontrar ao longo do caminho. Não desista e siga em frente até que você chegue onde deseja. 🍀🔝🏆
Lembre-se sempre que o verdadeiro sucesso está em suas mãos.
Conclusão
Em resumo, a gamificação tem se mostrado uma estratégia eficaz para aprimorar a experiência de aprendizagem na educação. Ao oferecer recompensas, interatividade e ferramentas de acompanhamento de progresso, ela motiva os alunos a prosseguirem na jornada, criando um ambiente estimulante e significativo.
Ao longo deste texto, discutimos os principais benefícios da gamificação na educação, como o aumento do engajamento e motivação dos alunos. É importante destacar que essa abordagem permite que os alunos tenham uma experiência única e atraente, contribuindo para o seu sucesso acadêmico.
Diante disso, podemos concluir que a gamificação é uma excelente estratégia para tornar a educação mais dinâmica, interativa e efetiva. Ao adotá-la, as instituições de ensino podem proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem mais envolvente e enriquecedora, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e para a vida toda.
O professor da FAPUGA iniciou a publicação de artigos acadêmicos durante o mestrado e nunca abriu mão da qualidade. “Se eu vejo que se eu escrever algo não vai ter qualidade, eu não escrevo. Talvez, no futuro, eu esteja mais preparado. Eu estudo um pouco mais e pesquiso um pouco mais. Aí eu vejo em qual momento será válido eu escrever e se será válido fazer isso”, disse Bruno Gomes Pereira.
Com essa descrição, fica mais fácil entender como o paraense, que dá aula nos cursos de graduação da FAPUGA, conseguiu conquistar mais um RankBrasil. Continue lendo para saber tudo sobre o novo recorde que ele conquistou e descubra algumas curiosidades sobre o professor.
“Eu tenho quase 35 anos com a certeza de que sou muito jovem e tenho muito a aprender. Ao mesmo tempo, sei que tenho muito a dizer também. Em quase 20 anos de carreira, tive muita sorte em trabalhar com pessoas e em lugares que me respeitavam muito. Eu já fui tão agraciado nesse tempo de vida. Deus sempre me deu muito além do que pedi”.
Neste conteúdo, você vai ler:
O mais novo prêmio do RankBrasil
O começo das publicações acadêmicas
A importância da educação de qualidade
Os novos desafios do professor doutor Bruno Gomes Pereira
Quem é o Bruno Gomes Pereira, professor da FAPUGA
O que é o RankBrasil
O mais novo prêmio do RankBrasil
O RankBrasil mencionou o Bruno Gomes Pereira como o pesquisador com maior número de capítulos de livros acadêmicos publicados. Recorde partiu da publicação de 41 capítulos de livros em 16 meses (agosto de 2021 a dezembro de 2022).
O professor da FAPUGA contou que são publicações sobre análise do discurso midiático, ensino de língua materna, formação de professores e linguística aplicada. Os 41 capítulos foram publicados em mais de 45 livros físicos e digitais em parcerias com várias editoras.
Apesar da quantidade, Bruno Gomes Pereira se preocupa muito com a qualidade do conteúdo. “Essa é uma preocupação que tenho em tudo que faço. Como profissional, sei que preciso ter uma vida acadêmica em movimento para me atualizar. Manter a qualidade é o maior desafio”.
Por outro lado, o professor conta que vê como principal vantagem o fato de incentivar o diálogo acadêmico. “Na educação superior, trocar sentidos é essencial. O RankBrasil faz parte da minha trajetória profissional. Fico feliz e honrado com mais esse recorde”.
Com uma carreira de sucesso, Bruno Gomes Pereira já ganhou uma média de 50 prêmios no total, como professor, pesquisador e escritor. No entanto, o primeiro recorde foi em 2016, sendo o mais jovem doutor em Estudos Linguísticos. Ele concluiu o programa em julho de 2016, aos 27 anos, com 11 meses e dois dias. “Podemos ser o que quisermos e somos várias coisas ao mesmo tempo”, ele disse, na época.
Naquele ano, o acadêmico já previa o que poderia acontecer no futuro: “Isso me faz acreditar que as pessoas ainda vão ouvir falar muito a meu respeito”. O último é o que noticiamos aqui, de pesquisador com mais capítulos publicados em livros acadêmicos, dado em 2023.
O começo das publicações acadêmicas
O doutor Bruno Gomes Pereira conta que o seu começo com as publicações acadêmicas veio durante o mestrado, que foi uma fase da vida profissional que exigiu isso.
“Durante a graduação, não houve tanto incentivo para a pesquisa. Me lembro que, na época, eu estava em uma realidade onde esse assunto estava começando a ser conhecido. O ensino era o foco. Mas, no mestrado, eu tive um contato maior com a pesquisa”.
Uma curiosidade é que mesmo que tenha se dedicado a pesquisa e as publicações desde o mestrado, Bruno diz que tem uma boa vida social.
“Por eu fazer um monte de coisas ao mesmo tempo, as pessoas pensam que a minha vida é só estudar e não é assim que funciona. Eu tenho uma vida completamente normal. O que eu sou é disciplinado”.
Então, fizemos uma pergunta que, provavelmente, é a que você também gostaria de fazer: como ele consegue dar conta de tudo? A resposta segue:
“Jamais teria um momento de lazer se tiver algo para fazer, como um artigo ou um livro para escrever. O meu cérebro funciona assim: primeiro eu trabalho, depois eu descanso. Apesar de fazer um monte de coisa na área acadêmica, eu não deixo de fazer meu brigadeiro, adoro assistir televisão, ouvir música. E dá tempo de fazer tudo isso. E está tudo certo”.
A importância da educação de qualidade
Ele sempre esteve envolvido com a educação e nunca abriu mão da qualidade dela. Bruno Gomes Pereira é pontual em dizer: “Eu acho que a educação precisa de uma reformulação urgente”. E explica como a premiação do RankBrasil indica que ele está no caminho certo:
“Toda a vez que eu ganho um prêmio, eu me sinto feliz por estar na perspectiva de renovação e de estar atualizado. E isso se torna um convite para todos nós e toda a nossa classe se movimentar e fazer coisas novas. Eu gosto da coisa do movimento, da vida em movimento e não tenho a menor vontade de me tornar o intelectual chato e inacessível”.
Apesar de indicar esse caminho, o professor comenta que não escreve um artigo ou inicia um estudo pensando em ser premiado. “Eu já ganhei vários outros prêmios além do RankBrasil. E nenhum foi premeditado. Ou seja, nunca fiz algo pensando em ganhar alguma coisa”.
Um prêmio que mantém o interesse na qualidade da educação.
“A gente morre de medo de ser um Doutor que não avança e não conhece nada novo. Esse prêmio estimula a gente a continuar fazendo pesquisa, se atualizando e fazendo tudo de maneira séria. Nunca trabalhei em função deles ou de prêmios. Atuo em função da qualidade e me ponho no lugar de quem vai consumir”.
Os novos desafios do professor doutor Bruno Gomes Pereira
O Bruno Gomes Pereira disse que não sabe se vai ganhar prêmios com a sua nova ideia. E, na verdade, esse não é o objetivo principal. O que acontece, que tem sido um grande motivador da sua carreira, é sobre a literatura infantil.
Ele explica isso da seguinte forma:
“Se vem prêmio ou recorde com esse novo projeto, saiba que esse não é o foco. O que eu quero é que as crianças e os pais gostem. É nisso que eu penso. O meu maior prêmio é que sejam obras que tenham qualidade e faça bem para quem lê”.
Mas, do que estamos falando?
“Em 2020, eu lancei um livro infantil. Depois de tantos anos, escrevi para um público que nunca tinha feito. Nessa época, aprendi tanta coisa. Eu escolhi cada detalhe, como um livro preto e branco, que permitissem que elas pintassem da forma que gostariam”.
Esse foi o primeiro passo. E, agora, ele continua nessa trajetória.
“Em 2023, eu estou com um novo livro infantil escrito, mas que ainda não foi publicado. E quero manter essa ideia dos recursos, que tenha som, por exemplo, para privilegiar os alunos com algum tipo de deficiência. Vamos lançar de forma inclusiva”.
Quem é o Bruno Gomes Pereira, professor da FAPUGA
Natural de Rondon, no Pará (PA), o Professor Doutor Bruno Gomes Pereira é docente dos cursos de graduação de Administração e Gestão Hospitalar da FAPUGA (Faculdade Ana Carolina Puga), no Tatuapé, na cidade de São Paulo (SP).
Ele dá aulas de Linguagem e Argumentação. Durante o curso, ministra as suas aulas sempre usando a bibliografia básica, que é aquela que toda faculdade inclui nas disciplinas. Mas, inclui a bibliografia complementar, que pode ser adicionada durante o curso.
“Eu sempre tento trabalhar com todas essas opções disponíveis [bibliografia básica e complementar] e outras que vão aparecendo no decorrer das aulas, que são imprevistas. Eu sempre peço para os alunos lerem para a gente discutir em sala, eu acho importante”.
Bruno é formado em Letras e Literatura Luso-Brasileira pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Língua Espanhola e Língua Inglesa pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBRA) e em Pedagogia pela Universidade Ceuma (UNICEUMA).
Arquivo Pessoal
Além das graduações, ele é especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício de Aguiar Franco (FAPAF), em Comunicação e Semiótica Francesa pela Faculdade Souza (FASOUZA) e em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera (UNIDERP).
O Bruno tem mestrado e doutorado em Letras, com o tema de Ensino da Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
O RankBrasil tem por trás o nome de Luciano Cadaria, de Altônia e mora em Curitiba (PR). Ele colecionava as informações sobre as potencialidades do Brasil e em 1999, criou o site (RankBrasil – Recordes Brasileiros), provando as riquezas do povo brasileiro.
Atualmente, o RankBrasil é uma entidade oficial que registra e homologa todos os recordes brasileiros, tendo reconhecimento nacional e internacional. É chamado de “Livro dos Recordes Brasileiros”, sendo o único sistema de homologação exclusivo no Brasil.